Autor Tópico: Aos Homens de Realidade.  (Lida 5245 vezes)

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
Aos Homens de Realidade.
« Online: 07 de Julho de 2008, 23:23:39 »
Como resposta às ofenças e menções desonrosas que recebi antes de me ausentar, resolvi vos dar o ar vivificador da filosofia novamente, como forma de tirar de vós o peso do vosso convencionalismo, se é que é preciso dizer mais uma vez que não ha coisa mais ridícula e cansada que essa tentativa de filosofar com terminologia científica que vejo por aqui, se é que é preciso dizer denovo que não existe fé mais cega do que a do tal "método" que não existe, e tirar ao mesmo tempo do binóculos focalizador do individualismo extremo o seixo da ignorância cientificista e quem sabe, focalizar um de maior apreço que essa mesquinharia das vossas teorias físicas... quem sabe, vos fazer intuir qualquer coisa da filosofia.

Bruno M. G.

Minha homenagem aos "Homens de Realidade" do Clube Cético.

Citação de:  Friedrich Nietzsche
“Voei demasiado longe pelo futuro, e horrorizei-me.

Quando olhei em torno de mim reparei que o tempo era o meu único contemporâneo.

Tornei então para trás, cada vez mais apressado: assim cheguei até vós, homens atuais; assim cheguei ao país da civilização.

Pela primeira vez vos olhei com olhos favoráveis e com bons desejos.

E que me sucedeu? Apesar do medo que me invadiu... tive que me pôr a rir! Nunca meus olhos viram o que quer que fosse tão bizarro.

Eu ria, ria, ao passo que me tremiam os pés e também o coração. “Mas este — disse comigo — é o país dos vasos coloridos!”

Com a face e os membros pintados de mil maneiras, assim me assombrastes, homens atuais.

E com mil espelhos à vossa roda, que adulavam e repetiam o efeito das vossas cores.

Certo, não podíeis usar melhores máscaras do que a vossa própria cara, homens atuais.

Quem vos poderia reconhecer?

Pintalgados com os sinais do passado, cobertos por seu turno com outros sinais: assim vos ocultasteis de todos os intérpretes!

E embora se soubesse examinar as entranhas, quem acreditaria que tivésseis entranhas? Pareceis feitos de cores e de papéis pegados.

Todos o tempos e todos os povos olham revoltadamente através dos vossos véus; todos os costumes e todas as crenças falam confundidos através de vossa atitude.

Aquele que vos tirasse os véus, os retoques, as cores e as atitudes, não deixaria mais do que um espantalho.

Na verdade, eu mesmo sou um pássaro espantado que uma vez vos viu nu e sem cores! e quando tal esqueleto me acenou amoroso, fugi espavorido.

Porque preferiria descer aos profundos e confundir-me nas sombras do passado! As sombras dos que existiram têm mais consistência do que vós.

A minha íntima amargura, homens atuais, é que vos não posso suportar nem nus, nem vestidos!

Tudo o que inquieta no futuro e tudo o que pode afugentar um pássaro espantado inspira verdadeiramente mais quietude e calma do que a vossa “realidade”.

Porque vós dizeis: “Somos inteiramente reais, não temos crenças nem superstições”; assim encheis o papo, sem ter papo sequer.

Sim. Como seria possível vós crerdes, tão pintados! Vós que sois pinturas de tudo quanto se tem acreditado!

Sois uma refutação da própria fé, e a rutura de todos os pensamentos.

Seres incríveis! Assim vos chamo eu a vós, “homens da realidade”.

Todas as épocas brandam-se umas contra as outras em vossos espíritos: e os sonhos e as declamações de todas as épocas eram mais reais do que a vossa vigília.

Sois estéreis: por isso vos falta a fé. Aquele, porém, que devia criar, tinha também sempre os seus sonhos de verdade e os seus sinais estelares, e tinha fé na fé!

Sois portas entreabertas onde aguardam os coveiros. Eis a vossa realidade: “Tudo merece desaparecer”.

Ah! Como estais aí diante de mim, homens estéreis? Que pobreza de costelas! E quantos dentre vós que o não têm visto.

E dizem: “Tirar-me-ia algum deus qualquer coisa enquanto eu dormia? Certamente, o suficiente para formar uma mulher! É prodigiosa a pobreza das minhas costelas!” Assim têm falado já muitos homens célebres.

Sim; fazeis-me rir, homens atuais e sobretudo quando vos assombrais de vós mesmos.

Pobre de mim se me não pudesse rir do vosso assombro e se tivesse de tragar tudo quanto há de repugnante em vossas escudelas!

Eu, porém, tomo-vos ao de leve, pois tenho coisas pesadas para levar; e que me importa pousem na minha carga insetos e moscas?

A verdade é que a minha carga não será mais pesada por isso. Não sois vós, contemporâneos, que me haveis de ocasionar maior fadiga.

Aonde devo subir ainda com o meu desejo? Olho do alto de todos os píncaros à procura de pátrias e de terras natais.

Em nenhuma parte, porém, as encontro: ando errante por todas as cidades e saio de todas as portas.

Os homens atuais, para quem há pouco se inclinava o meu coração, agora são-me estranhos e provocam-me o riso: e vejo-me expulso das pátrias e das terras natais.

Já não amo, pois, senão o país dos meus filhos, a terra incógnita entre mares longínquos: é essa que a minha vela deve, incessante, procurar.

Em meus filhos quero remediar o ser filho de meus pais; e, no futuro todo, quero remediar este presente”.

Assim falava Zaratustra.
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 23:38:40 por Dionisokolox »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Aos Homens de Realidade.
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2008, 23:43:28 »
Como resposta às ofenças e menções desonrosas que recebi antes de me ausentar, resolvi vos dar o ar vivificador da filosofia novamente, como forma de tirar de vós o peso do vosso convencionalismo, se é que é preciso dizer mais uma vez que não ha coisa mais ridícula e cansada que essa tentativa de filosofar com terminologia científica que vejo por aqui, se é que é preciso dizer denovo que não existe fé mais cega do que a do tal "método" que não existe, e tirar ao mesmo tempo do binóculos focalizador do individualismo extremo o seixo da ignorância cientificista e quem sabe, focalizar um de maior apreço que essa mesquinharia das vossas teorias físicas... quem sabe, vos fazer intuir qualquer coisa da filosofia.

Bruno M. G.

Seria interessante que você escrevesse de forma mais clara , para que se possa saber qual o seu objetivo com o topico ( se existir, é claro).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2008, 23:50:20 »

Bruno M. G.

Seria interessante que você escrevesse de forma mais clara , para que se possa saber qual o seu objetivo com o topico ( se existir, é claro).

Quer que te responda como, amigo, assim ? "- Meu caro, sua velocidade na resposta me faz acreditar que você não se deu ao trabalho de ler o fragmento nietzscheano, o que me leva a desconsiderar, do ponto de vista intelectual, sua resposta."

Você quer objetividade ? Mass claro, justamente porque você é um desses "homens de realidade" que existem como pencas e dão em caixos na civilização.

Nem todos são objetivos! Nem todos são claros e distintos! Mas profundos e complexos, sofista, conceitualmente gregos e muito além dos seus tempos.

Existem aqueles que são fora de série, é assim, como vemos na natureza, as bananas nascem todas iguaizinhas, todavia, esporadicamente nasce alguma "fora de série".

Esta é minha resposta objetiva à sua pergunta filosófica.
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 23:55:34 por Dionisokolox »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2008, 23:58:45 »
Aaaaaaahhh, tá.

Muchas gracias, superhombre, y que te recontra.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2008, 00:04:41 »
Ah ,certo. Mas se eu não gosto de Nietzsche , que dirá de um imitador do estilo dele...
( E já conhecia o texto que você postou , não é o único a ler Assim Falava Zaratrusta)

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2008, 00:14:58 »
Ah ,certo. Mas se eu não gosto de Nietzsche , que dirá de um imitador do estilo dele...
( E já conhecia o texto que você postou , não é o único a ler Assim Falava Zaratrusta)

Meu amigo, você não entendeu o recado!!

Eu não vim aqui para filosofar.

Existe um entrave maior que meu orgulho, meu tempo e minha paciência pra permanecer na sua tribo.

Não perderia meu tempo pra fazer isso de compartilhar minha opinão ou o que acho sobre "tal ou qual" filósofos, vocês, que têem "pontos de vista" sobre isso que o fazem.

Ha aqui uma diferença gritante entre Eu e você. Pois eu não tenho opinião; opinião é para quem não tem certezas.

Até mais.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2008, 00:19:33 »
Cinqüenta minutos.

É o tempo que você perdeu desde o começo do tópico.

De nada !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2008, 00:25:59 »

É sempre tentador ouvir o chamado do monarca do pensamento, mais tentador ainda é interpretá-lo de mil formas, algumas coloridas - mas certamente não brilhantes -, outras um tanto opacas...

Aos bons a arrogância se presta, quase como uma benção. A arrogância por vezes pode ser uma ferramenta, quando executada com maestria e principalmente propósito, e certamente será mais afiada quando não proferida com palavras de outrem.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2008, 15:12:21 »

É sempre tentador ouvir o chamado do monarca do pensamento, mais tentador ainda é interpretá-lo de mil formas, algumas coloridas - mas certamente não brilhantes -, outras um tanto opacas...

Aos bons a arrogância se presta, quase como uma benção. A arrogância por vezes pode ser uma ferramenta, quando executada com maestria e principalmente propósito, e certamente será mais afiada quando não proferida com palavras de outrem.

Claro que estais confuso, você, que tem "interpretações" na filosofia.

Ai meu amigo, você não me escuta e persiste no erro que ja apontei em vossos espíritos in-críveis: assistem a filosofia com binóculos e chapéu de burro.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2008, 15:37:31 »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2008, 16:23:43 »

Juro que tentei muito ligar a foto com toda a situação, mas não consigo encontrar um motivo menos ridículo pra foto que um fundo de uma invejazinha, digamos, milimetricamente despretenciosa para não ofender, seria medo demais de ouvir algumas verdades contrárias ? Ou simples falta de disposição ?

Vejamos:

Um homem, ou um homem-estátua e um bebado.
Uma frase completamente descontextualizada "continua que tá detonando".

Agora vêm minha pergunta, por favor, me exclareça doutor de Manhattan, que é que pretendeu significar com isto ? Um desprezo ? Uma apatia ?

Que minha intervenção foi burra demais para merecer consideração e tudo o mais alguém merece por ter nascido muito bonito ?

Fato é que esta pequena fanfarronice te tocou profundamente hahahhauhauha

Estais profundamente amargurado, meu amigo, expresse-se como um filósofo ridículo e responda à altura, se é que tem petulância de fazer parte e defender qualquer coisa que julgue sua "comunidade", afinal, tens em comum o que com os demais da sua tribo, se não a idêntificação filosófica do seu nicho mascarado de inteligência coletiva ?

Burrice coletiva é como Eu chamo a vossa identificação, seus amigos e sua Vida.

« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 16:32:51 por Dionisokolox »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2008, 17:49:01 »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2008, 18:01:08 »
Juro que tentei muito ligar a foto com toda a situação, mas não consigo encontrar um motivo menos ridículo pra foto que um fundo de uma invejazinha, digamos, milimetricamente despretenciosa para não ofender, seria medo demais de ouvir algumas verdades contrárias ? Ou simples falta de disposição ?

Vejamos:

Agora vêm minha pergunta, por favor, me exclareça doutor de Manhattan, que é que pretendeu significar com isto ? Um desprezo ? Uma apatia ?

Que minha intervenção foi burra demais para merecer consideração e tudo o mais alguém merece por ter nascido muito bonito ?

Estais profundamente amargurado, meu amigo, expresse-se como um filósofo ridículo e responda à altura, se é que tem petulância de fazer parte e defender qualquer coisa que julgue sua "comunidade", afinal, tens em comum o que com os demais da sua tribo, se não a idêntificação filosófica do seu nicho mascarado de inteligência coletiva ?

Vamos com calma! Mais humildade ae!

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2008, 18:12:08 »

Vejamos:

Vamos com calma! Mais humildade ae!

Humildade ? Apreciar mal o meu próprio valor ? Para que eu faria isto ?

Quando posso com a minha atitude mostrar mais uma vez um ensinamento antigo da filosofia do Ser: a auto-afirmação ?

Falta-vos conhecer mais sobre todas essas coisas, "Ler" não é passar os olhos sobre letras.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2008, 18:13:46 »
 :)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2008, 18:28:18 »
 :susto:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2008, 18:29:47 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2008, 19:05:08 »
Também sou contra o método. Todo mundo deveria poder inventar o que quiser, o que achar mais legal, sem essas chatices de provas e metodologia científica. É coisa de estraga-festa, de gente chata e rancorosa com a diversão dos outros.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2008, 19:39:40 »
Tudo azul, Pílula?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2008, 19:41:46 »
Tudo azul, Pílula?

:P Pra que fazer isso?

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Julho de 2008, 19:44:12 »
Como se minha identidade fosse muito segredo...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #21 Online: 16 de Julho de 2008, 19:46:40 »
 :P Tem gente que ainda não tinha te reconhecido oras.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #22 Online: 16 de Julho de 2008, 20:00:54 »
Segredo de Polichinelo... :hihi:

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Julho de 2008, 20:09:59 »
Também sou contra o método. Todo mundo deveria poder inventar o que quiser, o que achar mais legal, sem essas chatices de provas e metodologia científica. É coisa de estraga-festa, de gente chata e rancorosa com a diversão dos outros.

Não! Sou contra a ciência baixa, ou seja, tudo que se chama "ciência" e mais ainda das que tem "métodos", quer saibam que método significa "caminho", quer acreditem que seja alguma coisa menos rudimentar que isso.

« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 20:13:07 por Dionisokolox »

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Julho de 2008, 20:24:14 »
Ora, quem são vocês para deixarem-se conduzir por "caminhos" ? Por acaso cães adestrados ?

Esgotam-se muito fácil, cientístas, a vossa ciência sempre foi isto: deixar de fazer poesia pra seguir uma trilha reta.

Mas cuidado... "Tudo quanto é reto mente" - e aquele que só anda reto logo cai num abismo.
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 20:26:49 por Dionisokolox »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!