Eu acho que as crianças se familiarizam com a bebida muito mais fácil dentro de casa.
O ato de tomar cerveja na frente dos filhos nos finais de semana, ou no almoço, ou numa saída no shopping como vejo quando estou por lá faz a criança ver aquilo com normalidade.
Aqui onde trabalho tem uma mulher que estava explicando que quando ela era pequena, morava no interior, e era costume dar uma dose de vinho pras crianças por causa do frio, ela com uns 10 anos tomava no almoço vinho, apenas um copo e ela diz que com o tempo isso se torna comum, que os pais achma engraçadinho a criança tomando e tudo mais, Ela explica que depois de um tempo você se acostuma muito fácil com bebida, conta que se ela pegar qualquer tipo de cachaça hoje ela dá o primeiro gole que arrepia e depois ela toma feito água, ela se adapta muito fácil a qualquer tipo de álcool.
E acho que é assim que começa, dentro de casa. Cigarro, bebidas ...
Em minha própria casa, meus pais sempre tomaram cerveja nos finais de semana, em saídas pra passeio, e acho que iosso influenciou muito a maneira que bebo hoje. Se estou a tarde sem fazer nada, abro uma longneck pra relaxar, as vezes fazendo minha atividades da faculdade, nos almoços. Via meu pai fazendo isso, minha mãe bem menos, mas ainda sim a normalidade com que encaro isso, a cerveja nos verões a tarde e o vinho dos dias frios, todo tempo, vem do que via dentro de casa.
Agora que trabalho como tutora na UFSC de um curso de capacitação de conselhieros municipais vi o quanto é importante a educação desde cedo dentro de casa. E mais ainda o exemplo dos pais. Se eu vou num shopping e vejo os pais com seu shopp ao lado dos filhos com McDonalds, eu sei o quanto isso pode refletir num futuro.
*Eu falo em shopping que é o único lugar que consigo frequentar com falta de tempo, é onde entro vejo um filme, jogo um fliperama, em entupo de gordura trans e vou embora!