O Ubuntu mais fácil que o Windows? Nunca serão.
-Mais fácil de instalar programas (Aplicações > Adicionar/Remover, ou clicar em um simples .deb)
E se o programa não estiver no Adicionar/Remover e for um .run, a coisa fica feia. Quaquer programa no Windows é 2x cliques, avança, fim.
No Ubuntu, é muito raro isso acontecer. Já existem instaladores Java (do Netbeans, por exemplo), instaladores via shell que rodam em interface gráfica (do IEs4Linux por exemplo). Eu que sou usuário avançado não tenho nada na minha máquina instalado "na unha".
-Redimensiona partições com assistente passo-a-passo na instalação
Na instalação do Windows, você pode fazer o mesmo.
Você não pode redimensionar partições com dados pré-existentes pelo instalador do Windows.
-Já vem com suite de escritório pré-instalada
Como? Esta se referindo ao pacote office?
OpenOffice
-Instala e configura atualizações tanto do sistema quanto de programas instalados automaticamente
Windows update.
Windows Update não atualiza programas, no Ubuntu
tudo que foi instalado pelo Adicionar/Remover é atualizado... Desde os jogos até servidores.
-Já vem com client de torrent, navegador decente, busca em desktop decente...
Bom, o Windows não vem com torrent, mas se você quiser baixar e instalar um, não precisa dar 127 comandos pelo terminal. A busca do Vista é decente, apesar de eu nunca usar...
-No ubuntu não é necessário digitar comandos no terminal para instalar programas
-Mais bonito, já vem habilitado com efeitos de desktop
Eu achei o Vista Aero muito mais bonito que o Ubuntu 8.10...
Questão de gosto. Nesse caso, visite o
www.gnome-look.org, tem um skin que simula muito bem o Aero do Vista.
Edit, um exemplo:

Também tem clones de Mac:

Sem falar na usabilidade. Não é só aparência.. no Ubuntu você tem atalhos úteis pra trabalhar com desktops e janelas. (Exposé, transparências, ferramentas pra screenshot, zoom...)
-Não precisa de um "CD da placa mãe" pra instalar, configura drivers automaticamente
É, muito bonitinho, né? Claro, até o infeliz reconhecer seu monitor LCD como um monitor CRT, e quando você instala o driver que ele recomenda, sua resolução máxima fique em 1024x768@60... aí você tem que baixar o driver da placa de video, que é um arquivo .run, abrir o console, dar permissão no arquivo, deletar uma infinidade de pastas, para evitar conflitos, parar o ambiente gráfico, dar mais uns 38 comandos, para ai sim, instalar o driver de video. Ah, e as vezes não funciona 
São exceções... No Windows também há infernos de drivers, principalmente em notebooks. A diferença é que as soluções aparecem como novos kernels, e aparece um Ubuntu a cada 6 meses, e um Windows a cada 3 anos.
Se você teve esse problema, é possível que na próxima versão do Ubuntu ele já esteja resolvido.. aconteceu com meu driver de rede wireless e com meus dispositivos de bluetooth.
Algumas surpresas também aparecem, agora à partir do 8.10 ele detecta meu celular Nokia, consigo até enviar mensagens SMS via bluetooth pelo Ubuntu =) Pra isso, no Windows, é um inferno de CDs e mais atualizações do Nokia PC Suite...
-Janelas mais uniformes (Todas as janelas são similares, com convenções de botões, menus e aparência parecidas... até mesmo dos programas instalados)
Não notei isso... 
Existe a Gnome Human Interface Guidelines, e os programas desenvolvidos para o Gnome tem que ser complacentes com esse padrão. Isso significa que se em uma janela você tem "Ok" e "Cancelar", em outra você terá algo similar.. não um "Confirmar" e "Abortar".
Também são raras as festas de customização de programas comuns no windows. O Winamp é totalmente diferente do Shareaza, que é totalmente diferente do Live Messenger... você tem que "reaprender" cada um deles. No Ubuntu, é tudo similar.. a aparência, a organização dos menus (Arquivo, Editar, Exibir...), os atalhos de teclado =) Pode até notar que os menus do Firefox mudam de Windows pra Ubuntu, pra entrar em conformidade com as diretrizes de qualidade de interface.
-Imensa gama de suporte gratuito qualificado por aí (Um monte de nerds xiitas que publicam tutoriais extremamente fáceis pra coisas complexas)
Porque, como disse acima, alguém tem que explicar como instalar um simples driver de vídeo. Se o Windows fosse tão complicado, também teríamos uma infinidade de suporte por ai. Digo, sem medo de errar, que a relação de nº de suporte é diretamente proporcional a dificuldade de uso de cada sistema.
As dificuldades geralmente só existem para usuários acostumados com Windows, e só os mais experientes. Minha irmã de 9 anos que só mexe com Windows não teve dificuldades pra baixar fotos e transferir pro pendrive, por exemplo...
Adoraria ver sua irmã instalando o .run ou editando o xorg.seilaoq ... 
Instalar .run não é o procedimento padrão, é uma exceção.. e o Windows também tem dessas. Um sistema não consegue cobrir todo hardware do universo, e algumas gambiarras são necessárias até que versões mais recentes surjam.