Autor Tópico: Eleições: e se o "vice" fosse o segundo mais votado?  (Lida 3602 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Eleições: e se o "vice" fosse o segundo mais votado?
« Resposta #50 Online: 20 de Novembro de 2008, 02:06:04 »
Matt, valeu pela explicação!
Latebra optima insania est.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #51 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:48:17 »
O fato de possuir acesso direto ao governo possibilitaria ao vice fiscalizar o candidato vencedor e buscar sabotá-lo de todas as formas possíveis. É só relembrar que ele assumiria o cargo caso o candidato vencedor perdesse o mandato... Imagino a cena: tira titular do cargo, entra vice; titular recorre e ganha, sai vice; vice recorre e ganha, sai titular; titular recorre e ganha, sai vice e assim sucessivamente até o TSE quadruplicar o número de processos de cassação de mandato... ::)

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 16:51:38 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:06:11 »
Mas como o vice vai receber voto heim?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:16:22 »
Mas como o vice vai receber voto heim?

Não entendi sua pergunta, Fabulous...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:36:45 »
A pergunta é, e se o vice fosse o segundo mais votado? Mas como vão votar em uma pessoa que não tem jeito de votar. Por exemplo, votaram no Lula, mas o Alencar foi eleito por tabela... Por isso não daria para saber quantos votos foram computados para Alencar, ou se votaram no Lula só por que o Alencar estava como vice... Então, não da para saber se o segundo mais votado foi o vice, por que quem recebe voto é o presidente e não o vice, o vice ganha voto só de tabela mesmo.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:53:54 »

Bem, vou colocar aqui o que entendi a respeito da pergunta do tópico: No sistema atual, o titular da chapa é eleito juntamente com o vice que a compõe, ou seja, a chapa é indivisível. No caso de o vice vir a ser o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições, certamente os votos teriam sido dados à sua candidatura. Exemplificando:
Candidato 1: João
Candidato 2: José
Candidato 3: Antonio
João recebe 55% dos votos; José recebe 30% e Antonio recebe 10% (o restante seriam votos nulos e brancos).
Para que esse sistema funcione, os candidatos não possuiriam vices, ou seja, concorreriam sozinhos. Eleito João, assumiria o cargo. O segundo mais votado, no caso, José, assumiria o posto de vice, gozando de todas as prerrogativas inerentes ao titular do cargo.

No sistema atual, não há como saber quantos votos o vice recebeu uma vez que ele apenas compõe a chapa com o titular e não são contabilizados votos para candidatos para a sua candidatura (novamente: a chapa é indivisível - votos dados a um são os mesmos que foram dados ao outro).

Compreendi dessa forma... Alguém pode dizer se errei em minhas interpretações?

E para ratificar minhas informações, o entendimento do TSE a respeito da matéria:
"I – No sistema eleitoral brasileiro, candidato ao cargo de vice não tem votos próprios, embora inegável sua contribuição para angariá-los para o titular da chapa, que, nos termos do art. 91 do Código Eleitoral, é única e indivisível."

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 02 de Dezembro de 2008, 10:08:55 »
É isso ai mesmo Lua, agora como podemos responder a essa pergunta do tópico sem saber a quantidade de votos que o vice receberia?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #57 Online: 02 de Dezembro de 2008, 14:07:35 »
É isso ai mesmo Lua, agora como podemos responder a essa pergunta do tópico sem saber a quantidade de votos que o vice receberia?

Fabulous, até onde entendi, esse sistema de 'o vice ser o mais votado' não permitiria a existência de candidatos a vice disputando juntamente com o titular da chapa, ou seja, existiria apenas o candidato titular sem vice. O vice seria aquele que ficasse em segundo lugar nas eleições. E como disse antes, o sistema brasileiro atual não possibilita a contagem de votos do vice uma vez que a chapa é indivisível: o vice pode ajudar o titular a vencer as eleições mas não tem seus votos contabilizados individualmente.

Indo mais além e tentando entender o que você disse: para que o vice do candidato fosse o mais votado, seria preciso que a chapa fosse divisível, ou seja, haveriam votos para o titular e para o vice em separado. Após a contabilização, ganharia o vice mais votado e esse ocuparia o cargo para o qual concorreu. Não creio que exista essa possibilidade, do contrário, redundaria no que eu disse mais acima: aumento da burocracia e do volume de processos na justiça eleitoral.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:28:40 »
Ai sim tudo bem... entendi. :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #59 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:39:57 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!