Mas sabe de uma coisa? O que eu quero ver mesmo sao os espectros desses planetas. Daí vai dar pra saber a composiçao da
atmosfera e a temperatura. Provavelmente sao parecidos com Netuno.
Noticia historica para a astronomia! Bravo!
Pelo que eu vi, os da HR 8799 tem temperaturas superficiais da ordem de 800-1200 K e espectro semelhante a das
anas de tipo T (teriam espectro muito semelhante ao da ana marrom Gliese 229b, sendo, no entanto, muito mais jovens e menos massivos que a Gl 229b) e o Formalhaut b da ordem de 400K, mas nao vi o grafico com o espectro.
Pela temperatura, chuto que deve ter um
espectro Y(caso afirmativo, o For. B, alem de ter confirmado o status planetario por via direta, seria o primeiro astro com espectro Y a ser fotografado)
O fato de emitirem radiacao como objetos de tipo T ou Y nao os desclassifica como planetas. Estas classes espectrais nao incluem anas marrons apenas, mas tambem planetas massivos e/ou jovens, que nao tiveram tempo suficiente para se esfriarem, que e o caso de ambos os sistemas.
Nao creio que os espectros se parecam com o de Netuno.
Basta lembrar que Netuno tem 14.5 vezes a massa da terra e os quatro planetas tem massa da ordem de 1-10x a massa de Jupiter, a qual por sua vez, e 318 vezes a da terra ou pelo menos uma magnitude acima da de Netuno.