Autor Tópico: Apenas 13% dos brasileiros votariam em um candidato ateu  (Lida 4917 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Apenas 13% dos brasileiros votariam em um candidato ateu
« Online: 03 de Junho de 2008, 03:07:44 »
Veja - dezembro de 2007

Como a fé resiste à descrença
André Petry

Desde que se espalhou a notícia extraída do censo demográfico do IBGE de 2000, Nova Ibiá, vilarejo de 7 000 habitantes no interior da Bahia, ganhou um estigma e uma obsessão. Como os números do censo mostravam que 59,85% dos seus habitantes diziam não ter religião alguma, Nova Ibiá passou a conviver com o estigma de ser a cidade mais atéia do Brasil. Em nenhuma outra, em ponto algum do país, tanta gente dizia não ter filiação religiosa. A segunda cidade com a maior tropa de sem-religião era Pitimbu, no interior da Paraíba, mas com números mais modestos – 42,44%. Desde então, a obsessão de Nova Ibiá é livrar-se do estigma do ateísmo. "Conheço dois ou três ateus, e só. Isso não é verdade", diz Raimundo Santana, bispo da Igreja Batista, atualmente ocupado em preparar os festejos do ano que vem, quando sua igreja completará 100 anos na região. "Não acredito nisso, nunca ninguém aqui me disse que não tem religião", reforça Albervan da Silva Cruz, o primeiro padre a residir em Nova Ibiá. "A cidade mais atéia? Não é verdade", sentencia o prefeito José Murilo Nunes de Souza, de 41 anos, com a autoridade de quem confessa, meio a contragosto, que se criou católico, mas não tem religião.

Os porta-vozes de Nova Ibiá, um povoado que fica nos confins da falida zona cacaueira da Bahia, estão em harmoniosa sintonia com a maioria dos brasileiros. No maior país católico do planeta, no país do sincretismo religioso, no país onde católicos têm benzedeira e evangélicos vão a sessões espíritas, no país que alega, num misto de gracejo e esperança, ser a terra natal de Deus, o Todo-Poderoso, quase nada é pior do que ser ateu. Uma pesquisa encomendada por VEJA, realizada pela CNT/Sensus, mostra que 84% dos brasileiros votariam em um negro para presidente da República, 57% dariam o voto a uma mulher, 32% aceitariam votar em um homossexual, mas – perdendo de capote – apenas 13% votariam em um candidato ateu (veja quadro). Pior que isso só o capeta. O levantamento mostra que, entre os grupos populacionais que se convencionou chamar de minorias – racial, sexual ou de gênero –, a minoria mais rejeitada é a religiosa, ou a anti-religiosa. No Brasil de São Frei Galvão, portanto, ser temente a Deus é mais do que uma marca nacional – chega a ser, informa a pesquisa, um imperativo social.

[...]

http://veja.abril.com.br/261207/p_070.shtml

(conteúdo aberto)

Não lembro de ter visto por aqui, e não encontrei na busca...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Apenas 13% dos brasileiros votariam em um candidato ateu
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2008, 03:51:14 »
E qual o problema? A maioria das pessoas se movem mais por emoção do que razão em eleições. Um candidato como o Lula e com o papo de ter sido pobre (mesmo tendo mandado filho estudar na Suíça...) tem muito mais chances em um lugar como o Brasil.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2008, 04:07:42 »
AAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrghhhhhhhh!

Precisa falar pra essa cambada de imbecis, idiotas, mentecaptos, babacas, preconceituosos, que enquanto exerce funções políticas, um sujeito deve ser laico, ou seja, foda-se as crenças religiosas dele, ou sua ausência. Eu sozinho não dou conta.

Medidas urgentes para todo ateu [que ligar pra isso]:
1)Sair do armário,
2)Demonstrar tolerância ao extremo com teísta [ainda que beirando a hipocrisia],
3)Tentar fazer as pessoas terem uma imagem favorável aos ateus.
Latebra optima insania est.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2008, 07:18:39 »
AAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrghhhhhhhh!

Precisa falar pra essa cambada de imbecis, idiotas, mentecaptos, babacas, preconceituosos, que enquanto exerce funções políticas, um sujeito deve ser laico, ou seja, foda-se as crenças religiosas dele, ou sua ausência. Eu sozinho não dou conta.

1)Sair do armário,
2)Demonstrar tolerância ao extremo com teísta [ainda que beirando a hipocrisia],
3)Tentar fazer as pessoas terem uma imagem favorável aos ateus.
O item 2 vai sempre contra o 3 nessa sua teoria.

Isso deve ser calmo, a sociedade está acostumada a absorver 'inovações', veja no caso dos homossexuais... as paradas gays são um atrativo até mesmo para alguns héteros. Há algum tempo atrás, as críticas eram enormes, hoje é normal.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2008, 07:29:53 »
Estou fazendo a minha parte  :lol: Como a minha irmã é criacionista da igreja adventista e estuda na universidade adventista, UNASP, então convesamos bastante sobre criacionismo e evolução. Nós fomos na exposição do Darvin em São Paulo e o que a impressionou foi o vídeo do teísta coordenador do projeto genoma.

Sendo assim foi a minha vez de ir a uma palestra sobre criacionismo com o famoso Michelson Borges, editor da Casa Publicadora, editora de livros adventistas e que também é jornalista. Este também é o responsável pelo site http://www.criacionismo.com.br/.

Durante o evento foi desenvolvida a teoria do dilúvio, através da demonstração de reportagens que segundo o palestrante são evidências inequívocas de tal programa de pesquisa. Perguntei sobre a conceituação do criador e a possibilidade de questionamento deste e também fiz a crítica sobre a posição anti-evolucionista dos criacionistas, com a qual ele concordou em parte.

Um ponto legal foi o elogio que recebi, em que o Michelson Borges me chamou de ateu de mente aberta por estar participando do evento. A minha irmã que é um exemplo testemunhal nesta comunidade religiosa devido ao seu empenho para conseguir a vaga na UNASP, agora ficou conhecida também por ter um irmão ateu  :)

A resposta sobre o conceito de criador é que, segundo o palestrante, o ateísmo se baseia no naturalismo filosófico e eles se baseiam no naturalismo científico. Interessante foi a fala dele sobre o agnosticismo, dizendo que tanto o criacionismo quanto o ateísmo são dogmáticos e o mais correto seria o agnosticismo mesmo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2008, 07:42:16 »
Eu já tinha visto a pesquisa e não sei se houve erro metodológioco ou o quê, mas não consigo levar os dados a sério. Basta lembrarmos que o Brasil nunca teve um presidente negro, nem uma mulher, nem uma bicha. Mas já teve Fernando Henrique.

Gabeira, outro ateu (este também viado). Foi o deputado federal mais votado no Rio nas últimas eleições. Algo que explicaria este fenômeno (o fato de alguns ateus irem tão bem nas urnas a despeito de - segundo a pesquisa - 87% do país declarar que nunca votaria em um deles) é que o ateísmo não tem nenhuma marca externa, só se o cara ficar lançando livros com títulos do tipo "Por que eu sou ateu" ou começar a combater a fé religiosa em comícios.

De qualquer forma, não é só o baixo percentual de eleitores declarando que votariam num ateu o que me intriga na pesquisa. É o altíssimo percentual de eleitores declarando que votariam sem problemas em um negro. Talvez a pesquisa  tenha sido feita tete a tete, no meio da rua. O pesquisador em pé na calçada, o pesquisado no portão e mulher, filha, cunhado e vizinha fofoqueira de testemunhas. Aí as respostas fazem sentido porque numa pergunta que argui sobre preconceitos a resposta tende a ser a que me daria mais pontos como bom cidadão.

São poucos os que não idealizam um namorado loiro de olhos azuis para a filha (minha filha vai arrumar um homem direito, um bom partido...) mas ninguém (poucos) vai declarar isto no sofá da sala, na presença da visita; talvez não se declare tal pensamento nem para os mais íntimos. Já falar mal de ateu é coisa banal, pode falar na esquina, no almoço, no portão de casa; mas isto não significa de que as pessoas pensem mais na religiosidade do futuro marido da filha do que na cor da sua pele. Acho que o mesmo vale para a escolha de um político.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2008, 07:45:57 »
Eu já tinha visto a pesquisa e não sei se houve erro metodológioco ou o quê, mas não consigo levar os dados a sério. Basta lembrarmos que o Brasil nunca teve um presidente negro, nem uma mulher, nem uma bicha. Mas já teve Fernando Henrique.

Gabeira, outro ateu (este também viado). Foi o deputado federal mais votado no Rio nas últimas eleições. Algo que explicaria este fenômeno (o fato de alguns ateus irem tão bem nas urnas a despeito de - segundo a pesquisa - 87% do país declarar que nunca votaria em um deles) é que o ateísmo não tem nenhuma marca externa, só se o cara ficar lançando livros com títulos do tipo "Por que eu sou ateu" ou começar a combater a fé religiosa em comícios.

De qualquer forma, não é só o baixo percentual de eleitores declarando que votariam num ateu o que me intriga na pesquisa. É o altíssimo percentual de eleitores declarando que votariam sem problemas em um negro. Talvez a pesquisa  tenha sido feita tete a tete, no meio da rua. O pesquisador em pé na calçada, o pesquisado no portão e mulher, filha, cunhado e vizinha fofoqueira de testemunhas. Aí as respostas fazem sentido porque numa pergunta que argui sobre preconceitos a resposta tende a ser a que me daria mais pontos como bom cidadão.

São poucos os que não idealizam um namorado loiro de olhos azuis para a filha (minha filha vai arrumar um homem direito, um bom partido...) mas ninguém (poucos) vai declarar isto no sofá da sala, na presença da visita; talvez não se declare tal pensamento nem para os mais íntimos. Já falar mal de ateu é coisa banal, pode falar na esquina, no almoço, no portão de casa; mas isto não significa de que as pessoas pensem mais na religiosidade do futuro marido da filha do que na cor da sua pele. Acho que o mesmo vale para a escolha de um político.
Eu concordo com você. Um presidente ateu não precisaria necessariamente ficar falando das suas convicções, bastaria dirigir um país sem os dogmas que geralmente são utilizados na atualidade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2008, 07:47:14 »
Bem lembrado Donatello, não é algo como se fosse existir o Partido Ateu do Brasil, já que entre as maiores discussões aqui no fórum, por exemplo, são sobre divergências políticas. O que acho mais sensato é que pelo menos discutimos sobre política, o que facilita o entendimento.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2008, 12:54:22 »
A imagem pública do FHC, ou do Gabeira, não é de "ateu" (ou gay), de qualquer forma (coisa que o FHC inclusive negou ser, publicamente), acho que isso faz alguma diferença. E, ainda que nunca tenhamos tido um presidente negro, a maior cidade do país já teve um prefeito negro, apesar de terem havido poucos candidatos negros para começar.

Não pretendo me estender muito mais nessa "disputa" sobre se há mais discriminação racial ou religiosa-anti-ateísta, enquanto que ao menos me parece ser cada vez mais comum casamento "interracial" e miscigenação (devemos ser de longe um dos países mais miscigenados), a ponto de parecer quase meio anacrônico isso ser abordado em novela das 8, por aqui (com a tendenciosidade da fonte de dados que isso representa assumida) se tem alguns casos de famílias brigadas por relacionamentos com ateus/desconversão de filhos/as...

Não sei, a minha impressão é que a coisa racial toda já é bem mais tranqülia (ou não haveria esse grau de miscigenação), a menos que se pense em algo como um ultra-estereótipo de negro, do tipo rapper com armas nas mãos, calças arriadas até o joelho cuja maior articulação verbal é falar algo como "mano, tá ligado", o que de qualquer forma talvez seja o que venha em mente para bastante gente mesmo, e ainda cause uma disparidade se comparado a asiáticos, por exemplo. :hein: Mas enquanto em ambos os casos não há nada de "errado" na visão popular em se ser de uma raça ou outra, ser ateu já é praticamente uma falha de caráter. Imagino que um protestante ou católico, ainda que só mais ou menos praticante escolhendo hipoteticamente ter como genro entre um negro/"pardo" protestante ou católico e um ateu que parecesse o "principe encantado" do "Shrek 2", acho que na maior parte do tempo prefeririam a primeira opção, de longe... :hein:

Mas também considero como perfeitamente possível que eu tenha uma percepção distorcida de como é a discriminação contra ateus, da mesma forma que já mencionei várias vezes que a percepção de racismo por pessoas fora das raças "majoritárias" pode ser exagerada... pessoas dentro de grupos "discriminalizáveis" devem ter tendências meio "conspiracionistas", de talvez ver padrões onde não tem e generalizar para além do que seria encontrado no mundo real....

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2008, 13:14:16 »
1)Sair do armário,
(...)

Nem f*dendo!

Isso é f*da pra c*ralho e eu tenho muito a perder com o preconceito contra ateus em cima de mim.

Lamento pelos ateus mais revolucionários. Acontece, né?... ::)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2008, 13:18:42 »
1)Sair do armário,
(...)

Nem f*dendo!

Isso é f*da pra c*ralho e eu tenho muito a perder com o preconceito contra ateus em cima de mim.

Falo abertamente que sou ateu. Até hoje graças a deus nunca tive problema algum. :lol:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2008, 13:46:49 »
Ops :vergonha: Acho que minha intenção se deslocou do texto...

Eu não quis dizer (embora esteja admitindo que possa perfeitamente ter sido entendido) que discriminados mesmos são os negros. Só me parece que tanto um quanto o outro percentual não são verossímeis, alto demais prum lado, baixo demais para o outro.

Você lembrou o Pitta, é bom lembrar que tanto ele quanto a Benedita (que foi governadora do Rio alguns meses)  eram vices de chapa, não foi neles que a maioria votou. E não me lembro de nenhum outro negro eleito em cargo majoritário no Brasil. Celso Pitta não foi vice, Daniel, seu burro! :biglol:

Quanto à imagem pública do Gabeira ou do FHC, eu fiz esta ressalva lá no segundo parágrafo do post anterior.

Citação de: Buckaroo
Mas enquanto em ambos os casos não há nada de "errado" na visão popular em se ser de uma raça ou outra, ser ateu já é praticamente uma falha de caráter. Imagino que um protestante ou católico, ainda que só mais ou menos praticante escolhendo hipoteticamente ter como genro entre um negro/"pardo" protestante ou católico e um ateu que parecesse o "principe encantado" do "Shrek 2", acho que na maior parte do tempo prefeririam a primeira opção, de longe...

Eu acho que esta é a regra entre religiosos praticantes, mas  religiosos praticantes não devem chegar a 30% dos brasileiros. Entre religiosos não praticantes (a grande maioria dos eleitores e dos pais) a religiosidade do candidato ou do genro não me parecem ser levadas muito em conta.

Só para citar, sem querer provar nada com  isso (até porque eu acho que casos berrantes como este que vou relatar realmente são excessão no Brasil real e atual): eu sou genro de uma católica fervorosa, que sempre fez objeção ao meu relacionamento com a filha dela, a ponto de as duas não se falarem há dois anos por causa disso. A Renata me conta que desde pequena, quando fazia alguma bagunça e era repreendida, ouvia coisas como: "olha Renata, se você continuar assim você vai acabar casando com um preto". O ex-namorado da Renata também era mulato e também foi rejeitado pela minha sogra, embora fosse evangélico.

Enfim, o mais interessante é que poucas vezes a Regina me ofendia por ser ateu (dando a entender que embora ela fosse das católicas mais fanáticas, professora de catecismo e tudo, a minha falta de fé não incomodava tanto). Geralmente os chingamentos que ela me dirigia eram "preto safado", "negrinho horrível"... ou me dizia coisas como "você já nasceu com cara de traficante" :D.

De qualquer forma eu concordo que o racismo por aqui seja bem abaixo do que se publica e do que se quer fazer crer, criei até (há alguns anos) um tópico no qual questionava a intenção e a utilidade de personagens como estas do Lázaro Ramos x Débora Falabela serem inventadas. Mas não acho que o racismo seja inexistente e nem menor do que a intolerância contra ateus.

Só discordo diametralmente desta insistência em comparar a condição dos negros com a dos orientais, no Brasil. Se a comparação fosse entre negros e nordestinos, negros e nortistas eu não faria objeção nenhuma. Agora, querer dizer que a condição de um aluno negro que estude numa escola particular é igual a do japonesinho porque quando o japonesinho entra em sala pela primeira vez todo mundo se reúne em torno dele para mostrar que sabe pelo menos uma palavra em japonês (koninchuá, arigatô...), para fazer perguntas sobre anime, para saber se ele é japonês mesmo ou é só nissei?

Citação de: Buckaroo
Mas também considero como perfeitamente possível que eu tenha uma percepção distorcida de como é a discriminação contra ateus, da mesma forma que já mencionei várias vezes que a percepção de racismo por pessoas fora das raças "majoritárias" pode ser exagerada... pessoas dentro de grupos "discriminalizáveis" devem ter tendências meio "conspiracionistas", de talvez ver padrões onde não tem e generalizar para além do que seria encontrado no mundo real....

So do I :ok:. Embora eu pertença aos dois grupos; e isto faz com que pareça mais provável que eu conspirasse pros dois lados ou pra nenhum dos dois.
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 19:18:24 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2008, 13:49:21 »
Falo abertamente que sou ateu. Até hoje graças a deus nunca tive problema algum.
Uma zoação ou outra (não posso considerar um problema porque eu também sacaneio meus amigos crentes  :hihi: ); um ou outro debate que foge um pouco do controle. Mas também nunca tive nenhum problema que me fizesse cogitar algum receio de dizer que sou ateu. :ok:
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 19:14:00 por Donatello van Dijck »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2008, 14:41:42 »
Sobre a comparação com asiáticos quanto ao racismo, não é realmente totalmente apropriada... é que as vezes se passam coisas nos bastidores da minha cabeça que eu acabo não postando..... nesse caso, acho que de modo geral, o que se tem popularmente como racismo é na maior parte classismo... tanto que existe, por exemplo, no Japão, de japoneses contra japoneses, e sistemas de castas em outros países. No caso dos negros em boa parte do mundo, há uma grande sobreposição de classe baixa e raça minoritária (ou no mínimo não "socialmente dominante" que é mais relevante), e acho que isso conta mais do que a raça em si.

Por exemplo, é bem raro, mas não seria totalmente estranho algum tipo de curiosidade geral de crianças da escola para algum novo colega imigrante africano mesmo (inclusive, acho que notei em um ou outro programa "altas horas" uma certa simpatia parecida do apresentador para com angolanos ou africanos de outro lugar qualquer, se não me engano), ao mesmo tempo em que nos estados do Sul, imagino que favelados loiros de olhos azuis também não sejam muito bem vistos de modo geral.

Acho essa perspectiva de certa forma bem animadora, já podemos esperar que conforme haja menor disparidade econômica, a discriminação também diminua... bem melhor do que ser uma discriminação mais "intrinseca" à raça mesmo, que, se fosse, imagino que precisaria de uma mudança mais radical de mentalidade para diminuir significativamente...

... não que seja só isso, também... por exemplo, gays tendem até a ter nível econômico mais elevado do que heterossexuais, e ainda assim são/foram muito discrimiados... por outro lado, imagino que isso também conte a favor, que se fossem por algum motivo principalmente pobres, a situação seria bem diferente...

... e nisso eu acho que perdi o fio da meada.... mas possivelmente ao mesmo tempo esclareci em algo o que se passava na minha cabeça... um tipo de matemática mais "específica" das discriminações, talvez literal demais, talvez não...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2008, 15:52:00 »
1)Sair do armário,
(...)

Nem f*dendo!

Agora imagine eu num congresso jovem de adventistas criacionistas me declarando ateu e cético. Isso depois do cara já ter falado um monte contra, embora sutilmente. Parou tudo, todos olharam espantados pra mim.

O bom é que viram que não sou nenhum zé mané e tenho bala na agulha, até pela complexidade da pergunta, considerando o ambiente, em que ninguém reflete a respeito. Gostei do resultado.

Já não tenho mais receio de me declarar ateu, pelo contrário, tenho até orgulho. Porém o que acontece agora é de eu me omitir para não chocar as pessoas em determinados ambientes que não sejam propícios. Penso que uma declaração gratuída pode ser ofensiva, devido a pretenção de querer mostrar algo que não tem importância. Afinal de contas é minha privacidade intelectual e não é da conta de ningúem.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Junho de 2008, 13:09:44 »
1)Sair do armário,
(...)

Nem f*dendo!

Agora imagine eu num congresso jovem de adventistas criacionistas me declarando ateu e cético. Isso depois do cara já ter falado um monte contra, embora sutilmente. Parou tudo, todos olharam espantados pra mim.

O bom é que viram que não sou nenhum zé mané e tenho bala na agulha, até pela complexidade da pergunta, considerando o ambiente, em que ninguém reflete a respeito. Gostei do resultado.

Já não tenho mais receio de me declarar ateu, pelo contrário, tenho até orgulho. Porém o que acontece agora é de eu me omitir para não chocar as pessoas em determinados ambientes que não sejam propícios. Penso que uma declaração gratuída pode ser ofensiva, devido a pretenção de querer mostrar algo que não tem importância. Afinal de contas é minha privacidade intelectual e não é da conta de ningúem.

A maioria dos ambientes que frequento não preciso ficar falando de minha opção religiosa e abortar temas religiosos nesses ambientes não é só desnecessário como pode ser prejudicial. Por isso minha discrição.

Aliás, prefiro manter meus debates religiosos na web, onde é mais fácil dar no pinote quando a situação parte da porradaria pura, como já comentou o Donatello. ::)

Mas seu post me gerou uma pergunta: afinal de contas, o que você estava fazendo num congresso jovem adventista? :lol:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Junho de 2008, 13:28:17 »
Citação de: Jeanioz
Mas seu post me gerou uma pergunta: afinal de contas, o que você estava fazendo num congresso jovem adventista?  :lol:
2 :biglol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2008, 15:49:37 »
Estava junto com a irmã que é adventista
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2008, 17:38:38 »
Minha irmã me mantem informado sobre os acontecimentos da alta cúpula criacionista no Brasil. Em outro momento ela me falou do congresso criacionista que teve na UNASP, até discutimos isso num tópico. A palestra em Sorocaba foi um evento único na região, deu trabalho para as igrejas daqui organizarem o evento.

Minha irmã ficou espantada comigo cantando as músicas gospeis junto com a turma, tudo com letras cristólatras. Porém ela me deu o maior incentivo para fazer a pergunta no momento certo, caso contrário não teria feito, iria me sentir muito deslocado. Mas ela também queria ver a reação do palestrante, já que nós debatemos muito isso em casa. Sempre conversamos sobre suas aulas e fazem parte destas aulas de cosmovisão cristã, com os livros de Dawkins e aqueles outros conhecidos, como Não tenho fé suficiente para ser ateu. Este é um clássico para eles.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2008, 17:50:47 »
(...) é criacionista da igreja adventista e estuda na universidade adventista, UNASP (...)

:susto:

E pensar que se não tivesse sido expulsa do colegio adventista interno onde estudava, esse tambem teria sido meu caminho!
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2008, 20:30:25 »
Minha irmã me mantem informado sobre os acontecimentos da alta cúpula criacionista no Brasil. Em outro momento ela me falou do congresso criacionista que teve na UNASP, até discutimos isso num tópico. A palestra em Sorocaba foi um evento único na região, deu trabalho para as igrejas daqui organizarem o evento.

Então vc é um infiltrado. Já pensou que vc pode ser morto?
Abra um tópico e deixe os possíveis responsáveis pela sua morte apontados nele...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2008, 22:09:22 »

Abra um tópico e deixe os possíveis responsáveis pela sua morte apontados nele...
Eu tenho diplomacia, meu caro agnóstico. Meu contato com os religiosos é muito bom, já tenho traquejo com isso. O que gostei foi de manter um diálogo civilizado com eles, contente com a interação em alto nível com o palestrante. Fui o maior contraponto para ele, o restante apenas concordava com tudo o que ele dizia. Sem contar com as visitas a igreja que meu pai está frequentando e até mesmo um centro espírita. Gosto de estudar na prática a religião, observando empíricamente.

Mas te confesso que um dos grandes medos que tive como ateu é da violência dos religiosos. Até mesmo linxamento e morte mesmo. Do feito que existe fanatismo não dá pra duvidar de nada.  :susto:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2008, 23:13:55 »
o ateísmo se baseia no naturalismo filosófico e eles se baseiam no naturalismo científico. Interessante foi a fala dele sobre o agnosticismo, dizendo que tanto o criacionismo quanto o ateísmo são dogmáticos e o mais correto seria o agnosticismo mesmo.

E o que você disse a respeito disso?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2008, 12:36:57 »

Já houve casos na Austrália de criacionista matar evolucionista.

Porém, na Justiça Australiana, um acusado pode ser solto caso tenha um bom histórico na sociedade e tenha um bom caráter. E a religião diz que religiosos sempre têm bom caráter.

Ou seja, liberou geral! Mate um evolucionista hoje mesmo! :hihi: ::)

Se a moda pega no Brasil... :medo:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2008, 17:32:52 »
o ateísmo se baseia no naturalismo filosófico e eles se baseiam no naturalismo científico. Interessante foi a fala dele sobre o agnosticismo, dizendo que tanto o criacionismo quanto o ateísmo são dogmáticos e o mais correto seria o agnosticismo mesmo.

E o que você disse a respeito disso?
Essa foi a resposta a minha pergunta sobre o criador. Gostei da resposta por mostrar que mesmo os religiosos se dizem científicos. Não é exclusividade de cético. Isso faz ser cada vez mais importante para mim a epistemologia, que engloba filsofia, história e sociologia da ciência.

Já houve casos na Austrália de criacionista matar evolucionista.

Porém, na Justiça Australiana, um acusado pode ser solto caso tenha um bom histórico na sociedade e tenha um bom caráter. E a religião diz que religiosos sempre têm bom caráter.

Ou seja, liberou geral! Mate um evolucionista hoje mesmo! :hihi: ::)

Se a moda pega no Brasil... :medo:
E eu que sempre tive uma conceituação impecável da Austrália. Depois dessa...

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!