Enquete

Qual sistema operacional você usa para acessar o Clube Cético?

GNU/Linux
30 (27.3%)
Free, Open e NetBSD
0 (0%)
Mac OS X
3 (2.7%)
Solaris ou Sun OS
1 (0.9%)
Windows 95, 98 ou ME
0 (0%)
Windows XP
53 (48.2%)
Windows Vista
22 (20%)
Outro (especificar no tópico)
1 (0.9%)

Votos Totais: 81

Autor Tópico: (Enquete) Qual sistema você usa?  (Lida 23427 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: (Enquete) Qual sistema você usa?
« Resposta #250 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 21:47:11 »
Obrigado pelas respostas! Optei então pelo Ubuntu mesmo :) Em 30 minutos terei baixado ele. Agora vou "googlear" como fazer o dual-boot com o Vista.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:21:07 »
Realmente preciso deixar 8gb de espaço só pro Ubuntu?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #252 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:38:00 »
A isntalação do Ubuntu gera o dual boot automaticamente via grub.

Googleie para entender como funciona o grub. Sempre é útil ...

Quanto a espaço o Xubuntu pode ser mais econômico ... Já pensou em usar um Live-CD ?
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 01:01:55 »
Então, estou com o Ubuntu instalado aqui! Tive alguns problemas com o dual-boot (o Grub se instalou no HD errado...) mas ja estão quase resolvidos :P

Agora estou baixando o driver da placa de video e logo vou começar a descobrir quais programas usar para substituir os que eu uso no WIndows.

Por enquanto esta sendo divertido :D

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #254 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 01:02:48 »
Então, estou com o Ubuntu instalado aqui! Tive alguns problemas com o dual-boot (o Grub se instalou no HD errado...) mas ja estão quase resolvidos :P

Agora estou baixando o driver da placa de video e logo vou começar a descobrir quais programas usar para substituir os que eu uso no WIndows.

Por enquanto esta sendo divertido :D

Apple rules!!!!!!!!!![/proselitismo]
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 01:04:28 »
Talvez, mas não estou precisando de conhecimentos em MAC OS, portanto, fica pra proxima :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 01:18:45 »
Uma coisa, estou gostando bastante desse tal de Gerenciador de Pacotes Synaptic... estou baixando agora mesmo por ele um tal de "Amarok" para reproduzir minhas MP3. Muito útil.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 03:53:14 »
Depois de uma batalha de mais de 3h, finalmente consegui colocar a resolução do monitor em 1280x1024!!!  :yahoo:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:14:11 »
Na verdade, ele se instalou onde você disse para ele se instalar :-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #259 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:15:39 »
Realmente preciso deixar 8gb de espaço só pro Ubuntu?
5GB já bastariam, mas nunca se sabe o que você vai instalar no futuro, se seus emails vão "inchar" etc.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:18:33 »
Por motivos profissionais instalarei um Linux no meu computador...alguma distribuição recomendada?
No trabalho, uso o Kubuntu porque gosto do KDE, mas em casa uso o BigLinux.
Ele se baseia no Kubuntu, mas vem com todos os programas de que preciso, o que é vantagem porque eu uso conexão discada em casa e assim não preciso baixar quase nada.
Na firma, eu tenho banda larga e posso baixar depois, portanto não é tão importante.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #261 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:19:34 »
Di, o APT em geral é uma mão na roda... é a "engrenagem" que roda por baixo do Synaptic. No nível dele e fora do Linux só conheço o Leopard.

Aliás, você tem uns quatro jeitos de usar o APT:
*Usá-lo na linha de comando (sudo apt-get install programa);
*Usar o Aptitude para escolher os programas (também na linha de comando);
*Synaptic (por GUI);
*Adicionar/remover programas do Ubuntu (que é o mais fácil).

Só tem um problema. A gente fica com mania de instalar uma inutilidade depois da outra. Você vai ver como 8Gb vai ser pouco. De qualquer forma, se você encher os 8Gb, sempre pode retirar os programas inúteis ou redimensionar as partições.

Aliás, qual Ubuntu você instalou? 8.10?

Se o Linux embirra com a sua placa de vídeo, é assim mesmo... bem-vindo ao xorg.conf .
No meu caso, ele embirra com a onboard (uma SiS), e me obrigou no Debian Etch a configurar na mão. Mas não dá problema nenhum com a GeForce (o fabricante teve a decência de lançar driver).

Quanto a GNOME/KDE : opção de gosto. Eu usava o KDE, troquei pra GNOME mas ainda uso alguns programas do KDE que considero superiores (K3B, KGRUBEditor, Kaffeine - e sim, o pessoal do KDE tem a mania retardada de usar K na frente de todos os programas, mas isso tá mudando.)
Latebra optima insania est.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:36:33 »

Bom, na instalação não tive a opção de instala-lo separadamente, apenas perguntou onde eu queria instalar o SO, indiquei uma partição e ele se instalou lá normalmente mas, por algum motivo, o Grub foi parar na minha partição de Dados...

Di, o APT em geral é uma mão na roda... é a "engrenagem" que roda por baixo do Synaptic. No nível dele e fora do Linux só conheço o Leopard.

Aliás, você tem uns quatro jeitos de usar o APT:
*Usá-lo na linha de comando (sudo apt-get install programa);
*Usar o Aptitude para escolher os programas (também na linha de comando);
*Synaptic (por GUI);
*Adicionar/remover programas do Ubuntu (que é o mais fácil).

Só tem um problema. A gente fica com mania de instalar uma inutilidade depois da outra. Você vai ver como 8Gb vai ser pouco. De qualquer forma, se você encher os 8Gb, sempre pode retirar os programas inúteis ou redimensionar as partições.

Aliás, qual Ubuntu você instalou? 8.10?

Se o Linux embirra com a sua placa de vídeo, é assim mesmo... bem-vindo ao xorg.conf .
No meu caso, ele embirra com a onboard (uma SiS), e me obrigou no Debian Etch a configurar na mão. Mas não dá problema nenhum com a GeForce (o fabricante teve a decência de lançar driver).

Quanto a GNOME/KDE : opção de gosto. Eu usava o KDE, troquei pra GNOME mas ainda uso alguns programas do KDE que considero superiores (K3B, KGRUBEditor, Kaffeine - e sim, o pessoal do KDE tem a mania retardada de usar K na frente de todos os programas, mas isso tá mudando.)

Sim, instalei o 8.10, mas tenho lido muitas reclamações sobre ele... mas por enquanto ainda estou levando tudo numa boa. E engraçado, minha placa é uma GeForce e mesmo assim deu problema para conseguir ajeitar a resolução.

Minhas impressões inicias é de que Linux, ou pelo menos o Ubuntu, não é para o usuário médio. Se todos forem parecidos, entende-se perfeitamente porque o Linux não consegue se tornar um SO popular, apesar de ser grátis.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:43:54 »
Bom, na instalação não tive a opção de instala-lo separadamente, apenas perguntou onde eu queria instalar o SO, indiquei uma partição e ele se instalou lá normalmente mas, por algum motivo, o Grub foi parar na minha partição de Dados...
Tinha que dizer para instalar na MBR.
Minhas impressões inicias é de que Linux, ou pelo menos o Ubuntu, não é para o usuário médio. Se todos forem parecidos, entende-se perfeitamente porque o Linux não consegue se tornar um SO popular, apesar de ser grátis.
O principal problema ainda é a falta de drivers para o hardware.
Nem todos os fabricantes escrevem versões para o Linux ou abrem o código para que outros escrevam.
De qualquer modo, o usuário comum que pega um Linux instalado e configurado não costuma ter problemas, a menos que ele seja um chato que não gosta de nada que for diferente do Windows.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:47:46 »
Eu, por exemplo, tenho um som 5.1 aqui, mas ainda nem me animei a TENTAR faze-lo funcionar corretamente no Linux :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 14:29:58 »
 |( Que ótimo, agora o Grub ta funcionando, mas o Vista não boota...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:04:18 »
Ainda estou à procura de uma distro Linux amigável e que reconheça widescreen :(

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #267 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 17:01:53 »
Di, vc deve ter feito alguma das seguintes coisas erradas:
1)Ter perdido a partição do Vista
2)Ter instalado  o grub em um hd errado.
To raise your kids

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #268 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:51:39 »
Ainda estou à procura de uma distro Linux amigável e que reconheça widescreen :(

Teoricamente todas reconhecem.. meu monitor é widescreen =) Se em alguma distro não funcionou, o problema pode estar no driver...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:55:11 »
Di, vc deve ter feito alguma das seguintes coisas erradas:
1)Ter perdido a partição do Vista
2)Ter instalado  o grub em um hd errado.

Pois é, já me falaram isso. O problema é que eu não instalei o GRUB em lugar nenhum, eu simplesmente escolhi a partição onde instalar o SO, e o infeliz do Grub, ao invés de se instalar na mesma partição do SO, se instalou no outro HD |(

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #270 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:59:20 »

Teoricamente todas reconhecem.. meu monitor é widescreen =) Se em alguma distro não funcionou, o problema pode estar no driver...

Ou no programa que tenta reconhecer automaticamente.

Aos linuxers (e eventuais BSDs), que nome vocês deram ao host de vocês? O meu costumava ser marvin, em homenagem ao robô do Guia, mas usei esse por quase dois anos já. Quero mudar, mas tô sem idéias.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:33:12 »

Até funciona, mas não fica widescreen, ele só mostra nas opções resoluções de tela 4x3, aí a imagem fica toda bizarra...

Aos linuxers (e eventuais BSDs), que nome vocês deram ao host de vocês? O meu costumava ser marvin, em homenagem ao robô do Guia, mas usei esse por quase dois anos já. Quero mudar, mas tô sem idéias.

Eu chamava de anachron3000 :lol: É que meu PC era velho, por isso 'anacrônico' :hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:29:08 »
Bom, como estava dando muitos problemas, resolvi formatar o HD dos OS e instalar TUDO do zero. Instalei primeiro o Linux, agora estou indo instalar o Vista.

E depois, mais uma batalha vs o Dual-Boot :P

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #273 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:36:10 »
Preciso instalar  um BSD nessa máquina ...

Ontem vi uma coisa que me fez lembrar o passado : o glorioso  OS2 Warp :D  :lol: !!! Travando, aliás ...
To raise your kids

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #274 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:26:15 »
Não é pro usuário médio por não ser parecido com o Windows? Isso não é. O pensamento que você precisa ter é radicalmente diferente.

Como eu sei que você entende bastante de Windows, sugiro que faça o seguinte: de início, tente da forma que você faria no Windows. Se não der certo, finja que é um completo newbie.

A gente começa a não perceber como faz algumas coisas automaticamente, quando usa uma linha de software por muito tempo... no Windows, eu fico apertando Alt+F2 igual a um retardado.

Driver da placa: "sistema", "administração", "drivers de hardware". O pessoal costuma tacar tudo no shell, mas isso é porque o shell é mais prático (embora menos intuitivo). Se eu tivesse lembrado disso, nem falaria do xorg.conf .

Bom, como estava dando muitos problemas, resolvi formatar o HD dos OS e instalar TUDO do zero. Instalei primeiro o Linux, agora estou indo instalar o Vista.

E depois, mais uma batalha vs o Dual-Boot :P
O ideal é fazer o contrário... primeiro o Vista, depois o GNU/Linux. Motivo: quando você instala o Vista, ele dá cabo da inicialização de qualquer outro SO não-Microsoft, e você precisa reinstalá-la.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!