[Quem disse que o mecanismo comportamental humano não pode ser chamado de espiríto ?
Outra coisa... É óbvio que os sentimentos também podem influenciar as coisas que vão acontecendo ! Até aí tudo de mais ... (como disse acima).
Se pode ser explicado sem o espírito, pra que complicar?
JÁ DISSE, O QUE É ESPÍRITO PARA MIM, PODE NÃO SER PARA VOCÊ, MAS NO FUNDO TEM O MESMO SENTIDOMais uma vez a redundância de sua explicação acima, pois o dado, o fato ou o acontecimento tb. podem ser influenciado pelo que chamas de mecanismo comportamental humano (nome bem técnico do espírito) [/quote]
É simples, o ser humano é baseado em conhecimento e processamento de dados, como um computador... quando um ser humano recebe um estímulo sensorial (ver, ouvir, sentir, etc...) ele consulta seu "banco de dados" e verifica situações parecidas com aquela, se forem boas, ele libera hormônios que preparam o humano para situações que vem depois (análise de provabilidades)
Um programa pode responder aos dados, mas um programa nunca terá os sentimentos espirituais, já viu um computador amar? odiar ? ter vergonha ?
É possível, se ele tiver uma base de dados consistente ele pode estabelecer parâmetros suficientes para determinar se ele gosta ou não de algo, vai dizer que você nunca discutiu com a ALICE? (
http://www.alicebot.org )
OK, PORÉM DEVERÁ SER PREVIAMENTE PROGRAMADO, E MUUUUITO , MAS MUUUUITO IMPERFITO TENDO EM VISTA O HOMEM... SEGUNDO SUA TEORIA DA PROGRAMAÇÃO, ALGUÉM DEVE TER PROGRAMADO O HOMEM. QUEM ? (O POSITIVISMO NUNCA CONSEGUIRÁ EXPLICAR)AH, A PROPÓSITO, VISITEI ALICEBOT, QU COISINHA RIDÍCULA...GRAÇAS A DEUS SOMOS MUITO DIFERENTES DAQUILO !Você já acordou desanimado ? animado ? com medo ? (mesmo que nada tenha acontecido para provocar estes sentimentos) ?
Quem garante que nada aconteceu? Agente não tem controle consciente sobre todas as funções do corpo
EXATAMENTE ! TALVEZ O INCONSCIENTE, QUE PODERÁS CHAMAR DE ESPÍRITO, OU O NOME QUE QUISERES DAR.Temos um banco de dados de sentimentos, o espírito ! Isto é questão de obviedade, não há como negar, onde estão armazenados seus sentimentos ? O cérebro seria muito material para tanto. Como guardar sua raiva num caixote (algo material) ?
Eu já expliquei isso, guardar raiva em um caixote é simples, você escreve várias páginas de descrições sobre situações que não te deixaram à vontade, seu cérebro vai estar constantemente mapeando as diversas caixas (
![Surprised :o](../forum/Smileys/default/icon_surprised.gif)
) de sentimentos, e quando ele acha alguma página que por exemplo está escrito que você passou mal comendo ameixa, PRONTO, ele retorna que você tem raiva de ameixa.... É muito mais fácil explicar o cérebro associativamente do que mecher com o sobrenatural.
SIM, CONCORDO, E VOCÊ MESMO ESTÁ AFIRMANDO "MEXER COM O SOBRENATURAL", OU SEJA, O ESTÁ ADMITINDO (COMO DISSE, PARA VC. É MAIS COMPLICADO, PARA MIM, E A MAIORIA QUE É TEÍSTA, NÃO)Fatos tb. influenciam o sentimento, como eu disse, há uma interação entre material e imaterial, para podermos amadurecer !
Não é questão de fatos influenciando o sentimento, e sim fatos influenciando opiniões.
OK, SEGUINDO ESTE RACIOCÍNIO... E AS OPINIÕES, NÃO INFLUENCIAM O SENTIMENTO ?A humildade não existe ? A honestidade não existe ?
Existem pessoas que não tem esses conceitos, sabemos aqui que existem pessoas sem essas características...
SIM, PORÉM COM CERTEZA TÊM OUTROS...Não há sentimentos no mundo ?
Sim, e o mais impressionante, já faz muito tempo que temos uma explicação racional para eles
Não somos máquina !
Não somos uma máquina propriamente dita, mas somos um
mecanismo que demorou milhares de anos para se tornar o que é hoje, e de quebra ainda sabemos fazer nossa própria manutenção
SIM, ESTES MILHARES DE ANOS CHAMA-SE EVOLUÇÃOAção e reação do ambiente, é disso que precisamos para evoluir e amadurecer !
Eu diria que precisamos de uma dieta saudável, pensamento racional e muito estudo... esse lance de agir e reagir espiritualmente foi criado pelo Kardek só pra tentar enganar algumas pessoas, tentando transformar sua
balela em verdade....
ISTO NÃO É PRECONCEITO ?Se vc. escorrega no piso molhado e torce o pé, é óbvio que da próxima vez terá mais cautela... Isso é amadurecimento (apesar de ser um exemplo bem razo perto do que amadurecemos diariamente)
Ótimo, você acabou de complementar a minha explicação da "caixa da raiva", na segunda vez que você ver um piso molhado já vai sentir algo diferente por ele.... MWhAHahAHAHAHAH
NORMAL...AMADURECEU, NÃO FOI ?PRODUZIU SENTIMENTOExistimos por quê ? Comemos, respiramos, para nada ? Para tudo se acabar um dia ?
É claro que para tudo há propósitos... vocês como positivistas deveriam observar mais a natureza !
Quem criou essas regras? Quem fez essas leis? Quem garante que isso é verdade?
É muito mais simples pensar que não existem tais propósitos e seu(s) respectivo(s) criadore(s), como diz o ditado: pra que complicar se podemos simplificar... (ou em inglês, KISS!: Keep It Simple, Stupid!)
E creio que observamos a natureza tanto quanto ou mais do que vocês, só que a diferença é que procuramos entendê-la e não tentar explicar de onde ela veio.
POR QUE NÃO QUERER SABER DE SUA ORIGEM ? É UMA FORMA GENTIL DE DIZER QUE NÃO SABE ?.Uma folha de árvore não cai no chão se não houver o propósito (no caso, adubar a terra)
Na verdade ela cai porque fica velha e cai, a adubação é apenas um processo que tornou o ciclo possível, se ela não tivesse propriedades químicas para adubar o solo, dependeria de outra planta para proliferar (vemos isso na natureza) ou morreria (não vemos isso se já aconteceu). É questão de lógica.
SIM, LÓGICA, ASSIM COMO ELA PODERIA NÃO TER PROPÓSITO, MAS POR QUE TEM ?Quanto aos acontecimentos que você talvez creia não ter propósito, tem enxergar com os olhos de sua consciência, mecanismo comportamental humano, ou, para mim, espírito, que quer dizer a mesma coisa !
Os propósitos são bem simples quando não tentamos complicá-los com teorias obsoletas[/quote]
OBSOLETA, PORÉM IMBATÍVELPelo que vc. falou, somos um mecanismo programado para responder aos estímulos, que provocam sentimentos... Mas quem nos programou ? Há efeito sem causa ?
Pelo visto, esta discussão pode durar eternamente, haja vista sua visão positivista e a minha filosófica.[/b]