Autor Tópico: Eleições: e se o "vice" fosse o segundo mais votado?  (Lida 3601 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Eleições: e se o "vice" fosse o segundo mais votado?
« Resposta #25 Online: 17 de Novembro de 2008, 03:24:28 »
Acho que ministros são indicados ao invés de eleitos exatamente para prevenir que analfabetos seriam escolhidos. O que, claro, na prática serem apontados pelo presidente não é tão eficaz para prevenir isso...
Principalmente se o presidente é um... ou quase...

Quanto a competência: a escolha de um cargo pelo poder de uma pessoa é mais ou menos eficiente que pelo poder de diversas pessoas?
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #26 Online: 17 de Novembro de 2008, 03:36:52 »
Discutível. Escolhido aleatoriamente que é bom!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #27 Online: 17 de Novembro de 2008, 03:47:53 »
Discutível. Escolhido aleatoriamente que é bom!
Escolhido aleatoriamente, você pode desde pegar um completo babaca a um completo gênio. O sistema ideal, para mim, deve reduzir ao mínimo a chance de [português claro]dar merda e todo mundo se foder.[/português claro]

No meu modo de ver, quanto mais descentralizado e controlável (depender menos de sorte e mais de opção escolhida racionalmente), melhor. Mas posso estar errado.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 17 de Novembro de 2008, 04:05:59 »
Ora, Arnold Schwarzenegger foi escolhido por ser um ator de filme de ação. E veja como foi bom o governo...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #29 Online: 17 de Novembro de 2008, 04:29:11 »
Ora, Arnold Schwarzenegger foi escolhido por ser um ator de filme de ação. E veja como foi bom o governo...
E o Lula foi eleito por ser metalúrgico e de origem pobre.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 17 de Novembro de 2008, 05:07:04 »
Não, mas isso tem a ver com política. Acreditar que um pobre vai ajudar os mais pobres, ou que um religioso trará moral ao país... não é "aleatoriamente".

Já ser um ator é totalmente desprovido de qualquer relação. A menos que alguém encontre uma relação entre com Terminator...

Tá, mas eu falando isso já começa a parecer estranho...

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2008, 14:29:19 »
No meu modo de ver, quanto mais descentralizado e controlável (depender menos de sorte e mais de opção escolhida racionalmente), melhor. Mas posso estar errado.

Já ouviu algo sobre democracia negativa?
Alright

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Novembro de 2008, 14:31:57 »
Se for para escolher aleatoriamente, nem precisa de presidente. Bota logo as decisões para serem escolhidas na moeda...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 17 de Novembro de 2008, 15:00:44 »
A moeda iria ser o melhor presidente na história do Brasil...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:58:35 »
A moeda iria ser o melhor presidente na história do Brasil...

Fanatismo monetarista :lol:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2008, 00:49:18 »

Não, pode me explicar sobre isso?
(Ao menos, o suficiente pra daí eu saber o que googlar).

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #36 Online: 19 de Novembro de 2008, 09:23:08 »
Não, pode me explicar sobre isso?
(Ao menos, o suficiente pra daí eu saber o que googlar).

È uma democracia oposta da atual, os governantes são escolhidos por uma comissão de acordo com sua capacidade técnica, caso ele não faça o esperado em seu cargo, os eleitores poderão votar a sua saida. Este tipo de democraia é muito utilizado em empresas de capital aberto, em que os acionistas são os eleitores, não sei se seria possive. a aplicção disso em um país.

O interessante é que (caso a comissão não seja corrupta) apenas as pessoas realmente capacitadas chegam ao poder.
Alright

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Novembro de 2008, 13:59:28 »
Eu gostaria de ver algo mais nesse sentido.

Para ser presidente, o sujeito tem que ser preparado, mas a grande questão é: O que é preparado. Não é apenas economia, administração, é empatia com a população, liderança, etc..

Seria bom no papel, mas a execução é muito difícil
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:03:42 »

È uma democracia oposta da atual, os governantes são escolhidos por uma comissão de acordo com sua capacidade técnica, caso ele não faça o esperado em seu cargo, os eleitores poderão votar a sua saida. Este tipo de democraia é muito utilizado em empresas de capital aberto, em que os acionistas são os eleitores, não sei se seria possive. a aplicção disso em um país.

Isso se chama eleição/voto indireto, teve no tempo da ditadura aqui no Brasil e foi uma desgraça.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #39 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:40:51 »

Isso se chama eleição/voto indireto, teve no tempo da ditadura aqui no Brasil e foi uma desgraça.

Nesse caso o povo vota diretamente para a saida do governante.
Alright

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:59:00 »

Uma comissão elege e o povo tira por impeachment? Nonsense.

Primeiro porque essa comissão evidentemente será formada por políticos. Elegemos os deputados/senadores e eles escolhem quem será o presidente. Imagine Clodovil, Frank Aguiar, Severino Cavalcanti e outros tantos sendo soberanos na escolha do Presidente da República.

Segundo porque um impeachment popular não é algo fácil de se concretizar. O que se deu com Collor foi decorrente de manifestações em massa, e só se concretizou porque políticos acataram os reclamos.

Nosso sistema de eleição de presidente é bastante parecido com o dos maiores países do mundo, e nós temos problemas e eles não. Não adianta mudar o "sistema" quando o problema não é com ele, mas sim com a pessoa física que exerce cargos políticos. 

A solução é uma só: melhorar o povo brasileiro, que inevitavelmente melhorará os políticos. Políticos não vêm de Marte ou Vênus ou da Venezuela, mas do seio do povo brasileiro, são tão corruptos quanto os brasileiros são.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #41 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:11:55 »
Provavelmente haveria uma periodo (de 2 em 2 anos por exemplo) para o povo decidir a permanencia ou renuncia do governante, e a comissão deveria ser formada por pessoa de alta capacidade, não precisaria ser necessaramente deputados e senadores. Os indicados para o cargo poderiam ser pessoas com alto destaque (positivo) na sociedade, como um governador que melhorou bastante o seu estado.

De qualquer forma, não estou propondo um sistema como esse para melhorar o país, só estava citando um método para que o presidente seja escolhido de acordo com sua capacidade tecnica e não pelo seu carisma.
Alright

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:18:00 »

Não há sistema político milagreiro. As regras que temos são boas, é necessário que brote do seio brasileiro um bom estadista.

Esse sistema que você propôs não garante a escolha de um bom estadista; bons estadistas ganham eleições, ou não desistem enquanto não ganham uma, como foi com Abraham Lincoln.

Aliás, esse sistema que você descreveu é bem mais arbitrário que o que temos.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #43 Online: 19 de Novembro de 2008, 17:57:31 »
Quanto a arbitráriedade, o sistema atual e esse que eu "propus" estão no mesmo nível.
Alright

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Novembro de 2008, 17:59:17 »

De jeito nenhum. Voto direto é democrático; voto indireto não necessariamente o será.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #45 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:05:08 »
não há voto indireto na democracia negativa.
Alright

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:09:06 »

Voto direto é aquele no qual você vota diretamente nos seus representantes.
(Voto no Suplicy para Presidente).

Voto indireto é aquele no qual você elege representantes, que então elegerão um outro representante.
(Voto no Suplicy, que integrará um comissão, que por sua vez elegerá o Presidente).

Você disse que uma comissão escolherá o Presidente; isso é voto indireto.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #47 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:22:03 »
Mas a comissão nao precisa ser votada (não sei exatamente como ela se forma), o que é votado é a permanencia do presidente que é feito diretamente. Ex: Fulano doi escolhido para ser presidente, em seu mandato ele fez a economia desaquecer e provocou desemprego, na próxima "eleição" o povo vai votar para ele sair e a comissão vai escolher outro presidente.

A maior complicação é como será formada a coissão, mas, como eu já disse antes, esse tipo democracia é utilizado em empresas de capital aberto não foi formulado para ser usado num país.
Alright

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:28:27 »

Piorou. Se nem a comissão será escolhida por voto, então se estará diante da imposição de um Presidente da República por poucos, sem qualquer participação do resto da população. Uma arbitrariedade generalizada.

E em sociedades anônimas com ações negociadas em bolsa, a escolha dos administradores é feita de forma eletiva, pelos detentores de ações com direito a voto. A diferença é que o voto não é computado por cabeça, o que é decisivo é a quantidade de ações que tal pessoa tem.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #49 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:33:06 »
Sim, voce teria um presidente imposto.

É por isso que esse sistema nunca foi usado, e dificilmente será.
Alright

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!