Comum em filmes de ação é aquele golpe em que alguém quebra o pescoço do outro chegando por trás e virando a cabeça da vítima. Não sei se isso é de verdade ou se é groselha mesmo...
Nos ataques "por trás" (sem piadas infames) você usa o garrote ou a faca, em último caso estrangula a vítima usando as mãos, para isso passa um dos braços pelo pescoço e com a outra mão pressiona a cabeça para a frente.
É uma sensação horrível. Eu fui cobaia numa demonstração dessa técnica num exercício militar.
Umas coisas que acho absurda:
1 - Nos filmes policiais o que mais tem é polícia, basta ligar para 911 e já tem um batalhão para te socorrer, mesmo que o seu problema seja um gato enroscado em alguma árvore. Em compensação, nos filmes onde os personagens são criminosos, eles explodem bancos, creches, asilos, matam um monte de gente e você não vê NENHUM policial. Quando a polícia aparece, é apenas para pegar a propina dos criminosos.
2 - Nos filmes estilo porky´s, TODO o universitário é um babaca sedento por sexo.
3 - Nos filmes de espionagem, os EUA conseguem achar qualquer um em qualquer lugar... bem diferente do que acontece na vida real. Cade o Osama? Não, não o candidato, mas o outro.
4 - Cade o sangue? Devido a necessidade de se manter uma classificação que permita a entrada de jovens nos cinemas, muitos filmes atuais, principalmente os de super-heróis, não mostram sangue. O herói atira, chuta, soca, morde, arranha.. mas o inimigo não sangra nunca.