Agora vejam o outro lado da história: um usuário GNU/Linux no Windows. Não vai ser "newbie genuíno" - já usei Windows antes - mas serve pra mostrar que Windows não é tão simplesinho assim. Vou descrever meio fora de ordem cronológica, mas enquanto eu faço muitas das coisas.
Background: como muitos sabem, meu HD antigo foi pro passado-sem-fundo, não dava mais boot. Tô com ele aqui em casa, a única utilidade atualmente é... desmontar pra ver como um HD funciona. Troquei por um de 160GB, e como o computador vai ficar só pra minha mãe, só instalei o Windows XP - é o que ela tá acostumada, e é a única coisa na vida que ela sabe mexer O.o . Como tenho minhas manias, pedi ao técnico pra não instalar o SO, gosto de instalar na mão do meu jeito.1. Instalação.Modo gráfico? Clica aqui, clica ali? Vai sonhando é em CLI¹, igual ao Aptitude no Linux.
A instalação pede para criar uma partição pra instalar o Windows (o HD é novo). Criei uma, com 20GB, pro SO e programas, e deixei o resto sem formatar pra depois fazer uma pra armazenar tranqueiras. Por curiosidade, fui ver se dava pra redimensionar partições pelo instalador - não dá.
Começou a instalar, fui ler meu livro, e depois de uns 15 minutos de instalação (já na GUI² e não mais na CLI), pediu pra colocar um nome de máquina e um grupo de trabalho. Mais uns 10 minutos e abriu outra janela que não lembro do que era.
Tempo total de instalação, 43 minutos. O estimado pelo programa de instalação foi de meia hora.
Pra comparar: tanto pra Debian quanto pra Ubuntu, levava uns 15 minutos; as perguntas eram feitas todas antes da instalação, o que me permitia iniciar a instalação e ir fazer outra coisa, sem ter que ficar "cuidando" do computador pra instalação prosseguir.
1 - CLI: interface de linha de comando. Só usa teclado.
2 - GUI: interface gráfica, do tipo "clica aqui, clica ali", com janelinha e etc.
2. Contas de usuárioDa última vez que tentei implementar isso, minha mãe só ficou confusa, e acabou pedindo pra eu não pôr dessa vez. Com conta de usuário comum, você se sente maneta - não dá pra sequer arrumar a hora do computador!
Sudo? Esqueça. Icso non ecsiste.
Solução: é, dá problema de segurança e etc., mas foda-se que a bomba não vai ficar na minha mão. Vai ficar usando root ("Administrador") direto, mesmo. Minha mãe não usa internet banking.
3. Configuração.Trocar papel de parede? Ok. O resto, só três opções: azul escuro, verde-bolor, prateado.
Coloquei a tela pra 1024, tava em 800. Painel de controle, vídeo, ok, sem stress. Mas as fontes ficaram pequenas, então quis aumentar pra 120%. Pediu o CD do Windows, inseri (ele auto-executou sem sequer perguntar), fechei, voltei pra configuração de vídeo, apertei OK. Configuração só entra em efeito quando reinicia.
Aliás, em off: soluções padrão no Windows? a. reiniciar, b. reinstalar, c. reformatar.
4. Drivers.Se o inferno cristão existisse, ele seria algo parecido com instalar driver no Windows.
O som não tá funcionando, precisa do driver. A manutenção de drivers tá escondida no painel de controle, "sistema", "hardware", "gerenciador de dispositivos". Por lá, descobri que três coisas não tão funcionando (três?) - som, modem onboard (discado), webcam. A detecção automática falhou nos três.
Lá vou eu procurar o CD da placa-mãe, se ainda existe. Ah, ufa, existe. Da última vez que instalei os drivers, lembro da porcaria ter instalado automaticamente dois programas inúteis junto, que ainda por cima iniciavam junto do Windows, então vou tentar ver se consigo instalar
apenas o driver.
E eu preciso desativar
agora essa merda de inicialização automática. Sério.
(Tá no lugar esperado, sem muito stress - exceto o de selecionar uma por uma as opções e colocar em "nenhuma ação" - eu simplesmente
odeio coisas abrindo sem eu pedir.)
Ok, abro o CD, abro a pasta "sound", e... qual é o driver certo? Há sete pastas, cada uma com um número...
Esquece. Vai com programinhas inúteis mesmo, vai. Depois desinstalo.
(Clico na merda do Setup, e ele demora três minutos contados pra aparecer, ê beleza.)
Meu antivírus acabou de detectar "programa potencialmente indesejável", por causa de E:\Install\Reboot.exe , mas vou ignorar porque sei o que é.
Aaaaaarrrgh! A merda do programa de instalação do driver resolveu que o computador deveria ser reiniciado sozinho! Nem perguntar se desejo reiniciar perguntou, o maldito, desgraçado, filho de uma ronca-e-fuça! Se não sou rápido o suficiente pra apertar no "enviar" do Firefox, eu teria que começar esse texto do começo!

Ok, continuando. Apareceu ícone novo na área de trabalho, no menu Iniciar e na bandeja do sistema. É, aquela merdica que instala automática junto com o driver. Vou ver agora se dá pra desinstalar sem ir pro pau junto o driver. O som funfa, ao menos.
...mas parou de funcionar. Merda. Vai na mão, mesmo. Pu-ta-que-pa-riu. Eu
não quero a merda do programa... quero só o driver que vem junto dele!
Ok, descobri qual é, já que o Windows guardou alguma informação sobre o driver que estava aqui. Coloquei o CD do driver, "sound", minha placa de som correspondente; há pastas Win95, WinNT4, 64Bit. Como conheço a história do Windows e sei que o XP é filhote do NT, vou chutar essa. Assim como duvido que saberia que deve ir pra pasta /windows/system32 .
(Detalhe: lembro nitidamente de ter proibido a auto-execução de CD, eis ela de novo.)
5. Programas.Instalar programas-chave: antivírus, um firewall decente (o do Windows não permite nem bloquear acesso de programas), OpenOffice, um corretor pra gama pra tela não ficar absurdamente escura...
Achei uma utilidade pro Internet Explorer: entrar no site da Mozilla, pra baixar o Firefox. Fora isso, esquece.
A cada programa que você instala, "você deseja reiniciar seu computador agora ou depois?".
Aonde achar essas coisas, Google. Eu já sabia quais procurar... ao menos.
Pra evitar que programas iniciem automaticamente... "iniciar" "alguma-coisa"? Nananinanão, "msconfig". Se eu não lembrasse de cabeça...
6. Desempenho e sensação.Índice de lerdeza, quer dizer? Com a mesma máquina, com três partições montadas ao mesmo tempo, o Linux é beeeeeeeem mais rápido. Sem contar que o cursor de ocupado pegou na minha cabeça como sinônimo de "vai travar" - e nem XKill, com direito a botão com bombinha tem!
Quando minimizo todas as janelas (pelo botão apropriado), e restauro apenas uma delas, três ou quatro "decidem" restaurar junto - sabe-se lá por quais cargas d'água.
Sinto falta de áreas de trabalho. Sinto falta de Alt+F2 pra iniciar programas. Sinto falta de customização no visual, de mudar algo além do papel de parede. Sinto falta do Sudo. Sinto falta do Synaptic. Sinto falta de copiar-e-colar com o botão do meio do mouse.
Se fosse pra eu mexer nesse sistema direto (sem chance), eu sentiria falta da linha de comando. Ela pode ser difícil de aprender, mas é prática e rápida... o prompt do Windows serve só pra renomear arquivos em massa.
7. Conclusão.A instalação é pobre e dá poucas opções, e precisa ser assistida mesmo sendo lerda.
Conta de usuário no Windows é uma piada - não é à toa que a segurança é tão fraca.
Há menus em locais obscuros, o menu Iniciar é uma completa zona, e o visual é feio e obrigatório.
Iniciante em computador simplesmente ia se acostumar com o computador sem som - ou chamar o técnico.
Os programas devem ser caçados pela internet, e não lhe obedecem - p.ex., reiniciam o computador sem você escolher.
Faltam muitos recursos que eu uso direto, e que agilizam o que faço.
De boa... já que não posso instalar Linux nesse PC, vou usar por live CD mesmo antes que eu me irrite mais.
Agora eu lembro porque não uso mais Windows.