Autor Tópico: Sobre ter ideias e se deslumbrar com elas  (Lida 5341 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Sobre ter ideias e se deslumbrar com elas
« Resposta #25 Online: 27 de Janeiro de 2009, 21:13:47 »
Olha..ler, não tenho o menor saco de ler. Mas parece que o cara meio que tá pirando na batatinha. A impressão é que muita filosofia faz isso com as pessoas. Preferia as explicações científicas de antes...mas vi o site dele. Tá bem maluco, e não entendo mais nada. Retiro o que disse!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:14:06 »
Eu vi que tem um monte de "Depende". :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:17:10 »
Olha..ler, não tenho o menor saco de ler. Mas parece que o cara meio que tá pirando na batatinha. A impressão é que muita filosofia faz isso com as pessoas. Preferia as explicações científicas de antes...mas vi o site dele. Tá bem maluco, e não entendo mais nada. Retiro o que disse!:D

Filosofia? Aquilo não tem nada de filosofia! É só groselha.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #28 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:30:27 »
Eremita...o Marcus Valério é aquele daquele site sobre ceticismo?! O site é ótimo!
É aquele cara que tinha um site de evolução vs. criação.
E que começou a analisar os argumentos dos dois lados, e resolveu o óbvio (que criacionismo é pseudo ciência e balela).

O site dele é http://www.xr.pro.br/ , e tem diversos textos que eu considero excelentes.
Discordo de muita coisa dele, ele propõe muita piração, mas nem por isso deixa de ser um filósofo interessante.

Muitas das coisas que ele "chuta" (como esse texto, que considerei ruim e bastante questionável) são, aparentemente, forçando a pessoa a pensar.

Mas, Raven, não se esqueça de uma coisa... se ele gostasse das coisas diretas e práticas, teria feito Ciência e não Filosofia :P
Latebra optima insania est.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #29 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:30:57 »

2
Por favor, nao chame aquilo de filosofia.
E Filosofia, de fato e com F maiúsculo, não deixa as pessoas piradas. Muito pelo contrário, deixa-as mais lúcidas.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #30 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:33:03 »

2
E Filosofia, de fato e com F maiúsculo, não deixa as pessoas piradas. Muito pelo contrário, deixa-as mais lúcidas.
Como o Jostein Gaarder e sua bebida púrpura... huahauhauhaua

Uili, vou falar com o Snow.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #31 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:46:59 »

2
Como o Jostein Gaarder e sua bebida púrpura... huahauhauhaua

Uili, vou falar com o Snow.

!!!???  Eu li o livro, mas minha memória não é tão boa!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #32 Online: 27 de Janeiro de 2009, 23:28:04 »
Não é O Mundo de Sofia... é O Dia do Curinga ao qual me refiro.
SPOILER
O Curinga, sendo o único que não bebia a tal da bebida púrpura, era o único que conseguia pensar com lucidez. E com isso, filosofava.
Ele ficava lúcido por causa da filosofia (que foi o que o impediu de beber a bebida púrpura); ao mesmo tempo, filosofava por estar lúcido.

/SPOILER

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Janeiro de 2009, 14:02:29 »
Caro Orbe boa tarde.

O pior mesmo é essa assinatura no fim de todos os posts... (especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado -artur)

Se existimos e poderíamos não existir, porque o Universo teve hipóteses de não existir. Então parece-me, que a Natureza é Algo realmente fantástico. Ou o Universo, não podia deixar de existir? Quer seja por conta própria, ou por conta de outrem...? Que lhe parece...?

E parafraseando as palavras que "Hermes disse a Esculápio" - Eis que o Homem, é um Génio admirável: - acontece na Natureza, como se fosse um "deus"...

=============================================================
Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur. 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Janeiro de 2009, 14:36:21 »
Caro Eremita - boa tarde.

(Sei que o texto não é seu, Lusitano... mas é que não consigo achar nenhuma definição pra "omnipotente" que seja trabalhável.)

Eu digo que o Universo é "omnipotente", pelo segunte: Ou o Universo sempre existiu,
ou nunca antes havia existido. Se nunca antes teve existência e não há outro tipo  de ser muito diferente dele, que o "pariu", então o "nada" é omnipotente, o que eu considero absolutamente fantástico. Então, se por conveniência - é necessário excluir o "nada" - então o Universo sendo auto-criado, ou auto-existente, só pode ser omnipotente. Isso para mim é o cúmulo do realismo fantástico.

Segundo Demócrito e outros que o apreciaram... "Nada pode surgir a partir do que não existe,  e extinguir-se no que não existe. Se tivesse sido possível à Natureza não ser, ela nunca teria sido. Ora - a Natureza existe - por isso sempre existiu: Logo sempre existirá".

------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------

Esta frase, deve-se a ter achado muitíssima piada a Descartes.!.

O meu avatar (Lusitano) - deve-se ao facto de eu ser português, e ter tido de criar
um novo Email, como recurso para poder acessar a este Fórum. Porque a minha anterior tentativa foi rejeitada por motivos de avaria técnica do sistema informático. Supostamente, já existe um usuário circulando por este fórum utilizando os meus primeiros dados de identificação de acesso.

Os Lusitanos segundo a história, eram os aborígenes da Península Ibérica, no território actualmente conhecido como Portugal.

==============================================================
Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado -artur.

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 15:02:54 por lusitano »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #35 Online: 28 de Janeiro de 2009, 20:39:25 »
Eremita...o Marcus Valério é aquele daquele site sobre ceticismo?! O site é ótimo!
É aquele cara que tinha um site de evolução vs. criação.
E que começou a analisar os argumentos dos dois lados, e resolveu o óbvio (que criacionismo é pseudo ciência e balela).

O site dele é http://www.xr.pro.br/ , e tem diversos textos que eu considero excelentes.
Discordo de muita coisa dele, ele propõe muita piração, mas nem por isso deixa de ser um filósofo interessante.

Muitas das coisas que ele "chuta" (como esse texto, que considerei ruim e bastante questionável) são, aparentemente, forçando a pessoa a pensar.

Mas, Raven, não se esqueça de uma coisa... se ele gostasse das coisas diretas e práticas, teria feito Ciência e não Filosofia :P

Eu sei, já revi o novo formato do site dele. E achei um lixo! Não sei se eu mudei, ou foi o site!:D Mas como disse, aos que não leram: RETIRO O QUE DISSE!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2009, 02:39:46 »
Lusitano, entre um universo auto-criado e um universo não-criado (ou seja, eterno). Qual a proposição mais simples?

Em off: se é para fazer piada de Descartes, ainda prefiro o velho "caco ergo sum". :biglol:
Em off 2: os portugueses atuais, geneticamente falando, são uma mistura de celtiberos (os "aborígenes") com romanos, mais pendendo para estes.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Janeiro de 2009, 14:17:08 »
Caro Eremita - boa tarde.

Lusitano, entre um universo auto-criado e um universo não-criado (ou seja, eterno). Qual a proposição mais simples?

Qual a proposição mais simples? Parece-me evidente, que são duas maneiras diferentes de afirmar a mesma coisa. Se for necessário escolher qual é a frase que soa melhor ao ouvido, então eu escolho a consequência: O Universo é Eterno.

Em off: se é para fazer piada de Descartes, ainda prefiro o velho "caco ergo sum".

Neste caso, utilizo a palavra  piada, para significar admiração: Aparentemente ele "escapou" ao solpsismo, na minha opinião por "respeito ou prudência" perante  o Santo Ofício. Todavia, só para endossá-lo a um Solipsista Supremo.  :sleepy:

Acho que procedeu muito bem, porque me parece ser muitíssimo difícil ser um solipsista consequente e conseguir viver completamente saudável ao mesmo tempo.

Em off 2: os portugueses atuais, geneticamente falando, são uma mistura de celtiberos (os "aborígenes") com romanos, mais pendendo para estes.

Os portugueses actuais sim - mas os nativos - de há cerca de um milénio, ou mais  atrás, não. Entretanto não me sinto assim tão mal, sendo um mestiço naturalmente português...

=============================================================

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 14:20:18 por lusitano »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 29 de Janeiro de 2009, 14:35:05 »

Me intrometendo: não acho uma boa aplicar a Navalha de Ockham para tentar tirar uma conclusão a respeito da Cosmogonia, pois nesse caso as duas proposições não dão na mesma: há evidências de que o nosso universo teve uma origem no momento que conhecemos como Big Bang.

E os mouros?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Janeiro de 2009, 17:26:32 »

Sou obrigado a discordar!!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Janeiro de 2009, 19:21:58 »

Sou obrigado a discordar da discordação.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2009, 01:37:31 »
Qual a proposição mais simples? Parece-me evidente, que são duas maneiras diferentes de afirmar a mesma coisa. Se for necessário escolher qual é a frase que soa melhor ao ouvido, então eu escolho a consequência: O Universo é Eterno.
Para mim, ambas são diferentes em aspecto temporal - um Universo auto-criado teria um ponto inicial, um Universo eterno não.

Neste caso, utilizo a palavra  piada, para significar admiração: Aparentemente ele "escapou" ao solpsismo, na minha opinião por "respeito ou prudência" perante  o Santo Ofício. Todavia, só para endossá-lo a um Solipsista Supremo.  :sleepy:

Acho que procedeu muito bem, porque me parece ser muitíssimo difícil ser um solipsista consequente e conseguir viver completamente saudável ao mesmo tempo.
Talvez para fugir do Santo Ofício, ou talvez para fugir de si mesmo. Tenho minhas críticas ao solipsismo - nenhum teste pode revelar se ele está correto ou errado.

E agora entendi o que você quis dizer por "piada". No meu caso, eu sinceramente acho a filosofia cartesiana ruim - então, considere o "caco ergo svm" como uma sátira.

Os portugueses actuais sim - mas os nativos - de há cerca de um milénio, ou mais  atrás, não. Entretanto não me sinto assim tão mal, sendo um mestiço naturalmente português...
Pegue duas xícaras dessa mistura chamada "português moderno", adicione meia de napolitano, junte francês cortado em cubos e temperado com creme azedo tchecoslovaco, pitadas de guarani (pequenas, nem se nota o sabor), e você tem receita de Eremita X-D
(Não tem absolutamente NADA a ver com a discussão - mas a palavra "mistura" me evocou culinária hahaha)

Me intrometendo: não acho uma boa aplicar a Navalha de Ockham para tentar tirar uma conclusão a respeito da Cosmogonia, pois nesse caso as duas proposições não dão na mesma: há evidências de que o nosso universo teve uma origem no momento que conhecemos como Big Bang.
A teoria do Big Bang explica que a matéria/energia estava concentrada num ponto, entretanto não explica qual a origem dessa matéria/energia. No caso do Universo ter surgido naquele instante, considero provável a hipótese das flutuações no vácuo terem dado origem a ele.

Entretanto, até aonde temos evidências, matéria/energia é indestrutível. Então, minha hipótese é que o Big Bang não foi o começo do Universo, mas apenas uma etapa dele.

Mas, você tem razão... Ockham aqui não tá ajudando.

E os mouros?
Uili, dá uma olhada nesse mapa:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Almoravid-empire-en.svg
Agora, compare com o político atual da Península Ibérica:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rios_peninsula_Iberica-es.png

Ao que parece, os mouros só poderiam ter alguma influência genética significativa para portugueses do Sul.
(Hora das piadas de alentejano?)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2009, 01:48:23 »
A teoria do Big Bang explica que a matéria/energia estava concentrada num ponto, entretanto não explica qual a origem dessa matéria/energia. No caso do Universo ter surgido naquele instante, considero provável a hipótese das flutuações no vácuo terem dado origem a ele.

Entretanto, até aonde temos evidências, matéria/energia é indestrutível. Então, minha hipótese é que o Big Bang não foi o começo do Universo, mas apenas uma etapa dele.

Mas, você tem razão... Ockham aqui não tá ajudando.

É complicado. Ou o universo começou em algum ponto ou é eterno. Para ser sincero, eu acho que nenhuma das duas hipóteses é razoável e a única coisa que faz sentido na minha cabeça é que o universo não deveria existir :P  Por que, afinal, existe alguma coisa em vez de nada?

E os mouros?
Uili, dá uma olhada nesse mapa:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Almoravid-empire-en.svg
Agora, compare com o político atual da Península Ibérica:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rios_peninsula_Iberica-es.png

Ao que parece, os mouros só poderiam ter alguma influência genética significativa para portugueses do Sul.
(Hora das piadas de alentejano?)

E os portugueses do Sul não são portugueses, ora pois? E com certeza que eles devem ter tido uma grande influência genética sobre eles, afinal, eles permaneceram na Península Ibérica por uns oito séculos! E tem mais: não existe nenhuma barreira geográfica intransponível entre o Sul e o Norte de Portugal, para quem cruzou o Atlântico, cruzar o Tejo não é nada, por isso é natural e esperado que os portugueses do Sul e do Norte tenham trocado genes (um eufemismo para "trepado entre si") constantemente nos últimos séculos, espalhando esse herança moura por todos os portugueses.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #43 Online: 30 de Janeiro de 2009, 11:12:30 »

Idem.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Janeiro de 2009, 12:18:29 »
Caro uiliníli - bom dia.

E os mouros?

Até onde eu sou capaz de compreender, na "sobremesa" mestiça Portugesa à Eremita, os mouros, são responsáveis em 30%.  :)

==========================================================
Especulando - paralogismo comparado - artur.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 12:21:05 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:10:14 »
Caro uiliníli - boa tarde.

É complicado. Ou o universo começou em algum ponto ou é eterno. Para ser sincero, eu acho que nenhuma das duas hipóteses é razoável e a única coisa que faz sentido na minha cabeça é que o universo não deveria existir    

Parece-me evidente, que aqui, é que reside o cerne da questão. Por que, afinal, existe alguma coisa em vez de nada? E como é que você consegue conviver, com a única coisa que faz sentido na sua cabeça, é que o universo não deveria existir...?

Segundo Demócrito e outros que o apreciaram... "Nada pode surgir a partir do que não existe,  e extinguir-se no que não existe. Se tivesse sido possível à Natureza não ser, ela nunca teria sido. Ora - a Natureza existe - por isso sempre existiu: Logo sempre existirá".   :| :?:  :!:  :?:  :)

-------------------------------------------------------------------------------
especulando paralogismo comparado - artur
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 13:38:37 por lusitano »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:12:46 »

Idem.

Eu sou mais louco do que era antes de entrar pra faculdade ¬¬

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:35:09 »
Caro uilini - boa tarde.

E os portugueses do Sul não são portugueses, ora pois? E com certeza que eles devem ter tido uma grande influência genética sobre eles, afinal, eles permaneceram na Península Ibérica por uns oito séculos!

Nada mais lógico e justo... Claro que provavelmente uma terça parte, ou mais, dos árabes que estavam em Portugal, continuaram em Portugal depois da derrota militar dos seus distintos líderes. Só tiveram de se tornar cristãos, porque na terra deles já estavam há muitos séculos.

Ademais podiam ser transformados em óptimos escravos artesãos e agricultores. Aliás, segundo o historiador Herman Saraiva, foi o que de facto aconteceu; porque os nobres portugueses, não iam desperdiçar facilmernte mão de obra baratíssima.

-------------------------------------------------------------------------
especulando paralogismo comparado -artur.

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 13:40:29 por lusitano »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #48 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:39:18 »

Idem.

Eu sou mais louco do que era antes de entrar pra faculdade ¬¬

Pequeno gafanhoto,
Para aqueles que são loucos, os lúcidos é que parecem loucos.

Voce faz Filosofia?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:56:24 »
Caro uilinili - a continuação de uma boa tarde.

Como é que você diferencia groselha de Filosofia?

--------------------------------------------------------------------------
especulando paralogismo comparado -artur.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!