Autor Tópico: Abaixo Machado de Assis!  (Lida 7269 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Abaixo Machado de Assis!
« Online: 06 de Novembro de 2008, 12:47:47 »
Sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Abaixo Machado de Assis!

Por Deus que o imeil que vou reproduzir abaixo é verdadeiro. Recebi-o dias atrás. É de uma aluna de um colégio particular de Porto Alegre. Ó:

“Olá. Estudo na oitava série. Tenho que fazer um trabalho de português sobre a presença da intertextualidade nos gêneros textuais e um deles são as crônicas. Gostaria de saber se você sabe de alguma crônica que tenhas feito com a presença da intertextualidade (polifonia) que possas me mandar. Desde já agradeço.”

Terminei de ler o imeil e fiquei parado, fitando o vazio. Assim permaneci por, sei lá, três, cinco, 10 minutos. Reli o imeil. “Presença da intertextualidade nos gêneros textuais”. E agora? O que responderia para a pequena aluna em apuros com suas tarefas escolares? Doloroso dilema. Porque, na verdade, o burrão aqui não sabe o que é intertextualidade, quanto mais identificar sua presença nos gêneros textuais, seja lá o que forem eles.

Pior: a menina que me perguntou sobre intertextualidade e polifonia e tudo mais, ela está na oitava série. Quantos anos tem um aluno de oitava série? Quatorze? E já está lidando com a intertextualidade... Quer dizer: sou, realmente, um imbecil.

O problema é que suspeito existirem vários imbecis parecidos comigo. Gente pouco interessada na intertextualidade. Cultivo inclusive a desconfiança de que conhecer os meandros da intertextualidade talvez não seja exatamente útil para a imensa maioria das pessoas, mesmo aquelas que, como eu, ganham a vida escrevendo. Então, alguém aí me diga: por que uma aluna da oitava série está estudando esse troço???

Eis uma reflexão pertinente para um dia como hoje, de abertura da Feira do Livro. A leitura é o alicerce da Educação, todo mundo sabe disso. E todo mundo também sabe que o Brasil é um país que não lê. No Brasil, um livro que vende 2 mil exemplares é best-seller, e o número de todas as livrarias do país não ultrapassa o da cidade de Buenos Aires. Vivemos numa nação em que grande parte dos habitantes não sabe interpretar o sentido de uma frase direta, sujeito, verbo, complemento.

Por que isso? Por causa da intertextualidade. Como podem falar de intertextualidade com alunos de oitava série? Ou de transitivo direto? Por favor! A estrutura do ensino no Brasil é formulada para que os jovens sintam nojo da palavra escrita. Gramática, cruzcredo. O ensino da gramática devia ser vetado pelo menos até os últimos anos do segundo grau. Uma vírgula ou um acentinho, volta e meia, tudo bem, mas não me venham com pronomes oblíquos.

Dêem livros aos alunos. Que eles leiam o tempo todo. Leiam e interpretem, leiam e escrevam. E que os professores corrijam os textos e expliquem por que os corrigiram. Livros! Mas também não me venham com autores que escrevem destarte e outrossim. Não estou falando dos piores do século 19, como o tal Joaquim Manuel de Macedo e sua insuportável Moreninha; estou falando do melhor: Machado de Assis. Não empurrem Machado de Assis para menores de 16 anos, por favor. Se não quiserem lhes dar um Verissimo, que seja o Harry Potter, que seja O Código da Vinci. Não deixem as crianças ficar com raiva de livro!

David Coimbra

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Abaixo Machado de Assis!
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2008, 13:26:37 »
A estrutura do ensino no Brasil é formulada para que os jovens sintam nojo da palavra escrita.
Perfeito.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2008, 13:40:29 »
:clap:

Penso exatamente igual ao autor do texto.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2008, 13:54:36 »
É que pra começar não há aula de "literatura", e sim aula de "história da literatura luso-brasileira"... existe o argumento de que isso é para abrir o interesse das pessoas, mas qualquer um sabe que forçar alguém a se interessar por algo tem efeito oposto, e comprovado na prática.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2008, 14:05:56 »
Concordo... Eu superei, tinha um profundo ódio e desgosto por ser forçado a ler Machado de Assis e José de Alencar, entre outros. Tanto que comecei a "trollar", depois de um tempo, os exercícios, lendo resumos das obras, que davam para o gasto e parecia que eu tinha lido. Aliado a um bom jogo de cintura, uma professora meia-boca do ensino médio público achava que eu tinha lido e feito interpretações pessoais da obra.

A questão é que eu superei e continuo apreciando ler coisas interessantes, mas a maioria perde o gosto e se traumatiza com estes textos mofados, o que me é compreensível.

Lembro que alguns alunos queriam convencer a dita professora, a todo custo, a poderem ler Paulo Coelho, já que iríamos estudar os autores atuais, comtemporâneos. A professora sempre fechou a cara e barrou instantaneamente as pretensões dos alunos, alguns dos quais eu os considerava meio medíocres, mas fiquei contente de ver que eles queriam ler coisas que julgavam interessantes, que na verdade de medíocre, só a professora e o currículo estatal.

Não há esperança no Brasilistão.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 14:21:03 »
Como já disse em outro tópico em que tocaram no assunto, a matéria deveria simplesmente ser passada ao aluno. “Machado de Assis nasceu no ano tal, sua infância foi assim, assim, suas principais obras são essas e seu estilo é marcado por tais e tais características”. Caberia ao aluno decidir se e o que ele iria ler.

Mas discordo quando o Fox diz que a aula que se tem nos colégios seja de “história da literatura (luso-brasileira)”. Estudar literatura a meu ver é justamente estudar sua história, quando tal autor escreveu que história, como e por que. Simplesmente dizer “leiam um livro qualquer e tragam um resumo semana que vem” não é literatura, é leitura.

Agora que autores estrangeiros deveriam participar mais da matéria, eu concordo.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2008, 14:34:00 »
Existem muito mais formas de ensinar do que simplesmente mandar trazer o resumo de um livro... mas isso já é outro assunto.

Mas parece que a tendência da literatura é ser conservador, sempre estar 1 século atrasado no que se está ensinando...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2008, 15:03:48 »
Fantástico o texto, estou de pleno acordo!

Mas desprezando o essencial e apegando-me ao detalhe: essa história de que Buenos Aires tem mais livrarias do que o Brasil inteiro tem uma cara de mito... Será que é verdade mesmo?

EDIT: Respondido
« Última modificação: 06 de Novembro de 2008, 15:07:15 por uiliníli »

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:14:52 »
Quando tinha 10 anos de idade, eu li Moby Dick. Fiquei ultra orgulhoso quando terminei o livro, sentindo que tinha feito algo importante. Além disso, eu tinha realmente gostado da história. Tinha tudo ali, aventura, vingança, amizade verdadeira e até um "Q" de terror.
Pouco depois, na casa dos 12 ou 13 anos, minhas professoras começaram a indicar os livros de leitura... naturalmente literatura brasileira... positivamente literatura brasileira errada.
Eu odiei Olhai Os Lírios Do Campo. Achei abominável Iracema, O Cortiço, A Moreninha.
Por que? Os livros eram ruins?
Nâo! Porque eu era um moleque. Eu queria ler, mas não "aquilo". Eu queria algo fantástico (quero até hoje), heróis entrando em empreitadas difíceis, vilões monstruosos e naves espaciais.
Atualmente posso apreciar e aprecio Machado de Assis e companhia. Mas jamais empurraria eles para o meu filho. Não na fase em que ele está.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:27:54 »
Só mais uma coisa. Eu também discordo que se deva ensinar intertextualidade pedindo para um aluno da oitava série citar as intertextualidades entre Machado de Assis e Shakespeare, mas um aluno deve aprender que existe uma tal coisa chamada intertextualidade. Isso faz parte da interpretação até mesmo de um texto simples, como a letra de uma música.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2008, 19:02:03 »
Quando pediam Machado de Assis, Guimarães Rosa e Monteiro Lobato no ensino médio nunca lia, aliás só li o Vidas Secas para o vestibular, foi até legalzim, lia na marrra...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2008, 19:29:50 »
Recusei ler quanto os livros infantil.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:09:25 »
Temos um ensino de literatura deturpado no Brasil. O cânone é enfiado goela abaixo nos alunos e a historiografia literária difundida pelas escolas de segundo e terceiro graus é improcedente. Isso fora as ideologias que vão se assentando nas mentes dos jovens aos poucos: "O Brasil passou a ser mais valorizado com o Modernismo", "Cruz e Souza começou sua carreira com poesias sobre o regime escravista, mas depois evoluiu passando a escrever poemas mais subjetivos sobre suas aflições de vida e blá blá blá!", "Machado de Assis é o maior escritor brasileiro".

Quanto à intertextualidade, o grande problema é a maneira como ela é ensinada. Não será tão pedante para o aluno se ele estiver trabalhando com obras de seu interesse e se for instigado a fazer comparações entre uma obra e outra.

Detalhe: a tal professora deve estar fazendo algum trabalho de conclusão de curso sobre o assunto.
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:32:30 »
É que pra começar não há aula de "literatura", e sim aula de "história da literatura luso-brasileira"...
clap  clap  clap  clap  clap!!!!!!!!

Pior de tudo é que na universidade essa p* é a mesma. Passei 95% de um semestre lendo e assistindo aula sobre a literatura da década de 20, numa disciplina que se propõe a discutir literatura contemporânea.
8-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2008, 04:45:23 »
Excelente texto.

Dêem livros aos alunos. Que eles leiam o tempo todo. Leiam e interpretem, leiam e escrevam. E que os professores corrijam os textos e expliquem por que os corrigiram. Livros! Mas também não me venham com autores que escrevem destarte e outrossim. Não estou falando dos piores do século 19, como o tal Joaquim Manuel de Macedo e sua insuportável Moreninha; estou falando do melhor: Machado de Assis. Não empurrem Machado de Assis para menores de 16 anos, por favor. Se não quiserem lhes dar um Verissimo, que seja o Harry Potter, que seja O Código da Vinci. Não deixem as crianças ficar com raiva de livro!

:clap:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2008, 12:25:31 »
Por que esse tópico está classificado como papo furado? Eu não acho que isso aqui seja nenhum papo furado.
8-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Novembro de 2008, 14:32:35 »
Não é papo-furado no sentido pejorativo. Papo-furado é "coisas que não tenham a ver com ceticismo, laicismo ou ateísmo, que são os temas para os quais o fórum foi feito".
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:09:30 »
Não é papo-furado no sentido pejorativo. Papo-furado é "coisas que não tenham a ver com ceticismo, laicismo ou ateísmo, que são os temas para os quais o fórum foi feito".

Se bem que não é exatamente isso que que está escrito na descriçaõ da seção:

"Papo Furado
Conversas descontraídas com o pessoal, só pra ninguém dizer que não tem diversão aqui…"

Não é à tôa que o Acolon estranhou, acho que o texto explicativo da seção devia ser alterado.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:11:20 »
Apesar de que descontração e diversão podem ser relativas.
8-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:13:31 »
Ou talvez, quem sabe, sei lá, mover pra seção de cultura já existente aqui... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:17:34 »
Hmm.. tentei mover pra cultura e não consegui. Cheguei tarde :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:17:55 »
Tá vendo? Ficou mais coerente agora.
8-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:20:43 »
Eu tinha esquecido que tinha a parte de cultura... :oops:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:27:45 »
Então... só para colocar mais lenha na fogueira voltar ao assunto do tópico: por que tanto canonismo velho na escola, já que há tantas produções novas, contemporâneas? Por que Castro Alves e não Nildão? Por que Jorge Amado e não Mayrant Gallo?
8-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Novembro de 2008, 15:29:22 »
Provavelmente por causa daAcademia Brasileira de Letras. Não duvido que caia Paulo Coelho nos vestibulares da década de 20
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!