Autor Tópico: Primeiras fotos de planetas extra-solares!  (Lida 3147 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Primeiras fotos de planetas extra-solares!
« Resposta #50 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:49:52 »
Sem ser ficcionista, podemos estar já sendo "observados"....à distancia....
com certeza, e talvez nem tão à distancia.  :medo:

Tuuuuu-ííííííí-úúúúúúú
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #51 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:48:19 »
Gente, daqui a alguns anos vai ser possível nao somente detectar planetas do tipo terrestre, mas inclusive vai ser
possível detectar (com alguma probabilidade) a existência de uma biosfera como a nossa. Para isso, bastaria
obter-se um espectro de um planeta do tipo terrestre[1] e procurar por linhas de absorçao correspondentes ao ozônio.

(Experts por favor me corrijam se eu disser alguma besteira) O ozônio surge da interaçao do oxigênio com a radiaçao
ultravioleta na alta atmosfera. Portanto, a existência de ozônio implica na existência de oxigênio. O
oxigênio é um troço muito reativo, que rapidamente (em escala de tempo geológica) se combina com minerais e
desaparece da atmosfera. O que o mantém na atmosfera terrestre sao os organismos fotossintéticos (em outras
palavras, nossa atmosfera está fora do equilíbrio químico). Portanto, oxigênio na atmosfera implica na possibilidade
de vida. Se a temperatura do planeta em questao e a sua idade forem adequadas, entao já poderemos abrir o champagne.

Vida inteligente, por outro lado, sao outros quinhentos... Imagino se seria possível atualmente detectar uma esfera
de Dyson na nossa vizinhança, ou um orbital [2].

EDIT: Tudo isso é pra dizer que sim, alguem já pode nos estar observando.

[1]Nao estou dizendo que vai ser fácil...
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Orbital_(The_Culture)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #52 Online: 18 de Novembro de 2008, 17:15:56 »
 :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #53 Online: 21 de Novembro de 2008, 01:28:34 »
Gente, daqui a alguns anos vai ser possível nao somente detectar planetas do tipo terrestre, mas inclusive vai ser
possível detectar (com alguma probabilidade) a existência de uma biosfera como a nossa. Para isso, bastaria
obter-se um espectro de um planeta do tipo terrestre[1] e procurar por linhas de absorçao correspondentes ao ozônio.

(Experts por favor me corrijam se eu disser alguma besteira) O ozônio surge da interaçao do oxigênio com a radiaçao
ultravioleta na alta atmosfera. Portanto, a existência de ozônio implica na existência de oxigênio. O
oxigênio é um troço muito reativo, que rapidamente (em escala de tempo geológica) se combina com minerais e
desaparece da atmosfera. O que o mantém na atmosfera terrestre sao os organismos fotossintéticos (em outras
palavras, nossa atmosfera está fora do equilíbrio químico). Portanto, oxigênio na atmosfera implica na possibilidade
de vida. Se a temperatura do planeta em questao e a sua idade forem adequadas, entao já poderemos abrir o champagne.

Vida inteligente, por outro lado, sao outros quinhentos... Imagino se seria possível atualmente detectar uma esfera
de Dyson na nossa vizinhança, ou um orbital [2].

EDIT: Tudo isso é pra dizer que sim, alguem já pode nos estar observando.

[1]Nao estou dizendo que vai ser fácil...
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Orbital_(The_Culture)
Se a gente quer casa nova procurar por ozônio é bastante OK, pena que acho que isso restringiria e muito a pesquisa por vida fora da Terra... implica na oxidação por oxigênio, o que não é realmente necessário (outro elemento pode estar fazendo, naquele planeta, o papel do oxigênio).
Latebra optima insania est.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #54 Online: 23 de Novembro de 2008, 10:27:12 »
Mais um?

Agora abriu a porteira!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!