Autor Tópico: Vegetarianos matam para comer  (Lida 6041 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Vegetarianos matam para comer
« Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:52:30 »
Irresponsável talvez, mas é instintivo. É melhor ter 10 filhos, e ter certeza que 1 passará seus genes adiante e 9 que sofrerão, do que 1 sem a certeza de que ele passará os genes adiante. Não dá para lutar contra a natureza humana, muito menos esperar que as massas o façam.

Admita, você fala essas coisas só para chocar.  Com certeza não concorda com o que está dizendo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #26 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:30:47 »
Não acho o ideal, mas aceito a realidade.

OBS: Espero que você tenha entendido que o "É melhor" é referente ao que o instinto diz. Acho que você está se referindo falando do resto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:43:24 »
Por que você insiste em falar dos seres humanos como se fossem criaturas sem raciocínio, guiadas apenas por instintos brutos?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2008, 20:43:11 »
Antigamente infidelidade ofendia as pessoas. Hoje continua a ofender... no fundo no fundo o instinto guia as pessoas mais do que gostamos de pensar.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 07:06:44 por Ilovefoxes »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2008, 21:18:03 »
Há muitos vegetarianos que estão mais interessados em dietas saudáveis do que em sentimentos humanitários em relação à comida. Não vejo muito sentido em querer denunciar uma dieta vegetariana como uma coisa piegas. Faz quem quer. Eu mesmo gostaria de limitar consumo de carne a 1 ou 2 dias por semana...

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Agosto de 2008, 21:47:32 »
Eu particularmente penso que uma redução no consumo de carne baratearia a produção de todos os outros produtos com base agrária, inclusive os não comestíveis. Porquê gastar 30x mais recursos para produzir 1 kg de proteínas em carne do que poderíamos gastar em 1 kg de proteínas em cogumelos (por exemplo)? O único argumento possível contra isto é o prazer de comer a carne, mas não sei até que ponto este prazer supera o encarecimento dos outros produtos.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 00:13:22 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2008, 07:07:45 »
Eu particularmente penso que uma redução no consumo de carne baratearia a produção de todos os outros produtos com base agrária, inclusive os não comestíveis. Porquê gastar 30x mais recursos para produzir 1 kg de proteínas em carne do que poderíamos gastar em 1 kg de proteínas em cogumelos (por exemplo)? O único argumento possível contra isto é o prazer de comer a carne, mas não sei até que ponto este prazer supera o encarecimento dos outros produtos.
O que se aplica a carne e vegetais, se aplica a vegetais e soja...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #32 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:41:38 »
Entendo o seu ponto, Galthaar; a relação preço/proteína da carne é maior que as dos vegetais porque você a obtém de um "intermediário" (a rês) e não do "produtor" (vegetal), sendo que a própria rês consumiu parte da proteína. Pirâmide de biomassa; vegetais>herbívoros>carnívoros>carnívoros top.

Usar carne como "tempero para vegetais" é uma idéia interessante, mas ainda assim, defendo o meu direito ao bacon :biglol: justamente pelo prazer de comer a carne.

Se formos falar, entretanto, de um planeta com 10 bilhões de pessoas, como vai ocorrer daqui a pouco, comer carne vai ser coisa de rico e ser vegetariano, a opção default. Acho que, antes de considerar quanta carne deve ir pra cada boca, devemos perguntas quantas bocas queremos alimentar.
Latebra optima insania est.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:19:29 »

Se formos falar, entretanto, de um planeta com 10 bilhões de pessoas, como vai ocorrer daqui a pouco, comer carne vai ser coisa de rico e ser vegetariano, a opção default. Acho que, antes de considerar quanta carne deve ir pra cada boca, devemos perguntas quantas bocas queremos alimentar.

A pergunta pode ser feita... Mas o próprio instinto humano (este "belo" presente evolutivo que encoraja mais o crescimento desenfreado do que a qualidade de vida) se encarregará de destroçar tal idéia. Somente uma tirania calculada pode implantá-la, e como toda tirania - benéfica ou não, em curto ou longo prazo - será combatida pela maioria. A religião católica é o melhor exemplo disto; existe porque promove a idéia de superutilização dos recursos (crescei e multiplicai-vos), favorecendo sempre a massificação miserável em detrimento do indivíduo forte.

O desejo de ter filhos, genético que é, só poderia ser suplantado se os seres humanos que não quisessem ter filhos os tivessem em maior número do que os que desejam ser pais, o que é um absurdo. A saída seria educar a população tornando o desejo de ter filhos um pecado. Os pecados, entretanto, não foram criados com o intuito de não serem cometidos, muito pelo contrário, são ferramentas de aprisionamento mental, justamente por serem comuns ou necessários ao instinto.

Um controle populacional genuíno, que visasse uma redução do crescimento exigiria muita dor, e provavelmente muito sangue...

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:31:02 »

Entendo o seu ponto, Galthaar; a relação preço/proteína da carne é maior que as dos vegetais porque você a obtém de um "intermediário" (a rês) e não do "produtor" (vegetal), sendo que a própria rês consumiu parte da proteína. Pirâmide de biomassa; vegetais>herbívoros>carnívoros>carnívoros top.

Além da pirâmide energética existe o fator espacial, que neste caso é muito mais importante. A carne exige muito mais espaço do que a maioria das outras culturas. Para citar o meu exemplo, em 100 metros quadrados de área de cultura de cogumelos você pode colher muito mais proteínas do que na mesma área utilizada para produzir carne.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 18:35:46 por Galthaar »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Agosto de 2008, 20:30:28 »

Além da pirâmide energética existe o fator espacial, que neste caso é muito mais importante. A carne exige muito mais espaço do que a maioria das outras culturas. Para citar o meu exemplo, em 100 metros quadrados de área de cultura de cogumelos você pode colher muito mais proteínas do que na mesma área utilizada para produzir carne.

Olha, eu também gosto muito de carne, mas tenho que concordar com o Galthaar. Segundo li em uma reportagem de Veja, para um bovino engordar um quilo ele precisa consumir oito quilos de grãos - e esse um quilo inclui pele, osso, cartilagem... se considerarmos apenas carne boa para comer a conta sobe para 14 quilos de cereais por quilo de carne.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Agosto de 2008, 12:26:50 »

Olha, eu também gosto muito de carne, mas tenho que concordar com o Galthaar. Segundo li em uma reportagem de Veja, para um bovino engordar um quilo ele precisa consumir oito quilos de grãos - e esse um quilo inclui pele, osso, cartilagem... se considerarmos apenas carne boa para comer a conta sobe para 14 quilos de cereais por quilo de carne.
O que tem que considerar e se os nutrientes de um quilo de carne, quantos quilo de vegetais sao nescessarios. Fora que os animais comem muitas coisas que nos nao conseguimos.

Mas como exemplo rapido, nao teve aquele lugar na Africa que a criacao e consumo de porcos ajudou muito a dieta local?
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Agosto de 2008, 12:49:19 »
Verdade. Mas em se tratando simplesmente de quantidade, a carne é um alimento que consome alimento. É claro que em um momento de crise nutricional no planeta, seja por causa da superpopulação, de escassez de água, do aquecimento global ou o que quer que seja, pode ser que o bom senso acabe nos forçando, se não a parar de comer, pelo menos comer menos. A carne tem nutrientes fundamentais que não encontramos nos vegetais, mas será que é preciso comer carne todo dia?

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2008, 15:24:17 »
Isso aqui é genial..

http://meavelsfoundation.blogspot.com/

:D

Artigo: Porque eu não sou um vegetariano
http://www.acsh.org/healthissues/newsID.760/healthissue_detail.asp
Pra quem não fala inglês:
http://babelfish.altavista.com/

E eu quero umas camisas destas:

http://www.cafepress.com/unclefrog/1657307
 :histeria:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 15:27:08 por Mr. Hammond »

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Agosto de 2008, 16:49:46 »

Esta do ratinho é um espantalho. Os vegetarianos não necessariamente concordam com a morte dos ratinhos para a proteção de plantações e muitos consomem ou produzem seu próprio alimento sem agrotóxicos ou pesticidas de qualquer gênero. Não vale como argumento, apenas como piada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #40 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:40:38 »
Os vegetarianos não necessariamente concordam com a morte dos ratinhos para a proteção de plantações e muitos consomem ou produzem seu próprio alimento sem agrotóxicos ou pesticidas de qualquer gênero. Não vale como argumento, apenas como piada.
Então eles deixariam as plantações infestadas de ratos? :|

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:42:05 »
Não é por acaso que muitos vegetarianos preferem alimentos "orgânicos" (e qual não é?).

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2008, 19:15:23 »
Eu fiz um tópico disso que bombou na comunidade STR do orkut: http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=51279&tid=5228530136491863589&na=1&nst=1
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #43 Online: 05 de Agosto de 2008, 19:45:56 »
Eu fiz um tópico disso que bombou na comunidade STR do orkut: http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=51279&tid=5228530136491863589&na=1&nst=1
Gostei dessa de "só querem defender os animais fofinhos".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Agosto de 2008, 07:09:06 »

Esta do ratinho é um espantalho. Os vegetarianos não necessariamente concordam com a morte dos ratinhos para a proteção de plantações e muitos consomem ou produzem seu próprio alimento sem agrotóxicos ou pesticidas de qualquer gênero. Não vale como argumento, apenas como piada.

Às vezes, eu tenho a impressão de que a regra só se aplica a bichos fofinhos. Se ele for escroto, pisa em cima!

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Agosto de 2008, 11:05:19 »
Isto é bem típico do ser humano, ele gosta do que se parece mais com ele. Há uma forte tendência genética para isto. Eu pessoalmente gosto de répteis e adoro aracnídeos, mas sei que sou exceção.

« Última modificação: 06 de Agosto de 2008, 12:54:23 por Galthaar »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:48:15 »

Isto é bem típico do ser humano, ele gosta do que se parece mais com ele. Há uma forte tendência genética para isto. Eu pessoalmente gosto de répteis e adoro aracnídeos, mas sei que sou excessão.
Você ia gostar da Anna, do RV. No tempo da STR, o nick dela era Arachne. A tese de doutorado dela em biologia foi sobre aracnídeos.
Passou muitos meses pegando e analisando aranhas de tudo o que é tipo (e escorpiões e outras gracinhas).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Agosto de 2008, 16:52:19 »
e muitos consomem ou produzem seu próprio alimento sem agrotóxicos ou pesticidas de qualquer gênero. Não vale como argumento, apenas como piada.
Queria saber o que esses vegetarianos fazem na iminência de uma nuvem de gafanhotos ou coisa parecida.

« Última modificação: 06 de Agosto de 2008, 16:55:48 por Herf »

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Agosto de 2008, 17:12:40 »

Sei lá, rezam hehe.

Não é impossível criar alimentos sem agrotóxicos, mas as perdas serão muito maiores (corre-se mesmo o risco de perder tudo.). Mas existem sim, vegetarianos que cultivam ou pagam mais caro por eles.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Agosto de 2008, 17:19:52 »
Será que vegetarianos se opõem veementemente ao consumo de Krill?

E de todos os insetos que são consumidos na Ásia....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!