Pergunta cretina: se alguém se suicida, esse alguém pode ser preso? Hehehehe.
Para mim, o suicídio deve ser uma liberdade do indivíduo. Talvez eu esteja errado, mas eu sou completamente a favor de que
o indivíduo tenha direito de causar dano a si mesmo, por mais burro que este dano seja. Desde que este dano não onere a outras pessoas sem o consentimento delas.
O estado existe PARA as pessoas, e nao ao contrario
Depende muito.
Chiem o quanto quiser, mas segundo Marx, a função do Estado é a manutenção da dominação de uma classe por outra. Segundo eu mesmo, um "sistema de governo" (leia-se, Estado) é um memeplexo que se reproduz como outros memeplexos, o que o torna apto a seleção natural. Incluo a explicação do Marx nisso, entretanto, a vejo somente como parte da explicação.
"As pessoas" somente são consideradas nessa seleção nos pontos em que promovam uma maior ou menor sobrevivência do sistema de governo. Assim como a felicidade, ou os direitos delas: os Estados que sobrevivem por mais tempo são aqueles que matam às liberdades e felicidades que reduziriam seus tempos de vida, e dão as liberdades e felicidades que os consiga manter por mais tempo.
Números são uma forma de poder, dentro de um Estado: em condições exatamente iguais, um Estado com 2x habitantes domina um Estado com x habitantes. E as proibições ao suicídio, o "crescei-vos e multiplicai-vos", etc., entram nisso. Estados que não sejam contra o suicídio podem existir? Podem, oras. Mas terão um "pouquinho menos" de estabilidade que os que proíbam, e portanto, tendem a se extingüir.
Foi muita viagem na maionese minha?