Autor Tópico: O amor existe?  (Lida 8696 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: O amor existe?
« Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:53:47 »

Citação de: Galthaar
É importante também, estender este comportamento ao nível da espécie.

Imaginemos duas tribos de primatas, uma que tenha o comportamento de proteger os outros de sua tribo, e outra que não se importe com eles. Ora, dentro de uma tribo, todos os integrantes compartilham genes. Logo, será selecionada positivamente, junto com o comportamento, a tribo autoprotetora.

Este comportamento foi condicionado nos nossos genes ao longo de muitos anos, e mesmo que a tribo agora seja gigantesca, e impulsionado por uma força moral, explica muito do sentimento que temos de amor ao próximo.

E lembro que, normalmente, todas as pessoas de um país não distam mais do que 10 gerações umas das outras, ou seja, o argumento genético é eficiente mesmo em situações em que não vejamos um possível parentesco.
Amar ou não é um problema genético?

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:59:12 »

É fácil explicar o sentimento de que você daria a vida por sua moça, pois a sua programação genética prevê que você já deve tê-la inseminado. É um comportamento que foi selecionado porque permitia a sobrevivência da cria, e que, em termos genéticos, é mais importante do que a sobrevivência do pai.

Mas é um comportamento que por ser inconsciente, não tem uma capacidade de moldar-se conforme a situação sem uma racionalização por trás, ou seja, mesmo que você não a tenha engravidado, no momento que a vê como sua mulher, sua escolhida para gerar um filho, ele já vem à tona.

Embora alguns vejam tal argumento como ad-hoc, na verdade é simplesmente o estudo das propriedades evolutivas e pode ser demonstrado experimentalmente através do algoritmo evolutivo.
Até percebo o mérito dessa concepção, mas não creio que ela esteja correta.

Se assim fosse, não haveriam pais que abandonam esposa grávida e/ou com filhos pequenos. Ou, se o fizessem, a causa de seu comportamento seria uma má-formação genética, o que igualmente também não é verdadeiro.

Há ainda os pais que abandonam esposa grávida e/ou com filhos pequenos, e ficam o resto da vida com uma mulher solteira, externando amor aos quatro cantos.

Não me parece resolver a questão dizer que é igual o comportamento humano ao de alguns animais.

O relacionamento macho-fêmea entre as espécies, normalmente envolve uma eterna guerra recursista.

Pais que abandonam as esposas grávidas e /ou com filhos, utilizam uma estratégia diferente de reprodução, com a qual a maioria das mulheres não concorda, ou seja, priorizam o número ao invés da qualidade de filhos. As duas estratégias existirão dentro de uma sociedade, sendo manipuladas pela moral vigente, em um equilíbrio dinâmico.

A propriedade que gera esta disputa macho-fêmea, no caso humano, é a de que o homem possui uma capacidade reprodutiva muito maior na relação tempo/filhos. Isto explica também alguns outros comportamentos, como o fato de o homem se importar mais com o poder do que a mulher.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:03:43 »

Citação de: Galthaar
É importante também, estender este comportamento ao nível da espécie.

Imaginemos duas tribos de primatas, uma que tenha o comportamento de proteger os outros de sua tribo, e outra que não se importe com eles. Ora, dentro de uma tribo, todos os integrantes compartilham genes. Logo, será selecionada positivamente, junto com o comportamento, a tribo autoprotetora.

Este comportamento foi condicionado nos nossos genes ao longo de muitos anos, e mesmo que a tribo agora seja gigantesca, e impulsionado por uma força moral, explica muito do sentimento que temos de amor ao próximo.

E lembro que, normalmente, todas as pessoas de um país não distam mais do que 10 gerações umas das outras, ou seja, o argumento genético é eficiente mesmo em situações em que não vejamos um possível parentesco.
Amar ou não é um problema genético?

Na origem; do ponto de vista analítico. Mas para o indíviduo que ama, não. É um problema pessoal.
Sentimentos são gerados geneticamente, mas não são governados somente por genes.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:31:03 »

Não li nenhum dos links postados. Creio que amor existe.

Como explicar que se necessário, eu morreria por minha moça, me sinto bem só por estar perto dela?

Creio que amor é uma mistura de amizade + sexo + intenção de permanecer por toda a vida.

Concordo.
Basta mudar a fórmula que intenção muda.
Amizade + sexo = Piedade.
Amizade + intenção de permanecer por toda a vida = Suplício.
Sexo + intenção de permanecer por toda a vida = Tara.

:hihi:

Existe uma gama de possibilidades que nem imaginamos. O Amor é assunto profundo na Filosofia. O que é o Amor? O que é o Amar? Por que colocamos as pessoas como suas posses? (Ciúme) Por que traímos? (Infidelidade)

Posso dizer que na antropologia o "Amor" é uma forma de sentimento que garante a manutenção de uma estrutura familiar. Pois nós sabemos que um bebê humano precisa de uma família para se desenvolver plenamente, seja social, orgânica e psicologicamente. O Amor é o meio metafísico (Morram de raiva materialistas!  :hihi: ) para garantir a união entre os pares que geram a prole.
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:37:56 »

Citação de: Mancha
O Amor é o meio metafísico (Morram de raiva materialistas!) para garantir a união entre os pares que geram a prole.
Nesse caso Mancha, homossexuais não amam, o que também não é verdadeiro.

Concordo.
Basta mudar a fórmula que intenção muda.
Amizade + sexo = Piedade.
Amizade + intenção de permanecer por toda a vida = Suplício.
Sexo + intenção de permanecer por toda a vida = Tara.
Foi justamente nisso que pensei :D

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:46:18 »
O Amor é o meio metafísico (Morram de raiva materialistas!) para garantir a união entre os pares que geram a prole.
Nesse caso Mancha, homossexuais não amam, o que também não é verdadeiro.
Como é uma idéia metafísica, os homossexuais são a prova do que eu disse.  :wink:

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:49:43 »

Não entendi.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:55:27 »
Eu também não entendi.  Mas por experiência passada, acredito que ele esteja sugerindo ou supondo que o homossexualismo tem causa metafísica em vez de orgânica, hormonal, cognitiva ou comportamental.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #33 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:04:09 »
O conceito que estou apresentando é o seguinte:
O Amor é uma idéia. E não predisposição orgânica.
As pessoas gostam por causa de uma idéia que se tem a respeito das mesmas.
Quando escolhemos uma garota, a primeira coisa que a gente procura é se ela é bonita, por exemplo. Acontece que a garota tem que concordar com aparência do rapaz. (Examinação para determinar como vai ser a prole ou se será prazeiroso a relação.)
Todavia, existem outros candidatos saudáveis para gerar ou ter uma relação saudável. Entretanto, os outros candidatos tem gostos diferentes e preferências. Caso a primeira mulher fique "grávida" daquele que digamos "amou". Quem irá ajudá-la a criar o seu filho? Ou o homossexual que foi abandonado por seu companheiro pode ficar sozinho(a) e suportar a solidão? (Psicologicamente falando, pois nós somos seres sociais e não gostamos de ficarmos isolados.)
Então o Amor foi a solução apresentada para resolver este problema.
Como o "Amor" é conceito e idéia... Logo, o Amor é um conceito metafísico, pois está além da matéria. (Ou você pode estudar, pesar ou medir um sentimento?)  

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #34 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:06:36 »
Eu também não entendi.  Mas por experiência passada, acredito que ele esteja sugerindo ou supondo que o homossexualismo tem causa metafísica em vez de orgânica, hormonal, cognitiva ou comportamental.
Na verdade, Dantas...
Ninguém sabe o que é o homossexualismo ou qual a sua origem. 
Talvez possa ser que seja uma idéia também...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:09:55 »
Ser uma idéia entraria sob causas cognitivas.

De qualquer forma, acho exagero taxar o homossexulismo de mistério.  Até porque as causas não são importantes.  Homossexualismo é uma realidade e tem de ser tratada construtivamente como tal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:12:54 »

Mancha,

A conclusão que você levantou é que amor tem uma finalidade específica, que é "garantir a união entre os pares que geram a prole."

Idéia ou não, metafísica ou não, essa conclusão não ficou justificada e é falsa, a não ser que se diga que homossexuais não amam.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:14:39 »
[Dodo poeta]
Só parte em busca de uma definição para o amor aquele que nunca amou; por outro lado, quem ama, também não sabe definir o que é o amor.
[/Dodo poeta]

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:16:32 »

Rááááááááááááááááááááááááoooou e a mulherada se derrete! :D

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #39 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:18:46 »
Ser uma idéia entraria sob causas cognitivas.

De qualquer forma, acho exagero taxar o homossexulismo de mistério.  Até porque as causas não são importantes.  Homossexualismo é uma realidade e tem de ser tratada construtivamente como tal.

Digo que eu não tenho certeza.
Tanto que disse: "Talvez seja uma idéia."
Eu não estou "rotulando" nada. Por isso, não posso afirmar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:19:56 »
Se não tem certeza, o que quis dizer quando afirmou que os homossexuais são uma prova de que homossexualismo é metafísico?

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #41 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:20:55 »

Mancha,

A conclusão que você levantou é que amor tem uma finalidade específica, que é "garantir a união entre os pares que geram a prole."

Idéia ou não, metafísica ou não, essa conclusão não ficou justificada e é falsa, a não ser que se diga que homossexuais não amam.

Então, você se entenda com os antropólogos...
Foram eles que apresentaram isso.  :hihi:
Eu não inventei nada e só disse o que li.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:22:55 »
Se não tem certeza, o que quis dizer quando afirmou que os homossexuais são uma prova de que homossexualismo é metafísico?

Dantas...
A "prova" que disse era em relação do "Amor" e não dos homossexuais.
Olha a fálacia do espantalho... :hihi:

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:24:43 »

O problema com o sentimento de amor é que não há uma divisão muito clara entre os inúmeros tipos, são conhecidos vários casos de filhos que se apaixonam pelas mães, irmãos, homossexuais, etc... O amor é um conjunto de sentimentos emocionais e morais, misturados a sensações orgânicas que incluem cheiro e prazer estético (que é mais um fator múltiplo e influenciado pela sociedade), além de estar ligado ao próprio momento do sujeito que ama.

É muito comum na genética, um instrumento que foi gerado por um tipo de seleção, ser útil em outros tipos ao mesmo tempo, e o ser humano mistura toda esta miríade de sentimentos e ainda constrói sobre eles, tornando impossível determinar algo geral...

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:26:55 »

O problema com o sentimento de amor é que não há uma divisão muito clara entre os inúmeros tipos, são conhecidos vários casos de filhos que se apaixonam pelas mães, irmãos, homossexuais, etc... O amor é um conjunto de sentimentos emocionais e morais, misturados a sensações orgânicas que incluem cheiro e prazer estético (que é mais um fator múltiplo e influenciado pela sociedade), além de estar ligado ao próprio momento do sujeito que ama.

É muito comum na genética, um instrumento que foi gerado por um tipo de seleção, ser útil em outros tipos ao mesmo tempo, e o ser humano mistura toda esta miríade de sentimentos e ainda constrói sobre eles, tornando impossível determinar algo geral...

Disse tudo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:33:47 »

Dantas...

Do que você está falando?  Eu estou tentando ver algum sentido no que você afirma.

Tem horas em que você parece tão paranóico...

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:37:38 »

Dantas...

Do que você está falando?  Eu estou tentando ver algum sentido no que você afirma.

Tem horas em que você parece tão paranóico...

Eu também gosto muito de você, Dantas...  :)
Acontece que sou precavido.
Eu tomo cuidado com o que escrevo.
Além do mais, você nunca viu algum sentido no que escrevo.  :P

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #47 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:46:24 »
(...)  

Tenho uma visão parecida.
Sim, o amor existe. Mas é só uma palavra que representa uma abstração, ou como você mesmo disse, algo metafísico.

Penso que o indivíduo A não ama o indivíduo B, ele ama o que o sujeito B representa para ele (qualquer coisa) com base numa imagem que o próprio sujeito A criou com base em suas percepções sensoriais. O amor é uma interface. Ou como dito em Matrix Revolution: "O amor é uma palavra. Uma palavra que representa uma conexão."
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:54:38 »
Eu também gosto muito de você, Dantas...  :)

Eu não toquei nesse assunto...

Eu não ia dizer, mas isso está bem perto de ser verdade.  E na minha opinião contradiz o que você disse imediatamente antes.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:03:16 »
Eu não ia dizer, mas isso está bem perto de ser verdade.  E na minha opinião contradiz o que você disse imediatamente antes.

Então veja isto:

(...)   

Tenho uma visão parecida.
Sim, o amor existe. Mas é só uma palavra que representa uma abstração, ou como você mesmo disse, algo metafísico.

Penso que o indivíduo A não ama o indivíduo B, ele ama o que o sujeito B representa para ele (qualquer coisa) com base numa imagem que o próprio sujeito A criou com base em suas percepções sensoriais. O amor é uma interface. Ou como dito em Matrix Revolution: "O amor é uma palavra. Uma palavra que representa uma conexão."

Por que será que o meu colega ai de cima concorda com o que eu digo??? :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!