Autor Tópico: Bolsa Família é usada para pagar o dízimo  (Lida 6424 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Bolsa Família é usada para pagar o dízimo
« Online: 11 de Outubro de 2008, 14:51:23 »
Postado por DIG no Religião é Veneno.

http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/sao-paulo/2008/10/10/ult6009u243.jhtm

Em encontro com líderes evangélicos em São Paulo, nesta sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os fiéis não retribuíssem contra Marta Suplicy (PT) o "preconceito que sofrem".

Diante de uma platéia de cerca de 50 pastores de diversas denominações protestantes, o presidente disse que "ninguém sofreu mais preconceito" que ele mesmo. "Ninguém tem mais horas nas costas de preconceito do que eu. Agora quem está sofrendo preconceito é a Marta, é uma campanha de preconceito. E justamente pelo que ela fez de bom pela cidade."

No evento, parte da agenda de campanha de Marta nesta sexta, Lula citou diversas vezes "Deus" ao fazer discurso em prol da petista. Um dos pastores agradeceu ao presidente por ter implementado a Bolsa Família, que teria "ampliado a arrecadação de dízimos".
O meu dinheiro suado acaba na mão desses canalhas  :hmph:
A candidata disse que, se eleita, voltará a autorizar a Marcha para Jesus na avenida Paulista - o evento foi transferido para Santana durante a gestão Serra-Kassab.

Marta também ouviu, dos pastores, queixas referentes às leis do plano Cidade Limpa, que restringiu tamanhos de placas e outdoors nas fachadas das igrejas - e Psiu, que limita barulho na cidade.

"Essa gestão está perseguindo os evangélicos", criticou o pastor José Dinarte, da igreja Catedral da Benção.

A candidata prometeu flexibilizar a restrição às propagandas no caso de instituições religiosas e disse que "falta diálogo com os evangélicos" no caso da restrição ao barulho. "Igreja não é açougue ou supermercado. É preciso uma identificação diferenciada para as instituições religiosas", declarou a candidata, que terminou seu discurso com um "louvado seja Deus", bem no modelito evangélico.
Barulho é barulho, não importa de onde venha.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Bolsa Família é usada para pagar o dízimo
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2008, 15:00:45 »
É preciso uma identificação diferenciada para as instituições religiosas
Que droga de discurso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2008, 15:58:02 »
Se eu fosse vizinho de igreja barulhenta, teria vontade de comprar um som possante e deixar ligado bem alto na hora dos cultos, e teria como desculpa que faz parte do culto ao monstro de espaguete voador ouvir rock and roll alto quase ao ponto de estourar os tímpanos.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2008, 19:58:15 »
É o dinheiro da comida sendo usado pra dizimo é foda, um monte aí precisando disso pra sobreviver e uns vermes supersticiosos enfiando o dinheiro no rabo. revoltante.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2008, 21:53:54 »
É preciso uma identificação diferenciada para as instituições religiosas
Que droga de discurso.

2

Discurso com fins claramente eleitoreiros e em flagrante desrespeito às demais pessoas que não são religiosas. Não existe nada mais detestável do que igreja evangélica com som alto em pleno domingo pela manhã... Se existe lei limitando o horário e grau de barulho, não cabe conceder nada nem privilegiar ninguém além do que a lei já garante.

Se eu fosse vizinho de igreja barulhenta, teria vontade de comprar um som possante e deixar ligado bem alto na hora dos cultos, e teria como desculpa que faz parte do culto ao monstro de espaguete voador ouvir rock and roll alto quase ao ponto de estourar os tímpanos.
O interessante é que, quando você deixa o som alto, os evangélicos são os primeiros a ficarem incomodados. Recentemente recebi diversas queixas dos malditos por conta dos carros de som da campanha. Me vinguei deles outro dia, quando uma das igrejas resolveu (dizem que isso ocorria todas as sextas-feiras) colocar o som nas alturas e pregar para a cidade inteira. Liguei para a promotora e ela literalmente obrigou os 'pobrezinhos louvadores' a se adequarem às previsões legais. Claro que eu fiz escondido de todo mundo... ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Milhouse

• Nível 00
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2008, 20:28:34 »
 :chorao:depois a gente eh q naum tem salvação. Quem naum tem salvação eh o Brasil nas mãos desses lobos. :no:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2008, 23:35:11 »
O dinheiro é deles [favorecidos pelo programa], não seu... isso é coisa de pizza econômica, não é preciso roubar dinheiro de ninguém para outro obtê-lo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2008, 00:20:37 »
O dinheiro é deles [favorecidos pelo programa], não seu... isso é coisa de pizza econômica, não é preciso roubar dinheiro de ninguém para outro obtê-lo...

No fim das contas, é o dinheiro que poderia ser usado para pavimentar uma rua, melhorar o sistema de saúde, a educação, etc etc. Como o governo não atenta para tais coisas como deveria, ocorre unicamente um desvio de uma verba que deveria custear a fome do povo e passa a custear a boa vida de pastores religiosos.

As velhas promessas de melhoria de vida e o marketing em cima de um suposto sucesso levam muitos brasileiros a recorrerem às religiões (sobretudo à iurd, renascer e outras do gênero) como forma de obterem uma vida mais digna e com abundância de bens materiais... Claro que isso se resume aos espertos pastores e dirigentes das igrejas... Aliás, isso é tão óbvio que já ando cansada de tanto repetir e ainda me deparar com o aumento do número de fiéis pobrezinhos esperando o maná dos céus... ¬¬

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2008, 01:22:34 »
Aliás, o que defensores do Bolsa Família pensam a respeito? Se o dinheiro é entregue ao pobre para que ele gaste da forma que bem entender, então não há qualquer problema com isso, certo?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2008, 02:03:14 »
Não faz diferença se o sujeito recebe dinheiro do Estado ou trabalhando, onde ele o dispõe equivale a algo que ele quer.
Não faz diferença se alguém acha que a religião é verdadeira ou não. Porque se o governo fosse proibir isso, o governo já vai também querer decidir quais programas da televisão são bons ou ruins...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2008, 08:19:49 »
Grana para nós, uhullll!!!!!!!!!!

:smartass:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2008, 12:49:36 »
Aliás, o que defensores do Bolsa Família pensam a respeito? Se o dinheiro é entregue ao pobre para que ele gaste da forma que bem entender, então não há qualquer problema com isso, certo?
Há, sim. Se o dinheiro é entregue com um objetivo e é usado para outro, então não deveria mais ser entregue.
Se tivesse sido o próprio idiot... digo, o próprio miserável que trabalhou e conseguiu esse dinheiro, então que gaste como quiser, mas não é o caso.
É o mesmo que dar esmola a mendigo bêbado na porta do botequim.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2008, 12:54:51 »
Há, sim. Se o dinheiro é entregue com um objetivo e é usado para outro, então não deveria mais ser entregue.
Se tivesse sido o próprio idiot... digo, o próprio miserável que trabalhou e conseguiu esse dinheiro, então que gaste como quiser, mas não é o caso.

E o mesmo que dar dindim pum pivete comprar mais crack.
Espantalho? Nem pensar!

A doutrina da IURD deveria ser considerada droga no mesmo nivel do crack.
Grupos de risco: ignorantes, desesperados e ignorantes desesperados
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2008, 12:55:49 »

Cada um usa o dinheiro como quer, claro... O governo não tem como fazer esse controle, certo... Mesmo assim, não é nada justo que o dinheiro destinado para alimentar quem passa fome vá para os meliantes pastores... E aí entra a velha questão: um povo sem cultura e sem senso crítico acabará por cair sempre nas mesmas ciladas, sejam elas arquitetadas por políticos, sejam elas arquitetadas por pastores/bispos, etc.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:01:30 »
A doutrina da IURD deveria ser considerada droga no mesmo nivel do crack.
Grupos de risco: ignorantes, desesperados e ignorantes desesperados

Deveriam classificar a atividade desses pastores como estelionato, afinal, muita gente é ludibriada para entregar o pouco que tem... Me dói ver pessoas entregando 10% do que recebem quando poderiam estar quitando suas contas e tentando viver com mais dignidade. O pior é que as igrejas não abrem mão, não incentivam as pessoas a quitarem suas dívidas... E ainda há aqueles que tomam empréstimos para pagarem as contas mas não abrem mão de destinar o dinheiro da igreja...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:04:14 »
E é por isso que programas do tipo Bolsa Família são completamente ineficientes. Se você entrega o dinheiro a alguém, então o dinheiro é dessa pessoa e ela que faça o que quiser com ele. Mas se tem-se em mente que o dinheiro deve ser gasto com fins de eliminar a miséria, então todos os bilhões gastos com o Bolsa Família não deveriam ser simplesmente dados aos miseráveis, mas gastos com programas de combate à miséria.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:09:19 »

Bem... Estamos falando do fato de pessoas utilizarem o dinheiro do bolsa família para pagarem o dízimo... Certo que a destinação foge à finalidade do programa, mas não visualizo meios de o governo federal controlar os valores que chegam às mãos dos brasileiros beneficiados. O mais correto seria criar programas de geração de renda e emprego e não dar dinheiro (que vem do bolso de milhares de brasileiros e outras receitas do país) aos que precisam viver com dignidade... Só assim evitaria que muitos se indignassem com esse tipo de matéria, afinal, quem trabalha e ganha seu dinheiro, gasta com o que bem entender... :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:14:22 »
O governo devia tributar as igrejas. Simples assim. Com a carga tributária de 40% que temos, os 10% dos dízimos voltariam com sobres :roll:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:17:37 »
O governo devia tributar as igrejas. Simples assim. Com a carga tributária de 40% que temos, os 10% dos dízimos voltariam com sobres :roll:

Excelente idéia, uili... Porque não tributar igrejas?  :twisted: E poderíamos aplicar os 30% restantes em programas de geração de emprego e renda... Aí não teríamos tantos pastores felizes por aí...  :x

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:18:04 »
Deveriam classificar a atividade desses pastores como estelionato, afinal, muita gente é ludibriada para entregar o pouco que tem... Me dói ver pessoas entregando 10% do que recebem quando poderiam estar quitando suas contas e tentando viver com mais dignidade. O pior é que as igrejas não abrem mão, não incentivam as pessoas a quitarem suas dívidas... E ainda há aqueles que tomam empréstimos para pagarem as contas mas não abrem mão de destinar o dinheiro da igreja..
Exagerado. Pessoas entregam dinheiro para igrejas porque querem, acreditam na doutrina e se sentem bem com isso.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:24:21 »
Exagerado. Pessoas entregam dinheiro para igrejas porque querem, acreditam na doutrina e se sentem bem com isso.

rs... Herf... Você estaria perfeitamente correto se estivesse se referindo a pessoas que tem meio de viver com dignidade e entregam o dízimo devolvendo aquilo que recebem. É bem diferente quando se trata de pessoas miseráveis que vêem na igreja a única solução para seus problemas.. Estamos lidando com pastores que são treinados para incentivar pessoas a retirarem parte do que recebem para sustentar as igrejas (pastores), crendo elas que estão ajudando a obra dos céus e não ao bolso de alguns espertos. Aliás, esse treinamento dos pastores para apelar para o 'incentivo às doações' não é nada inocente (segundo um amigo meu ex-obreiro e ex-futuro-pastor da iurd).

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2008, 22:08:09 »

Embora eu seja absolutamente contra o dízimo e a permissividade com as fraudes das igrejas, vejo um erro lógico em se julgar que é o dinheiro do Bolsa Família que está sendo usado:

O dinheiro é igual não importa de onde venha, então uma pessoa pode dizer que está utilizando o dinheiro do Bolsa Família para comprar comida, e que dá o seu (ganho com trabalho) para a Igreja. É algo impossível de se controlar, a não ser que se escolha tudo o que uma pessoa vai fazer com o seu dinheiro...

Se o plano era que o Bolsa Família servisse para comprar alimentos, não seria mais fácil dar alimentos, ou melhor ainda, investir em subsídios que tornassem os alimentos básicos mais acessíveis?

« Última modificação: 13 de Outubro de 2008, 22:15:20 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2008, 23:32:26 »
Hmm, é. Por aí.
Seria a primeira proposta. Só que claro, aí vem o problema que as pessoas venderiam esses alimentos para conseguir dinheiro para o dízimo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2008, 23:33:58 »

Ou a igreja promoveria feirões de arrecadação de alimentos que seriam posteriormente revendidos e os fundos reverteriam para a obra do senhor... ::)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2008, 06:39:37 »
Bom, na boa, dos males o menor, melhor o cara dar o dinheiro pra igreja que pro dono do boteco e depois chegar em casa bater na mulher e nos filhos.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!