Se este amor for idealizado, não mesmo; mas como a definição do que é amor cabe somente àquele que ama, o que um vê como amor, o outro vê como utilitarismo, e o que é amor para você hoje, não será amanhã. O amor sendo um sentimento, não há como definir uma causa precisa precisa para ele, assim como não há como definir o que causa a alegria, pelo menos, não especificamente.
Entendo sua posição, é por isso que o uso de palavras é uma coisa restritiva, não tem como você colocar exatamente a coisa-em-si na palavra. Existe esse amor mundano que a mãe sente pelo filho, que a esposa sente pelo marido, etc etc. Mas nesse amor estão incluidos todas essas diversas outras emoções e tudo isso está misturado. Então como podemos definir o que é realmente amor e não apego? Ele é MEU filho, eu o AMO porque ele saiu de mim, eu cuidei dele a vida inteira e agora tenho esse enorme apego e chamo isso de AMOR, o homem ama a mulher, mas ele a ama porque passa bons momentos com ela, porque ela transa com ele, porque ela é bonita, porque ela é rica, ele a ama devido a diversas condições, e se essas condições cessam, muitos dizem que o amor acabou.
Mas será que isso é realmente amor? Eu acho que para entender o que é amor é necessario eliminar TODAS as formas se sentimento egóico. Na minha opnião o AMOR não é um sentimento, não é uma emoção, é um estado de ser. Quando você está em estado de AMOR, você ve a BELEZA em todas as coisas, em todos os instantes, não existe o menor conflito, o menor sinal de egoismo, existe somente esse estado, SUBLIME. Mas não adianta querer definir isso, mas como dizem os sábios: "Só é possivel chegar ao que realmente É, negando o que não é."