Egoísmo? E eu posso saber o que há de útil ou altruísta em sofrer eternamente? Desejar evitar o sofrimento não é egoísmo, é um princípio básico da condição humana.
O que eu quis dizer, é que se o único motivo que leva tal pessoa se arrepender é seu desejo de evitar o sofrimento, a punição serviu de valor instrumental para se chegar a um meio.
Quando eu discutia com meu pai antigamente, eu sempre discordava dele, até que na hora que eu apanhava, eu refletia, eu via que eu estava certo, mas pedia desculpas mesmo sabendo, mas depois de discordar tanto, ele deduzia, corretamente, que eu só estava dizendo aquilo porque eu queria parar de apanhar, não dava pra confiar em minhas desculpas.
Não é que Deus trabalhe com deduções, é só um exemplo categórico, mas digamos que o arrependimento no inferno é um tanto quanto forçado.
Mas então o arrependimento no inferno, se possível, não vale nada, pois a pessoa não será perdoada?
Não é possível que a pessoa seja perdoada pois não existirá mais a possibilidade dessa pessoa se relacionar com Deus, o inferno é o afastamento definitivo de Deus e de seu reino.
Outra coisa é que, se eu entendi bem o seu ponto de vista (mas me corrija se eu tiver entendido mal) as pessoas que vão para o inferno, por definição, são aquelas que não tem condição de se arrependerem e nunca conseguirão o que é preciso para serem perdoadas. Presumo que as que vão para o céu, simetricamente, são aquelas que também não tem condições de, após serem salvas, fazerem algo que as torne merecedoras do inferno, afinal o pecado não pode entrar no paraíso. Mas o que eu vejo no ser humano é que não há essa dualidade bem definida de pessoas boas e pessoas más. As pessoas têm muitas contradições, elas são boas em alguns momentos e más em outros, carregamos bons sentimentos e maus sentimentos simultaenamente. O que acontece quando alguém morre e vai para o paraíso? Uma "lobotomia espiritual" a livra de todos os seus maus sentimentos? O contrário para quem vai para o inferno? Mas nesse caso para onde vai o livre arbítrio?
"O inferno não é um lugar em que as pessoas estão confinadas porque eram gente boa, mas simplesmente não acreditavam nas coisas certas. Estão confinadas, antes de mais nada, porque desprezam o seu Criador e querem ser o centro do universo. O inferno não está cheio de pessoas que já se arrependeram, mas Deus não é amável o suficiente ou bom o suficiente para deixá-las sair. O inferno está cheio de pessoas que, por toda a eternidade, ainda querem ser o centro do universo e persistem na sua rebeldia desafiadora contra Deus.
O que Deus devia fazer a respeito? Se disser que não se importa, não será mais um Deus a ser adorado. ele seria amoral ou positivamente 'medroso'. Agir de qualquer outra maneira face a uma rebeldia tão ostensiva seria duminuir o próprio Deus."
-D. A. Carson.
Em outros pontos, supondo que Hitler fosse ateu, você diria que é injusto ele ser punido, já que não acreditava em Deus, e logo, que iria ser punido?
"O inferno é o grande cumprimento que Deus presta á realidade da liberdade humana e á dignidade da escolha humana" (Categóricamente dizendo que estará no inferno quem desejar)
-G. K. Chesterton.
Percebe qual é a idéia?..
E essa idéia de que o pecado não pode entrar no paraíso, se você estiver dizendo que não existem pecadores no céu, isso é verdade, nossa natureza no céu será definitivamente distinta, por definição, agora, somos criaturas caídas, mas a ocasião (céu) não possibilitará o pecado, mas não quer dizer que pecadores não podem entrar no céu, todos somos pecadores, mas uniformemente necessitamos do arrependimento.
O único valor moral que posso imaginar para o inferno seria assustar quem ainda não está lá. Algo como as nossas cadeias. Mas não temos cadeias por serem morais, as temos por serem práticas. Eu imaginava que um ser perfeito tivesse uma solução melhor
Eu me referi a uma punição moralmente justa, não aos valores morais circunstânciais.. O inferno é o plano reserva de Deus assim como as cadeias que você citou, é tão absurdo pensar que Deus criou o inferno primordialmente juntamente ao Céu para coexistirem como pensar que quando os Estados Unidos surgiu logo no começo foram criadas cadeias sem que existissem criminosos, ambas foram consequência.