Já que pediram definições, minha definição:
Cuidado para não confundir paixão com amor. Amar é querer o bem da pessoa, é perceber que você quer ver a pessoa feliz mesmo que você não esteja, e que você não quer que a pessoa tenha que carregar o peso dos seus problemas. É um sentimento completamente altruísta.
Paixão é não conseguir viver sem a pessoa, é não conseguir parar de pensar nela, é sentir uma necessidade de se completar com ela em duas partes de um todo por meio do carinho, do sexo e do comprometimento. É um sentimento bastante egoísta, e que não tem uma explicação racional.
Também há a dependência, que se caracteriza por um sentimento de total confiança na outra pessoa e comprometimento com ela. É um sentimento de troca focado tanto em nós quanto na outra pessoa, por isso é razoavelmente neutro. Pode-se sentir dependência por alguém mesmo que também sinta amor, ódio ou medo.
Sim, até medo. Mulheres que apanham dos maridos e não largam são aquelas que ainda confiam neles por algum motivo, mesmo que não racionalmente.
O sentimento de amor por uma mulher, para mim, envolve uma correlação entre estas três coisas. Sem paixão, sem uma atração inexplicável, há apenas a amizade, e sem amor a paixão torna-se um sentimento destrutivo. E sem dependência não há segurança, fazendo com que o amor se torne desnecessário e a paixão se agrave.
Contudo, sintetizar é muito mais fácil que praticar. Quando sentimos tudo isso por alguém não basta apenas entender o que estamos sentindo. Na verdade, entender isso não adianta nada. É preciso entender os sentimentos da outra pessoa, e muito mais que isso, é preciso entender a pessoa como um todo. E é nisto que algumas pessoas (incluindo eu) fracassam tanto.
Eu acho que o amor existe sim, é um conjunto de emoções que criamos e alimentamos por alguma pessoa, baseada nas interações que temos com essa pessoa.
Sim, é algo que leva um certo tempo para acontecer.
Eu o AMO enquanto ele me satisfaz, enquanto gosto de passear com ele ou de transar com ele digo que o AMO, e no instante seguinte quando olho para alguma outra pessoa na rua surge na mente o desejo por outro, mas eu fujo desse desejo e jogo pra baixo do tapete.
Eu não amo alguém apenas enquanto ela me satisfaz. Se eu amo a pessoa de verdade, mesmo que eu não possa ter satisfação nenhuma eu continuo amando ela, porque sinto amor pelo que ela é, não pelo que ela faz por mim.
E quando olho para outras garotas bonitas eu tenho algum interesse, mas não chega a ser atração, muito menos desejo. Apenas curiosidade momentânea e subseqüente desapontamento.
E ai então quando o outro não satisfaz a minha vontade nós brigamos, quando eu não satisfaço a vontade dele nós brigamos. Quando estou de saco cheio surgem vários pensamentos negativos a respeito daquela pessoa. Mas mesmo assim quando o reencontro digo que o AMO.
Satisfazer as próprias vontades é um erro, deve-se apenas querer fazer o que é certo. E quando amo alguém de verdade eu sei que não preciso ter nenhum pensamento negativo sobre a pessoa, por isso não me importo em satisfazer as vontades dela, porque sei que são o certo a fazer. Não dá pra amar sem confiança.
Isso é só um exemplo, mas na minha opnião, o relacionamento entre duas pessoas não tem NADA A VER com AMOR.
Porque as pessoas costumam se relacionar sem amor. Mas para algumas pessoas (raises hand) um relacionamento sem amor é desnecessário e descartável.
Então como podemos definir o que é realmente amor e não apego? Ele é MEU filho, eu o AMO porque ele saiu de mim, eu cuidei dele a vida inteira e agora tenho esse enorme apego e chamo isso de AMOR
Amor, dependência, e paixão suficiente apenas para sentir vontade de fazer carinho. O amor pela família (mãe, pai, irmãos, etc.), no geral, é mais ligado à dependência.
o homem ama a mulher, mas ele a ama porque passa bons momentos com ela, porque ela transa com ele, porque ela é bonita, porque ela é rica, ele a ama devido a diversas condições, e se essas condições cessam, muitos dizem que o amor acabou.
Isso não é amor, é apenas dependência e um pouco de paixão.
[Dodo poeta]
Só parte em busca de uma definição para o amor aquele que nunca amou; por outro lado, quem ama, também não sabe definir o que é o amor.
[/Dodo poeta]
Olha, este foi o melhor post deste tópico inteiro. Minha sincera admiração.