Autor Tópico: Vegetarianos matam para comer  (Lida 6040 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Vegetarianos matam para comer
« Online: 03 de Agosto de 2008, 14:05:04 »
Não entendo a lógica dos vegetarianos sobre não comer carne para não matar... não vou partir para o argumento de que plantas estão vivas, vou me limitar somente a criaturas com sistema nervoso central.

E os insetos que viviam do cogumelo antes dele ser colhido?
Quantos insetos, animais e mamíferos são mortos e envenenados para deixar a plantação "intocável"?
E as larvas de abelhas que são filtradas e jogadas fora dos favos de mel?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Vegetarianos matam para comer
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:19:15 »
Supondo que você se refira especificamente aos vegetarianos por motivos humanitários (pois os demais não tem por que responder essas perguntas):

E os insetos que viviam do cogumelo antes dele ser colhido?

Você está perguntando se queremos evitar dano a eles?

Queremos sim.  Mas disputar alimento com eles não é particularmente danoso (certamente não se compara a comê-los diretamente).

Quantos insetos, animais e mamíferos são mortos e envenenados para deixar a plantação "intocável"?

O mínimo possível, espero.  Você tem razão em que vegetarianismo não é justificativa para matar animais gratuitamente.

E as larvas de abelhas que são filtradas e jogadas fora dos favos de mel?

A mesma coisa.  Muitos vegetarianos, principalmente os vegans, também evitam mel.

Muitos outros não evitam por completo, mas tentam diminuir o consumo, o que já ajuda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:21:37 »
Supondo que você se refira especificamente aos vegetarianos por motivos humanitários
Exatamente.
Mas disputar alimento com eles não é particularmente danoso (certamente não se compara a comê-los diretamente).
Qual a diferença? Não é "com as próprias mãos"? Melhor matar no machado do que em semanas de fome...

Mais algumas:
- Uma plantação não foi um dia uma área habitada por animais?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 14:36:22 por Ilovefoxes »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:30:50 »
Não seria covardia matar um ser vivo que não pode nem se defender nem fugir?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:45:17 »
Não sei até que ponto estariamos 'humanizando' demais para com os animais se falarmos em covardia nesses termos. Outro predador faria o mesmo ou pior.

Me parece uma atitude salutar sobreviver com o mínimo possível, prestando um serviço ecologicamente para outras gerações. Mas tira a mão do meu bife ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:48:34 »
sobreviver com o mínimo possível
Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo. Não existe valor estipulado.
Além do mais, "mínimo" significa anorexia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:51:28 »
Mas disputar alimento com eles não é particularmente danoso (certamente não se compara a comê-los diretamente).
Qual a diferença? Não é "com as próprias mãos"? Melhor matar no machado do que em semanas de fome...

Quanta confusão, Foxes!  Você está passando por cima alegremente de tantos fatores diferentes...

Primeiro, insetos disputam alimento uns com os outros e com outros animais naturalmente.  Não é como se isso só acontecesse quando os seres humanos se intrometem, muito menos como se a existência de concorrência os matasse automaticamente.

Além disso, está esquecendo também que o consumo de animais por seres humanos leva à criação de animais especificamente para matá-los (muitas vezes em condições de confinamento cruel).

E por fim, está desconsiderando as expectativas de vida dos vários animais, bem como as diferenças de sofisticação dos vários sistemas nervosos (e portanto do tipo de sensação que vários animais tem).

Insetos vivem poucos dias, e tem sistemas nervosos praticamente vestigiais comparados aos de vertebrados.

O ideal seria que pudéssemos fazer fotossíntese, mas como não é possível, temos de nos conformar em causar o menor dano que pudermos, ainda mais quando isso pouco afeta nosso conforto.

Mais algumas: - Uma plantação não foi um dia uma área habitada por animais?

Esse argumento é um tanto invertido: a criação de gado é que traz demanda de plantações adicionais.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:52:53 »
Não seria covardia matar um ser vivo que não pode nem se defender nem fugir?

Seria sim, e na minha opinião é.  Pelo menos quando há escolha, o que na prática não é tão comum assim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:57:15 »
Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo. Não existe valor estipulado.

Ninguém está defendendo ficar só pele e ossos por motivos humanitários, Foxes.

Você está certo quando diz que não há um valor estipulado.  Porém, realisticamente, simplesmente não é muito frequente que alguém coma carne porque precisa dela para sobreviver com um mínimo de saúde e conforto.   Pelo contrário, a tendência à obesidade tem sido notável nos centros urbanos, e não é a carne e sim a agricultura que tem tido maior impacto na solução de situações de fome coletiva.

Até porque, simplesmente, animais levam muito mais tempo e consomem muito mais recursos para ser criados e abatidos em comparação com colheitas de vegetais.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:00:28 »
Um animal em condições ambientais vive caçando, matando, morrendo de doenças e sua população sendo controlada pela fome.
Não dá pra entender como os bois podem sofrer em nossas mãos.
O ideal seria que pudéssemos fazer fotossíntese, mas como não é possível, temos de nos conformar em causar o menor dano que pudermos, ainda mais quando isso pouco afeta nosso conforto.
Não dá. É proporcional. Menos danos, menos conforto. Nenhum dano, morte. Não tem medida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:02:15 »

Mínimo não signifca anorexia, significa comer frugalmente...

Vai no Google que deve te explicar o que é 'frugal'.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:03:37 »
Pelo contrário, a tendência à obesidade tem sido notável nos centros urbanos, e não é a carne e sim a agricultura que tem tido maior impacto na solução de situações de fome coletiva.
Pessoas que procriarão até a fome voltar a existir. A natureza usa a fome/doença para controlar a população. A população cresce até passar fome, é assim.
Em outras palavras, se só houvesse carne, a parcela humana que passa fome seria proporcionalmente menor junto com a população em geral, assim evitando sofrimento humano.

Viu como sou bom em complicar?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:09:27 »
Um animal em condições ambientais vive caçando, matando, morrendo de doenças e sua população sendo controlada pela fome.
Não dá pra entender como os bois podem sofrer em nossas mãos.

Sendo confinado, por vezes até mesmo alimentado com farinha de osso bovino, e abatido assim que chega à vida adulta?  E não raro sendo criado especificamente para esse fim?

Não dá. É proporcional. Menos danos, menos conforto. Nenhum dano, morte. Não tem medida.

Perdão?  Você está falando sério?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:11:31 »
Pelo contrário, a tendência à obesidade tem sido notável nos centros urbanos, e não é a carne e sim a agricultura que tem tido maior impacto na solução de situações de fome coletiva.
Pessoas que procriarão até a fome voltar a existir.

Inevitavelmente, não é mesmo?  Afinal, seres humanos não pensam e nem sequer tentam evitar passar fome.

Ou não, como diria Caetano.

(...) Viu como sou bom em complicar?

Sim, eu estou bem ciente de que não devo te levar muito a sério.  E não levo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2008, 16:37:20 »
Não sendo primata, ou potencialmente venenoso ou tóxico pra mim, é passível de virar comida. Não como primatas por nepotismo puro e só.

Eu vou pelo oposto completo; como peixe cru (sashimi, mas só de fontes confiáveis); comeria carne de cachorro e de cavalo, se estivessem à venda por aí. Testículos de boi, fritadinhos, são uma delícia. E, de boa, toda vez que vejo na TV um carnívoro perseguindo uma lebre ou um coelho e conseguindo comer, fico com inveja do carnívoro, já que carne de coelho deve ser uma das coisas mais apetitosas do mundo.

Parto do princípio que, embora não existam direitos naturais, tenho tanta liberdade de comer carne quanto um tigre teria. Se modero a quantidade de carne que como, é por questões de saúde.

Definitivamente, não vejo problema nenhum em uma pessoa ser vegetariana, seja ovolacto-, vegan ou outro. É opção bastante pessoal; só não vejo o povão que se entope de soja como exatamente saudável: soja em excesso não é lá muito salutar pra quem tem fisiologia de omnívoro.
(Quer proteína, coma nozes. Ao menos elas têm gosto próprio e não emprestado do tempero.)
Latebra optima insania est.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2008, 16:42:49 »
Alguém tem opinião sobre entomofagia? Olha, eu até toparia comer insetos, desde que, é claro, tivessem sido criados em condições de higiene e se eles não estivessem inteiros - comer gafanhoto, tudo bem, mas eu prefiro não ter que destrinchar o bicho...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2008, 16:49:40 »
Insetos são saudáveis, tem 80% menos gordura que animais. E ainda assados, pelo menos quem experimenta na televisão diz ser bom, especialmente gafanhotos.
criados em condições de higiene
Na teoria não é melhor criado na natureza? Quer dizer, o que a gente descreve como "higiene" é distorcido... uma casa com baratas não seria higiênico, quando elas na verdade são lixeiras da natureza...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2008, 16:57:35 »
Na teoria não é melhor criado na natureza? Quer dizer, o que a gente descreve como "higiene" é distorcido... uma casa com baratas não seria higiênico, quando elas na verdade são lixeiras da natureza...

É a diferença entre galinha caipira e galinha de granja :lol:  Insetos podem transmitir doenças - sabe-se lá de que esgoto aquela baratinha que passeia serelepe e faceira por sua casa não pode ter saído... Eu prefiro saber que a baratinha que eu estiver comendo cresceu em um aquário à base de leite Ninho :)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:07:04 »
Alguém tem opinião sobre entomofagia? Olha, eu até toparia comer insetos, desde que, é claro, tivessem sido criados em condições de higiene e se eles não estivessem inteiros - comer gafanhoto, tudo bem, mas eu prefiro não ter que destrinchar o bicho...
Ah, comer gafanhoto é ao menos mais saudável que comer caranguejo. E eu não abdico de tirar as perninhas na hora, e ficar tirando a carninha nelas com os dentes.

Sou a favor de entomofagia, pena que nunca achei cupim frito pra comprar por aí (na Austrália é moda).

Insetos são saudáveis, tem 80% menos gordura que animais. E ainda assados, pelo menos quem experimenta na televisão diz ser bom, especialmente gafanhotos.
Acho que você quis dizer "80% menos gordura que mamíferos/tetrápodas/cordados", não?

Tênia também é bastante natural. Porém, acho que essa distorção tem algum motivo.

Galinhas e gado com hormônios, agrotóxicos neurotóxicos... o problema não é a higiene - um produto natural tá longe de ser higiênico - porém o que se aplica a mais que não o estritamente necessário.

Num lugar ideal, não seriam necessários agrotóxicos. Basta não haver insetos ou fungi vadiando pela plantação. Como isso só é aplicável em pequena escala, ok, o natural acaba sendo mais saudável em alguns casos por causa disso.
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:21:35 »
Pessoas que procriarão até a fome voltar a existir.

Inevitavelmente, não é mesmo?  Afinal, seres humanos não pensam e nem sequer tentam evitar passar fome.

Ou não, como diria Caetano.
Quem se reproduz até haver mais gente que comida disponível é irresponsável. Claro que essas pessoas sempre darão um jeito de racionalizar a coisa ou jogar a culpa nos outros.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:31:37 »
Irresponsável talvez, mas é instintivo. É melhor ter 10 filhos, e ter certeza que 1 passará seus genes adiante e 9 que sofrerão, do que 1 sem a certeza de que ele passará os genes adiante. Não dá para lutar contra a natureza humana, muito menos esperar que as massas o façam.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:41:08 »
Na sua terra as pessoas não saem caçando içá para fritar? Ou é um prato só dessa região?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:43:27 »
Na sua terra as pessoas não saem caçando içá para fritar? Ou é um prato só dessa região?

A gente chama de tanajura. Tem gente que come o abdome dela, mas isso não é algo lá muito comum - está longe de ser um prato típico, eu mesmo nunca comi.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:45:47 »
Aliás, há algum tempo eu vi uma reportagem sobre a China e um dos petiscos servidos lá eram escorpiões fritos (eu sei que não são insetos, mas tá valendo). Aquilo, bem crocante, com uma cervejinha gelada deve ser uma maravilha.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:48:14 »
A gente chama de tanajura. Tem gente que come o abdome dela, mas isso não é algo lá muito comum - está longe de ser um prato típico, eu mesmo nunca comi.
Pelo menos no interior de SP é uma tradição. Quando chega a época de acasalamento e elas saem em revoada você vê aquele bando de crianças correndo atrás para capturar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!