Mesmo animais já domesticados e principalmente o gato não perdem o seu instinto de caça, mesmo esses que vivem em apartamentos, ta certo que eles são bem lesados, mas se a coisa apertar eles dão um jeito, se pegarmos gatos de apartamentos e levarmos para o campo com certeza a maioria vai morrer, mas um ou outro deve escapar.... Míseros instantes (vamos considerar 4.000 anos de domesticação) não são suficientes para acabar com o instinto de sobrevivência de um felino.
Acho que na Argentina rolou um lance com cães, foi mais ou menos assim... Os colonos foram para lá com seus cães, não sei o motivo, mas os colonos abandonaram os cães a própria sorte, os bichos foram para uma região isolada e reproduziram por lá e se tornaram selvagens novamente, o interessante é que a pelagem dos cães também mudou, ela adquiriu uma tonalidade mais escura. Agora o bicho está sendo domesticado novamente, me parece que ele é muito bom para trabalhos no campo.
Quando eu saía com os meus vira-latas para dar uma volta em um pasto que tinha* aqui perto de casa... eles se comportavam como caçadores, mesmo sem ter pegado as manhas da caçada com cães mais velhos. É muito interessante ver isso acontecer.
A bicharada pode ser domesticada, mas os instintos estão lá, em situações extremas ele ressurge. Isso também vale para o comportamento humano.
.
.
.
.
*O pasto já era, agora ta cheinho de casas