Vejam como são paradoxais, vocês que respondem prestativamente aos meus dicursos como se fossem eles "perguntas" clamando por uma resposta elevada, como se Eu quisesse ouvir vocês e ja não estivesse pregando no ouvido de vocês uma auto-afirmação, exalando um certo poder, quer percebam quer não.
Não percebem que a única resposta digna de moral para alguém que não está fazendo uma pergunta é um silêncio demorado ? Em forma de agradecimento à reflexão profunda ?
Não estou perguntando nada à vocês, estou respondendo as perguntas que ainda são vocês, e gostaria de ouvir este silêncio demorado porque meu ouvido não é pinico para resmungões.
Mesmo a Maiêutica precisa que o ouvinte diga uma resposta a pergunta, até mesmo para saber se ambos estão seguindo o mesmo raciocínio.
Se não houver resposta para as perguntas, como ocorrerá a troca de conhecimento, que é a parte mais importante do processo de aprendizado?
Isso é porque você acredita que as respostas só se dão no dialogo, isto é, só saem pela boca; e não vê as respostas que não são apenas os movimentos da garganta, mas o movimento do corpo todo, e mister, a resposta que é o movimento de todas as coisas.
A busca pelo conhecimento envolve todos os sentidos, todos os meios e perspectivas que possuímos, e todas as pessoas que se interessam pela busca.
Nós adquirimos conhecimento, porém esse conhecimento representa apenas a nossa perspectiva. O diálogo, apesar de não ser suficiente por si só, também é importante para adquirirmos outras perspectivas e assim ampliar o nosso conhecimento.
Daí surge a importância do ensino e dos debates.
Ok, Então leia denovo meu ultimo ensinamento até ter a certeza de que o adquiriu, ja que isto é o seu motivo no nosso diálogo.
Em que orbitas de abstração você pode chegar? Consegue sair do signal ? do nominal ? consegue sair da imaginação ? da ideação ?
Agora me responda, porque iria querer eu adquirir um "dialogo" seu ? Se minha esfera de absorção é metafísica ? No máximo, estou vendo em você um monte de palavras que ja vi, e idéias que ja pensei.
Seja filósofo e converse com a alma.