Autor Tópico: Crianças devem aprender a beber em casa?  (Lida 3451 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Crianças devem aprender a beber em casa?
« Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2008, 12:48:37 »
Do jeito que você fala até parece que bebida é essencial para alegria.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Crianças devem errar a beber em casa?
« Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2008, 14:32:40 »
O título do tópico está errado. Deveria ser: crianças devem errar a beber em casa?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2008, 14:38:17 »

Alcool & crianças... Tudo haver...  :twisted:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2008, 16:53:37 »
Também não simpatizo nem um pouco com o álcool. Quando eu for pai eu pretendo ensinar meus filhos é a não beber.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2008, 17:49:49 »
Não para todos, mas para alguns fazem boa parte da diversão sim. Por que não beber? Pelo que sei, desde sempre o homem consumiu álcool.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:18:32 »
Sim, com certeza HÁ muitas pessoas que bebem sem maiores consequências negativas, e se divertem ou se alegram muito ao fazê-lo.

Mas motivos para evitar também não faltam.  Depende da pessoa, e em algum grau (difícil de mensurar) das circunstâncias em que ela vive, mas alcoolismo é um problema real e muito grave.  O álcool é inclusive forte candidato a droga que mais estrago causa.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Outubro de 2008, 21:55:16 »
Concordo com você Dantas. O alcool é uma droga que causa estrago familiar, batidas de trânsito, cirrose, problemas no fígado, hipoglicemia, câncer e etc... uma droga aceita pela sociedade; assim como o cigarro; ambos causam vários estragos o nosso organimos e ao social.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Outubro de 2008, 21:55:34 »
Mas eu bebo, moderadamente.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #33 Online: 03 de Outubro de 2008, 08:01:41 »
Talvez o álcool seja a droga mais problemática porque é a mais consumida, o que acha?

Sei lá, talvez 70% da população beba com freqüência. Desses, a maioria bebe sem causar mais problemas. Porque a maioria deve pagar pela minoria? Que se puna a minoria.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 03 de Outubro de 2008, 08:27:18 »
Talvez o álcool seja a droga mais problemática porque é a mais consumida, o que acha?

Sei lá, talvez 70% da população beba com freqüência. Desses, a maioria bebe sem causar mais problemas. Porque a maioria deve pagar pela minoria? Que se puna a minoria.

A popularidade do álcool é um fator importante, com certeza.  E também é um bom argumento para desencorajar seu uso, já que é onde supostamente os resultados fariam mais diferença (pelo menos na medida em que não levariam a usar alguma outra droga).

Me preocupa essa sua perspectiva de que se trata de "punir" alguém.  Não se trata de pedir uma indenização ou de castigar por castigar.  A idéia é evitar os malefícios, não encontrar alguém para ser castigado.  Não há como saber a priori quem pode causar problemas por causa do álcool, se é que há quem não cause problemas por beber. 

Eu por mim acho que lucidez é algo precioso e necessário demais para que se possa propor seriamente a idéia de que ela possa ser deixada de lado "sem prejudicar ninguém".  Simplesmente não acredito que isso possa acontecer.  Não é só quando destroem seus próprios fígados, perdem o controle da direção de seus carros ou tomam atitudes claramente tolas e impulsivas que pessoas alcoolizadas prejudicam a si próprias e a outros. 

Há muitos episódios menos óbvios e que por isso mesmo não são devidamente tratados, embora talvez causem até mais dano exatamente por não receberem a atenção devida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:14:44 »
Não para todos, mas para alguns fazem boa parte da diversão sim. Por que não beber? Pelo que sei, desde sempre o homem consumiu álcool.
Eu considero a cerveja uma ótima ferramenta de recriação. Nada melhor para quebrar o gelo com pessoas que tu conhece a pouco do que tomar umas no bar com ela, idem fazer uma festa com muita cerveja logo no início da faculdade. Quando o jogo do Grêmio passa na TV e eu estou com preguiça de sair de casa gosto de assistir são, mas se eu assistir em um bar eu também gosto de beber para poder me soltar mais quanto aos meus sentimentos inquietos da partida.

Também é muito agradável chegar em casa na sexta-feira, depois de uma semana árdua, abrir a geladeira e ver aquela garrafa ali gelada que tu nem te lembrava que tava ali. É um bom analgésico para a mente. Aliás, a bebida potencializa nossas emoções é legal escutar música estando embriagado ou conversar com amigos sobre assuntos importante sob efeito do álcool. Esses dias o pessoal que mora comigo se reuniu para tomar umas em uma madrugada e o pessoal falou umas idéias reprimidas que foi muito bom para todos.

Tem uma coisa também de que eu acordo após um dia de bebedeira me sentindo bem diferente. Pelas coisas que digo vocês devem achar que sou um alcoólatra, mas eu bebo bem pouco em relação a maioria das pessoas, valorizo muito a sobriedade e não me importo em passar um tempo sem ingerir bebida alcoólica. Mas também reconheço o poder que ela tem sobre mim e as experiências que dela pode resultas (boas e ruins, infelizmente).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:43:15 »
Não entendo por que as pessoas acham que precisam de álcool para se socializar. Bom, talvez os muito tímidos se beneficiem da bebida, ou talvez não... Mas mesmo eu que sou bastante tímido, quando estou entre amigos, falo besteira, discuto temas profundos, falo besteira sobre temas profundos, brinco e me divirto e até falo dos meus sentimentos quando o momento é propício. E isso tudo sem uma gota de álcool.

Quando chego em casa cansado depois de uma semana árdua fico feliz da vida em abrir a geladeira e encontrar aquela latinha gelada que eu nem lembrava que estava ali de... Nestea. Qual é o problema de eu me sentar em um barzinho e em vez de pedir uma cerveja pedir um Nestea ou um suco de laranja? O pessoal vai zoar comigo? Ótimo, não é para isso que estamos juntos ali mesmo? Eu faço uma brincadeira, a gente ri e mudamos de assunto. Álcool não é imprescindível para socializar.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:51:57 »
Eu também não vejo necessidade de bebida alcoólica na socialização e também sou até bem associável sem o efeito. Apenas mencionei que a bebida facilita.

Qual é o problema de eu me sentar em um barzinho e em vez de pedir uma cerveja pedir um Nestea ou um suco de laranja? O pessoal vai zoar comigo? Ótimo, não é para isso que estamos juntos ali mesmo? Eu faço uma brincadeira, a gente ri e mudamos de assunto. Álcool não é imprescindível para socializar.
Só é muito chato às vezes estar sóbrio enquantotodos estão alcoolizados. Uma vez cheguei numa festa bem tarde e fiquei muito chocado, tanto que mudei algumas coisas depois dessa experiência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:01:55 »
Chocado de que forma?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:07:13 »
O quanto a bebida muda o comportamento. O jeito de falar, o movimento, tudo mais... o quão ridículo é estar bêbado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:07:55 »
Esse não seria um motivo para evitar o álcool?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:14:00 »
Sim.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:31:06 »
Eu bebo só até ficar alegre... eu não costumo beber até perder o controle dos movimentos, da fala e etc... (claro que acontece de vez em quando, muito raramente)...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #43 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:45:46 »
É como já dito aí! Não que seja para perder a timidez ou socializar, mas chegar em casa sexta-feira, depois de uma semana cansativa e sob forte calor, nada como uma cervejinha com um tira-gosto! Esse é o sentido da vida hehe :P

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #44 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:52:03 »
Eu acho que as crianças se familiarizam com a bebida muito mais fácil dentro de casa.

O ato de tomar cerveja na frente dos filhos nos finais de semana, ou no almoço, ou numa saída no shopping como vejo quando estou por lá faz a criança ver aquilo com normalidade.

Aqui onde trabalho tem uma mulher que estava explicando que quando ela era pequena, morava no interior, e era costume dar uma dose de vinho pras crianças por causa do frio, ela com uns 10 anos tomava no almoço vinho, apenas um copo e ela diz que com o tempo isso se torna comum, que os pais achma engraçadinho a criança tomando e tudo mais, Ela explica que depois de um tempo você se acostuma muito fácil com bebida, conta que se ela pegar qualquer tipo de cachaça hoje ela dá o primeiro gole que arrepia e depois ela toma feito água, ela se adapta muito fácil a qualquer tipo de álcool.

E acho que é assim que começa, dentro de casa. Cigarro, bebidas ...

Em minha própria casa, meus pais sempre tomaram cerveja nos finais de semana, em saídas pra passeio, e acho que iosso influenciou muito a maneira que bebo hoje. Se estou a tarde sem fazer nada, abro uma longneck pra relaxar, as vezes fazendo minha atividades da faculdade, nos almoços. Via meu pai fazendo isso, minha mãe bem menos, mas ainda sim a normalidade com que encaro isso, a cerveja nos verões a tarde e o vinho dos dias frios, todo tempo, vem do que via dentro de casa.

Agora que trabalho  como tutora na UFSC de um curso de capacitação de conselhieros municipais vi o quanto é importante a educação desde cedo dentro de casa. E mais ainda o exemplo dos pais. Se eu vou num shopping e vejo os pais com seu shopp ao lado dos filhos com McDonalds, eu sei o quanto isso pode refletir num futuro.

*Eu falo em shopping que é o único lugar que consigo frequentar com falta de tempo, é onde entro vejo um filme, jogo um fliperama, em entupo de gordura trans e vou embora! :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #45 Online: 03 de Outubro de 2008, 18:35:51 »
Me preocupa essa sua perspectiva de que se trata de "punir" alguém.  Não se trata de pedir uma indenização ou de castigar por castigar.  A idéia é evitar os malefícios, não encontrar alguém para ser castigado.  Não há como saber a priori quem pode causar problemas por causa do álcool, se é que há quem não cause problemas por beber.
É uma mera questão de liberdade.
90% da população carcerária é de homens, o que seria uma maneira eficiente de evitar crimes a castração química das massas. E afinal, qual a vantagem a testosterona trás aos homens, maior desejo sexual?

O que não é tão convincente defender o primeiro caso, mas não o segundo porque "faz parte do corpo humano"...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 03 de Outubro de 2008, 18:39:53 »
A liberdade de beber não é nem de longe tão importante quanto a de ter uma vida sexual, Foxes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Outubro de 2008, 19:33:19 »
Eu sou a favor da castração química do foxes!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #48 Online: 03 de Outubro de 2008, 19:42:51 »
A liberdade de beber não é nem de longe tão importante quanto a de ter uma vida sexual, Foxes.
Onde compro um medidor de felicidade?

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #49 Online: 05 de Junho de 2009, 16:38:00 »
Aprendi a beber na rua, um dia cheguei bêbado em casa, levei xingada e fiquei de castigo mas foi só. Depois dos 17 eu já acompanhava meus pais em tragos e eles não se importavam. Acho que essa questão de aprender a beber em casa é o de menos, primeiramente os pais precisam mostrar exemplo em casa quanto a isso.

Eu, por exemplo, cresci vendo meus pais bebendo até cinco dias por semana no verão epor isso quando iniciei nisso não me importava e eles nunca tiveram moral para me repreender quanto a isso (exceção mencionada acima). Se o guri já é crescido e bebe, antes de inibi-lo, é preciso orientá-lo. Alguns, como eu, aprendem sozinhos, outros, sem orientação, acabam por se perdendo nas drogas.

É eduação só, não se trata de iniciar na beberragem ou não.
[/quote]

Foi parecido com o que aconteceu comigo. Quando eu tinha uns 15 anos comecei a beber por influência de amigos. Cheguei quase ao fundo do poço, bebia todo fim de semana. Com o passar do tempo, moderei bastante. Hoje ainda bebo, às vezes, geralmente fico meio “mamado”, mas não é freqüente... Exceto nos últimos dias. Uma amiga de trabalho gosta de umas biritas, e de uns dias pra cá, a gente está bebendo muito. Acho que já é hora de dar outra parada

Eu tenho uma filha de 14 anos, sempre me preocupei com isso. Sinceramente, eu acho que o alcoolismo tem muito a ver a questão biológica e social.

O melhor mesmo é não beber. Esse é meu objetivo.

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!