Autor Tópico: Religião e Ciência:Incompatíveis ??  (Lida 5441 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Religião e Ciência:Incompatíveis ??
« Online: 20 de Novembro de 2008, 19:13:28 »
http://charlesmorphy.blogspot.com/search/label/Religião

http://charlesmorphy.blogspot.com/2008/05/deuses-e-novos-sacerdotes.html

Esse pequeno ensaio é antigo, mas parte das opiniões ainda valem (e a discussão continuará procedente ainda por muito tempo). Saiu na Gazeta de Ribeirão do dia 04 de julho de 2004.
Alguns livros interessantes que tratam da contraposição entre pensamento científico e atividade religiosa: Pilares do Tempo, do paleontólogo e evolucionista S.J. Gould (cuja edição original é de 1999) - talvez um pouco conservador e verborrágico, ainda assim bem argumentado, faz a exposição original da idéia de dois magistérios não sobrepostos; Deus, um delírio, do ultra-darwinista (não em um sentido pejorativo, mas devido à sua insistência reducionista na primazia do gene como agente da evolução) Richard Dawkins (edição original de 2006) - trazendo uma defesa apaixonada e radical da ciência contra o pensamento dogmático religioso e suas conseqüências para as sociedades humanas; e Quebrando o encanto (edição original de 2006), do filósofo evolucionista Daniel Dennett - tentando demonstrar que a religião é um fenômeno natural, produto da atividade humana como a arte e a ciência.

Deuses e novos sacerdotes

Charles Morphy D. dos Santos

Retas perfeitamente paralelas e distintas, diz um conhecido postulado matemático, jamais se cruzam. Por mais que se aproximem, coincidirão apenas no infinito inatingível. Da mesma forma, visões de mundo científicas e metafísicas não se contrapõem e não devem ser postas em confronto direto.

Religiões tratam da moral do homem, da ética e da sua condição na existência. Elas são importantes para um sem número de pessoas que buscam na teologia algum conforto para suas vidas. Cientistas buscam conhecer o mundo através da razão, e só aceitam hipóteses falseáveis, ou seja, aquelas que tenham a possibilidade de serem testadas, segundo critérios delimitados e passíveis de repetição.

As visões de mundo desses dois magistérios são diametralmente opostas, apesar das discordâncias de ambos os lados. Elas tratam de aspectos exclusivos à sua prática. O conceito de alma, por exemplo, está fora do escopo da ciência, bem como nossas motivações existenciais ou idéias sobre o pós-morte. Da mesma forma, a teoria da evolução, proposta por Charles Darwin e Alfred Wallace em meados do século XIX, não é contrária à existência Deus, simplesmente porque Ele não é um objeto de estudo científico. A teoria de Darwin-Wallace é materialista e, portanto, deixa de fora do seu corpo de discussão qualquer aspecto que fuja dessa perspectiva. Deus não pode ser matéria, o que infelizmente nunca foi percebido pelos milhares de críticos das idéias evolucionistas durante os últimos cento e cinqüenta anos.

Em alguns países, idéias científicas muitas vezes são deturpadas nas escolas ou mesmo omitidas dos livros didáticos, em prol de um crescente conservadorismo, travestido de crença na criação especial por uma mente superior. Isso cria um viés perigoso. A ciência diz que nossa espécie está conectada com todas as outras no nosso planeta, vivas ou extintas, pois resultamos todos de um mesmo processo de descendência com modificação. O homem apareceu há pouco tempo na história biológica. Por bilhões de anos, a Terra foi povoada exclusivamente por uma enorme diversidade de bactérias, e a elas seguiram (não nessa ordem) grupos de insetos, peixes, medusas, moluscos, dinossauros e outros. Sob uma ótica científica, não há sentido crermos que o mundo biológico foi criado para nosso uso, para o nosso prazer. Alçar nossa espécie a algum tipo de pináculo da evolução, uma posição privilegiada no meio da diversidade, é um erro grosseiro e revela um desconhecimento cabal da intrincada rede de conexões entre os seres vivos, além de justificar preconceitos e racismos (basta lembrar como negros e indígenas eram tratados como espécies inferiores até há bem pouco tempo).

Religiosos e cientistas caminham em linhas finas muito próximas, mas que não se contrapõem. Isso impede qualquer conclusão definitiva sobre benefícios e desvantagens de uma ou outra perspectiva. Somente o convívio harmonioso entre ciência e religião, respeitados os seus limites de abrangência, pode aproximá-las de seu objetivo comum: o conhecimento.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Religião e Ciência:Incompatíveis ??
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:38:51 »
Religiosos e cientistas caminham em linhas finas muito próximas, mas que não se contrapõem. Isso impede qualquer conclusão definitiva sobre benefícios e desvantagens de uma ou outra perspectiva. Somente o convívio harmonioso entre ciência e religião, respeitados os seus limites de abrangência, pode aproximá-las de seu objetivo comum: o conhecimento.

Não concordo que exista esse objetivo comum pois são tipos diferentes de conhecimento.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:05:58 »
O limite da abrangência da religião é a fantasia, o palpite, o ad hoc.

A ciência não deve tratar dessas coisas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:59:59 »
A ciência não tá nem aí pra religião.
E a religião que não invente de se meter em assuntos de ciência.

Cada qual com seu cada qual e estamos convessados.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2008, 11:52:14 »
"Religiões tratam da moral do homem, da ética e da sua condição na existência."

Sempre que escuto esta bobagem me dá vontade de vomitar!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2008, 20:33:59 »
Se a religião diz que a Terra tem 6 mil anos e a ciência diz que tem 4,7 bilhões de anos, elas são incompatíveis.
Se a religião diz que todos os seres vivos foram criados juntos há 6 mil anos e a ciência diz que surgiram uns dos outros ao longo de bilhões de anos, elas são incompatíveis.

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2008, 21:25:17 »

Religiões tratam da moral do homem, da ética e da sua condição na existência. Elas são importantes para um sem número de pessoas que buscam na teologia algum conforto para suas vidas.

Elas 'tentam' tratar da moral, mas não passam nem perto! Essa lorota de 'moral na religião' e que 'a religião surgiu para regrar a vida do homem' omo ouvi nessa semana mesmo' sao lorotas pra boi dormi....rs

Que tipo de conhecimento a religião busca?!? Não consigo pensar em nenhum....
Segundo que não consigo enxergar de maneira nenhuma essa tal 'proximidade' entre ciencia e religiao..

A religião desde que foi criada teve seu espaço...a ciência por outro lado...Essa tal 'harmonia' nao dura muito tempo quando se tem um fundamentalista religioso por perto...
Eles nunca atacam idéias, eles sempre atacam as pessoas....

abraços,

Cezar
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:24:46 »
"Moral" religiosa: um sujeito onipotente se preocupa caso você faça sexo anal.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:03:33 »
Não creio em que algum deus vigie o que eu como ou deixo de comer e quando. Ou que
registre a cada momento se eu tive pensamentos "proibidos", se me humilhei diante dele
ou se duvidei de sua existência. Ou se fui à igreja e se fui nos dias certos. Se rezei ou
deixei de rezar e se usei as palavras certas. Não creio em que algum deus fique feliz com
meu sofrimento ou meu jejum, autoimposto ou não, mas me proíba ou limite o prazer.
Se houver um deus, creio em que ele registrará o bem que eu fizer a meus semelhantes e
fará com que eu lhes pague, ainda neste mundo, pelo mal que eu lhes fizer. Mas não vejo
nada disto acontecer. Não há justiça neste mundo a não ser a justiça dos homens. Não
tenho motivos para crer em um deus.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 14:18:11 »
Se a religião diz que a Terra tem 6 mil anos e a ciência diz que tem 4,7 bilhões de anos, elas são incompatíveis.
Se a religião diz que todos os seres vivos foram criados juntos há 6 mil anos e a ciência diz que surgiram uns dos outros ao longo de bilhões de anos, elas são incompatíveis.

Não dá pra serem nem Colegas! :lasergun:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2008, 04:03:27 »
Nada menos que inimigos mortais.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2008, 06:44:01 »
Não creio em que algum deus vigie o que eu como ou deixo de comer e quando. Ou que
registre a cada momento se eu tive pensamentos "proibidos", se me humilhei diante dele
ou se duvidei de sua existência. Ou se fui à igreja e se fui nos dias certos. Se rezei ou
deixei de rezar e se usei as palavras certas. Não creio em que algum deus fique feliz com
meu sofrimento ou meu jejum, autoimposto ou não, mas me proíba ou limite o prazer.
Se houver um deus, creio em que ele registrará o bem que eu fizer a meus semelhantes e
fará com que eu lhes pague, ainda neste mundo, pelo mal que eu lhes fizer. Mas não vejo
nada disto acontecer. Não há justiça neste mundo a não ser a justiça dos homens. Não
tenho motivos para crer em um deus.
Perfect.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2008, 07:37:24 »

Não dá pra serem nem Colegas! :lasergun:

Sendo pedante, nem todas dizem isto de 6 mil anos, Fernando.

Mas eu tambem acho que sao incompativeis.
So tentem imaginar a aplicacao de metodo cientifico na religiao...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2008, 08:55:14 »
Ciência é precisa. Religião é holística.

Sem mais. ::)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2008, 10:23:56 »

sim... irremediavelmente.

No futuro muiiito distante, depois de mais algumas guerras santas que matarão milhões em nome da religião,
o ser humano se perguntará porque acreditou nestas superstições tolas.

Ou então se perguntará porque tirou os olhos de deus e tentou descobrir estas coisas científicas tolas...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2008, 10:28:58 »

sim... irremediavelmente.

No futuro muiiito distante, depois de mais algumas guerras santas que matarão milhões em nome da religião,
o ser humano se perguntará porque acreditou nestas superstições tolas.
Ou então se perguntará porque tirou os olhos de deus e tentou descobrir estas coisas científicas tolas...

A Europa já está fazendo isso.
 A religião só cresce no monturo de pobreza e ignorância das Américas, Ásia e Africa.
( E antes que alguém venha com chorumelas, nos EUA é instrumento do Partido Republicano )

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 08 de Dezembro de 2008, 12:13:44 »
Isso é cair na falácia do Espantalho, gente.

Nem todo religioso cai nessas superstições torpes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2008, 13:11:42 »
"Os dados indicam que a população mundial cresceu proporcionalmente mais do que a de católicos. Enquanto o crescimento populacional do mundo foi de 6,9% entre 2000 e 2005, os batizados aumentaram em 6,7%. "

"A área geográfica onde se registrou o maior aumento no número de batizados nos últimos cinco anos foi a África, com um incremento de 18%, enquanto o crescimento da população no continente ficou em 14%."

"A professora de Sociologia das Religiões, Maria Immacolata Maciotti, da Universidade La Sapienza, de Roma, afirma que a Igreja Católica perde fiéis, mas não seu poder. "
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/04/070425_vaticano_estatisticas_as.shtml

... E quem tá ligando pro tal de espantalho?
    Apoiados em estatísticas falamos qualquer coisa! :biglol:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2008, 21:36:38 »
Prova de que ciência é superior à religião é o fato óbvio que muitas religiões (como o espiritismo) anseiam por uma suposta comprovação científica. Religiões mais inteligentes, como o judaismo e o budismo, dão de ombros à ciência, o que é uma atitude sensata. Já eu não conheço cientista nenhum que use a religião para tentar dar suporte aos seus trabalhos científicos (pelo menos publicamente). Mas tem doido pra tudo...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2008, 11:45:36 »
Isso é cair na falácia do Espantalho, gente.

Nem todo religioso cai nessas superstições torpes.

Nem todos, nisso eu concordo.

Mas ainda assim continuam sendo incompativeis, Dantas.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:28:08 »
Como assim incompatíveis?  São assuntos diferentes.  O erro está exatamente em tentar usá-los indevidamente.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2008, 07:32:46 »
Como assim incompatíveis?  São assuntos diferentes.  O erro está exatamente em tentar usá-los indevidamente.

Incompativeis no sentido de poder unir seus pressupostos. Sei lá, numa espécie de interdisciplinaridade.

Por exemplo, pode se aplicar o calculo na microbiologia quando se estuda as taxas de crescimento de uma cultura de bacterias. E cálculo e microbiologia sao assuntos diferentes assim como religiao e ciencia.

Em um outro exemplo,
pode-se juntar filosofia e religiao e o resultado disso chama-se filosofia da religiao.
A metafísica tambem é objeto de estudo tanto por parte de filósofos como por parte de teólogos.

Mas como fazer para juntar ciencia e religiao?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2008, 07:44:22 »
Juntar não digo, mas conciliar é possível e recomendável.  No mínimo convém reconhecer que a religião vai continuar nos acompanhando por um bom tempo, e a ciência, espero, também.

Por exemplo, as ciências humanas estudam a religião.  Pelo menos os semestres de antropologia e psicopatologia que cheguei a cursar mencionavam o assunto.  O que é bom, entre outros motivos para estar prevenido sobre quão comuns são fenômenos de histeria e quão pouco significado religioso eles realmente tem.

Ao mesmo tempo, a religião pode e deve valorizar a ciência e se deixar guiar por ela. Do contrário estará sempre presa a crendices e superstições, bem como a um tradicionalismo torpe e obcecado por escrituras de milênios atrás.

A função da ciência é investigar a verdade.  A função da religião é encontrar um lugar para o indivíduo no mundo.  Ambas são tarefas nobres e necessárias, e é lamentável que haja esse conflito tão artificial entre ambas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:16:10 »

Incompativeis no sentido de poder unir seus pressupostos. Sei lá, numa espécie de interdisciplinaridade.

Por exemplo, pode se aplicar o calculo na microbiologia quando se estuda as taxas de crescimento de uma cultura de bacterias. E cálculo e microbiologia sao assuntos diferentes assim como religiao e ciencia.

Em um outro exemplo,
pode-se juntar filosofia e religiao e o resultado disso chama-se filosofia da religiao.
A metafísica tambem é objeto de estudo tanto por parte de filósofos como por parte de teólogos.

Mas como fazer para juntar ciencia e religiao?

Ciencia e religião?? Sai Desing Inteligente!! Que é na melhor hipótese uma pseudo-ciencia (pra mim é só religião disfarçada).

O Luis está certo quanto a serem assuntos diferentes a religião e a ciencia... E o Fenrir está certo tambem, o problema começa quando o cidadão não enxerga isso e tenta moldar a ciencia para atender sua visão religiosa!!

Bom, essa é só a minha visão...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:37:26 »
Ciencia e religião?? Sai Desing Inteligente!! Que é na melhor hipótese uma pseudo-ciencia (pra mim é só religião disfarçada).
O Luis está certo quanto a serem assuntos diferentes a religião e a ciencia... E o Fenrir está certo tambem, o problema começa quando o cidadão não enxerga isso e tenta moldar a ciencia para atender sua visão religiosa!!
Bom, essa é só a minha visão...

Quer comparar, na prática as diferenças entre religião e ciência?

Pense no chuveiro elétrico da sua casa e naquele banho gostoso num dia frio,  Pense no Shampoo ant-caspa que deixa seu cabelo legal, pense no desodorante que te dá aquela sensação refrescante após o banho. ( Sou ateu, mas sou limpinho ) - Voce trocaria isso por "deus", "promessa de outra vida", "perdão de pecados", "ceu"?

Voce argumentará: -Mas os teístas também são higiênicos.
    Sim, mas não AMAM isso. Não DEFENDEM isso. Não PRIORIZAM isso!
    Estão mais preocupados em "agradar a deus".
    São consumidores!
    Nós somos Admiradores Reconhecidos!( fãns mesmo )

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!