Autor Tópico: Abaixo Machado de Assis!  (Lida 7271 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Abaixo Machado de Assis!
« Resposta #50 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:10:34 »
a)Não é sempre que você quer ler a algo sério, complexo, culto. Às vezes, você só quer se divertir, e nessas horas, sub-literatura vem muuuuuuuuuuuito a calhar. Você se diverte lendo Harry Potter, sem ter que pensar muito.
Não vejo nada de "sub-literário" em Harry Potter. É uma obra que, como qualquer outra, tem seu público alvo. E essa questão de ser culto ou não é mero canonismo. Na realidade dos fatos, você só lê aquilo que te agrada, a menos que esteja sendo cobrado na escola ou no vestibular/concurso/afins.
Mas eu gosto de Harry Potter! A questão não é o gosto.
Só que não é algum livro daqueles que realmente te faz parar pra pensar, que discuta a algo essencialmente humano, ou que sobreviveria por mais que cinqüenta anos.
Latebra optima insania est.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #51 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:13:13 »
E hífen? :P

Em português acaba fazendo pouca diferença se termina com m ou com n. Em ambos os casos, eles simplesmente representam uma nasalização do som.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:18:06 »
A regra é que as palavras terminam em 'en' quando só se pronuncia o e anasalado; já o 'em' é quando se pronuncia um ditongo decrescente, repare que não falamos "tambén", falamos "tambéin".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #53 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:30:53 »
Só que não é algum livro daqueles que realmente te faz parar pra pensar, que discuta a algo essencialmente humano, ou que sobreviveria por mais que cinqüenta anos.
E que, convenhamos, Machado de Assis já tá mais do que morto...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #54 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:37:18 »
E que, convenhamos, Machado de Assis já tá mais do que morto...
Não entendi muito bem essa colocação. Você quis dizer que Machado de Assis está 'desatualizado'? Pode ser que os ricos não andem mais de carruagem hoje em dia, mas as histórias ainda se aplicam hoje. Quantos dom-casmurros não existem por aí hoje em dia?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:42:25 »
Não entendi muito bem essa colocação. Você quis dizer que Machado de Assis está 'desatualizado'? Pode ser que os ricos não andem mais de carruagem hoje em dia, mas as histórias ainda se aplicam hoje. Quantos dom-casmurros não existem por aí hoje em dia?

Você quer dizer, desde que inventaram o exame de DNA? :lol:

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:49:00 »
Eu acho que muitos contos de Machado de Assis são convites à filosofia para pessoas de treze, catorze anos, que em sua maior parte estão saindo da casca do ovo. A questão é como eles serão trabalhados.

Porém, quem já lê e debate muito filosofia pode já estar saturado dos conteúdos machadianos. Contos como "Idéias do canário", "A Igreja do Diabo" ou "A causa secreta" já seriam, digamos, batidos.
8-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Novembro de 2008, 22:34:04 »
Sobre literatura anglófona, ler no idioma original é um prazer para poucos :D
Ainda me orgulho de ter lido Romeo n Juliet no original, mesmo com aquele estilo arcaico.

Tenho 12 peças do Shakespeare aqui, uma coleção da Dover (oyu seja:pechincha!). Já Li Julius Caesar e estava entendo ler The Tempest, mas esse é complicado demais!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #58 Online: 18 de Novembro de 2008, 00:10:26 »
Dizer que Código da Vinci é porta de entrada para apreciação da literatura é o mesmo que dizer que novela da Globo é porta de entrada para a apreciação da dramaturgia.
Ou então que Mundo de Sofia é porta de entrada para a filosofia. De todas as pessoas que eu conheço e gostaram deste livro, nenhuma entende coisa alguma de filosofia, foi atrás de ler mais obras etc.

Curioso que eu sempre gostei de ler, mas só tomei gosto por literatura poucos anos atrás. Desde de criança eu folheava enciclopédias, livros de história, de ciência...
Agora, além dos livros de filosofia e história (da ciência) passei a ler a nata da literatura anglófona, no original.

É que as aulas de Literatura não servem para ensinar as pessoas a ler livros. Serve única e exclusivamente para ensinar sobre Literatura. Eu também sempre gostei de ler, mas eu gostava de ler os livros que queria ler. Eu gostava de ler sobre ciência, não sobre "o romance indianista da primeira geração romântica do Brasil". Devo infinitamente mais em minha vida a Carl Sagan do que a José de Alencar - aliás, se eu nunca tivesse ouvido falar em José de Alencar na vida eu não teria perdido nada.

E da mesma forma que O Código da Vinci e Harry Potter não são porta de entrada para a apreciação da Literatura, o próprio Machado de Assis também não é. Todo ano milhões de jovens são obrigados a ler Machado, mas nem por isso desenvolvem gosto pela Literatura.

Acredito que a idéia das aulas de literatura seja "história do pensamento" + "interpretação de texto". A molecada aprende o zeitgheist das diferentes épocas e como este é expresso na mídia literária. Se bem dadas, aulas de literatura ao mesmo tempo fornecem cultura humanística e resolve problemas de analfabetismo funcional.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #59 Online: 18 de Novembro de 2008, 00:13:17 »
Sobre literatura anglófona, ler no idioma original é um prazer para poucos :D
Ainda me orgulho de ter lido Romeo n Juliet no original, mesmo com aquele estilo arcaico.

Tenho 12 peças do Shakespeare aqui, uma coleção da Dover (oyu seja:pechincha!). Já Li Julius Caesar e estava entendo ler The Tempest, mas esse é complicado demais!

Já li Bram Stocker, George Orwell, Lewis Carroll, Willian Blake e Ediwn A. Abbott no original. Ainda tem uma pilha enerme de livros anglófonos para eu ler.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Novembro de 2008, 00:51:20 »
Coloca Finnegans wake na lista :D
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #61 Online: 18 de Novembro de 2008, 01:00:42 »
Acredito que a idéia das aulas de literatura seja "história do pensamento" + "interpretação de texto". A molecada aprende o zeitgheist das diferentes épocas e como este é expresso na mídia literária. Se bem dadas, aulas de literatura ao mesmo tempo fornecem cultura humanística e resolve problemas de analfabetismo funcional.
Quanto otimismo...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #62 Online: 18 de Novembro de 2008, 02:17:59 »
E hífen? :P

Em português acaba fazendo pouca diferença se termina com m ou com n. Em ambos os casos, eles simplesmente representam uma nasalização do som.
Bingo. Só que isso confunde na hora de escrever - já vi muita gente escrevendo *hífem.

A regra é que as palavras terminam em 'en' quando só se pronuncia o e anasalado; já o 'em' é quando se pronuncia um ditongo decrescente, repare que não falamos "tambén", falamos "tambéin".
Pra mim, soa igual O.o
E outra coisa, essa ditonguização é algo relativamente recente. Acho eu que mais recente que quando foram feitas as regras pra m/n.

Eu acho que muitos contos de Machado de Assis são convites à filosofia para pessoas de treze, catorze anos, que em sua maior parte estão saindo da casca do ovo. A questão é como eles serão trabalhados.

Porém, quem já lê e debate muito filosofia pode já estar saturado dos conteúdos machadianos. Contos como "Idéias do canário", "A Igreja do Diabo" ou "A causa secreta" já seriam, digamos, batidos.
Bem lembrado - os contos dele. São mais simples, tanto em vocabulário quanto não-prolixidade, e para mim, são melhores que os romances.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #63 Online: 18 de Novembro de 2008, 06:07:27 »
Machado de Assis é uma droga.

Dan Brown é um gênio.

E sim, estou falando sério.

*levanta o escudo*
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:22:47 »
Já li 3 livros do Dan Brown, e não tem como negar que são cativantes.
Você vicia no livro... e quer continua lendo a todo custo. (apesar de pouco te acrescentar em questão de cultura, sem contar que você lê o livro em 3 dias no máximo)

Já tentei ler machadão e sem brincadeira... 1 página depois estava com o saco mais que cheio e desistia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Novembro de 2008, 11:43:24 »
a)Não é sempre que você quer ler a algo sério, complexo, culto. Às vezes, você só quer se divertir, e nessas horas, sub-literatura vem muuuuuuuuuuuito a calhar. Você se diverte lendo Harry Potter, sem ter que pensar muito.
Não vejo nada de "sub-literário" em Harry Potter. É uma obra que, como qualquer outra, tem seu público alvo. E essa questão de ser culto ou não é mero canonismo. Na realidade dos fatos, você só lê aquilo que te agrada, a menos que esteja sendo cobrado na escola ou no vestibular/concurso/afins.
Eu gosto também. E também concordo que não há nada de muito profundo nos livros. O excesso de deus ex machina e o maniqueísmo exagerado enchem bastante o saco, além de algumas coisas bem bobas até para crianças ao longo da saga.

[CONTÉM SPOILERS]

Porém, eu acho que existem certos detalhes na série que são muito interessantes e que podem muito acrescentar ao leitor. Como a relação de Harry, órfão, com seus pais. Ainda no primeiro livro o que ele vê no espelho de Erised são eles, e é interessante o modo como a saga evolui e ele vai conhecendo mais sobre eles, é sempre uma busca incessante dos pais, o que acaba que ele move esses sentimentos aos Weasley, e ao Sirius e ao Dumbledore.  No último livro ele chega bem perto de encontrar seus pais e atinge a maturidade de encarar a falta deles como parte da vida. Aliás, o último livro tem umas reflexões muito boas, como o fato de nos tornarnos "senhor da morte" quando não a tememos. E é interessante como isso tudo é posto de forma bem simples que qualquer pré-adolescente possa ler. Para quem e órfão deve gostar da leitura e se identificar bastante.

Enfim, tem outras coisas também, como encontrar consolo quando acompanhado de quem se gosta, ou o trauma vivido pelo Snape que a gente só descobre no final, e o último consolo dele antes da morte foi olhar para o que restava de seu amor:os olhos de Harry. Achei muito bonito essa passagem.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 18 de Novembro de 2008, 11:46:10 »
Já li 3 livros do Dan Brown, e não tem como negar que são cativantes.
Você vicia no livro... e quer continua lendo a todo custo. (apesar de pouco te acrescentar em questão de cultura, sem contar que você lê o livro em 3 dias no máximo)
Eu já li dois. É realmente bem cativante e divertido de ler, mas é aquela coisa: passado algum tempo tu mal se lembra da história. É que nem os do Paulo Coelho, li dois também, ambos em umas duas horas cada. Também é leitura breve e que vai te encaminhando naturalmente para o fim, mas não tem absolutamente nada de mais. É leitura só para recreação/passatempo mesmo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 18 de Novembro de 2008, 12:16:17 »
Já tentei ler machadão e sem brincadeira... 1 página depois estava com o saco mais que cheio e desistia.

Então experimenta Eça.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:48:34 »
Às vezes o esforço vale a pena. As primeiras 100 páginas de O Nome da Rosa são extremamente maçantes, com todas aquelas frases em latim e sentenças compridas e complicadas. Mas depois compensa.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #69 Online: 18 de Novembro de 2008, 15:27:37 »
Huh? O Machado é o único dos "Clássicos" brasileiros que eu lia por prazer (nao me venham falar da moreninha, meu teclado nao é
aa prova de vômito). Mas concordo com o autor do texto [1]. Acho que aula de literatura nao é o mesmo que aula de apreciaçao
de literatura. A escola deveria estimular os estudantes a ler qualquer coisa que lhes dê prazer E ao mesmo tempo ensinar a história
da literatura [2].

[1] Mas escrever "imeil" é coisa de baitola. :)
[2] E sem se restringir aa literatura luso-brasileira. Pra quê esse nacionalismo tosco?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #70 Online: 18 de Novembro de 2008, 15:33:18 »
Machado de Assis é uma droga.

Dan Brown é um gênio.

E sim, estou falando sério.

*levanta o escudo*

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Novembro de 2008, 21:51:44 »
Acredito que a idéia das aulas de literatura seja "história do pensamento" + "interpretação de texto". A molecada aprende o zeitgheist das diferentes épocas e como este é expresso na mídia literária.
O que existe, na verdade, é uma insistência em traçar uma historiografia literária dependente da historiografia do país. Essa parte da mídia seria uma ótima idéia, mas não me lembro de ter visto isso em meus tempos de colégio.

Se bem dadas, aulas de literatura ao mesmo tempo fornecem cultura humanística e resolve problemas de analfabetismo funcional.
Concordo. Percebo que a melhor forma de tornar a literatura instigante é fazendo com que as aulas sejam práticas. Ademais, entender que a obra está aberta e que se não for traçado um paralelo entre a obra e a realidade do aluno (e quase sempre isso é possível), dificilmente ela não será taxada de chata.
8-)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #72 Online: 19 de Novembro de 2008, 02:37:01 »
[2] E sem se restringir aa literatura luso-brasileira. Pra quê esse nacionalismo tosco?
:apoiado:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #73 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:41:55 »
[4]

Isso existe para fingir que o país é mais do que é?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #74 Online: 19 de Novembro de 2008, 09:32:59 »
Empiricamente, já concluí que gostar de ler é uma questão cultural. Se você cresce em um ambiente de leitores, você facilmente se torna um. Claro que há exceções, mas em geral é assim que acontece.

2

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!