Autor Tópico: Chamada para debate: Suicido e o Estado  (Lida 4370 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Chamada para debate: Suicido e o Estado
« Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2008, 11:16:27 »
Tive um grande amigo que se suicidou (foi meio que sem querer), ele estava "brincando" de roleta russa. Eu realmente não entendo que pessoas "saudaveis" queiram e cometam suicidio, eu não faria, a não ser em casos extremos, e só depois de avaliar se isso seria o melhor, temos o hawking como exemplo...

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2008, 12:16:33 »
 :) Se ele estava jogando a Roleta Russa, significa que ele QUERIA morrer.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 23 de Julho de 2008, 12:27:41 »
Existem casos onde o suicídio é cultural, ou vai dizer que toda a casta samurai era doente mental?

Ainda existe isso no Japão?
Suicídio por questões de honra?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #28 Online: 23 de Julho de 2008, 17:37:05 »
A molecada lá quando vai mal na escola costuma pular de prédios nao é?

Em alguns casos claro

(Por aqui iria faltar prédio)   :hihi:

Eles tem um serio problema pra conseguir lidar com o fracasso.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Julho de 2008, 19:40:31 »

Nós não temos este problema, desde criança a gente ouve que o Brasil é um lixo, uma merda, que tudo de ruim (seja na música, cinema, reality shows, etc) só acontece e floresce aqui, como resultado desse narcisimos às avessas nos tornamos fracassados profissionais.  :? :?

A frase que mais marcou a minha infância e adolescência foi essa:

"Ai ai .. só no Brasil.", seguida de um ar de desdém ou superioridade.

Parece que somos apenas locatários de um país e não uma nação.  :( :(
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 24 de Julho de 2008, 01:14:45 »
Qual a definição de "doentio"? Os termos usados para descrever um suicídio como "doença" se aplica a todos os casos, ou só quando convém?
Estou dizendo que o suicídio ser considerado um "crime" tem origens religiosas/instintivas.
Mas não é crime...
Já haviam dito isso, por isso pus entre aspas. É crime mais em um sentido moral.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Julho de 2008, 01:41:51 »
Ah tá, saquei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 24 de Julho de 2008, 07:12:51 »
Existem casos onde o suicídio é cultural, ou vai dizer que toda a casta samurai era doente mental?

Existe, principalmente de políticos pegos em atos escusos e executivos que fazem cagada ou são pegos fazendo algo ilegal ou imoral.

Mas o mais comum são pessoas que não suportam a forte pressão social para obter sucesso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 24 de Julho de 2008, 15:55:48 »
Imagina se fosse aqui? Brasília virava um deserto!

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Julho de 2008, 16:05:13 »

Existe, principalmente de políticos pegos em atos escusos e executivos que fazem cagada ou são pegos fazendo algo ilegal ou imoral.

Mas o mais comum são pessoas que não suportam a forte pressão social para obter sucesso.

O engraçado é que a "honra" só é manchada quando o ato é descoberto. Nada mais humano...
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Julho de 2008, 16:17:03 »

Nós não temos este problema, desde criança a gente ouve que o Brasil é um lixo, uma merda, que tudo de ruim (seja na música, cinema, reality shows, etc) só acontece e floresce aqui, como resultado desse narcisimos às avessas nos tornamos fracassados profissionais.  :? :?

A frase que mais marcou a minha infância e adolescência foi essa:

"Ai ai .. só no Brasil.", seguida de um ar de desdém ou superioridade.

Parece que somos apenas locatários de um país e não uma nação.  :( :(

E não somos apenas locatários? O que nos prende aqui que não seja dinheiro ou falta dele? Apenas por nascer em um território você se considera parte dele? No meu caso pelo menos, não tenho amor nenhum pelo Brasil ou qualquer outro país, pois não sou uma nação, e preferiria viver em qualquer lugar onde a vida fosse melhor caso tivesse a oportunidade. Entretanto, concordo que enquanto estamos aqui, podemos tratar de melhorar as coisas, mas não pelo país em si.

Eu acho o Brasil uma merda sim, e ninguém tem obrigação de melhorá-lo ou aturá-lo só porque nasceu nele. Uma das coisas que mais me enoja são os hinos nacionais (em maioria). Eu jamais morreria por um país, que nada mais é que uma construção social como qualquer outra...

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Resende

• Nível 00
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Julho de 2008, 16:30:40 »
A morte não é a pior coisa que existe, tenho certeza disso.

Como se pode ter certeza disso?

Apenas estamos aqui vivos, respirando, e um dia morreremos. Uns querem se matar e adiantar as coisas. Agora qual justificativa para adiantar a própria morte? Menos sofrimento? TALVEZ. E isso num é certeza de nada!

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Julho de 2008, 16:36:53 »

Quem não tem honra ou não sabe o que ela significa sequer cogita a hipótese de se suicidar em razão de cometer algum ato imoral ou criminoso... vide o caso da grande parte dos políticos desse país...

E quanto ao que o Galthaar disse, concordo com muita coisa. Infelizmente nosso país não é dos melhores e tem uma imagem ruim que é alimentada por nós mesmos. Trabalhar pra que isso aqui melhore não é algo que deve ser feito de forma ou com propósitos ufanistas... um país melhor é melhor para o povo que nele vive... Eu só não sei ainda como é que se melhora esse gigante defeituoso... ¬¬
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Julho de 2008, 16:45:59 »

A justificativa talvez esteja na vontade e nas crenças de cada um: se alguém julga que não suporta mais viver, o que posso fazer? Não existem certezas relacionadas à vida: hoje estamos bem, amanhã poderemos não estar... A morte faz cessar qualquer certeza: se o indivíduo deixa de existir por ato próprio, importa que haja futuro? Importa que existam sorrisos, lágrimas, dor? A morte é o fim, o entregar-se ao nada, ao desconhecido. Não pode ser a pior coisa, vez que 'ser' em alguns casos, pode ser pior que o 'não ser'. Não sendo, há o que se questionar?   :umm:
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 16:49:51 por Lua »

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Julho de 2008, 16:51:18 »

Quem não tem honra ou não sabe o que ela significa sequer cogita a hipótese de se suicidar em razão de cometer algum ato imoral ou criminoso... vide o caso da grande parte dos políticos desse país...

Pode ser, mas a honra neste caso é muito cínica, pois o suicida só admite que ela foi manchada pela descoberta e não pelo ato em si. Considero isto mais como uma fuga da responsabilidade e da vergonha do que honra. Eu considero honrados os que não cometem os atos ilícitos.

« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 16:54:12 por Galthaar »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #40 Online: 24 de Julho de 2008, 16:54:11 »

A justificativa talvez esteja na vontade e nas crenças de cada um: se alguém julga que não suporta mais viver, o que posso fazer? Não existem certezas relacionadas à vida: hoje estamos bem, amanhã poderemos não estar... A morte faz cessar qualquer certeza: se o indivíduo deixa de existir por ato próprio, importa que haja futuro? Importa que existam sorrisos, lágrimas, dor? A morte é o fim, o entregar-se ao nada, ao desconhecido. Não pode ser a pior coisa, vez que 'ser' em alguns casos, pode ser pior que o 'não ser'. Não sendo, há o que se questionar?   :umm:

Exato.
Resumindo, não quer viver se mata e pronto, depois que se deixa de existir, não importa mais nada, que se "phoda" quem ficou pra traz, mas cedo ou mais tarde, quem fica também vai.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Julho de 2008, 16:59:18 »

Pois é, a morte não pode ser tão ruim, basta lembrar como era antes de ter memória... Como é, não lembra? Agora, já pensou se a sua consciência ao invés de acabar ficasse como que gravada naquele último instante? Ainda bem que acho esta idéia (quase) impossível.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Julho de 2008, 16:59:36 »
No caso dos políticos japoneses, você está certo. Se é honra e ela só é manchada após a descoberta do ato, como assim pode ser denominada? Melhor seria chamar de 'vergonha' ou algo do gênero (como você bem disse, fuga da responsabilidade).

No caso dos brasileiros, honra é um conceito meio questionável... Acho que vou ser bem má agora... não sei se choro ou dou risada quando vejo alguns políticos revoltados pq 'atentaram contra sua honra'... ::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Julho de 2008, 17:04:10 »

Pois é, a morte não pode ser tão ruim, basta lembrar como era antes de ter memória... Como é, não lembra? Agora, já pensou se a sua consciência ao invés de acabar ficasse como que gravada naquele último instante? Ainda bem que acho esta idéia (quase) impossível.

Agora vc me fez lembrar uma conversa que tive com um amigo espírita. Segundo ele, os suicidas permanecem visualizando a cena em que se mataram e sentindo a dor que sentiram até que se complete a data prevista na qual efetivamente deveriam morrer - segundo os planos divinos... ::)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #44 Online: 24 de Julho de 2008, 17:06:37 »

Agora vc me fez lembrar uma conversa que tive com um amigo espírita. Segundo ele, os suicidas permanecem visualizando a cena em que se mataram e sentindo a dor que sentiram até que se complete a data prevista na qual efetivamente deveriam morrer - segundo os planos divinos... ::)
Vou me matar fazendo sexo exaustivamente, até ter uma parada cardíaca
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Julho de 2008, 17:07:50 »

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #46 Online: 24 de Julho de 2008, 17:11:21 »

Lamento dizer, mas segundo esta teoria você só sentiria a dor da parada... Claro, tudo dependeria da duração do último instante e... Ah que se foda, a verdade é que eu preferia não morrer!

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Julho de 2008, 17:14:51 »
Lamento dizer, mas segundo esta teoria você só sentiria a dor da parada... Claro, tudo dependeria da duração do último instante e... Ah que se foda, a verdade é que eu preferia não morrer!

Verdade... Já que é o ato que culminou no suicídio que é levado em conta para fins de punição (isso segundo meu amigo)... Bem... Tem dias que acordo desejando não ter acordado... Já em outros... Acho que é difícil aceitar que seremos nada daqui há alguns anos ou horas. Diante disso, natural querer viver eternamente...

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #48 Online: 24 de Julho de 2008, 17:15:45 »

Que droga!!!!
Então vou me converter ao islã, dai entro em um templo evangélico me "explodo" e, levo comigo alguns crentes.
Faço um bem pro mundo, me mato e ainda ganho algumas virgens no céu.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Julho de 2008, 17:17:09 »

Agora falando sério, no Japão os políticos se matam porque a vida deles fica realmente insuportávael após a descoberta das fraudes a ponto de a própria família odiá-los. Aqui no Brasil eles podem até ser reeleitos. Se a reação fosse igual, acho que os daqui se matariam também...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!