Falei mesmo, continuarei criticando quem não acredita na ciência!
Este é um nítido exemplo de que tiras conclusões precipitadas, assim como supôs que eu era espírita.
Eu acredito em ciência, só não acredito em suas teorias furadas, e... vou explicar o porquê.
Não vou comentar isso, já expliquei sobre conversas de cunho pessoal.
Ah, e você, pelo seu post, desistiu da idéia de que os sentimentos são apenas provocados, mas são estados de espírito e não corporais.
Mantenho minha opinião, você deveria pesquisar sobre os assuntos antes de comentar sobre eles aqui.
Mais uma conclusão inócua, não disse isso.
São estados de espírito, bem como podem ser provocados. Lembras de quando falei de interação ? (acho que não).
Minha intensão não é atacar, não sei porque você continua usando a palavra "inócua".
Não vou explicar denovo sobre estados corporais, você que leia denovo o post e pense bem antes de apertar o botão de resposta do fórum.
Caminho inverso? é simples? por que nós temos essas alterações? Fácil de explicar:
Pelo que explicou abaixo, está muito difícil de explicar.
O poder de entender depende da vontade.
Nós temos inteligência, sabemos raciocinar, sabemos distinguir algo bom de algo ruim, sabemos distinguir um parceiro sexual bom de um ruim, sabemos o que pode nos ferir, isso é uma característica do nosso grande cérebro, capacidade de raciocinar, seja esse raciocínio consciente (do qual temos conhecimento) ou inconsciente (que fazemos automaticamente). Praticamente todos os mamíferos, aves, répteis e peixes tem essa característica, poder de raciocinar, de estabelecer provabilidades, de armazenar certo conhecimento.
Grande conclusão, está querendo me impressionar ? Ah, deve estar me subestimando, como de costume.
Estou apenas injetando informação na conversa, para não criar confusões depois, se você se sente subestimado eu não posso fazer nada.
A humildade por exemplo, é algo desenvolvido. Uma pessoa pode ter vários fatores que mudem esse "sentimento", ela pode ter sido criada
Pode ser criada ?
Aré agora estamos falando que sentimentos são provocados, parece que quem mudou de idéia foi você.
Seria simples se você, ao invés de tentar arrumar argumentos para me criticar, tentasse entender.... Os sentimentos são estados, provocados sim, mas precisam de um gatilho, como você disse... isso é implícito nas demais mensagens desse tópico, mas eu resolvi detalhar e você deturpou essa informação para tentar tirar o nexo do meu texto. O gatilho é a base de informações (experiência) que o indivídio acumulou, que sabe encontrar o momento certo para provocar estados diferentes no corpo. Um bebê recém-nascido não sentiria nojo ao ver uma barata, como muitos humanos adultos o fazem, alguns até ficam com medo, ativando hormônios no organismo, e tudo começa na base de conhecimento da pessoa.
em um âmbito onde humildade não existia, isso acontece muitas vezes, crianças filhos de pais ricos não costumam ser humildes, pois ainda não atingiram maturidade para raciocinar e entender a humildade e também não costumam conviver com ela, muitas pessoas sequer querem ser humildes, porque aprenderam a ser assim, mas humildade é, massantemente, algo que se aprende, isso não tem nenhum fator espiritual, é algo característico do nosso curso de vida.
Está trocando as bolas, não estou falando da humildade que se aprende (faça isso ou aquilo, que estarás sendo humilde), mas sim, do sentimento de humildade, intrínseco ao ser humano. Você nunca se sentiu humilhado ? Nunca viu uma criança, mesmo não sabendo explicar o que é humildade, se sentir humilhada ? Pelos pais, amiguinhos, etc... tanto que chora muitas das vezes (nem sempre). Nem sempre porque sentimento independe de reação para se motrar que tem. (o caso do cachorrinho artificial, lembra-se ?)
Primeiramente, você não especificou sobre qual humildade falava. Uma criança não precisa saber a definição textual de
humildade para se sentir humilhada, basta ela analisar a situação, se ela não tivesse capacidade disso não se sentiria humilhada, como acontece com deficientes mentais, muitos são ofendidos explicitamente e não demonstram nenhum sentimento.
Amor também, é algo que nós desenvolvemos ao longo do tempo, geralmente temos padrões para escolher nossos parceiros sexuais, como altura, cor de pele, cor de cabelo, e isso também é algo que se aprende, pois o pessoal da cidade gosta de mulheres com corpo definido, seios empinados e tudo mais, enquanto os índios gostam das suas índias normais, com seios caídos e sem maquiagem. Também temos um padrão para gostar da personalidade das pessoas, mas não é em todo lugar assim, tem lugares onde os casamentos são combinados e as esposas ficam felizes com qualquer marido que lhe arrangem. Eu quando digo que amo uma mulher, é pra viver pra sempre com ela e SOMENTE ela, nem me passa pela cabeça outra mulher, agora tem gente que não pensa assim, porque tem um conceito diferente de amor, tem países onde se ama duas ou mais mulheres (poligamia).
Pelo jeito, não entende nada sobre amor.
Amor não é relação sexual (libido), nem depende de nada que seja físico.
Amor se pode ter pelo filho, pai, mãe, não só pelo ser de outro sexo para fins de reprodução.
Por isso é um sentimento e não um conceito que se aprende originariamente, vem do espírito, desde quando nascemos, o que acontece é que, quando bebês, não temos um corpo ainda aperfeiçoado para demonstrar o que o espírito tem de mais ou menos desenvolvido.
É óbvio que este sentimento pode se desenvolver com o aprendizado, mas nunca criado por ele.
Quem definiu o que é amor? quem garante que o amor que você sente é melhor do que o meu? E eu especifiquei bem quando disse sobre o amor que sinto por
mulheres, é claro que temos um amor diferente para com familiares. E novamente, o sentimento não é criado pelo aprendizado, a pessoa já nasce com capacidade de produzir muitos dos hormônios, mas ainda não tem conhecimento para saber quando usá-los (mesmo que inconscientemente).
O Medo, não passa de uma defesa do corpo para quando se encontra em perigo, quem determina se estamos em perigo somos nós, conscientemente, mesmo que não possamos impedir esse sentimento. Pessoas com fobia sabem o que é isso.
Concordo que o medo é uma defesa do corpo, porém há medos que temos por coisas insignificantes, que não trariam nenhuma ameaça, mesmo sabendo da insignificância (como por exemplo, de grilo).
Porém, há o sentimento.
É claro que não é tão consciente assim.
Estás se demonstrando péssimo nas analogias...
Eu usei uma definição, não uma analogia, e é consciente SIM, quando você sente medo de um grilo já sabe que tem medo de grilos, geralmente isso acontece por algum trauma, pela aparência do animal, e existe tratamento pra isso. Existem aracnofóbicos que depois do tratamento até adotam aracnídeos como animais de estimação.
Vergonha, esse é meio óbvio, qualquer um sabe quando faz besteira, e a "vergonha de timidez" é outra história, é algo que se aprende na criação (sei do que estou falando porque sou Fóbico Social)
Se és fóbico social, sabes muito bem que não se pode controlar sempre tal sentimento.
Ninguém ensina outros a serem fóbicos sociais, é característica do espírito. Tanto é verdade que, outra pessoa, com qualidades genéticas bem semelhantes, que vivem em ambientes iguais, podem não ter tal fobia.
Pode ter certeza, que o mundo vai lhe ensinar (através da interação matéria/espírito que lhe falei) a se aperfeioar e avançar na senda da evolução.
Sou fóbico social e não posso controlar isso, mas tenho plena consciência do meu problema e sei o que o provocou, e não é característico do meu espírito... como eu disse, os medos geralmente são causados por traumas. E o melhor ajudante do Fóbico Social é o Aropax, e não a evolução espiritual
![Olhar Seco ¬¬](../forum/Smileys/default/dry.gif)
Você disse lá em cima que seria impossível o cérebro gerar um estímulo, mas é perfeitamente plausível, o que você disse é a mesma coisa que dizer: "raciocinar é estapafúrdio". E também não vou ficar mostrando exemplos de todos os sentimentos, analise bem e verá que cada sentimento tem um estímulo que pode ser aprendido ao longo do tempo.
O que está dizendo é que o cérebro manda estímulos para os hormônios e estes se voltam ao mesmo para desencadear os sentimentos ?
Quer dizer, primeiro o cérebro sente, manda o estímulo, para depois sentir de novo ?
Raciocinar não é estapafúrdio, mas este raciocínio inócuo, definitivamente é !
Sabe por quê ?
Porque não entendes a interação espírito/matéria, essencial para o desenvolvimento de ambos.
Sabes realmente o que é algo inócuo?
![Surprised :o](../forum/Smileys/default/icon_surprised.gif)
A palavra não encaixa com sua mensagem....
Você interpretou equivocadamente meu texto, vamos tentar fazer uma historinha:
-Você nasce, seu cérebro começa a captar informações
-Aos 8 anos você tenta começar a andar de bicicleta, você ainda não sabe fazer isso, mas nos primeiros dias você já ganha experiência e fica convicto de que sabe andar.
-Quando vai andar com seus amiguinhos, passa sobre uma pedra, se descontrola e cai. Você estava convicto de que sabia, e algo inesperado aconteceu, criando uma situação constrangedora, porque você disse que sabia andar de bicicleta e agora você caiu. Você fica confuso, não sabe o que está acontecendo, seu cérebro libera hormônios que fazem o coração começar a bombear mais sangue para seus órgãos sensoriais, afim de tentar receber mais informação sobre o ambiente, você fica ruborizado, típico acontecimento que deixa uma criança envergonhada, você não sabe o que está acontecendo, isso nunca aconteceu com você, não sabe qual será a reação dos seus amigos, será que eles vão rir de você? Você sente medo da rejeição, e se eles não quiserem mais andar de bicicleta comigo??
medo e
vergonha explicados sem espírito.
-(Visão de um amigo) Ele caiu, estava tão convicto, ele foi até arrogante ao dizer que sabia, isso é engraçado, é como se o destino compensasse essa arrogância dele (o cérebro achou uma informação perfeitamente compatível, tudo está dando certo, ele começa a liberar hormônios de euforia), estou tão
alegreSomente lembrando que a função dos hormônios não se limita a reações somente no cérebro, geralmente as reações são no corpo.
E o processo não é esse:
Cérebro(sente) => Estímulo => Cérebro(Sente)
é esse:
passo 1: Cérebro(
Processa) => Cérebro(
Analisa) => Cérebro(
Comanda) => Corpo(
Responde)
Como você sente (sentir no sentido de captar através de estimulos sensoriais) as substâncias agindo no corpo, você estabelece padrões, por exemplo, você sabe que o sentimento vergonha acontece quando alguma situação constrangedora acontece, e sabe quais reações essa situação provoca....