Caro Mister OjeriZZa – bom dia.
Olá lusitano.
Não entendi bem o que você quis dizer com 'ciência em si'. Mas a ciência
baseia-se em observações sistemáticas, é um estudo racional e usa métodos adequados de prova. Como é natural, os primeiros passos em direcção à ciência não revelam ainda todas as características da ciência.
Eu estava a perguntar se como “ciência em si”, apenas de considerava como científico, o estudo dos objectos concretos da Natureza, excluindo toda a subjectividade… Como a reflexão em valores éticos e morais, que permeiam todo o funcionamento social, como as Leis elaboradas para pautar o comportamento Humano.
Quando eu disse que esta não é a função da ciência, não fiz nenhum julgamento de valor. Pelo contrário, penso que julgamentos de valor é que dão à ciência quando tentam conformá-la aos pressupostos de um sentido à vida. Sentido à vida cada um dá dependendo do sistema de crenças de uma determinada sociedade. A sociedade molda o indivíduo aos seus regulamentos, aos seus costumes, às suas leis. Um estado laico garante a isenção do estado às práticas religiosas à religião ou submeter-se a esta. A harmonia social se encontra aí e não vejo até que ponto religiosidade em demasia ou a falta dela afetaria o corpo social tampouco a relação entre drama humano e o possível conflito entre ciência e religião.
Muito bem… Então, você diz-me que a Ciência não se ocupa do estudo das ocorrências sociais e da suas consequências, para a evolução dos usos e costumes, porque se conforma a um corpo de regulamentos, que ao longo da história foram decalcados de sentenças nomeadamente religiosas. E que o Estado, não elabora leis baseadas em princípios científicos. Isto é, os legisladores não costumam ser cientistas.
--------------------------------------------------------------------------------especulando paralogismo comparado – Artur