Autor Tópico: Psicoterapia funciona?  (Lida 7762 vezes)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Psicoterapia funciona?
« Online: 30 de Junho de 2008, 01:44:36 »
Eu tenho alguns problemas para controlar ansiedade e aposto que TOC é um dos meus problemas. Resolvi procurar um psicólogo e um psiquiatra pra ver se eu preciso fazer terapia. Eu esperava sentar no divá e falar sobre coisas inúteis a respeito dos meus sonhos, mas essa psicóloga segue a linha da psicologia social.

Estou tentando deixar meus preconceitos de lado, mas ainda não entendi qual a relevância de se participar de um grupo pra tentar resolver questões pessoais. Sei que alcóolicos anônimos funcionam assim; estou pesquisando sobre isso e sobre psiquiatria, tratamentos com medicamentos, e queria algumas opiniões céticas a esse respeito.  :wink:

Vocês já participaram de terapia em grupo ou psicoterapia mais comum? Já tomaram remédios? Conhecem alguém que melhorou sua qualidade de vida por causa da terapia?
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 01:47:22 por Worf »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Psicoterapia funciona?
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2008, 01:50:52 »
Já fiz psicoterapia comum mesmo, faz uns anos. Bem, melhorei um tanto na época e me arrependo de ter parado...

No fundo vai funcionar assim, se seu problema não for estritamente dependente de remédios, você vai ter que ouvir os conselhos do psicólogo e tentar por em prática alguma coisa...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2008, 04:38:50 »
Eu tenho alguns problemas para controlar ansiedade e aposto que TOC é um dos meus problemas. Resolvi procurar um psicólogo e um psiquiatra pra ver se eu preciso fazer terapia. Eu esperava sentar no divá e falar sobre coisas inúteis a respeito dos meus sonhos, mas essa psicóloga segue a linha da psicologia social.

Divã e análise de sonhos são dois elementos típicos da psicanálise freudiana, que não é uma linha particularmente cética, para dizer o mínimo.  Você talvez queira se informar sobre as linhas comportamental (ou behaviorista) e cognitiva.

Estou tentando deixar meus preconceitos de lado, mas ainda não entendi qual a relevância de se participar de um grupo pra tentar resolver questões pessoais.

Antes de mais nada, deve estar claro que você não tem qualquer obrigação de se ajustar a alguma linha, terapeuta ou grupo específico.  Dito isto, eu pessoalmente entendo que um grupo bem escolhido pode ser a melhor (e talvez a única) maneira de aprender certas coisas sobre o diálogo com a sociedade.

Pode ser porém que você não sinta desafio significativo nesse diálogo.  É temerário decidir à distância, sem te conhecer melhor.

Sei que alcóolicos anônimos funcionam assim; estou pesquisando sobre isso e sobre psiquiatria, tratamentos com medicamentos, e queria algumas opiniões céticas a esse respeito.  :wink:

Os Doze Passos (seguidos pelos AA e grupos afins) são eficazes para muita gente, mas estão muito longe de ser unanimidade (principalmente para céticos).

Eu pessoalmente tenho ainda MAIS reservas em relação à psiquiatria.  Por outro lado, tenho um interesse forte pela Terapia Comportamental Dialética e outras linhas mais recentes.  Se você quiser conhecer algo mais consolidado, recomendo a Análise Transacional de Eric Berne, que na minha opinião é bem mais pragmática e realista do que qualquer linha psicanalítica sonha ser.  Outra técnica que é interessante conhecer, embora possivelmente ainda mais viajante do que a psicanálise, é Constelação Familiar de Bert Hellinger.

Vocês já participaram de terapia em grupo ou psicoterapia mais comum? Já tomaram remédios? Conhecem alguém que melhorou sua qualidade de vida por causa da terapia?

Já tomei remédios, mas eles simplesmente não servem para nada no meu caso... aliás, eu tenho os dois pés atrás com fármacos, principalmente psiquiátricos.  Não os recomendo para ninguém que não esteja de fato na iminência de pôr a si próprio ou a outros em perigo.  Em muitos casos eles tem efeito, mas não posso dizer que acho isso bom.

Pessoalmente eu vejo cinco grandes grupos nas linhas psicoterápicas:

Psiquiatria - funciona, mas se fundamenta no uso de fármacos para conter comportamentos ou estados emocionais considerados indesejados.  Muito popular, muito conceituada, mas na minha opinião muito perigosa e de validade ética extremamente questionável.

Mitologia clínica - psicanálise, constelação familiar e outras linhas.  Servem basicamente para criar uma nova rede de significados simbólicos e mitológicos para a sustentação emocional do participante.  Funcionam, e bastante, mas dependem completamente do discernimento e caráter do terapeuta orientador.  Uma mente cética pode tornar os efeitos muito mais intensos ou muito mais reduzidos, dependendo da sintonia com a proposta.

Adestramento clínico - psicologia comportamental e cognitiva "clássica".  Treinamento direto com um objetivo definido.  É de longe a mais científica que há, possivelmente a única.  No entanto, depende de que o participante saiba exatamente onde quer chegar, o que muitas vezes significa que ele não precisa de psicoterapia...

Socialização clínica - Terapia não-diretiva de Carl Rogers, Terapia Comportamental Dialética, outras técnicas mais recentes para o tratamento de distúrbio borderline.  A mais trabalhosa, mas também a mais legítima.  Se concentra em discutir diretamente o que as pessoas realmente esperam de si mesmas e das interações com as outras pessoas, o que na minha opinião é a origem e o verdadeiro assunto da psicologia clínica, embora a psiquiatria e a psicanálise tenham se esquecido disso.

Filosofia clínica - um ramo novo e ainda mal compreendido, mas muito promissor.
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 04:49:25 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2008, 04:47:40 »
Eu sofro de TOC e melhorei muito tomando escitalopram e fazendo terapia comportamental.
Quanto a terapia em grupo, amigos meus que também sofrem de toc não tiveram boas experiências com isto.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2008, 09:36:31 »
particularmente não gosto muito de psiquiatria, justamente por usar medicação (que não resolvem o problema. Por exemplo: paciente em depressão o psiquiatra da anti-depressivo mas não trata a causa da depressão e assim que o medicamento é suspenso a depressão volta)

A psicologia já trata o problema.

Minha mãe e meu padrasto são psicólogos e por isso sou suspeito pra falar, mas um bom profissional (anos de experiência, etc...) faz toda a diferença.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2008, 15:47:09 »
Eu sofro de TOC e melhorei muito tomando escitalopram e fazendo terapia comportamental.
Quanto a terapia em grupo, amigos meus que também sofrem de toc não tiveram boas experiências com isto.
Teria de grupo é algo realmente estranho. Parece que mais querem que você se sinta "parte da comunidade" com seu problema, do que qualquer coisa relacionada ao problema.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2008, 22:25:41 »
particularmente não gosto muito de psiquiatria, justamente por usar medicação (que não resolvem o problema. Por exemplo: paciente em depressão o psiquiatra da anti-depressivo mas não trata a causa da depressão e assim que o medicamento é suspenso a depressão volta)

Minha mãe e meu padrasto são psicólogos e por isso sou suspeito pra falar, mas um bom profissional (anos de experiência, etc...) faz toda a diferença.
Bem, o bixo que mora comigo faz psicologia e ele sempre me fala que é melhor fazer os dois fazendo um complementar o outro. E eu até concordo: se seu problema for estritamente biológico, não me parece que há terapia no mundo que vá fazer seu cérebro produzir mais neurotransmissores...

Mas, bem, eu não entendo porra nenhuma também. :p

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2008, 14:43:07 »
E eu até concordo: se seu problema for estritamente biológico, não me parece que há terapia no mundo que vá fazer seu cérebro produzir mais neurotransmissores...
É exatamente este o ponto! O cérebro é um orgão como qualquer outro do corpo e pode ter um desiquilíbrio químico que precisa ser compensado.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2008, 14:57:16 »
Sobre viver tomando remédio: eu acho horrível e tal. Mas até aí, existem condições cardíacas, renais, etc. que exigem que o paciente tome remédio pelo resto da vida. Então, como isso é diferente de tomar remédio psiquiátrico o resto da vida?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2008, 15:02:34 »
Sobre viver tomando remédio: eu acho horrível e tal. Mas até aí, existem condições cardíacas, renais, etc. que exigem que o paciente tome remédio pelo resto da vida. Então, como isso é diferente de tomar remédio psiquiátrico o resto da vida?

Melhor tomar remédio a vida toda do que passar a vida toda sem produzir ou recapitular serotonina.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2008, 15:34:37 »

Preconceito.
Ninguém tem vergonha de ir até um posto de saúde e pegar uma caixa de remédios para hipertensão, por outro lado, se for para pegar alguns dos famigerados "tarja-preta", a coisa muda de figura.
Não acho que as coisas estejam um pouco melhor do que há dez anos atrás quando eu tomava medicação controlada para depressão e tinha de aguentar piadinhas ou lições de moral sobre isso, principalmente de pessoas da minha família.
« Última modificação: 01 de Julho de 2008, 15:36:38 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2008, 17:01:17 »
Bem, o bixo que mora comigo faz psicologia e ele sempre me fala que é melhor fazer os dois fazendo um complementar o outro. E eu até concordo: se seu problema for estritamente biológico, não me parece que há terapia no mundo que vá fazer seu cérebro produzir mais neurotransmissores...

Mas, bem, eu não entendo porra nenhuma também. :p

Juntou os trapinhos?? hehehe

Brincadeira a parte:

Existem casos e casos.
Se realmente o cara tem uma disfunção no cérebro, dai não tem o que fazer a não ser tomar os Prozac da vida.

Mas pode ter certeza que a grande maioria dos casos não é assim.
Ex: O cara termina um relacionamento e fica em depressão.
Não adianta socar anti-depressivo no cara que não vai resolver o "problema", pois assim que ele parar de tomar vai entrar em depressão de volta.
E a psicoterapia vai tratar a causa, tipo: "Meu filho, esquece a mulher e parte pra outra. Xoxota é o que não falta neste mundo."

Entenderam?
Sou contra sair dando remédio tarja preta pra qualquer probleminha que a pessoa tem.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2008, 17:16:52 »

Também temos que passar a vida toda escovando os dentes várias vezes ao dia.... :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2008, 18:25:45 »

Estou tentando deixar meus preconceitos de lado, mas ainda não entendi qual a relevância de se participar de um grupo pra tentar resolver questões pessoais. Sei que alcóolicos anônimos funcionam assim; estou pesquisando sobre isso e sobre psiquiatria, tratamentos com medicamentos, e queria algumas opiniões céticas a esse respeito.  :wink:

EU acho esse negócio de grupos, com o perdão da palavra, a maior babaquisse.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2008, 18:31:46 »

Essa é também minha primeira reação. Mas acho que esse tipo de terapia pode ser útil para muita gente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Julho de 2008, 18:45:24 »

Essa é também minha primeira reação. Mas acho que esse tipo de terapia pode ser útil para muita gente.

Discutindo uma vez com um amigo psiquiatra sobre o efeito desse tipo de terapia em algumas pessoas, ele me lembrou o fato de que muitas pessoas abandonam certos vícios ao começarem a frequentar cultos religiosos.
Em muitos desses casos, o fator principal para essa mudança é o apoio encontrado em outras pessoas, muitas delas ex-viciadas.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 01 de Julho de 2008, 20:33:48 »
Há grupos e grupos.  Muitos fatores influenciam a qualidade das vivências neles, a começar pelo preparo e caráter do terapeuta orientador.

Eu tenho muito mais fé na Terapia Comportamental Dialética do que, por exemplo, nos Doze Passos.  Mas a técnica não é tão decisiva quanto a forma como ela é implementada.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #17 Online: 05 de Julho de 2008, 01:59:38 »
No fundo vai funcionar assim, se seu problema não for estritamente dependente de remédios, você vai ter que ouvir os conselhos do psicólogo e tentar por em prática alguma coisa...
Eu fui terça à terapia em grupo e não gostei. Os conselhos da psicóloga são típicos de livros de auto-ajuda; os conselhos das outras pessoas eram do tipo: "você precisa da sua família, dos amigos e, principalmente, de Deus". :P

Não sei se isso faz com que você identifique as causas dos seus problemas e tente resolvê-los, mas acho que daria para fazer isso sozinho, sem terapia.

Entendo que certas coisas tenham até uma causa, mas acho difícil que coisas como TOC, por exemplo, tenham uma causa específica vinda da vida da pessoa, e não de algum problema fisiológico. Mas não sei dizer ao certo, é apenas a impressão que tenho.

Mas também tenho certo receio, pois remédios que interferem na química cerebral não me parecem uma solução livre de efeitos muito ruins.

Foi um dos conselhos que ouvi da psicóloga, e é uma observação justa. Se o problema é físico, não tem cura e é debilitante, nada mais natural do que tomar medicamentos. Felizmente, acho que os tratamentos complementares também ajudam. Terapia Comportamental-Cognitiva, pelo que andei lendo, parece funcionar bem no meu caso. Assim como os hipertensos podem fazer uma dieta e diminuir o consumo de remédios, não vejo necessidade em passar a vida toda dopado se o paciente conseguir lidar com isso e conseguir viver uma vida "quase" normal.

« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 02:15:59 por Worf »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #18 Online: 05 de Julho de 2008, 02:04:23 »
Eu pessoalmente tenho ainda MAIS reservas em relação à psiquiatria.  Por outro lado, tenho um interesse forte pela Terapia Comportamental Dialética e outras linhas mais recentes.  Se você quiser conhecer algo mais consolidado, recomendo a Análise Transacional de Eric Berne, que na minha opinião é bem mais pragmática e realista do que qualquer linha psicanalítica sonha ser.  Outra técnica que é interessante conhecer, embora possivelmente ainda mais viajante do que a psicanálise, é Constelação Familiar de Bert Hellinger.
Achei a Terapia comportamental dialética muito interessante. Só não sei onde acharei algum terapeuta dessa "escola". Estou pensando em procurar tratamento lá na USP, eles atendem de graça.

http://www.ip.usp.br/servico_atendimento.htm

Adestramento clínico - psicologia comportamental e cognitiva "clássica".  Treinamento direto com um objetivo definido.  É de longe a mais científica que há, possivelmente a única.  No entanto, depende de que o participante saiba exatamente onde quer chegar, o que muitas vezes significa que ele não precisa de psicoterapia...

Socialização clínica - Terapia não-diretiva de Carl Rogers, Terapia Comportamental Dialética, outras técnicas mais recentes para o tratamento de distúrbio borderline.  A mais trabalhosa, mas também a mais legítima.  Se concentra em discutir diretamente o que as pessoas realmente esperam de si mesmas e das interações com as outras pessoas, o que na minha opinião é a origem e o verdadeiro assunto da psicologia clínica, embora a psiquiatria e a psicanálise tenham se esquecido disso.

Filosofia clínica - um ramo novo e ainda mal compreendido, mas muito promissor.
É difícil mudar certos hábitos (não sei se podemos chamá-los assim), mesmo conhecendo perfeitamente o mal que eles nos trazem, ainda mais sem saber muito bem a causa de certos comportamentos que temos. A pessoa sabe o que quer, como ela deveria ser pra se sentir melhor, mas não consegue ficar do jeito que imagina, e isso traz mais ansiedade ainda, pelo menos para mim.

De qualquer modo, agradeço pela ajuda. Vou pesquisar mais sobre sociabilização clínica.
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 02:11:30 por Worf »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2008, 02:12:51 »
Não acho que as coisas estejam um pouco melhor do que há dez anos atrás quando eu tomava medicação controlada para depressão e tinha de aguentar piadinhas ou lições de moral sobre isso, principalmente de pessoas da minha família.
Você ainda toma?
Eu nem comento com ninguém, sei que eles não vão me entender mesmo.   :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 05 de Julho de 2008, 04:43:20 »

Há uma certa diferença, porque o questionamento sobre a ética da psiquiatria é muito mais complicado do que o da ética do tratamento de rins, pulmões ou outros órgãos. 

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Julho de 2008, 05:30:24 »
Você ainda toma?
Eu nem comento com ninguém, sei que eles não vão me entender mesmo.   :P

Não Worf, parei quando estava com trinta anos.
Depois de anos de tratamento com remédios e períodos onde eu realmente apresentava uma melhora, a depressão sempre voltava. Foi quando, depois de uma séria crise, resolvi sentar e relembrar toda minha vida.
Desse ponto em diante, através da lembrança de fatos passados, pude vislumbrar onde estava a raíz de meu problema. Foi algo que durou cerca de um mês. Tratei estes pontos (às vezes, bastava mandar alguém tomar no c*, mesmo com dez anos de atraso) e a depressão não voltou mais.
No meu caso, isso bastou para eu me livrar dos remédios, com o conhecimento e aquiescência do médico psiquiatra que me atendia, mas não aconselho tal recurso para todos, pois sei que existem casos onde a medicação é imprescindível para o tratamento.
É claro que isso não trouxe de volta os anos que perdi com a depressão, mas isso é outra história.
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 05:38:11 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Julho de 2008, 14:48:44 »
"você precisa da sua família, dos amigos e, principalmente, de Deus".
Corre Bino, é cilada...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2008, 14:56:34 »
E eu até concordo: se seu problema for estritamente biológico, não me parece que há terapia no mundo que vá fazer seu cérebro produzir mais neurotransmissores...
É exatamente este o ponto! O cérebro é um orgão como qualquer outro do corpo e pode ter um desiquilíbrio químico que precisa ser compensado.

Bem, na verdade, isso não é estritamente incorreto, mas alguns estudos detectaram funcionalidade de placebo como igual à dos remédios anti-depressivos (que por sua vez é diferente das modificações por terapia comportamental). Não quero dizer que as drogas não funcionam, mas que o placebo também funciona, e reproduzindo o efeito das drogas. Não que isso vá sempre ser possível como se o cérebro fosse uma caixinha mágica, mas enfim...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!