Autor Tópico: Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?  (Lida 7145 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Entao? O que pensam?

Seria devido ao que popularmente chamamos burrice (que nao necessariamente e sinal de deficiencia cognitiva), deficiencia cognitiva propriamente falando ou algum problema psiquico nao descrito no DSM-IV ou no CID 10 (ou sintomas nao considerados de problemas ja descritos naquelas fontes)?

Poderia ser como um vício ou necessidade extrema de acreditar em algo, chegando ao ponto de prescindir completamente quanto a realidade ou possibilidade daquilo em que se acredita (cientologia e um otimo exemplo)?

Por "psiquico" entenda-se como algo do metier de um psiquiatra, nao de um psicanalista. Sou extrememente cetico quanto a eficacia da psicanalise (seja Freudiana, Junguiana, Lacaniana, ou similares).
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 13:19:31 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2008, 13:23:36 »
Faltou outra possibilidade: moda!

É simples: Para certas pessoas, seguir alguma crendice pode significar poder participar de um certo grupo, o que pode lhe dar um
certo status. Isso vale (acho) principalmente se a pessoa calcular que não perderá muito por acreditar. Por exemplo: o fato de você
acreditar que os OVNIS são naves de ETs não vai, em princípio, pôr em risco sua vida ou seu patrimônio. Já a crença na capacidade
de voar do telhado de prédios apenas com o poder da mente é... digamos... menos interessante.

Acho que isso vale principalmente para a astrologia. Duvido que a maioria dos que acreditam no poder dos astros tomem grandes
decisões baseadas no horóscopo. A exceção é de idiotas como Ronald Reagan, claro.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
Re: Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2008, 13:26:10 »
Não penso que a burrice cause a credulidade, mas sim que a inteligência ajuda a escapar dela. Mas é necessário uma boa dose de coragem para ir contra "a tribo" e contra tudo que já dava como certo, isto é claro, no caso da religião "nativa". Mas casos extremos, como de pessoas que acreditam em quase tudo que seja sobrenatural, demonstram no mínimo uma tremenda incapacidade lógica, ou uma capacidade ainda maior de enganar a si mesmo...

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2008, 13:29:40 »
Entao? O que pensam?

Por "psiquico" entenda-se como algo do metier de um psiquiatra, nao de um psicanalista. Sou extrememente cetico quanto a eficacia da psicanalise (seja Freudiana, Junguiana, Lacaniana, ou similares).

Sou adepto da  psicanálise, mas aceito muitas críticas. Um dos fatores da credulidade poderia ser a necessidade de ser amado, cerne da formação do SUPEREGO.
    Outro aspecto a ser considerado seria o princípio do prazer, aonde o indivíduo "optaria" pela postura de aceitação de conceitos pois seria mais "prazeirosa" do que a postura "contestatória".
   Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2008, 13:34:46 »
Faltou outra possibilidade: moda!

É simples: Para certas pessoas, seguir alguma crendice pode significar poder participar de um certo grupo, o que pode lhe dar um
certo status. Isso vale (acho) principalmente se a pessoa calcular que não perderá muito por acreditar. Por exemplo: o fato de você
acreditar que os OVNIS são naves de ETs não vai, em princípio, pôr em risco sua vida ou seu patrimônio. Já a crença na capacidade
de voar do telhado de prédios apenas com o poder da mente é... digamos... menos interessante.

Acho que isso vale principalmente para a astrologia. Duvido que a maioria dos que acreditam no poder dos astros tomem grandes
decisões baseadas no horóscopo. A exceção é de idiotas como Ronald Reagan, claro.

Pretigio, status. Acho que estas palavras se aplicam melhor as situacoes que mencionou.

Em alguns casos, ma-fé e mau-caratismo, talvez?
Nao creio. Nao me parece que Ron Hubbard acreditasse nas tolices que escrevia (ele mesmo confessou que o melhor meio de enriquecer era criar um culto).
Duvido muito que os espertalhoes que exploram e vivem as custas da credulidade dos outros acreditem nas besteiras que falam.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2008, 16:02:06 »
Sou adepto da  psicanálise, mas aceito muitas críticas. Um dos fatores da credulidade poderia ser a necessidade de ser amado, cerne da formação do SUPEREGO.
    Outro aspecto a ser considerado seria o princípio do prazer, aonde o indivíduo "optaria" pela postura de aceitação de conceitos pois seria mais "prazeirosa" do que a postura "contestatória".
   Abraços

:ghost: :ghost: :ghost: :ghost: :ghost:

Tsc... Tsc... Tsc... Pobre Dart Vader... Acho que você vai ser execrado aqui... Você devia ver quando disse o que penso sobre C. G. Jung e os quantos "elogios" eu recebi...  :nao3:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2008, 18:34:10 »
Qualé, Mancha, isso não é nada. Experimenta dizer que gosta do Lula, por exemplo :lol:

OK, respondendo ao tópico:

As pessoas têm uma necessidade quase visceral de acreditar em algo; seja uma religião, um partido, uma filosofia qualquer. E isso não tem nada de errado. É humano, simplesmente.

O problema começa quando [1] as pessoas começam a querer forçar a sua visão particular de mundo sobre outras, muitas vezes violentamente e [2] quando as crenças interferem com a vida normal da pessoa e/ou com o seu convívio social.

Por exemplo, eu rio das crenças do povo do Fórum Ascenção, mas não me incomodo com elas. Os caras escolheram aquilo, por mais estapafúrdio que seja. Enquanto não caírem na situação [1] ou na [2], tô tranqüilo.

Muito pior foi a notícia que li hoje, da menina Mórmon de 12 anos se casando com o "Profeta" da seita dela, que já tem dúzias de outras esposas-meninas. Ela nunca conheceu outra coisa e não tem noção de que no mundo aqui fora não precisaria casar se não quisesse. Mas na comunidade dela, o "certo" é obedecer o que o Profeta diz. E aí?
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 18:40:40 por Dbohr »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2008, 18:58:45 »

Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?

Sem querer ser chato ao ponto de perguntar o que seria 'credulidade exacerbada', e como corolário da resposta do Dbhor... credulidade 'exacerbada' é um fruto da sua... humanidade.  :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2008, 20:08:39 »

Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?

Sem querer ser chato ao ponto de perguntar o que seria 'credulidade exacerbada', e como corolário da resposta do Dbhor... credulidade 'exacerbada' é um fruto da sua... humanidade.  :|

Seria como acreditar em Xenu e sua historia, no pastor que ja ressuscitou 11 pessoas e viajou por 250(!) paises (vi isto num panfleto)... em suma, em coisas completamente sem pe nem cabeca, que podem facilmente ser demonstradas como absurdas/impossiveis.

Isto era o que eu tinha em mente quando escrevi 'credulidade exacerbada'.

Acredito que é necessário um nível diferenciado nestes casos. Não é como acreditar no Deus, em reencarnacao ou na existencia da alma.
Estas coisas, supoem nao pode ter sua existencia 100% provada nem 100% negada, ainda subsiste uma duvida (tanto quanto a existirem quanto a nao existirem) e a crenca talvez ficasse mais ou menos justificada como uma aposta na possibilidade de existirem.

Quanto as que citei em primeiro lugar...

Por isso tenho a impressao de que deve haver alguma diferenca em termos de atitude mental de quem acredita que possam existir 250 paises ou quem é teísta, mas nao vai tão longe em sua crenca.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2008, 20:22:33 »
essa do pafleto eu ja vi, é impressionante hauahuah
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2008, 20:36:48 »
Qualé, Mancha, isso não é nada. Experimenta dizer que gosta do Lula, por exemplo :lol:

OK, respondendo ao tópico:

As pessoas têm uma necessidade quase visceral de acreditar em algo; seja uma religião, um partido, uma filosofia qualquer. E isso não tem nada de errado. É humano, simplesmente.

O problema começa quando [1] as pessoas começam a querer forçar a sua visão particular de mundo sobre outras, muitas vezes violentamente e [2] quando as crenças interferem com a vida normal da pessoa e/ou com o seu convívio social.

Por exemplo, eu rio das crenças do povo do Fórum Ascenção, mas não me incomodo com elas. Os caras escolheram aquilo, por mais estapafúrdio que seja. Enquanto não caírem na situação [1] ou na [2], tô tranqüilo.

Muito pior foi a notícia que li hoje, da menina Mórmon de 12 anos se casando com o "Profeta" da seita dela, que já tem dúzias de outras esposas-meninas. Ela nunca conheceu outra coisa e não tem noção de que no mundo aqui fora não precisaria casar se não quisesse. Mas na comunidade dela, o "certo" é obedecer o que o Profeta diz. E aí?

O problema é que frequentemente muitos dos que creem piamente em coisas absurdas se veem na situacao [2].
Por exemplo, seguidores de cientologia que gastam $$$ e se isolam da compania de seus familiares e amigos, pessoas pobres que dao boa parcela do seu dinheiro a pastrores sem escrupulo algum, um professor de uma universidade que diz acreditar em coisas como o 'Forum Ascencao' e tem sua credibilidade posta em cheque pelos seus pares e alunos, a menina mormon que voce citou...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2008, 22:03:28 »
Crença exacerbada é detectada quando uma pessoa insiste em negar fatos razoavelmente explicáveis em favor de ad hocs gritantes. Temos casos aqui.

E eu não acho saudável. Dentro do contexto acima, já tive uma crença exacerbada (em espiritismo), não ultrapassava os limites [1] e [2] descritos acima, mas foi péssimo para a minha vida, meu intelecto, minha saúde, etc... 

O [2] é melhor visto quando saímos da religião e entendemos o que perdemos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2008, 15:32:14 »

Espere aí, Dbohr! Eu não gosto de me envolver em política... Sou Deísta, mas sou limpinho...  :hihi:

Desculpa, Dbohr! Eu vou usar as suas explicações como referência, pois lembram o meu modo de pensar...

Concordo. A nossa mente (ou cérebro) tem necessidades de explicações. Sejam religiosas, filosóficas ou científicas. Talvez seja por isso que a crença de um "Deus" pessoal esteja tão entranhado no inconsciente coletivo humano.

Isto é uma questão social e antropológica. Como somos seres coletivos em essência, criamos tribos para nos proteger de ameaças externas. Sejam humanos ou não. A violência vem do medo que um outro grupo que desconhecemos, não entendemos ou não confiamos esteja impondo uma ameaça ao nosso Status Quo e nosso modo de Vida e Cultura. Como nós somos uma tribo, somos mais seguros. Agora pense da seguinte forma, como eu, "um indivíduo" estranho ao meio, aja de um modo diferente as tradições de uma tribo, o que a tribo pensa ao indivíduo? Um estranho, traidor ou inimigo. Não importa. Este indivíduo será um pária e um exilado.       

Agora Dobhr, pense o seguinte. O que eles pensam a respeito da Ciência? Para você é perfeitamente lógico, mas para estas pessoas a Ciência é uma espécie de ameaça a estabilidade do meio social a qual eles vivem. E a ameaça é representada, simbolicamente, pelo "demônio". O Poder de controlar os indivíduos é uma das "heranças" antropológicas do paleolítico. "O inimigo são os outros." O Senhor das Moscas usa muito este mote, a série LOST também. Diante o "Mal" representado pelo diferente, fica fácil estabecer uma "tribo" com escolhas "estapafúrdias".     

Eu já respondi acima. No conceito de "tribo". Nem todos tem acesso a novas idéias. Nem todos entendem o conceito do "abuso sexual" contra menores. Muito menos o respeito do próprio conceito de liberdade do indivíduo. (Afinal, foi uma conquista recente em termos antropológicos, só uns trezentos anos.)  Na Grécia Antiga, na Roma Imperial, no Império Espanhol, nas Colônias Inglesas, na Alemanha Nazista, homens eram abusados pelos outros. Agora imagine se os Nazistas tivessem a ganho a guerra, talvez nós mesmos daríamos razão diante as experiências de todo o tipo com cobaias humanas. (Por favor, é hipótese! Não é uma afirmação minha!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2008, 15:54:22 »
Eu esperava suscitar justamente esse tipo de debate, ótimo :-)

A "crença" científica é de outra natureza, pois é baseada em evidências e amplo confronto com o que se observa no mundo real. Além disso, as hipóteses científicas estão constantemente sendo testadas e revistas - é o chamado processo de auto-correção.

Mas isso não é o mais importante.

O importante é que nenhum cético vai invadir a casa de um Ascencionista para rasgar os mapas astrais deles, ou jogar fora os seus remédios homeopáticos. Da mesma forma, eles não vão queimar os nossos livros de Física e Matemática. O mesmo para a maioria dos crentes que eu conheço.Assim, o problema todo está naquelas pessoas que querem negar todo e qualquer direito de escolha ao próximo; essencialmente impedindo que o outro possa pensar por si mesmo.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2008, 16:12:20 »
Eu esperava suscitar justamente esse tipo de debate, ótimo :-)

Obrigado.

A "crença" científica é de outra natureza, pois é baseada em evidências e amplo confronto com o que se observa no mundo real. Além disso, as hipóteses científicas estão constantemente sendo testadas e revistas - é o chamado processo de auto-correção.

Não estou referindo a "crença científica". Afinal, nós dois sabemos que isso não existe. Pois a Ciência confia no método científico para comprovar o fenômeno em si e explicá-lo. Não tenho nenhuma crítica ao método científico, pelo contrário, eu louvo-o. Só tenho resalvas aos homens... Você sabe disso...   

O importante é que nenhum cético vai invadir a casa de um Ascencionista para rasgar os mapas astrais deles, ou jogar fora os seus remédios homeopáticos. Da mesma forma, eles não vão queimar os nossos livros de Física e Matemática. O mesmo para a maioria dos crentes que eu conheço.Assim, o problema todo está naquelas pessoas que querem negar todo e qualquer direito de escolha ao próximo; essencialmente impedindo que o outro possa pensar por si mesmo.

Isto depende... O cristianismo, em essência, dizia: "Ama teu próximo como a ti mesmo." e deu no que deu. Mas quando se trata de seres humanos, pode ser o conceito mais "perfeito" e humano do mundo, porém o conceito de "tribo" e Poder é muito mais forte, por mais inteligente que o indivíduo possa parecer.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2008, 16:38:49 »
Olha, existem limites. Eu, por exemplo, liberal que sou, não tenho nada contra vacinação infantil ser obrigatória, o que não deixa de ser uma imposição sobre a vida alheia. Mas há excelentes razões técnicas para que a vacinação seja obrigatória :-)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2008, 17:06:37 »
Olha, existem limites. Eu, por exemplo, liberal que sou, não tenho nada contra vacinação infantil ser obrigatória, o que não deixa de ser uma imposição sobre a vida alheia. Mas há excelentes razões técnicas para que a vacinação seja obrigatória :-)

Não sei se você se lembra, na época do vestibular, um assunto histórico chamado "Revolta da Vacina". Onde o Poder Público impos uma vacinação em massa na população. Só que a população, não por ignorânica, mas por desconfiança, não quis aceitar a vacinação.
Veja este exemplo da ação do Poder público:

"Decidido a sanear e modernizar a cidade, o então presidente da República Rodrigues Alves (1902-1906) deu plenos poderes ao prefeito Pereira Passos e ao médico Dr.Oswaldo Cruz para executarem um grande projeto sanitário. O prefeito pôs em prática uma ampla reforma urbana, que ficou conhecida como bota abaixo, em razão das demolições dos velhos prédios e cortiços, que deram lugar a grandes avenidas, edifícios e jardins. Milhares de pessoas pobres foram desalojadas à força, sendo obrigadas a morar nos morros e na periferia."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina
Fonte: Wikipédia

Depois o mesmo prefeito e o sanitarista Osvaldo Cruz (a qual sou fã) resolveram fazer uma vacinação em massa contra varíola. Dai a revolta. Viraram até um bonde... :o

De boas intenções o Inferno está cheio. Mas dizer que uma desconfiança da população é uma fonte de ignorância, discordo. Mas acho que a população tem os seus receios diante o desconhecido. Cabe respeitar e informar a população e não tripudiar as opiniões dos outros como faziam os positivistas. Com isso, atacando as suas crenças, as pessoas se tornam arredias aos benefícios científicos. 
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 17:13:16 por Mancha Negra »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2008, 18:49:58 »
Há dois problemas aí - um, o que o Pereira Passos fez no "Bota-Abaixo"; nem tanto pela urbanização, mas pelo descaso que houve depois. Erro político (além de humanitário...) cujas conseqüências são sentidas até hoje no Rio de Janeiro. Dois, o que teria acontecido ao Rio de Janeiro se a vacinação não tivesse sido obrigatória. Não se pode dizer que as pessoas da época não tinham razão de desconfiar, mas o fato permanece que HOJE recusar a vacina não é apenas idiota como põe o resto da população em risco.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2008, 18:50:05 »
Entao? O que pensam?

Seria devido ao que popularmente chamamos burrice (que nao necessariamente e sinal de deficiencia cognitiva), deficiencia cognitiva propriamente falando ou algum problema psiquico nao descrito no DSM-IV ou no CID 10 (ou sintomas nao considerados de problemas ja descritos naquelas fontes)?

Poderia ser como um vício ou necessidade extrema de acreditar em algo, chegando ao ponto de prescindir completamente quanto a realidade ou possibilidade daquilo em que se acredita (cientologia e um otimo exemplo)?

Uma alternativa que poderia ser levada em consideração é a de idéias supervalorizadas, que é mais sutil e estaria entre estas suas opções.

Idéias Supervalorizadas
Há situações onde ocorre uma predominância dos afetos sobre a reflexão consciente, com subseqüente alteração do juízo da realidade e com repercussões secundárias no comportamento social do indivíduo. As Idéias Supervalorizadas são conhecidas também como Idéias Prevalentes ou Idéias Superestimadas. É quando o pensamento se centraliza obsessivamente num tópico especialmente definido e carregado de uma enorme carga afetiva.

A imagem literária através da qual se estigmatiza o possuidor das Idéias Supervalorizadas é a do indivíduo fanatizado, cuja convicção acerca de sua Idéia Superestimada desafia toda argumentação em sentido contrário, inclusive a contra-argumentação embasada em elementos lógicos e razoáveis.

Tendo em vista a grande força sentimental propulsora da convicção prevalente, tal pensamento passa a ser dirigido exclusivamente pela emoção, comumente por uma emoção doentia e com total descaso para com a lógica ou para com a razão. A necessidade íntima convocada por este psiquismo problemático pode encontrar algum conforto na adoção de uma crença; seja ela política, religiosa, filosófica ou artística, de tal forma que o indivíduo se encontra cego para todas as evidências que não compactuem com sua idéia prevalente.

Tudo aquilo que possa comprometer ou ameaçar o valor e o significado atribuído à Idéia Supervalorizada é recusado pela consciência e, quanto mais a realidade dos fatos sugerir conclusões contrárias à tais pensamentos, mais claramente perceberemos a sua não-normalidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2008, 23:25:52 »
Crença exacerbada é detectada quando uma pessoa insiste em negar fatos razoavelmente explicáveis em favor de ad hocs gritantes. Temos casos aqui.

E eu não acho saudável. Dentro do contexto acima, já tive uma crença exacerbada (em espiritismo), não ultrapassava os limites [1] e [2] descritos acima, mas foi péssimo para a minha vida, meu intelecto, minha saúde, etc... 

O [2] é melhor visto quando saímos da religião e entendemos o que perdemos

Eu entendo, mas me parece que não há um padrão para definir 'níveis' de crença. Provavelmente quando começar a prejudicar a vida cotidiana, como qualquer outro comportamento que foge do controle, como paranoia, ilusões ou comportamentos esquizóides.

Porém (como esses comporamentos também, quando controlados) são valorizados pelos outros. Por exemplo, podemos valorizar a desconfiança num fornecedor que um síndico tenha, e fugiria do controle se fosse acreditar que todo fornecedor é corrupto.

Da mesma forma acreditar é algo bem visto.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2008, 23:46:16 »
Acho que não peguei o ponto...

Exatamente a distinção de níveis de crença é que quero evitar. A pessoa concebe acreditar em algo sem investigar as premissas e é refratária a argumentações que venham contra esse credo, já é uma crença má...

Não sei também se você comparou a palavra "acreditar" no exemplo do fornecedor com uma acepção distinta da palavra "acreditar" como fé.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2008, 04:20:51 »
Não. Estou comparando a 'atitude de acreditar' como mais um comportamento humano, comparável a, digamos, ser 'um pouco paranóico'.

Resumindo, haveria um grau 'normal' de credulidade, como há um 'grau' normal de paranóia.

Estou tentando estabelecer uma forma de saber se essa crença passou a ser prejudicial a esse indivíduo. Isto é, me parece que não há níveis de crença, mas sim há situações em que fica claro que o comportamento passou a dominar a personalidade do sujeito. Obviamente em psiquiatria deve haver algum termo para denominar mlhor o que eu, leigo, estou tentando estabelecer.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2008, 05:22:08 »
Eu lembrei que tinha lido algo sobre o momento em que os comportamentos são aceitáveis ou deixam de sê-lo, mais ou menos dentro do assunto do tópico, agora encontrei a página e ela explica o que JCatino está querendo dizer:
Aqui está o link: http://gballone.sites.uol.com.br/acad/diagnostico2.html

Resumindo:

Não existe um limite rígido de normalidade, a obsessão pode ser confundida com a dedicação, o fanatismo com a fidelidade, paranóia com idealismo.
Basicamente três critérios são usados para mensurar um comportamento como anormal, são eles: estatístico, valorativo e intuitivo.

- estatístico: nem sempre o comum é o aceitável (cáries são comuns, mas não é algo aceitável), porém, em outros casos, a maioria serve como parâmetro para apontar um problema de comportamento;

- valorativo: aqui o que conta não é a quantidade (a maioria) e sim a qualidade dos sentimentos, a depressão atinge a maioria das pessoas, mas é a sua intensidade que define o momento em que ela passa a ser inaceitável para determinado indivíduo;

- intuitivo: a experiência médica, diversos casos e todo o conhecimento adquirido anteriormente podem ajudar no momento em diagnosticar um comportamento anormal.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2008, 12:06:55 »
Essa é a questão. A crença não é anormal. Ou pelo menos dentro do critério estabelecido pelo link que o Dodo passou que deve ser baseado na relação conflituosa que um indivíduo pode causar a coletividade.

Eu estou preocupado com o ponto acima, evidentemente, mas também do indivíduo com ele mesmo. Como disse, quando eu era um ardente espírita era extremamente normal (perante a sociedade) e extremamente prejudicado (perante meus potências, conclusões, caminhos escolhidos, poder de reação enfraquecido)

Eu gostaria de testar uma afirmação com vocês.... Crença é prejudicial. Pode ser mais ou menos para a sociedade, mas você vai sofrer algum nível de consequência.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Agosto de 2008, 13:49:20 »
Eu gostaria de testar uma afirmação com vocês.... Crença é prejudicial. Pode ser mais ou menos para a sociedade, mas você vai sofrer algum nível de consequência.

A crença não é prejudicial, pelo menos para a maioria das pessoas. Muitas que conheço apenas demonstram que creêm am algo quando fazem alguma afirmação do tipo: graças a Deus, se Deus quiser, como Deus é bom,etc.

Fora isso, nenhuma outra atitude destas pessoas denota algum traço de religiosidade, nem mesmo dentro dos parâmetros que os próprios religiosos definiram como sendo "exclusivos de um cristão": paciência, compreensão, perdão, caridade, fé, etc.

Algumas pesquisas apontaram que cerca de 95% da população brasileira possui alguma espécie de crença. Esta porcentagem de crentes em algum poder sobrenatural (discos voadores são substitutos de anjinhos, então os ascencionados estão na lista) é que nos dá o padrão de normalidade vigente. Como a crença se manifesta em todos os setores da sociedade, não fazendo distinção entre as diversas matizes sócio-econômicas e étnicas, então ela é um comportamento normal dentro da nossa população.

Interessante também é notar que muitos dos que questionam alguma religião, limitam-se a questionar os ritos e propósitos desta e não a sua veracidade. Um católico que migra para o espiritismo, ou o espírita que se torna evangélico, não muda o objeto de sua crença e sim a maneira de como esta se manifesta.

Quando a crença se torna um problema? Quando ela ultrapassa os limites que ela mesmo se impõe.
Obviamente num culto evangélico se você começa a gritar, espernear, falar com uma voz gutural, isto será tomado como alguma forma de manifestação espiritual (demoníaca); o mesmo vale para a incorporação de alguma entidade em algum centro espírita. Mesmo que muitos considerem isso absurdo, dentro dos ambientes em que acontecem são comportamentos permitidos e, muitas vezes, encorajados.  Estes mesmos comportamentos são inadequados, para dizer o mínimo, em outras situações. Um réu não será inocentado se, no momento do julgamento, incorporar alguma entidade e esta confessar um crime.

Por outro lado, já vi pessoas que incorporavam alguma entidade em seus cultos e eram detentores de cargos de confiança nos seus locais de trabalho. Uma coisa não interferia na outra, a não ser subjetivamente e muito raramente, tenho que reconhecer. Neste caso a fé estava dentro dos limites aceitáveis.

Fazendo uma analogia: entre as quatro paredes de um quarto vale tudo (para alguns), o mesmo pode-se dizer do que acontece entre as quatro paredes de um culto.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2008, 13:55:00 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!