Gente, daqui a alguns anos vai ser possível nao somente detectar planetas do tipo terrestre, mas inclusive vai ser
possível detectar (com alguma probabilidade) a existência de uma biosfera
como a nossa. Para isso, bastaria
obter-se um espectro de um planeta do tipo terrestre[1] e procurar por linhas de absorçao correspondentes ao ozônio.
(Experts por favor me corrijam se eu disser alguma besteira) O ozônio surge da interaçao do oxigênio com a radiaçao
ultravioleta na alta atmosfera. Portanto, a existência de ozônio implica na existência de oxigênio. O
oxigênio é um troço muito reativo, que rapidamente (em escala de tempo geológica) se combina com minerais e
desaparece da atmosfera. O que o mantém na atmosfera terrestre sao os organismos fotossintéticos (em outras
palavras, nossa atmosfera está fora do equilíbrio químico). Portanto, oxigênio na atmosfera implica na possibilidade
de vida. Se a temperatura do planeta em questao e a sua idade forem adequadas, entao já poderemos abrir o champagne.
Vida inteligente, por outro lado, sao outros quinhentos... Imagino se seria possível atualmente detectar uma esfera
de Dyson na nossa vizinhança, ou um orbital [2].
EDIT: Tudo isso é pra dizer que sim, alguem já pode nos estar observando.
[1]Nao estou dizendo que vai ser fácil...
[2]
http://en.wikipedia.org/wiki/Orbital_(The_Culture)