Autor Tópico: Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?  (Lida 7147 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?
« Resposta #50 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:13:50 »
Voltando ao tópico. Acho que credulidade não é sintoma de "burrice", mas apenas ignorância seletiva e condicionamento a desconsiderar evidências.

Uma pena que mais gente não se aperceba disso. Ignorância seletiva é mesmo uma praga.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re: Credulidade exacerbada seria fruto de burrice ou sintoma de problema psiquico?
« Resposta #51 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:21:31 »
Voltando ao tópico. Acho que credulidade não é sintoma de "burrice", mas apenas ignorância seletiva e condicionamento a desconsiderar evidências.

Uma pena que mais gente não se aperceba disso. Ignorância seletiva é mesmo uma praga.

mas o que e ignorancia seletiva?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 10:49:32 por Dbohr »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #52 Online: 06 de Agosto de 2008, 20:11:11 »
Fenrir, vou ter que entrar um pouco em pedagogia aqui, já que ligo isso aí com epistemologia direto.

Ignorância seletiva: insistência em absorver conhecimentos apenas relativos a determinadas áreas da realidade, ignorando quaisquer outros conhecimentos.  Usando um vocabulário piagetiano, seria algo como descartar a qualquer coisa que necessite acomodação, somente assimilando o que não precise dela.

Algo como "maçãs caem, mas pêras não", porém, mais sutil.

Imagine um monoteísta tentando te converter dizendo "ei, olhe como o mundo natural é belo", mas sutilmente ignorando toda a dor que um herbívoro sente ao ser trucidado por um carnívoro.

Dá pra tacar o conceito orwelliano de duplipensar, aqui: é capaz do sujeito realizar a assimilação, porém, parcialmente. Conectando-a apenas ao que não requer acomodação. Então, a pessoa reconhece algo como um fato apenas de acordo com a conveniência.
Latebra optima insania est.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #53 Online: 06 de Agosto de 2008, 21:13:22 »
Obrigado, Eremita, pela resposta a duvida.

A crenca em coisas deste tipo:
 :enjoo:

http://www.geocentricity.com/

é que me motivou a fazer a pergunta que da titulo ao topico

Nem Ignorância seletiva, nem duplipensar explica isto.
Sem contar que é um insulto a astronomia e aos astronomos.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Agosto de 2008, 07:19:32 »

Eu recebi como resposta a minha pergunta sobre as evidências científicas que contradizem a bíblia um versículo e uma explicação de seu significado:

Mateus 23:12 – “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Explicação:
Olhe quantas descobertas o homem já fez, uma mais maravilhosa que a outra; mas repare que cada nova descoberta sepulta uma antiga.
As coisas mudam de acordo com a vontade dívina, e servem para humilhar e confundir os sábios e orgulhosos. Se todos os homens aceitassem a palavra, nosso conhecimento seria pleno e imutável.

Eu não discuto mais com as pessoas sobre seus pendores religiosos, pelo menos não com tanta agressividade como antigamente. Isto se deve a uma série de fatores e o mais importante, pelo menos para mim, é o amadurecimento trazido pela idade, se os anos serviram para consolidar meu ateismo, por outro lado fizeram com que eu adquirisse uma boa dose de complacência para com as fraquezas humanas. Parece contraproducente, mas o meu respeito e admiração pela vida - a prova máxima da existência divina, segundo os religiosos - cresceu justamente quando eu deixei minhas crenças para trás.

Somos frágeis, nossa vida pode se extinguir em questão de segundos, e não seria errado afirmar que somos assombrados diariamente pelo fantasma da nossa própria mortalidade. É justo que, diante deste estado de coisas, muitos homens se apeguem a tênue idéia da imortalidade, uma derradeira recompensa pelo sofrimento que lhe foi infligido pela vida. A bem da verdade eu me cansei de enterrar amigos, familiares, colegas. Perdi a conta dos rostos sem expressão que fitei pela última vez, momento este onde eu era invadido por uma enorme tristeza, principalmente por aqueles que desperdiçaram suas vidas tornando-a vazia e sem sentido, uma existência preenchida muitas vezes com toda a sorte de superstições e vícios.

Não raro, nestes momentos, fui repreendido duramente por aqueles que conheciam as minhas convicções, insensíveis ao fato de que eu também poderia estar sofrendo. Não os culpo, assim como eles também posso ser acometido pela revolta diante da tragédia, pela impotência diante do inevitável, por sentimentos tão fortes que são capazes até de me fazer escrever o post mais emo da minha vida.  :?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:46:46 »
Não é emo não dodo...

Eu me vejo em uma situação estranha, parecendo que estou vivendo em um mundo surreal, um big brother. Não dá realmente para acreditar que alguém possa dar uma resposta como a que você postou... Não seria racional... mas existe!!! E acreditam em tudo, até centauros encontramos quem acredite.

E fazem um universo de conclusões sobre uma base tão frágil, e todos pagamos o pato.

Não vejo solução, isso é, sempre acreditei que pessoas com uma visão ilógica poderiam entender argumentos lógicos, mas a discussão com o Famado me fez ver o buraco em que estamos... meio que um balde de água fria.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:06:02 »
Eu me vejo em uma situação estranha, parecendo que estou vivendo em um mundo surreal, um big brother. Não dá realmente para acreditar que alguém possa dar uma resposta como a que você postou... Não seria racional... mas existe!!! E acreditam em tudo, até centauros encontramos quem acredite.

Uma vez me queixei do sentimento de estar vivendo na Idade Média.
Diariamente eu me deparo com exorcismos transmitidos pela TV, horóscopos em jornais de grande circulação, histórias de assombrações, curas milagrosas, comunicação com os mortos, etc. Há também a propaganda de remédios milagrosos (DHEA, cartilagem de tubarão, cogumelo do sol), produtos capazes de deter a queda de cabelo, enfim, uma infinidade de coisas que não passariam ilesas pelo crivo de uma mente racional.

Mesmo no século XXI, somos assombrados pela ressurreição de crenças há muito transformadas em folclore: bruxaria, mortos-vivos, wicca, entre outras superstições de eras passadas. Nosso maior vendedor de livros é um auto-proclamado mago, as novelas apelam para crenças simplórias no afã de conseguir audiência, uma emissora de TV em assombrosa expansão é propriedade do líder e fundador de uma das maiores igrejas evangélicas do nosso país.

É claro que isso é desolador para qualquer um de nós aqui, mas o mundo não sobrevive sem a ciência. Agradecer a providência dívina na cura de uma doença, mesmo depois de ter a vida salva pela ciência usada no tratamento médico, é comum para muitas pessoas, menos comum são pessoas abrirem mão de qualquer tratamento médico, sob a alegação de que Deus o proverá de acordo com sua fé.

Muita gente pode odiar os tempos de hoje e sua ciência materialista, mas duvido que quisessem voltar a viver no século XVII.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #57 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:48:09 »
...
É claro que isso é desolador para qualquer um de nós aqui, mas o mundo não sobrevive sem a ciência. Agradecer a providência dívina na cura de uma doença, mesmo depois de ter a vida salva pela ciência usada no tratamento médico, é comum para muitas pessoas, menos comum são pessoas abrirem mão de qualquer tratamento médico, sob a alegação de que Deus o proverá de acordo com sua fé.

Muita gente pode odiar os tempos de hoje e sua ciência materialista, mas duvido que quisessem voltar a viver no século XVII.

Fosse eu um medico sentiria insultado por qualquer paciente meu atribuir sua melhora/cura a Deus
e nao ao meu trabalho, esforco e competencia.

Deveriamos nos perguntar onde esta o problema... porque e tao mais facil seguir o caminho da ignorancia, da supersticao, do fundamentalismo.

As vezes tenho a impressao de que a maioria nao sabe de fato o que é pensar!
Nao foram ensinados a pensar! somente a fazer as coisas de forma mecanica e por imitacao e a correr de coisas tidas como de raciocinio dificil feito o diabo corre da cruz.
Talvez seja esta uma das causas do problema.

Tambem nao os ensinaram a ser fortes, a nao depender do auxilio ou de privilegios concedidos por entidades divinas, sacerdotes, misticos, amuletos e em lugar disso enfrentar a realidade de frente,
contando apenas com seu trabalho, vontade e conhecimentos para enfrentar as dificuldades da vida.

Nao os ensinaram a pensar que a vida e o universo sao indiferentes a nos, em lugar de nos tratar como tamagochis ou animaizinhos ultra-mimados e cheios de privilegios.
Boa parte da humanidade se comporta como bonecos mimados e extremamente egocentricos.

Nao os ensinaram a reconhecer, analisar e aprender com os proprios erros e em lugar disso seguem
afirmando isto e aquilo como se fossem autoridades em assuntos que desconhecem.

Muitos nao conhecem coisas que ja foram ensinadas ha mais de dois mil anos, antes mesmo de boa
parte dos livros sagrados terem sido escritos: o que é contradicao, logica, o que sao falacias (Aristoteles: Das Refutacoes sofisticas).

Parece mesmo haver varias humanidades convivendo junto: alguns ainda no segundo ou terceiro milenio A.C., alguns na idade media, bem poucos no sec XXI.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #58 Online: 10 de Agosto de 2008, 01:53:47 »
Obrigado, Eremita, pela resposta a duvida.

A crenca em coisas deste tipo:
 :enjoo:

http://www.geocentricity.com/

é que me motivou a fazer a pergunta que da titulo ao topico

Ah, sim. 3ª variável: picaretagem ajuda, e um monte.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!