Autor Tópico: Perspectivas do Brasil são "especialmente brilhantes", afirma relatório  (Lida 6294 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Perspectivas do Brasil são "especialmente brilhantes", afirma relatório
« Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2008, 00:14:20 »
Barata, não quer abrir um tópico contando sua vida aí? Tipo a diferença cultural entre o Japonês e o Brasileiro, como você é tratado, exemplos de diferenças em condutas éticas, a justiça... Poderia ser interessante.

Não sou tão elouquente a ponto de abrir um tópico contando tudo, mas se vc quiser abrir um e fazer perguntas, eu respondo sem problemas...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #26 Online: 19 de Julho de 2008, 01:16:18 »
Esperança é religião de pobre.
E conformismo é religião de rico? Acho que não. Esse pessimismo todo me parece é desculpa para ficar de braços cruzados - essa deve ser a religião dos vagabundos.
Pobre sonha, rico realiza.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Julho de 2008, 04:27:31 »
Tem vezes que eu torço mesmo para que tudo neste país se exploda e recomece do zero.

E admito que seco a seleção brasileira. Seria lindo ver o Brasil fora da copa, mas isso não vai acontecer. As outras seleções latino-americanas são ruins demais, infelizmente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Julho de 2008, 13:34:23 »
E por que vc acha que quero o pior se vivo no Brasil do Lullalá e vou ter de continuar vivendo aqui?

Uma coisa é ser um eleitor que se comporta como torcedor de time de futebol, coisa comum entre petistas  que parecem avestruzes quando se trata  de aceitar que esse pessoal do PT é uma máfia que só trabalha em causa própria e o que não faltam são escândalos  comprovados com todo tipo de documentação que os  mesmos eleitores  fazem questão de ignorar, outra coisa  é ter 40 anos e ter passado 50 planos econômicos de véspera de eleição nesse tempo, então sei bem que tipo de gente imunda está comandando  o país em que vivo.

E pode acreditar, seja lá o que for que alguma entidade diga lá fora, o que vejo aqui é que estão fazendo exatamente a mesma merda que os governos anteriores fizeram e que acabaram jogando o país em uma inflação que bateu os 80% ao mês, portanto tenho sim motivos para acreditar que quem vai fechar o buraco deixado para o próximo governo  consertar  é o ilustre contribuinte .

Como eu disse, vc tb vive aqui e certamente veremos quem tem razão.

O que o governo Lullalá representa para mim é a cara do eleitor brasileiro mesmo... eleitor vagabundo, acomodado, ignorante, desonesto.

Um espelho perfeito do governo que elegeu.

Essa experiência toda deve ter-lhe dado o dom da profecia, pois os dados macroeconômicos que corrobora sua conclusão ainda estão faltando. Não que eu não reconheça que o governo Lula é perdulário, disso não tenho dúvida, mas somente essa constatação não é suficiente para prever o apocalipse. O governo, apesar de tudo, tem se mostrado responsável com a estabilidade da economia.

Quanto à crise ética que este governo apresentou, ela é realmente lamentável, e mais lamentável ainda é a nítida impressão que temos de que a falta de caráter não é limitada a apenas um partido, mas está distribuída por todos os partidos e também na sociedade, mas esse problema também não é insuperável e vários países do priemiro mundo nos servem de lição para isso (Itália e EUA, por exemplo, com largo histórico de corrupção no governo e na sociedade).

Barata, não quer abrir um tópico contando sua vida aí? Tipo a diferença cultural entre o Japonês e o Brasileiro, como você é tratado, exemplos de diferenças em condutas éticas, a justiça... Poderia ser interessante.

Eu não tenho a vivência do Barata e o exemplo que posso dar não é especificamente o do Japão, mas eu tenho um amigo alemão em São Carlos e certa vez lhe perguntei sobre o que ele achava do nosso "jeitinho brasileiro". Ele respondeu que nós supervalorizávamos o nosso jeitinho, como se só nós tivéssemos comportamentos censuráveis. Segundo ele também existe o "jeitinho alemão".

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Julho de 2008, 19:29:51 »
Essa experiência toda deve ter-lhe dado o dom da profecia, pois os dados macroeconômicos que corrobora sua conclusão ainda estão faltando. Não que eu não reconheça que o governo Lula é perdulário, disso não tenho dúvida, mas somente essa constatação não é suficiente para prever o apocalipse. O governo, apesar de tudo, tem se mostrado responsável com a estabilidade da economia.

Não se trata de profecia de bola de cristal, apenas  de ter o bom senso de ver que o governo gasta mais do que pode, foi exatamente isso que os governos anteriores fizeram e que depois acabaram dando motivos a a atual taxa de juros e carga de impostos que pagamos.E que depois deram motivos a um monte de planos eleitoreiros.

Mas como eu disse, nós dois vivemos no mesmo país e com certeza veremos quem tem razão já que o Lullalá gasta muito e ainda vai gastar muito , muito mais para tentar enfiar um "cumpanheru" no planalto quando  seu mandato chegar ao fim.

Arquive esse tópico e vamos ver  qual é nosso futuro brilhante daqui há uns dois ou três anos.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2008, 19:53:46 »
Citando o Lula (apesar de eu estar longe de simpatizar com ele): "Tem gente que torce para as coisas darem errado neste país." O Brasil tem problemas? Tem sim. Mas problemas estão aí para serem resolvidos e não é com esse pensamento derrotista que se lida com eles. Antes de criticarem o povo brasileiro por um motivo ou outro eu sugiro a vocês que se olhem no espelho, pois estão se comportando como um bando de covardes perdedores.
Tu quoque.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2008, 21:23:14 »
Hocus Pocus.

E eles ainda estavam agindo como covardes e perdedores. :P

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Julho de 2008, 14:38:30 »
Tem vezes que eu torço mesmo para que tudo neste país se exploda e recomece do zero.

E admito que seco a seleção brasileira. Seria lindo ver o Brasil fora da copa, mas isso não vai acontecer. As outras seleções latino-americanas são ruins demais, infelizmente.

Por que torce pela seleção estar fora da copa?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 21 de Julho de 2008, 15:38:19 »
Me intrometendo, no meu caso, é para ter menos "circo"... Imagino que seja o mesmo para ele...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Julho de 2008, 16:41:27 »
Me intrometendo, no meu caso, é para ter menos "circo"... Imagino que seja o mesmo para ele...
Pior que nem é por isso. Eu nem sei explicar direito essa minha aversão ao Brasil nos esportes (não é só no futebol). Talvez tenha a ver com minha aversão ao sentimento de patriotismo. Ou talvez não.

A única vez que eu torci pela seleção brasileira foi na copa de 94, e isso que eu era pequeno na época.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #35 Online: 21 de Julho de 2008, 16:50:30 »
(Intromissão)

Acho que no caso de esportes*, não é nem mesmo patriotismo exatamente. É tribalismo mesmo. É aquele sentimento de
que são os nossos guerreiros, que falam a nossa língua e representam a nossa cultura, contra aqueles estranhos que ninguem
entende e que querem nos derrotar.

Eu gosto :).

*Estou me referindo ao caso de times nacionais, como nas Copas ou nas Olimpíadas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Julho de 2008, 16:54:31 »
Acho bobagem torcer contra. Quem considera o espetáculo estúpido tem toda a razão em ficar indiferente, mas torcer contra é como torcer a favor com o sinal trocado :P

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Julho de 2008, 17:02:53 »
Acho que no caso de esportes*, não é nem mesmo patriotismo exatamente. É tribalismo mesmo. É aquele sentimento de
que são os nossos guerreiros, que falam a nossa língua e representam a nossa cultura, contra aqueles estranhos que ninguem
entende e que querem nos derrotar.
Sim. Me lembro de um artigo do Carl Sagan "Os caçadores de segunda-feira à noite". E, no final das contas, patriotismo não é mais do que uma variação do sentimento de tribalismo.

E eu não sou indiferente aos esportes. Tenho o meu time e torço para ele. Não sei de onde vem a minha aversão ao Brasil nos esportes.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Julho de 2008, 17:10:37 »
Não sei de onde vem a minha aversão ao Brasil nos esportes.

A MINHA aversão ao Brasil nos esportes (Me referindo a futebol apenas) eu sei de onde vem...de ver o estrelismo de uns jogadores de futebol que levaram na bunda em duas finais de Copa do Mundo por nada.

Quanto aos demais esportes, até admiro a persistência de alguns atletas que não tem apoio para nada, certa vez eu vi um atleta que trabalhava meio período e treinava durante a tarde com  a ajuda de uma dona de restaurante que lhe dava um almoço diário...e só.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Julho de 2008, 19:12:38 »
Não sei muito bem o que vocês entendem por patriotismo, se é só aquela coisa boba de "o meu país é o o melhor" ou se é a vontade de que ele seja o melhor. São coisas bem diferentes e acho que a segunda, esse desejo de ver o Brasil se dando bem, chega a ser fundamental pra sociedade. Claro que ver o país ganhando dinheiro é mais importante do que ver a seleção ganhando uma copa, mas não dá pra dizer que o futebol não ajuda o Brasil de alguma maneira, nem que seja pra criar uma imagem positiva de nós no resto do mundo. Se EUA e URSS tentavam mostrar quem podia mais através do esporte, não é de se estranhar que faça bem pra imagem do Brasil como país poderoso ter equipes esportivas fortes.

Eu acho patético é ver José da Silva por aí torcendo pra Itália na copa ou coisas assim. Os italianos não tão nem aí pro José da Silva e não sabem nem qual língua se fala no Brasil, é como se você torcesse pra que a rua de trás fosse mais bonita do que sua.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Julho de 2008, 20:25:32 »
Claro que ver o país ganhando dinheiro é mais importante do que ver a seleção ganhando uma copa, mas não dá pra dizer que o futebol não ajuda o Brasil de alguma maneira, nem que seja pra criar uma imagem positiva de nós no resto do mundo.
Futebol no Brasil é circo. Serve para desviar a atenção dos problemas reais do país. Todo mundo esqueceu o mensalão na última copa do mundo...

Duvido que alguém respeite menos a Suíça porque ela não tem grande futebol... Isso é irrelevante e fútil.

Eu não acho que eu precise torcer para o Brasil para satisfazer meu desejo tribalista da mesma forma que eu não acho que eu precise bater em todo mundo que me xinga para satisfazer meu orgulho... É uma questão prática: embora eu infelizmente não possa desclassificar a seleção brasileira da copa do mundo, eu posso não ser conivente com a idéia. E isso, dadas minhas ferramentas, está ótimo. :)

Se EUA e URSS tentavam mostrar quem podia mais através do esporte, não é de se estranhar que faça bem pra imagem do Brasil como país poderoso ter equipes esportivas fortes.
Apelo à autoridade. :)

Eu acho patético é ver José da Silva por aí torcendo pra Itália na copa ou coisas assim. Os italianos não tão nem aí pro José da Silva e não sabem nem qual língua se fala no Brasil, é como se você torcesse pra que a rua de trás fosse mais bonita do que sua.
Pois é, mas olha que ironia: tem gente que acha patético o João, que torce irracionalmente para a seleção brasileira quando ele tem mais problemas do que pode solucionar; quando o país que ele vive está cheio de problemas e os políticos envolvidos em escândalos estão festejando a alienação do povo.

Quem tem razão, no fim das contas, o conformado ou o rabugento?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Julho de 2008, 20:46:13 »
Todo mundo esqueceu o mensalão? Ninguém nunca quis saber do mensalão. Fosse a copa do mundo ou não, as coisas não seriam muito diferentes na política. É ilusão achar que a culpa pelo pouco caso que o brasileiro fez sobre esse escândalo, ao ponto de elegerem o Lula mais uma vez, seria diferente se não fosse o futebol.

Eu realmente lamento se o nosso projeto de Brasil for a Suíça. A Suíça é um país insignificante, não é o aquilo que o Brasil precisa desejar ser. Se for pra fazer isso aqui dar certo, que seja pra transformar o Brasil em um dos países que ditam a pauta política global, um país que influência os países menores ao seu redor, que tem empresas importantes em várias áreas, cuja imprensa repercute no mundo inteiro. A Suíça não é nada disso, é só um país onde se vive bem. Potências têm que trazer muitas medalhas nas olimpíadas, têm que ganhar campeonatos mundiais em esportes coletivos, têm que mostrar capacidade de reunir os melhores atletas e ganhar prêmios. É natural que os país mais poderosos tenham capacidade de trazer mais vitórias esportivas para casa. Não é apelo à autoridade (espero que a gente não volte com essa mania chata de ficar disparando a lista de falácias toda hora aqui no fórum).

Não consigo aceitar essa idéia de polarizar as coisas e falar sobre alguém que "torce irracionalmente para a seleção brasileira quando ele tem mais problemas do que pode solucionar". Como se o João fosse ler o Estadão todo dia se a Gazeta Esportiva não existisse. Como se a gente não pudesse se interessar pelas duas coisas. Parece aquele argumento de que "a polícia não deve ficar se importando com gente bêbada dirigindo, ela tem é que ir prender bandido", como se uma coisa impedisse a outra.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Julho de 2008, 20:56:19 »
Bom, de qualquer forma, entendo que vocês não gostem do clima de Copa do Mundo, de todo mundo só falando nisso, é perfeitamente compreensível. Assim como o caso Isabela incomoda, assim como tudo aquilo que recebe atenção demais da mídia e das pessoas. Só acho que não dá pra argumentar contra a relação entre país forte e esporte forte.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Julho de 2008, 21:01:21 »
Todo mundo esqueceu o mensalão? Ninguém nunca quis saber do mensalão. Fosse a copa do mundo ou não, as coisas não seriam muito diferentes na política. É ilusão achar que a culpa pelo pouco caso que o brasileiro fez sobre esse escândalo, ao ponto de elegerem o Lula mais uma vez, seria diferente se não fosse o futebol.
Isso não é verdade. A mídia dava muito mais atenção antes do que depois.

Eu realmente lamento se o nosso projeto de Brasil for a Suíça. A Suíça é um país insignificante, não é o aquilo que o Brasil precisa desejar ser. Se for pra fazer isso aqui dar certo, que seja pra transformar o Brasil em um dos países que ditam a pauta política global, um país que influência os países menores ao seu redor, que tem empresas importantes em várias áreas, cuja imprensa repercute no mundo inteiro. A Suíça não é nada disso, é só um país onde se vive bem.
"Só" um país onde se vive bem?

Mas eu também não estou dizendo que devemos ser a Suíça (nem se de onde você tirou isso), eu tentei mostrar que a Suiça é um bom país independente dos esportes ou não. Ninguém admira mais ou menos um país pelos esportes...

Potências têm que trazer muitas medalhas nas olimpíadas, têm que ganhar campeonatos mundiais em esportes coletivos, têm que mostrar capacidade de reunir os melhores atletas e ganhar prêmios. É natural que os país mais poderosos tenham capacidade de trazer mais vitórias esportivas para casa.
Por que?

Não é apelo à autoridade (espero que a gente não volte com essa mania chata de ficar disparando a lista de falácias toda hora aqui no fórum).
É sim. :)

Não consigo aceitar essa idéia de polarizar as coisas e falar sobre alguém que "torce irracionalmente para a seleção brasileira quando ele tem mais problemas do que pode solucionar". Como se o João fosse ler o Estadão todo dia se a Gazeta Esportiva não existisse. Como se a gente não pudesse se interessar pelas duas coisas. Parece aquele argumento de que "a polícia não deve ficar se importando com gente bêbada dirigindo, ela tem é que ir prender bandido", como se uma coisa impedisse a outra.
Problema que no Brasil, quando é época de Copa do Mundo, a mídia se desloca totalmente para o futebol e mal se publica sobre o resto. Não é questão de ter que escolher entre Estadão e Gazeta Esportiva, é questão que o Estadão fica sem notícias sobre esporte...

Fala sério que você acha que o Brasil não esquece dos problemas quando está na Copa do Mundo... Não que, realmente, as pessoas se importem tanto com eles no dia-a-dia... Mas já é melhor que nada.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Julho de 2008, 21:05:48 »
Só acho que não dá pra argumentar contra a relação entre país forte e esporte forte.
Depende muito. Se o esporte for incentivo de um governo rico, como os EUA, realmente não. Mas se o esporte for como no Brasil, em que o pessoal joga bola porque não foi pra escola... Temos muito o que discutir... Posso lhe dar vários exemplos de países fracos no esporte mas fortes na parte social e econômica.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Julho de 2008, 21:14:32 »
Bom, não sei se você leu a minha segunda mensagem, mas imagino que não tenha lido. Enfim, acho que o único ponto em que discordamos é sobre a importância do esporte na construção do tal "país que queremos ser". Para mim ele é fundamental, é um dos aspectos que fazem um país ser importante, assim como uma imprensa forte, um parque industrial forte, pesquisa acadêmica forte, um setor de serviços forte, influência política forte, cenário cultural forte. Eu acho que esse deve ser o nosso ideal de Brasil. A Suíça não tem nada a ver com a história e, desse ponto de vista, ela não pode ser considerada uma nação "respeitável". Não é. É só mais um país no meio de tantos. O Brasil tem que ser mais que isso, temos vocação pra ser muito mais que isso.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Julho de 2008, 21:25:17 »
Sim, eu li. Tanto que respondi. Acho você está distraído.

Eu também não acho que esse seja um ponto em que discordamos, acho que é um espantalho criado por ti, inclusive. Veja bem, eu só disse que torço contra o Brasil na Copa do Mundo e nas eliminatórias porque não concordo com o "circo" que isso gera, qualquer coisa que você conclua além disso é especulação tua.

Quanto Suíça, se você quer dizer que ela é um país não-respeitável só porque a seleção de futebol dela perde da nossa, tudo bem. Mas eu ainda prefiro a realidade social de lá ao invés da de cá. :)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Julho de 2008, 21:50:18 »
A Suíça não é nada disso, é só um país onde se vive bem.
Para mim está perfeito!

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 21 de Julho de 2008, 21:53:33 »
Sim, eu li. Tanto que respondi. Acho você está distraído.

Eu não tinha lido a sua resposta quando escrevi minha última mensagem. Não entendi qual o seu objetivo ao dizer que estou distraído.

Eu também não acho que esse seja um ponto em que discordamos, acho que é um espantalho criado por ti, inclusive. Veja bem, eu só disse que torço contra o Brasil na Copa do Mundo e nas eliminatórias porque não concordo com o "circo" que isso gera, qualquer coisa que você conclua além disso é especulação tua.

Se você só sabe repetir nomes de falácias, tudo bem. Se você não discorda, acho que precisamos nos comunicar melhor, porque tudo que vi foi alguém defendendo, através do exemplo da Suíça, posições diferentes das minhas.

Quanto Suíça, se você quer dizer que ela é um país não-respeitável só porque a seleção de futebol dela perde da nossa, tudo bem. Mas eu ainda prefiro a realidade social de lá ao invés da de cá. :)

Evitando encarar o seu último parágrafo como um resposta canalha de quem está aqui pra debochar, quero acreditar que seja dificuldade em entender o texto alheio. Eu não vou repetir tudo que escrevi na minha última mensagem.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 21 de Julho de 2008, 21:54:38 »
A Suíça não é nada disso, é só um país onde se vive bem.
Para mim está perfeito!

Exatamente, nós temos uma diferença nos nossos "projetos de país"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!