Autor Tópico: Psicoterapia funciona?  (Lida 7763 vezes)

SenhorZen

• Visitante
Re: Psicoterapia funciona?
« Resposta #25 Online: 18 de Julho de 2008, 09:48:21 »
Comigo num funcionou, mas vai saber...

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2010, 09:44:11 »

Os Doze Passos (seguidos pelos AA e grupos afins) são eficazes para muita gente, mas estão muito longe de ser unanimidade (principalmente para céticos).

Eu estou pensando em participar do AA. O que vocês acham? Não bebo todos os dias, mas de acordo com as perguntas do AA, eu sou alcoolista. Qual é a opinião de vocês?
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:42:28 »
Não sei quais são as perguntas do AA, mas acho que se elas te levarem a concluir que beber é algo que te traz e àqueles próximos de você mais problemas do que prazer/benefícios, talvez possa ser uma boa.

O principal fator de sucesso desses aspectos "sociais" de mudanças comportamentais, como no AA, não são tanto esses passos (que nem sei o quanto são "sociais"), mas uma espécie de tendência natural a nos incomodarmos com sermos hipócritas, mais ou menos isso. Eles têm os "padrinhos", ou algo assim, cuja função é continuar puxando a orelha e pegando no pé de outra pessoa com o mesmo problema. Isso faz com que a pessoa acabe vigiando ainda mais a si mesma.

É curioso porque a função que provavelmente se conceberia para isso seria no sentido inverso, de fato aquele vigiado ser o principal beneficiado, mas talvez seja aquele que vigia o outro, ao acabar vigiando a si mesmo.

Isso parece que funciona para diversas outras situações também.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:44:43 »
Eu sofro de TOC e melhorei muito tomando escitalopram e fazendo terapia comportamental.
Quanto a terapia em grupo, amigos meus que também sofrem de toc não tiveram boas experiências com isto.

Fico imaginando se não tem um efeito meio memético-viral, e um acaba "pegando" os TOCs dos outros...

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2010, 12:34:25 »
Acho que o tópico deveria se mudado de área para as discussões sobre saúde ou de comportamento.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2010, 12:54:56 »
Tomo remédios há cerca de 4 meses, talvez um pouco menos, e só agora eles começaram a fazer efeito. Apesar da síndrome do pânico estar meio "adormecida" por conta das férias (só tenho crises em locais com multidões, como salas de aula), continuo tomando o remédio.

Não duvido do que disseram antes, de que às vezes um placebo poderia ter o mesmo efeito que um antidepressivo (o Rivotril, que tomo para SdP, também serve para depressão). Nas horas da crise, a última coisa que faço é pensar racionalmente, e engolir um comprimido que, verdadeiramente ou não, trará calma acaba ajudando só por ser algo que vai desviar minha atenção.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2010, 14:30:56 »
Rivotril é tenso. Espero que esteja acomapnhando muito bem com um psiquiatra
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2010, 16:46:06 »
Estou, mas você diz tenso por quê? Não tive nenhum efeito colateral, ao menos dos que eu li na bula (não façam isso, vocês podem acabar neuróticos :hihi:) e tem ajudado. Acho. :|

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2010, 16:52:57 »

Os Doze Passos (seguidos pelos AA e grupos afins) são eficazes para muita gente, mas estão muito longe de ser unanimidade (principalmente para céticos).

Eu estou pensando em participar do AA. O que vocês acham? Não bebo todos os dias, mas de acordo com as perguntas do AA, eu sou alcoolista. Qual é a opinião de vocês?

Fiquei curioso. Quais são as perguntas do AA? :|
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2010, 16:56:34 »
Achei 2 perguntas. São essas?

http://www.aa.org.br/12per/012.htm

Minhas respostas SIM: 4

Respondeu SIM quatro vezes ou mais? Em caso positivo, é provável que você tenha um problema sério de bebida, ou poderá tê-lo no futuro.

:?

"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2010, 17:00:14 »
Tem também o N/A, Neuróticos Anônimos. (Sem brincadeira.)
Minha mãe me arrastou a algumas reuniões, mas viu que não adiantava pois eu ficava calada o tempo inteiro. Pode até ajudar outras pessoas, mas a mim, que já é tão difícil falar a uma só pessoa o que sinto, realmente não ajudou.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2010, 17:12:34 »
Estou, mas você diz tenso por quê? Não tive nenhum efeito colateral, ao menos dos que eu li na bula (não façam isso, vocês podem acabar neuróticos :hihi:) e tem ajudado. Acho. :|
Relaxa Flávia, não é nada do outro mundo. Só siga a receita e use conforme a indicação do médico.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2010, 17:39:04 »
Respondendo a pergunta do tópico. Sim, em geral funciona.
É importante lembrar que toda psicoterapia é um processo interativo, entre paciente, terapeuta e ambiente.
Por ambiente, faço saber que falo não somente do externo, menos ainda na acepção behaviorista ou cognitivo-comportamental do termo, mas no relacional, e mais que isso, na história de vida do sujeito e as relações construidas ao longo de sua vida. Ou seja, em sua psiquê.
Se para alguns não funcionou, houve algo no processo que não andou, ou mesmo o processo terapêutico nem começou.
É comum as pessoas dizerem "fiz e não adiantou" ou "para mim não funcionou", e quando você vai pesquisar elas foram a duas ou três consultas e falam que fizeram psicoterapia. Não fizeram.
A abordagem psicoterápica também é um fator importante a ser considerado na escolha do paciente.
Devem ser considerados sua disposição em investir de si no tratamento.
Não espere que resultados imediatos sejam eficientes e duradouros, nesse campo resultados imediatos quase nunca são.
Já os que surgem de um processo masi longo e elaborado, sim, esses promovem mudanças significativas se o sujeito assim o desejar.
Por exemplo, as de base cognitvo-comportamentais parecem ser mais eficientes a curto prazo, mas são as menos eficientes a longo prazo, ou seja, os sintomas que levarm o paciente ao procurar tratamento costumam reincidir sob a mesma forma ou de outras formas disfarçadas.
Já o processo psicanalítico,as terapias de base psicanalítica a das abordagens psicodinâmicas associadas as humanistas tem se mostrado mais eficazes em seus resultados clínicos.
Não leve muito a sério quem quiser quantificar resultados, tabular, mensurar, um processo psicológico complexo como são os humanos da mesma forma ou de forma semelhante aos que podem ser feitos com outros animais. Esses animais não tem uma estrutura psiquica como a nossa, pois não tem a linguagem e seus significantes variáveis.Isso a torna a psicologia, enquanto ciência, diferente das chamadas ciências exatas e naturais.
Ninquém é iqual ao outro, então, não se pode esperar com pessoas que X seja para Y o mesmo que é para Z.
Muito menos que uma única abordagem ou processo psicoterápico seja iqualmente eficiente para todos.Por isso é bom que existam vários.
Enfim, funciona, mas procure uma abordagem e um terapeuta com o qual você se identifique. Nem sempre vai ser aquele com quem você simpatiza.
Em geral, fora algumas patologias específicas, um bom psicoterapeuta não dá "conselhos", nem receitas do que você deve ou não fazer. Ele constroi com você, a partir de sua fala, um caminho para as mudanças que você desejar. Se você as desejar.
No mais, não desista no primeiro momento, faça pelo menos um bom numero de sessões, para poder avaliar.
Muitas vezes a falta de desejo de ir a terapia é um indicativo que algo no processo começa a mexer com voce.
Persista.
Boa sorte.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 18:38:45 por Bulldog »
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #39 Online: 19 de Janeiro de 2010, 21:08:50 »

Tratamento de síndrome do pânico via internet:

http://www.eurekalert.org/pub_releases/2010-01/ip-tpd011810.php

Buckaroo, não sei se vc postou a sério, de brincadeira ou só de curiosidade. Acho que quis dar uma dica que achou utíl, mas isso é furada.
 :quevedo: Não acredite em tudo que lê. Menos ainda na rede. Sério. |(
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Janeiro de 2010, 21:36:29 »
Não é piada. Eurekalert é um site de notícias científicas patrocinado pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), esse link é sobre uma nova metodologia que está sendo testada. Foi desenvolvido um anel que a pessoa usa, que capta a temperatura (indicativo de estresse), e, sem fio, manda ela internet. A internet vira mais um canal de interação entre a equipe médica e a pessoa, que pode fazer perguntas e enviar mais dados. O restante é mais tradicional, ensinam técnicas de relaxamento que a pessoa deve fazer ao aprender a observar o próprio estresse. Os médicos podem então acompanhar o desempenho do paciente nesse auto-relaxamento.

Isso tudo é só a utilização da internet e tecnologia mais avançada para uma técnica já não tão nova, "biofeedback", que é justamente isso, a pessoa aprender a observar o estresse através da própria fisiologia e controlá-lo com exercícios de relaxamento. Até então isso era feito com a pessoa numa clínica, cheia de fios, eu acho, só estão tornando a coisa "portátil".

Segundo a notícia, os dez pacientes experimentais obtiveram sucesso em aprender e aplicar as técnicas de relaxamento com esse sistema.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Janeiro de 2010, 21:45:44 »
Ok, então é o uso da tecnologia como instrumento de comunicação entre equipe e paciente. Legal.
Pensei que fosse uma daquelas xaropadas de "psicoterapia via interrnet".
Boa informação.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Janeiro de 2010, 23:08:45 »
Eu tive síndrome do pânico por mais de 5 anos...

Fiz tratamento, tomei remédios, melhorou por algum tempo, mas não faz muito tempo que me senti próximo do "curado".

Fiquei muito tempo me sentindo "preso", na minha casa até a faculdade/trabalho, e era comum ter crises no ônibus e até durante às aulas. Engraçado que parei de ter crises constantes quando comecei a trabalhar, pois parece que a responsabilidade e o desafio constante ajuda no processo de distração (você não fica pensando besteira, paranóias, etc.).

Praticando esportes moderados (exercícios com pesos e caminhadas) fui aos poucos perdendo o medo de "morte súbita" e hoje até jogo futebol normalmente e corro 3x por semana (a um ritmo de 145-160 bpm). Mas já tive crises durante exercício e meu coração foi a quase 200 bpm. Mas não morri!

Sempre fui muito na minha e exigente quanto às amizades e por sorte estou podendo reencontrar alguns deles e fazer novas amizades, com pessoas decentes (não me peçam pra definir o "decentes", por favor!). Tenho atividades de lazer, pessoas com quem conversar sobre quase tudo (são poucas pessoas, mas o suficiente).

Aqui no fórum adoro colocar pra fora tudo o que está lá no "porão" das idéias e adoro provocar reações. Adoro meu trabalho atual, conversar com clientes (inclusive aqueles mais "difíceis") e adquirir conhecimento útil, do qual posso colocar em prática e observar os sucessos.

Não fico mais pensando em coisas do tipo "como será o fim do mundo", "como surgiu a matéria", "como é morrer" etc, pois são questões que posso abstrair e não dar importância, já que não sou físico e nem nada relacionado aos assuntos em questão. Parar de tentar achar respostas para o "irrespondível" era o passo que faltava para que me livrar da SdP e evitar que o meu TOC aumentasse (tenho alguns pensamentos repetitivos ainda, mas creio que vou superar isso por conta).

Me acostumei a não me impressionar tanto com as inúmeras idéias polêmicas que a Psicologia Evolucionista pode gerar, mas estou sempre estudando algum assunto relacionado à ela, direta ou indiretamente. Deixar de acreditar em Deus é uma das rupturas na sociedade... Entender e não negar a PE, até mesmo para ateus, trata-se de outra ruptura. Hoje encontro muitas respostas tomando como base aquilo que estudo. A base do meu conhecimento é a PE... Tudo se torna cada vez mais previsível quando você conhece boa parte das regras principais que regem os padrões de comportamento dos seres, em especial dos seres humanos.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Janeiro de 2010, 15:34:58 »
Rambo, você falou em coversar com clientes e aprender com eles, me permita a curiosidade, qual sua área de trabalho?
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Janeiro de 2010, 17:05:20 »
Trabalho como freelancer, atuo no desenvolvimento (programação), análise (entrevista com o cliente) e vendas

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 20 de Janeiro de 2010, 22:49:29 »
Tomo remédios há cerca de 4 meses, talvez um pouco menos, e só agora eles começaram a fazer efeito. Apesar da síndrome do pânico estar meio "adormecida" por conta das férias (só tenho crises em locais com multidões, como salas de aula), continuo tomando o remédio.
Você tem asma?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Janeiro de 2010, 12:36:57 »
Não. :|

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Janeiro de 2010, 18:35:40 »
Você tem asma?
qual a correlação da pergunta com o que a Flávia disse? Você quis se referir a falta de ar durante um episodio da sindrome ou a preo cupação foi quanto a sendo asmática, isso se manifestar agravando um episódio?
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #48 Online: 21 de Janeiro de 2010, 20:44:32 »
É que tem um estudo que relaciona asma e síndrome do pânico, falando sobre causa orgânica. O estudo diz que o pulmão provavelmente manda uma mensagem errada para o cérebro dizendo que a pessoa tá sufocando e vai morrer. Tipo um SOS...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Janeiro de 2010, 09:33:49 »
É que tem um estudo que relaciona asma e síndrome do pânico, falando sobre causa orgânica. O estudo diz que o pulmão provavelmente manda uma mensagem errada para o cérebro dizendo que a pessoa tá sufocando e vai morrer. Tipo um SOS...
Entendi, interessante. Gostaria de conhecer esse estudo Fabi, você tem acesso a ele?
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!