Vamos supor que Fabi mova ação contra Luis Dantas porque ela está grávida e precisa de ajuda financeira nos encargos da gravidez. Ela afirma em sua petição que ele é o pai em razão de terem tido envolvimento amoroso que se desfez há um mês.
De modo a provar o alegado, Fabi junta exame positivo de sua gravidez rubricado por médico, e junta cartas de amor do Dantas, e uma conta de luz em nome dele do período em que estiveram morando juntos. Intimado, Dantas limita-se a dizer que desconhece Fabi. O juiz o obrigará a pagar alimentos até o nascimento da criança.
Ainda assim, não está provado que o Dantas é o pai da criança . E se depois ficar provado que ele não é o pai? Agora ele tem de arcar com os custos de um processo que ele vai ganhar sem dúvida, mas que vai se arrastar por um bom tempo.
E nesse caso a quem ele processa? A mãe? Ora, ela apenas estava exercendo seu direito, como diz a tal lei. O Estado? O verdadeiro pai? De quem ele recebe?
Ou suponha que o dantas já tem uma família, a qual tem de bancar e seu orçamento está apertado. Faz sentido obrigá-lo a apertar ainda mais o orçamento que destina a sua família para arcar com os custos de uma gravidez sobre a qual não se tem certeza de que ele é o responsável?
Tendo em mente que:
1 - É possível obter um alto grau de certeza a respeito, já que existem métodos para isso, basta esperar o nascimento do fedelho.
2 - Boa parte das situações em que há dúvidas e litígio a respeito da paternidade, creio eu, ocorre com pessoas cujo orçamento já é apertado.
Mas suponha agora que Lua mova ação contra uiliníli porque ela está grávida e precisa de ajuda financeira nos encargos da gravidez. Ela afirma em sua petição que ele é o pai em razão de terem tido envolvimento amoroso que se desfez há um mês.
Lua junta somente exame positivo de sua gravidez rubricado por médico. Intimado, uiliníli demonstra que mora os pais, e que não há nada nos autos que faça supor ser ele o pai da criança, e alega que desconhece Lua. O juiz dará a ação por improcedente, Lua perderá a ação.
Concedido.
Mas esses são os dois casos extremos. E o caso em que ulinili prova que mora com os pais, mas Lua apresenta testemunhas de que apesar disso, ambos tinham, ou pelo menos tiveram um relacionamento? Ou em que a Lua mostra fotos dos dois juntos? E inúmeros outros em que a situação não está tão bem definida?
Por via das dúvidas, vou começar um fucklog. Cada uma das minhas trepadas será anotada, com o nome da moça, foto, dia, horário em que ocorreu, local...
e é bom começar a guardar as camisinhas num ziploc depois da ação, pra levar como prova de que eu estava protegido!