Aviso: cosmologia nao é minha especialidade. Meu conhecimento da área é pouco maior do que o de um leitor da Scientific American.
Mesmo diante disso tudo ainda podemos dizer que a cosmologia atual afirma categoricamente que o universo surgiu do nada?
A cosmologia (na verdade a ciência como um todo) nao afirma nada categoricamente. O que existem sao dados experimentais
e teorias que juntam esses dados num arcabouço consistente. Até onde sei a cosmologia estuda a evoluçao do Universo desde
cerca de 13 bilhoes de anos atrás e nao se preocupa muito com o que aconteceu antes.
As flutuaçoes quânticas existem de fato, ocorrem a todo instante ao nosso redor e, até onde se sabe, nao têm causa. O que isso
quer dizer é que nao conhecemos mecanismo algum por trás delas: para isso seria necessário a existência das chamadas variáveis ocultas,
que causariam as flutuaçoes mas nao seriam diretamente acessíveis ao experimento. Existem bons argumentos contrários aa
existência de variáveis ocultas locais*. Esse é um dos aspectos mais misteriosos da Mecânica Quântica, talvez O aspecto mais
misterioso. Era disso que Einstein nao gostava. Mas resumindo: nao se afirma categoricamente que as flutuaçoes nao têm causa.
O que ocorre é que nao existem dados que nos levem a imputar uma causa a elas**.
*O que nao impedem a existência de variáveis ocultas nao-locais, como o Potencial Quântico
da interpretaçao de Bohm, mas aí seria trocar um mistério por outro

.
**Parece juridiquês, mas a distinçao é importante. É como dizer que nada nos leva a crer que existe um bule de chá em órbita ao
redor de Marte, em contraste com se afirmar categoricamente que tal bule nao existe.