Autor Tópico: O amor existe?  (Lida 8697 vezes)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
Re: O amor existe?
« Resposta #50 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:28:39 »
Pode ser uma evidência anedótica de que você é coerente...   :hihi:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #51 Online: 11 de Setembro de 2008, 16:26:49 »
Pode ser uma evidência anedótica de que você é coerente...   :hihi:

Adimiro-o por isso! Muito obrigado!  :ok:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #52 Online: 11 de Setembro de 2008, 16:40:26 »
No caso do homossexualismo, não só pela mistura onipresente entre os sexos de expécies (como mamilos em machos no caso dos mamíferos) há também a imperfeição dos instintos e comportamentos. Em um organismo perfeito para o fim procriativo, talvez não existisse homossexualismo. Mas por outro lado, também está presente em variadas espécies, devido a vantagens em manter relações sem fins procriativos em determinados casos.
Bela explicação, mas me parece meio ad hoc.
O primeiro meio para se avaliar o comportamento humano é do ponto de vista evolutivo. Na minha opinião, "amor" se encaixa perfeitamente nesse quesito.
Mas existe um sentimento de amor mesmo entre amigos e não há nada de genético nisso.
Mas o instinto identifica seus parentes por quem está próximo, não é um sistema perfeito. Por exemplo, no caso do incensto, mesmo não havendo semelhança genética entre amigos, o mesmo sentimento de repulsa se aplica.
Como explicar que se necessário, eu morreria por minha moça, me sinto bem só por estar perto dela?

Creio que amor é uma mistura de amizade + sexo + intenção de permanecer por toda a vida.
No momento em que você procria, para seus genes, o mais importante não é a sua sobrevivência, e sim a das crias, ou de ambos os pais.
No caso, você não experimentou o que aconteceria ao cair de um buraco por causa do instinto de sobrevivência. Esse instinto é inibido pelo de procriação.

Acima de tudo, o que chamamos de "se sentir bem ao lado" ou "passar o resto da vida junto" é uma dose eufórica de dopamina liberada em seu organismo como recompensa para a maior certeza da transferência genética, no caso, manter-se unido a um parceiro. Mas apenas corrijindo-o: o sentimento não é de passar "o resto da vida" junto, na verdade o efeito dura em torno de dois ou três anos.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 16:45:17 por Ilovefoxes »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Setembro de 2008, 16:45:06 »

Fox:

Continuo sentindo vontade de passar o resto da vida com minha moça, tenho algum defeito genético :D

Essa questão de jogar "defesa da cria" no meio da história exclui os homossexuais e inférteis da jogada, portanto não é válida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #54 Online: 11 de Setembro de 2008, 16:46:59 »
Não, não exclúi. A evolução é um amontoado de erros e acertos. Você não pode esperar perfeição.
Seria o mesmo que dizer que seios não foram feitos para amamentar, pois mamilos em machos provam não ser algo válido.

Obs: eu estava editando a mensagem anterior, e havia incluído outra parte.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Setembro de 2008, 16:55:49 »

Quer dizer então que a Bíblia está certa, sexo só serve para procriar?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Setembro de 2008, 17:23:56 »
No caso do homossexualismo, não só pela mistura onipresente entre os sexos de expécies (como mamilos em machos no caso dos mamíferos) há também a imperfeição dos instintos e comportamentos. Em um organismo perfeito para o fim procriativo, talvez não existisse homossexualismo. Mas por outro lado, também está presente em variadas espécies, devido a vantagens em manter relações sem fins procriativos em determinados casos.
Bela explicação, mas me parece meio ad hoc.
O primeiro meio para se avaliar o comportamento humano é do ponto de vista evolutivo. Na minha opinião, "amor" se encaixa perfeitamente nesse quesito.
Mas existe um sentimento de amor mesmo entre amigos e não há nada de genético nisso.
Mas o instinto identifica seus parentes por quem está próximo, não é um sistema perfeito. Por exemplo, no caso do incensto, mesmo não havendo semelhança genética entre amigos, o mesmo sentimento de repulsa se aplica.
Como explicar que se necessário, eu morreria por minha moça, me sinto bem só por estar perto dela?

Creio que amor é uma mistura de amizade + sexo + intenção de permanecer por toda a vida.
No momento em que você procria, para seus genes, o mais importante não é a sua sobrevivência, e sim a das crias, ou de ambos os pais.
No caso, você não experimentou o que aconteceria ao cair de um buraco por causa do instinto de sobrevivência. Esse instinto é inibido pelo de procriação.

Acima de tudo, o que chamamos de "se sentir bem ao lado" ou "passar o resto da vida junto" é uma dose eufórica de dopamina liberada em seu organismo como recompensa para a maior certeza da transferência genética, no caso, manter-se unido a um parceiro. Mas apenas corrijindo-o: o sentimento não é de passar "o resto da vida" junto, na verdade o efeito dura em torno de dois ou três anos.

Seguindo o seu raciocínio, como se explica o amor platônico? O amor na 3ª idade? O amor entre crianças? E o amor por animais/bichos de estimação?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #57 Online: 11 de Setembro de 2008, 17:28:28 »

Tem tanta gente quotada aí que não sei exatamente para quem você perguntou :D

Eu me referia ao amor entre seres humanos adultos. Os véinho de vez em quando ainda dão umas "xuxada", quando o corpo lhes permite :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 11 de Setembro de 2008, 17:52:05 »
Por que será que o meu colega ai de cima concorda com o que eu digo??? :hihi:

Não faço idéia.  Deveria?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #59 Online: 11 de Setembro de 2008, 17:55:22 »
Quer dizer então que a Bíblia está certa, sexo só serve para procriar?
Não, também existem algumas vantagens hormonais.
Seguindo o seu raciocínio, como se explica o amor platônico? O amor na 3ª idade? O amor entre crianças? E o amor por animais/bichos de estimação?
No caso de bichos de estimação, não é diferente de crianças adotadas, os instintos não são muito eficientes em identificar procriação/adoção. Nos outros casos, é o mesmo que homossexuais.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Setembro de 2008, 02:27:23 »
Ainda não ouvi, mas os debáates que já ouvi do site são interessantes:

[Institute of Psychiatry, King's College London] Love is a delusion

Download now
file:    27 Love is a delusion
length   48:13 (hh:mm:ss)
size:    44.1 Mb

The speakers for the motion are Dr. Harvey Gordon and Dr. Frank Tallis. Dr. Gordon is a Consultant Forensic Psychiatrist at the Littlemore Mental Health Centre in Oxford. Dr. Frank Tallis is a writer and a Clinical Psychologist. In addition to his numerous academic publications he is the author of several novels including “Killing Time” and the recent bestseller “Lovesick”.

Speaking against the motion are Dr. Glenn Wilson and Ms. Cherry Potter. Dr. Wilson is a Reader in Personality at the Institute of Psychiatry. He is a pioneer in the field of evolutionary theories of sex differences, attraction and love and he is ranked within the 10 most cited British psychologists. Ms. Cherry Potter is a Journalist and Psychotherapist. She was head of screenwriting at the National Film and Television School and is well known for her articles in the Guardian and The Times as well as her latest novel “I Love you but... Seven decades of romantic comedy”.

http://www.iop.kcl.ac.uk/podcast/?id=153&type=item

A discussão é bastante interessante. Segue um pequeno resumo. Segundo o primeiro debatedor a ilusão é a percepção de que se está apaixonado. O amor em sí, que pode assumir muitas formas, estar associado à procriação, à sexualidade  e tem um processo de maturação (excitação, preocupação e concentração). Na contra argumentação, o amor é colocado como uma experiência real que obedece às fases de paixão, comprometimento e intimidade e que pode ser medido através da aplicação de uma curva normal nas respostas de um questionário contendo 35 ítens com 5 respostas possíveis. Do ponto de vista psiquiátrico, a doença do amor (love sickness) revela sintomas que vão desde a perda do apetite até a melancolia e pode ser tratado como possibilidade de doença real (associação da paixão à patologia). Achei a Cherry Potter uma chata e pulei. Na platéia, antes do início do debate 50 pessoas acreditavam que o amor é uma ilusão, 149 que não é e 33 não se manifestaram.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #61 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:26:21 »
Já que pediram definições, minha definição:

Cuidado para não confundir paixão com amor. Amar é querer o bem da pessoa, é perceber que você quer ver a pessoa feliz mesmo que você não esteja, e que você não quer que a pessoa tenha que carregar o peso dos seus problemas. É um sentimento completamente altruísta.

Paixão é não conseguir viver sem a pessoa, é não conseguir parar de pensar nela, é sentir uma necessidade de se completar com ela em duas partes de um todo por meio do carinho, do sexo e do comprometimento. É um sentimento bastante egoísta, e que não tem uma explicação racional.

Também há a dependência, que se caracteriza por um sentimento de total confiança na outra pessoa e comprometimento com ela. É um sentimento de troca focado tanto em nós quanto na outra pessoa, por isso é razoavelmente neutro. Pode-se sentir dependência por alguém mesmo que também sinta amor, ódio ou medo.
Sim, até medo. Mulheres que apanham dos maridos e não largam são aquelas que ainda confiam neles por algum motivo, mesmo que não racionalmente.

O sentimento de amor por uma mulher, para mim, envolve uma correlação entre estas três coisas. Sem paixão, sem uma atração inexplicável, há apenas a amizade, e sem amor a paixão torna-se um sentimento destrutivo. E sem dependência não há segurança, fazendo com que o amor se torne desnecessário e a paixão se agrave.

Contudo, sintetizar é muito mais fácil que praticar. Quando sentimos tudo isso por alguém não basta apenas entender o que estamos sentindo. Na verdade, entender isso não adianta nada. É preciso entender os sentimentos da outra pessoa, e muito mais que isso, é preciso entender a pessoa como um todo. E é nisto que algumas pessoas (incluindo eu) fracassam tanto.

Eu acho que o amor existe sim, é um conjunto de emoções que criamos e alimentamos por alguma pessoa, baseada nas interações que temos com essa pessoa.
Sim, é algo que leva um certo tempo para acontecer.

Eu o AMO enquanto ele me satisfaz, enquanto gosto de passear com ele ou de transar com ele digo que o AMO, e no instante seguinte quando olho para alguma outra pessoa na rua surge na mente o desejo por outro, mas eu fujo desse desejo e jogo pra baixo do tapete.
Eu não amo alguém apenas enquanto ela me satisfaz. Se eu amo a pessoa de verdade, mesmo que eu não possa ter satisfação nenhuma eu continuo amando ela, porque sinto amor pelo que ela é, não pelo que ela faz por mim.

E quando olho para outras garotas bonitas eu tenho algum interesse, mas não chega a ser atração, muito menos desejo. Apenas curiosidade momentânea e subseqüente desapontamento.

E ai então quando o outro não satisfaz a minha vontade nós brigamos, quando eu não satisfaço a vontade dele nós brigamos. Quando estou de saco cheio surgem vários pensamentos negativos a respeito daquela pessoa. Mas mesmo assim quando o reencontro digo que o AMO.
Satisfazer as próprias vontades é um erro, deve-se apenas querer fazer o que é certo. E quando amo alguém de verdade eu sei que não preciso ter nenhum pensamento negativo sobre a pessoa, por isso não me importo em satisfazer as vontades dela, porque sei que são o certo a fazer. Não dá pra amar sem confiança.

Isso é só um exemplo, mas na minha opnião, o relacionamento entre duas pessoas não tem NADA A VER com AMOR.
Porque as pessoas costumam se relacionar sem amor. Mas para algumas pessoas (raises hand) um relacionamento sem amor é desnecessário e descartável.

Então como podemos definir o que é realmente amor e não apego?  Ele é MEU filho, eu o AMO porque ele saiu de mim, eu cuidei dele a vida inteira e agora tenho esse enorme apego e chamo isso de AMOR
Amor, dependência, e paixão suficiente apenas para sentir vontade de fazer carinho. O amor pela família (mãe, pai, irmãos, etc.), no geral, é mais ligado à dependência.

o homem ama a mulher, mas ele a ama porque passa bons momentos com ela, porque ela transa com ele, porque ela é bonita, porque ela é rica, ele a ama devido a diversas condições, e se essas condições cessam, muitos dizem que o amor acabou.
Isso não é amor, é apenas dependência e um pouco de paixão.

[Dodo poeta]
Só parte em busca de uma definição para o amor aquele que nunca amou; por outro lado, quem ama, também não sabe definir o que é o amor.
[/Dodo poeta]
Olha, este foi o melhor post deste tópico inteiro. Minha sincera admiração.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #62 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:54:45 »
[Dodo poeta]
Só parte em busca de uma definição para o amor aquele que nunca amou; por outro lado, quem ama, também não sabe definir o que é o amor.
[/Dodo poeta]
Questão de gosto, mas é religiosidade demais pro meu gosto.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:58:30 »

Pode até ser; mas se causa muito mais efeito em moças esse tipo de comentário sobre o amor que buscar um conceito objetivo :D

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #64 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:06:18 »
Depende do tipo de moça que você busca, se você busca só corpo... já eu prefiro massa cinzenta, então é melhor usar dessa estratégia.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:11:49 »

Não tem nada a ver uma coisa com a outra; moças são naturalmente mais sensíveis.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #66 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:15:04 »
Não, elas são culturalmente educadas a ouvir sobre serem mamães...

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:18:22 »

Ora, já que potencialmente um dia serão.

Eu não sei você, mas adoro o fato de existir uma diferença, além da biológica,  comportamental entre homem e mulher.

Se não existisse, eu ter um parceiro ao invés de parceira praticamente não faria a menor diferença.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #68 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:24:37 »
(Mas existem homens mais afeminados...)

Homens também serão pais. Mas são educados mais para serem machos alfas. O que, mesmo tendo origem nos instintos, continua a se tratar da criação, não da natureza e poderia ser diferente.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:27:12 »

Foxes, não sei cara, mas fico com a impressão que sua idéia ao entrar em um tópico é ganhar o debate, e não se ater à questão principal.

E aí, existe amor ou não? O que ele é?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #70 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:28:27 »
Foxes, não sei cara, mas fico com a impressão que sua idéia ao entrar em um tópico é ganhar o debate, e não se ater à questão principal.
Por um acaso era um assunto sério essa questão de "prefiro moças assim"? Eu heim... :sleepy:
Sim. Um conjunto de recompensas dadas pelo corpo, comportamentos inatos e instintos. (religio-popularmente conhecido pelo termo "emoção")
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 16:30:42 por Ilovefoxes »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:30:24 »

Claro que não, foi só uma opinião pessoal sem qualquer importância, tanto que tem um smile sorridente ali.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:18:46 »
Por um acaso era um assunto sério essa questão de "prefiro moças assim"? Eu heim... :sleepy:
Sim. Um conjunto de recompensas dadas pelo corpo, comportamentos inatos e instintos. (religio-popularmente conhecido pelo termo "emoção")

Até agora estou concordando com você, e estou começando a achar que você veio de Vulcano... :D

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:20:48 »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:23:44 »

:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!