Respondendo a pergunta do tópico. Sim, em geral funciona.
É importante lembrar que toda psicoterapia é um processo interativo, entre paciente, terapeuta e ambiente.
Por ambiente, faço saber que falo não somente do externo, menos ainda na acepção behaviorista ou cognitivo-comportamental do termo, mas no relacional, e mais que isso, na história de vida do sujeito e as relações construidas ao longo de sua vida. Ou seja, em sua psiquê.
Se para alguns não funcionou, houve algo no processo que não andou, ou mesmo o processo terapêutico nem começou.
É comum as pessoas dizerem "fiz e não adiantou" ou "para mim não funcionou", e quando você vai pesquisar elas foram a duas ou três consultas e falam que fizeram psicoterapia. Não fizeram.
A abordagem psicoterápica também é um fator importante a ser considerado na escolha do paciente.
Devem ser considerados sua disposição em investir de si no tratamento.
Não espere que resultados imediatos sejam eficientes e duradouros, nesse campo resultados imediatos quase nunca são.
Já os que surgem de um processo masi longo e elaborado, sim, esses promovem mudanças significativas se o sujeito assim o desejar.
Por exemplo, as de base cognitvo-comportamentais parecem ser mais eficientes a curto prazo, mas são as menos eficientes a longo prazo, ou seja, os sintomas que levarm o paciente ao procurar tratamento costumam reincidir sob a mesma forma ou de outras formas disfarçadas.
Já o processo psicanalítico,as terapias de base psicanalítica a das abordagens psicodinâmicas associadas as humanistas tem se mostrado mais eficazes em seus resultados clínicos.
Não leve muito a sério quem quiser quantificar resultados, tabular, mensurar, um processo psicológico complexo como são os humanos da mesma forma ou de forma semelhante aos que podem ser feitos com outros animais. Esses animais não tem uma estrutura psiquica como a nossa, pois não tem a linguagem e seus significantes variáveis.Isso a torna a psicologia, enquanto ciência, diferente das chamadas ciências exatas e naturais.
Ninquém é iqual ao outro, então, não se pode esperar com pessoas que X seja para Y o mesmo que é para Z.
Muito menos que uma única abordagem ou processo psicoterápico seja iqualmente eficiente para todos.Por isso é bom que existam vários.
Enfim, funciona, mas procure uma abordagem e um terapeuta com o qual você se identifique. Nem sempre vai ser aquele com quem você simpatiza.
Em geral, fora algumas patologias específicas, um bom psicoterapeuta não dá "conselhos", nem receitas do que você deve ou não fazer. Ele constroi com você, a partir de sua fala, um caminho para as mudanças que você desejar. Se você as desejar.
No mais, não desista no primeiro momento, faça pelo menos um bom numero de sessões, para poder avaliar.
Muitas vezes a falta de desejo de ir a terapia é um indicativo que algo no processo começa a mexer com voce.
Persista.
Boa sorte.