Autor Tópico: Chamada para debate: Suicido e o Estado  (Lida 4371 vezes)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Chamada para debate: Suicido e o Estado
« Resposta #50 Online: 24 de Julho de 2008, 17:25:42 »

Agora falando sério, no Japão os políticos se matam porque a vida deles fica realmente insuportávael após a descoberta das fraudes a ponto de a própria família odiá-los. Aqui no Brasil eles podem até ser reeleitos. Se a reação fosse igual, acho que os daqui se matariam também...

Concordo, e pior, aqui no Brasil é bonito ser malandro, aqui a pessoa que anda na linha só se ferra e, é ainda tachada de idiota ,mas os malandros são idolatrados.
Triste realidade
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #51 Online: 24 de Julho de 2008, 17:31:30 »

Isso que você citou é bem interessante, Shinigami. Nesse país, quem apronta é tido como corrupto, mas como o povo tem memória fraca, logo os políticos estão de volta ao lugar de onde (quase nunca) saem. Por outro lado, quem age corretamente e não se aproveita dos outros é tido pelo mesmo povo como bobo, idiota, etc etc.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 24 de Julho de 2008, 18:40:09 »
A morte não é a pior coisa que existe, tenho certeza disso.

Como se pode ter certeza disso?

Apenas estamos aqui vivos, respirando, e um dia morreremos. Uns querem se matar e adiantar as coisas. Agora qual justificativa para adiantar a própria morte? Menos sofrimento? TALVEZ. E isso num é certeza de nada!

O que é a morte? Pode ser que não exista nada após a morte física e nesse ponto ainda seria melhor que  morrer de câncer tomando morfina em algum hospital adiando o que vai acontecer de um modo ou de outro.

Pode ser tb que exista algo após a morte física, então qual é o sentido de passar pela mesma situação de ficar em um hospital sobrevivendo de morfina?

Pode acreditar..a morte não é a pior coisa que pode existir.
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 18:43:09 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #53 Online: 24 de Julho de 2008, 22:37:36 »
Não é a pior coisa , é verdade.Mas ela tem a hora  dela.Sigamos nosso curso naturalmente.
Bj,
Artemis
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Resende

• Nível 00
  • *
« Resposta #54 Online: 24 de Julho de 2008, 23:33:21 »
Eu estou falando de quem está bem longe da morte natural" Quem está no hospital, sobrevivendo à base de morfina e outros casos em  que a vida é um suplício: eu apóio a decisão dos doentes. São casos em que eles estão vivos, mas não estão vivendo. O problema é quando as pessoas usam o suícidio como escape dos problemas. Eu lembro que há muito tempo atrás um monte de jovens  japoneses marcaram de se matar pela internet.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Julho de 2008, 01:45:15 »
Mas ela tem a hora  dela.
esse "paradoxo" me intriga...
Independente da forma como morreu, seja homicidio, falencia mutipla, cancer ou suicidio, a pessoa morreu. Com isto, imagino que "tenha sido a hora", pois de fato, aconteceu... Não entendo isso de a hora certa...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #56 Online: 25 de Julho de 2008, 08:33:41 »
Não é a pior coisa , é verdade.Mas ela tem a hora  dela.Sigamos nosso curso naturalmente.
Bj,
Artemis
Como assim hora?
Se eu decidir que não quero mais viver eu posso dar cabo de minha vida a qualquer momento, então não existe a "hora certa".
Qual o problema em se encher do mundo e querer deixar de existir?
Todos vão morrer mais cedo ou mas tarde, a vida é um lampejo, se acaba em um piscar de olhos, quando se percebe já era, então pouco importa se o cara morreu com 100 anos deitado em uma cama de hospital ou morreu com 18 anos com uma bala entre os olhos.
Os dois deixaram de existir, para quem morreu acabou, nada mais importa, o que ele fez ou deixou de fazer não faz a mínima diferença para ele que deixou de existir.

Em alguns casos o individuo fica possibilitado de dar cabo de sua vida, mas isso é outra história.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #57 Online: 25 de Julho de 2008, 14:51:58 »
Existem casos onde o suicídio é cultural, ou vai dizer que toda a casta samurai era doente mental?

Ainda existe isso no Japão?
Suicídio por questões de honra?

Existe, principalmente de políticos pegos em atos escusos e executivos que fazem cagada ou são pegos fazendo algo ilegal ou imoral.

Mas o mais comum são pessoas que não suportam a forte pressão social para obter sucesso.

O engraçado é que a "honra" só é manchada quando o ato é descoberto. Nada mais humano...

hehehe, bem observado.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Julho de 2008, 16:03:56 »
Eu estou falando de quem está bem longe da morte natural" Quem está no hospital, sobrevivendo à base de morfina e outros casos em  que a vida é um suplício: eu apóio a decisão dos doentes. São casos em que eles estão vivos, mas não estão vivendo. O problema é quando as pessoas usam o suícidio como escape dos problemas. Eu lembro que há muito tempo atrás um monte de jovens  japoneses marcaram de se matar pela internet.

Então isso é outro caso mesmo.

Não sei como é o estilo de vida dos japoneses, acredito que exista uma pressão muito grande por resultados escolares, profissionais, financeiros..sei lá.

Ainda assim cada um tem seus motivos, talvez o cara prefira  morrer com dignidade a acabar  sendo visto como um fracassado por parentes e amigos.

Soube de um japonês que veio para o Brasil e morou sozinho aqui sem mulher ou filhos  por mais de 40 anos dizendo que não tinha família no Japão..o cara dirigia um velho  caminhão guincho, dormia em um quarto com wc nos fundos de um posto de gasolina. Quando morreu alguns familiares vieram do Japão para cuidar das coisas e a família dele tinha grana a rodo.

Segundo disseram, ele se afastou de todos e veio para o Brasil porque não ia bem na escola quando jovem e o pai o considerava como "vagabundo".

Offline Resende

• Nível 00
  • *
« Resposta #59 Online: 26 de Julho de 2008, 21:53:01 »
Será que ele num gostou de viver no Brasil? E ninguém merece uma família como essa!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 27 de Julho de 2008, 10:02:42 »
Pode ser tb, ninguém sabe porque era um cara extremamente reservado.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #61 Online: 31 de Julho de 2008, 00:19:39 »
Pergunta cretina: se alguém se suicida, esse alguém pode ser preso? Hehehehe.

Para mim, o suicídio deve ser uma liberdade do indivíduo. Talvez eu esteja errado, mas eu sou completamente a favor de que o indivíduo tenha direito de causar dano a si mesmo, por mais burro que este dano seja. Desde que este dano não onere a outras pessoas sem o consentimento delas.

Citação de: Felius
O estado existe PARA as pessoas, e nao ao contrario
Depende muito.

Chiem o quanto quiser, mas segundo Marx, a função do Estado é a manutenção da dominação de uma classe por outra. Segundo eu mesmo, um "sistema de governo" (leia-se, Estado) é um memeplexo que se reproduz como outros memeplexos, o que o torna apto a seleção natural. Incluo a explicação do Marx nisso, entretanto, a vejo somente como parte da explicação.

"As pessoas" somente são consideradas nessa seleção nos pontos em que promovam uma maior ou menor sobrevivência do sistema de governo. Assim como a felicidade, ou os direitos delas: os Estados que sobrevivem por mais tempo são aqueles que matam às liberdades e felicidades que reduziriam seus tempos de vida, e dão as liberdades e felicidades que os consiga manter por mais tempo.

Números são uma forma de poder, dentro de um Estado: em condições exatamente iguais, um Estado com 2x habitantes domina um Estado com x habitantes. E as proibições ao suicídio, o "crescei-vos e multiplicai-vos", etc., entram nisso. Estados que não sejam contra o suicídio podem existir? Podem, oras. Mas terão um "pouquinho menos" de estabilidade que os que proíbam, e portanto, tendem a se extingüir.

Foi muita viagem na maionese minha?
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!