Acho que nem é cara de pau, é ingenuidade mesmo.
Olha Fernando, eu que sou pastor e conheço melhor a raça que a maioria de vocês, digo que por pura cara de pau mesmo. Infelizmente.
Abraços
Vou dar o meu pitaco.
É óbvio que se alguem é um pastor, padre ou sacerdote em tempo integral, este alguem vai precisar de dinheiro para pagar suas contas e se manter no ofício sacerdotal.
Tambem é óbvio que uma igreja, templo ou o que seja precise ser mantido.
Até ai, tudo bem.
O que irrita é o modo como a coisa é feita e a motivação pela qual ela é feita da forma que é feita.
O que move, em primeiro lugar, muitos pastores não é a necessidade de quitar suas despesas e sobrar algum extra para se ter um pouco de conforto e distração e poder continuar no seu ofício e manter os templos(como é o caso da maioria aqui, suponho).
O que move estes pastores é a ganância, é a necessidade de ter mais e mais dinheiro, bens, poder, influencia.
Isto, em si mesmo, não seria tão condenável se fosse
apenas o resultado de mérito próprio e trabalho honesto.
Acontece que não é o caso. Pois os tais pastores muitas vezes obtem seu quinhão as custas de extorsão (pedindo de forma acintosa dinheiro a pessoas desesperadas/ignorantes sem se importar se o dinheiro fara ou nao falta a estas pessoas e suas familias) ou de atividades ilícitas (tráfico de drogas, de influencia, etc, etc).
Sei, em primeira e segunda mao, de casos assim.
Considero a forma como pedem o dizimo e as contribuicoes estremamente desrespeitosa.
Mesmo eu me portando ocasionalmente como um troll e mesmo nao gostando e nao professando uma religiao, por vezes me ocorre o pensamento de que pedir x reais em nome de Jesus Cristo ou Deus em troca de favores é, de certa forma, coloca-los no mesmo nivel de mercenários da pior espécie, que fariam aquilo que quem pagar mais pedir... e acreditem, sinto um pouco de indignação por isto.
Se eu fosse cristão, seria bem intolerante com este tipo de atitude.
Se existe um dizimo, ele deve ser dado por livre e espontanea vontade, sem coacao e sem invocar o nome de deus, cristo ou algum santo para convencer o dizimista a abrir a carteira.
E quem da o dizimo deveria da-lo nao porque quer que jesus lhe ajude a encontrar um emprego. Quem faz isto, tambem coloca cristo & cia no mesmo patamar de mercenários.
Fico pasmo de nao perceberem este tipo de coisas.
É por esta e por outras que tenho dúvidas quanto a estes pastores serem sinceros em suas crenças pois que a toda hora negam aspectos da mesma...
Se são sinceros, o que pensar? resta apenas ignorancia ou auto-engano patologico.