Autor Tópico: Deus onibenevolente  (Lida 8867 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Deus onibenevolente
« Online: 26 de Junho de 2005, 18:04:39 »
O deus cristão é mesmo onibenevolente? Existe algo na Bíblia sobre isso?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Deus onibenevolente
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2005, 14:53:02 »
Sim, o deus cristão é onibenevolente.

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele[Jesus] disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. (Mateus 19:16 e 17 - Almeida Fiel e Corrigida)
Who cares?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Re.: Deus onibenevolente
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2005, 15:19:48 »
vejamos o que a biblia diz:
em I joão 4:16 diz:
"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele."

isto a respeito do deus do novo testamento.... pois o do antigo é:

Isaías 45:7
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas."

Exodo 9:14
"porque desta vez enviarei todas as a minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra."

era um deus completamente egoísta e que só se preocupava com ele....
Ezequiel 36:22
"Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, o casa de Israel; mas em atenção ao meu santo nome, que tendes profanado entre as nações para onde fostes;"

Na bíblia não existe o conceito:
Onibondade, mas sim os conceitos de Todo-poderoso (Isaías 13:06) e onisciente (Prover. 15:03), apesar de deus ter que baixar à terra para ver o que os homens fazem....
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2005, 15:21:47 »
em tempo
e apesar de ser todo poderos, esse deus da biblia era incapaz de vencer carros de ferro... (Juízes 1:19)
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2005, 16:11:26 »
Os atributos de amor e máxima bondade e só foram dados ao deus bíblico no Novo Testamento. Por isso salientei que o deus cristão é onibenevolente. ;-)
O deus judaico, ou "velho testamentário", não é nem ao menos bondoso, num sentido popular do termo. Ele só "gostava" do povo de Israel e mesmo assim apenas quando seguiam rigorosamente seus mandamentos.
Who cares?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2005, 16:50:20 »
AT - Deus mal
NT - Deus bom?

Mas o Deus do novo testamento, que afirma que é amor, não é onibenevolente, se é que entendi o significado desta palavra, que seria todo bondade.....
veja o que diz o NT:

mateus 18:08 - Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.

mateus 25:46
E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Apocalipse/Revelação 14:10
também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro

verso 19 E o anjo meteu a sua foice à terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus.

15:01
1 Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.

16:01
1 E ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças, da ira de Deus.

II pedro 3:7
mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.

o mundo está guardado para o fogo? isto é coisa de um deus que se acha que é amor?

hebreus 10:27
mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.

dentre muitos outros trechos que fala desse deus castigador e destruídor.....

Eu não vejo deus todo bondade no novo testamento, mas um deus egoista que não aceita concorrencia, a semelhanca do deus jeová, só com menos poder de fazer o mal.....

vejam quem irá para o inferno conforme o deus do novo testamento:
  Mateus 05:22
 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.

verso 29
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Lucas 12:05
5 Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei.

II pedro 2:4
Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;

Apoc 06:08
8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o inferno seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra.
(nota - deus mandou o inferno e morte matar os habitantes da terra por que não deram moral para ele... isto é amor???)

Mateus 25:46
E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

(Nota: Peca-se menos de 100 anos e se vai pro castigo eterno..... que amor é esse???)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2005, 17:12:26 »
Citação de: expastorx
Eu não vejo deus todo bondade no novo testamento, mas um deus egoista que não aceita concorrencia, a semelhanca do deus jeová, só com menos poder de fazer o mal.....

Eu também não. No NT esse deus é alegamente amor e bondade, mas na prática se revela tão terrível quanto o antigo. Agora sua vingança contra os infiéis não se limita ao sofrimento terreno, mas ao sofrimento eterno.
Who cares?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2005, 17:10:36 »

Eu também não. No NT esse deus é alegamente amor e bondade, mas na prática se revela tão terrível quanto o antigo. Agora sua vingança contra os infiéis não se limita ao sofrimento terreno, mas ao sofrimento eterno.

Então ao se transmutar para o novo testemento, o castigo que era imediato passou a ser eterno? Deus então ao invés de melhorar, fez foi ficar mais mau ainda??? :evil:  :evil:  :evil:

DIG

• Visitante
Re: Deus onibenevolente
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2007, 11:19:02 »

Então ao se transmutar para o novo testemento, o castigo que era imediato passou a ser eterno? Deus então ao invés de melhorar, fez foi ficar mais mau ainda??? :evil:  :evil:  :evil:

Pois é :histeria: :evil: !

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:06:30 »
Um Deus que aceite passivamente a existência do inferno não pode ser considerado bom.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:15:00 »
Deus justo, bondozo e amor puro - e se você criticar, ele se vingará!

Offline O Pensador

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2007, 15:58:21 »
Se estabelecemos um juízo absoluto sobre Deus estamos nos baseando num critério absoluto de moral;fazendo o papel de Deus.Acredito que o ser  humano,no fim das contas, recebe o que procura(e nâo estou sendo sarcástico).O rio que recusa a distribuir suas águas "morrerá" pela cessaçâo de influxo do mar sobre ele.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2007, 16:58:11 »
Se estabelecemos um juízo absoluto sobre Deus estamos nos baseando num critério absoluto de moral;fazendo o papel de Deus.Acredito que o ser  humano,no fim das contas, recebe o que procura(e nâo estou sendo sarcástico).O rio que recusa a distribuir suas águas "morrerá" pela cessaçâo de influxo do mar sobre ele.

Porém não há nenhum mistério em ética e moral naturais. Por exemplo, até minha cadela de estimação sabe respeitar certos limites e não sai me mordendo apenas por desconfiar dela. O que dizer então de um suposto deus que deveria ser "todo-sábio"?

Entende? ;-)
Who cares?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2007, 20:15:31 »
É verdade. A moral evoluiu junto com nossa espécie, faz parte da sobrevivência respeitar limites que permitam a vida em sociedade.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2007, 07:53:57 »
AT - Deus mal
NT - Deus bom?

Existe um movimento religioso novo que diz Jeová ser mal e o "Pai de Jesus" ser bom; no caso "outro Deus".
Dizem que Jeová é um deus inferior e mal, mas que Jesus veio para resgatar o povo para o "Pai dele" que é outro Deus; mais forte que Jeová.
A prova disso, segundo certos estudiosos , estão nas palavras de Jesus, tipo:

- Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu porém vos digo: Se alguem lhe bater em uma façe, ofereça a outra.

Como Jesus poderia contrariar o ensino anterior de Jeová? A única explicação seria que o deus do antigo testamento não é o "Pai de Jesus", que seria outro deus.

Um dos livros publicados a esse respeito é: "Jeová Falso Deus?"

Eis o link abaixo com mais detalhes sobre esse novo evangelho e como adquirir o livro.

http://www.verdadesbiblicas.com.br/Deus.htm

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2007, 07:59:55 por Mental »
Nem sempre...

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:59:55 »
Deus pode dizer que tudo de ruim que faz é para alcançar um fim nobre que desconhecemos. O fato de Deus saber o futuro nos priva de julgar suas ações.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2007, 20:29:48 »
A realidade prática nos diz que não.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2007, 21:28:22 »
Um Deus que aceite passivamente a existência do inferno não pode ser considerado bom.

Ainda existe quem insista em tal premissa?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2007, 22:02:04 »

O quê? Vai me dizer que a danação eterna e os sofrimentos inimagináveis do inferno são compatíveis com um Deus bom e piedoso?

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Janeiro de 2007, 22:39:16 »

E há alguém que insista em defender o contrário?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2007, 18:51:37 »

O quê? Vai me dizer que a danação eterna e os sofrimentos inimagináveis do inferno são compatíveis com um Deus bom e piedoso?

Você me lembra o Agnostic que sonha que "ser bom" é parcialmente "não causar nenhum mal", é o que a maioria dos ateus fazem ao relacionar o problema do mal/sofrimento como prova da inexistência de deuses.

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2007, 20:17:55 »
O problema não é ser bom, mas ser absolutamente bom. Isso só tem solução quando os intérpretes da bíblia relativizam esse atributo divino, mas dessa forma vocês não estão solucionando definitivamente o problema, apenas dando um explicação que se adeque a cada caso e careça de razão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Janeiro de 2007, 21:56:27 »
Você me lembra o Agnostic que sonha que "ser bom" é parcialmente "não causar nenhum mal", é o que a maioria dos ateus fazem ao relacionar o problema do mal/sofrimento como prova da inexistência de deuses.

Faço minhas as palavras do Fraive. Se Deus é infinitamente bom como ele pode permitir que haja tormento eterno no inferno? Qual é a justiça em alguém que viveu, digamos, por 70 anos uma vida desregrada ser punido infinitamente por seus pecados? Não é uma pena desproporcional? Você considera isso justiça?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #23 Online: 06 de Janeiro de 2007, 23:07:05 »

Faço minhas as palavras do Fraive. Se Deus é infinitamente bom como ele pode permitir que haja tormento eterno no inferno? Qual é a justiça em alguém que viveu, digamos, por 70 anos uma vida desregrada ser punido infinitamente por seus pecados? Não é uma pena desproporcional? Você considera isso justiça?

Mas, o que te faz pensar que tal pessoa irá com certeza para o inferno?

Acontece que, se Deus é justiça infinita/suprema, toda e qualquer punição ou salvação feita por ele é correta, por isso perguntas como "doentes mentais serão salvos?" não fazem sentido.. Se Deus é justiça máxima e se eles não forem salvos, é porque não devem ser, dado que a máxima justiça é a de Deus, e se forem salvos é porque devem ser, vale para qualquer situação.

Chosen, você fala como se o inferno fosse um local cuja existência é indesejada por Deus em um contexto de rivalidade, por usar "aceitar passivamente", me parece que você pensa que Deus deveria destruir/combater o inferno como um inimigo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2007, 23:22:50 »
Citação de: Rod Infinity
Chosen, você fala como se o inferno fosse um local cuja existência é indesejada por Deus em um contexto de rivalidade, por usar "aceitar passivamente", me parece que você pensa que Deus deveria destruir/combater o inferno como um inimigo.

Eu não poderia pensar outra coisa porque não entra na minha cabeça que Deus possa ser bom e tolerar que alguém passe pelos sofrimentos terríveis do inferno por toda a eternidade. De outra forma vou ter que acreditar que Deus simpatiza com a tortura, a humilhação e a violência sem propósito.

Acontece que, se Deus é justiça infinita/suprema, toda e qualquer punição ou salvação feita por ele é correta, por isso perguntas como "doentes mentais serão salvos?" não fazem sentido… Se Deus é justiça máxima e se eles não forem salvos, é porque não devem ser, dado que a máxima justiça é a de Deus, e se forem salvos é porque devem ser, vale para qualquer situação.

Então os padrões de certo e errado são todos arbitrários? Eles são como são porque o chefe decretou? Então o único critério moral que faz sentido para julgar alguém é a lei de Deus. Esse é o mesmo raciocínio que levou os homens de Osama Bin Laden a se atirarem em aviões nas torres gêmeas do WTC, para eles a vontade de Deus era aquela e portanto era moralmente correto matar todas aquelas pessoas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!