Quantos judeus foram mortos em guerras?
Diversos, e isto esquecendo hitler e sua turma, mas não sei onde entra esta resposta na minha pergunta...
Tudo isto por causa dos pecados. Moisés profetisou isto.
Então os judeus são os culpados do holocausto ?! Essa é a grande e maravilhosa justiça divina ?!
Os nazistas estavam fazendo a vontade de deus ??
Erivelton, por qual motivo você faria isso com isso com filhos seus ??
Qual você acha que seria um bom motivo para você matar seus filhos de inanição ??
Qual você acha que seria um bom motivo para você metralhar seus filhos ou atirar com uma pistola na cabeça deles ??
Qual você acha que seria um bom motivo para você enviar seus filhos para câmaras de gás ??
É... por mais que eu queira correr, sempre estou atraz de voces... muito boa sua colocação Helder...
Guardião ,
Uma técnica boa para diálogo é fazer perguntas que esmiúçam a resposta anteriormente dada .
No exemplo dado, o Erivelton afirmou que o holocausto foi (o justo) castigo merecido pelos judeus pelos seus pecados .
A partir desta resposta podemos fazer vários questionamentos :
Podemos questionar o que é pecado, o que é justo e justiça, podemos depois questionar as respostas dadas a estas perguntas e se estas respostas estão de acordo com outras idéias, e podemos também criar exemplos práticos que farão a pessoa confrontar idéias abstratas e mirabolantes com conceitos realistas que elas mesmas usam na prática.
Dou outro exemplo, a idéia de pecado original dos judaico-cristãos :
Se você questionar um cristão qual foi o grande pecado de Adão e Eva , ele certamente vai dizer que foi a desobediência.
O que você deve fazer a seguir ? Você deve pegar a palavra chave e analisá-la :
O que é desobediência ?
Quais os motivos que existem para alguém exigir obediência de outra pessoa ?
Usando a idéia propalada por eles de que o deus age como um papai e que por isso exige obediência de seus filhos, você pode analisar por quais motivos um pai exige obediência de seus filhos, e a partir disso você poderá saber se faz sentido um deus papai (onisciente, onipotente, e onipresente) exigir essa obediência .
.