Todo mundo esqueceu o mensalão? Ninguém nunca quis saber do mensalão. Fosse a copa do mundo ou não, as coisas não seriam muito diferentes na política. É ilusão achar que a culpa pelo pouco caso que o brasileiro fez sobre esse escândalo, ao ponto de elegerem o Lula mais uma vez, seria diferente se não fosse o futebol.
Eu realmente lamento se o nosso projeto de Brasil for a Suíça. A Suíça é um país insignificante, não é o aquilo que o Brasil precisa desejar ser. Se for pra fazer isso aqui dar certo, que seja pra transformar o Brasil em um dos países que ditam a pauta política global, um país que influência os países menores ao seu redor, que tem empresas importantes em várias áreas, cuja imprensa repercute no mundo inteiro. A Suíça não é nada disso, é só um país onde se vive bem. Potências têm que trazer muitas medalhas nas olimpíadas, têm que ganhar campeonatos mundiais em esportes coletivos, têm que mostrar capacidade de reunir os melhores atletas e ganhar prêmios. É natural que os país mais poderosos tenham capacidade de trazer mais vitórias esportivas para casa. Não é apelo à autoridade (espero que a gente não volte com essa mania chata de ficar disparando a lista de falácias toda hora aqui no fórum).
Não consigo aceitar essa idéia de polarizar as coisas e falar sobre alguém que "torce irracionalmente para a seleção brasileira quando ele tem mais problemas do que pode solucionar". Como se o João fosse ler o Estadão todo dia se a Gazeta Esportiva não existisse. Como se a gente não pudesse se interessar pelas duas coisas. Parece aquele argumento de que "a polícia não deve ficar se importando com gente bêbada dirigindo, ela tem é que ir prender bandido", como se uma coisa impedisse a outra.