a)Não é sempre que você quer ler a algo sério, complexo, culto. Às vezes, você só quer se divertir, e nessas horas, sub-literatura vem muuuuuuuuuuuito a calhar. Você se diverte lendo Harry Potter, sem ter que pensar muito.
Não vejo nada de "sub-literário" em Harry Potter. É uma obra que, como qualquer outra, tem seu público alvo. E essa questão de ser culto ou não é mero canonismo. Na realidade dos fatos, você só lê aquilo que te agrada, a menos que esteja sendo cobrado na escola ou no vestibular/concurso/afins.
Mas eu gosto de Harry Potter! A questão não é o gosto.
Só que não é algum livro daqueles que realmente te faz parar pra pensar, que discuta a algo essencialmente humano, ou que sobreviveria por mais que cinqüenta anos.
Eu gosto também. E também concordo que não há nada de muito profundo nos livros. O excesso de
deus ex machina e o maniqueísmo exagerado enchem bastante o saco, além de algumas coisas bem bobas até para crianças ao longo da saga.
[CONTÉM SPOILERS]
Porém, eu acho que existem certos detalhes na série que são muito interessantes e que podem muito acrescentar ao leitor. Como a relação de Harry, órfão, com seus pais. Ainda no primeiro livro o que ele vê no espelho de Erised são eles, e é interessante o modo como a saga evolui e ele vai conhecendo mais sobre eles, é sempre uma busca incessante dos pais, o que acaba que ele move esses sentimentos aos Weasley, e ao Sirius e ao Dumbledore. No último livro ele chega bem perto de encontrar seus pais e atinge a maturidade de encarar a falta deles como parte da vida. Aliás, o último livro tem umas reflexões muito boas, como o fato de nos tornarnos "senhor da morte" quando não a tememos. E é interessante como isso tudo é posto de forma bem simples que qualquer pré-adolescente possa ler. Para quem e órfão deve gostar da leitura e se identificar bastante.
Enfim, tem outras coisas também, como encontrar consolo quando acompanhado de quem se gosta, ou o trauma vivido pelo Snape que a gente só descobre no final, e o último consolo dele antes da morte foi olhar para o que restava de seu amor:os olhos de Harry. Achei muito bonito essa passagem.