Autor Tópico: Religião e Ciência:Incompatíveis ??  (Lida 5443 vezes)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
Re: Religião e Ciência:Incompatíveis ??
« Resposta #50 Online: 29 de Janeiro de 2009, 21:13:22 »
Luis Dantas:

A função da ciência é investigar a verdade.  A função da religião é encontrar um lugar para o indivíduo no mundo.  Ambas são tarefas nobres e necessárias, e é lamentável que haja esse conflito tão artificial entre ambas.

Temos visões parecidas.Existem religiosos excelentes cientistas, assim como ateus, agnósticos também.Só não podemos nos esquecer que fundamentalismos existem em quaisquer campos do Conhecimento Humano: desde a Filosofia, passando pela Religião e até mesmo na Ciência.

Nem todos os religiosos querem se sentir 'superiores' por seguirem esta ou aquela Religião.Só querem conforto.Um Caminho.Só.

Como (futuro) Sufi - Insh'Allah um dia! - respeito todos os seres vivos! Todos são expressões de uma Ordem Complexa -> Allah, para mim.

Aleikum Assalam!

Saudações Fraternais!!!

P.P.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Religião e Ciência:Incompatíveis ??
« Resposta #51 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:04:11 »

Caro Mister OjeriZZa – bom dia.

Olá lusitano.

Não entendi bem o que você quis dizer com 'ciência em si'. Mas a ciência
baseia-se em observações sistemáticas, é um estudo racional e usa métodos adequados de prova. Como é natural, os primeiros passos em direcção à ciência não revelam ainda todas as características da ciência.

Eu estava a perguntar se como “ciência em si”, apenas de considerava como científico, o estudo dos objectos concretos da Natureza, excluindo toda a subjectividade… Como a reflexão em valores éticos e morais, que permeiam todo o funcionamento social, como as Leis elaboradas para pautar o comportamento Humano.   

Quando eu disse que esta não é a função da ciência, não fiz nenhum julgamento de valor. Pelo contrário, penso que julgamentos de valor é que dão à ciência quando tentam conformá-la  aos pressupostos de um sentido à vida. Sentido à vida cada um dá dependendo do sistema de crenças de uma determinada sociedade. A sociedade molda o indivíduo aos seus regulamentos, aos seus costumes, às suas leis. Um estado laico garante a isenção do estado às práticas religiosas à religião ou submeter-se a esta. A harmonia social se encontra aí e não vejo até que ponto religiosidade em demasia ou a falta dela afetaria o corpo social tampouco a relação entre drama humano e o possível conflito entre ciência e religião.

Muito bem… Então, você diz-me que a Ciência não se ocupa do estudo das ocorrências sociais e da suas consequências, para a evolução dos usos e costumes, porque se conforma a um corpo de regulamentos, que ao longo da história foram decalcados de sentenças nomeadamente religiosas. E que o Estado, não elabora leis baseadas em princípios científicos. Isto é, os legisladores não costumam ser cientistas.
--------------------------------------------------------------------------------especulando paralogismo comparado – Artur

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!