Autor Tópico: Ortografia do Cristão.  (Lida 11336 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re.: Ortografia do Cristão.
« Resposta #75 Online: 03 de Julho de 2005, 04:07:56 »
Bom, li o tópico todo e percebi que o problema é que ninguém optou pelo meio termo. Eu acho que a língua portuguesa é muito bonita pra ser assassinada com os "aki's e axu's" do internetês. Não vejo propósito em se escrever dessa forma. Não dá DORT (vulga LER - lesão do esforço repetitivo) escrever "aqui e acho".

Não acharia ofensivo receber um recado dizendo "manera no internetês". Acho que todos sabemos a diferença entre um bate-papo de mirc e um fórum. Mas concordo que cartão seria demais. Sempre é bom resolver na conversa antes de coagir. Mas com certas pessoas diálogo não funciona, e em alguns casos, este hábito pode atrapalhar a comunicação. Então o cartão pode ser um recurso em uma segunda ou terceira tentativa.

E queria salientar que ninguém da moderação usa de seu poder para "criar um clubinho fechado". Todos os conselheiros, inclusive os que ocupam cargo nesta gestão, estão reunidos para o bem do fórum. Se quisessem, já teriam feito um grupinho fechado, não precisariam esperar alguém dar um motivo pra isso. Poderíamos aceitar só membros convidados, por exemplo. Ou realmente perseguir os cristãos, como o Maykon insiste, e não deixá-los abusar das falácias em áreas como "Origens e Evolução". Nesta área me senti ofendida pessoalmente tantas vezes.... mas vejam quantos cartões amarelos dei....

Gostaria de pedir que todos refresquem seus ânimos e procurem analisar as coisas sem rotular as pessoas e sem procurar teorias conspiratórias. Maykon, o comitê votou por eliminar rótulos "teístas, ateus, etc", justamente por vermos os foristas como uma unidade, embora a proposta incial destes grupos não fosse discriminatória. Novas regras estão sendo votadas e com certeza agilizarão várias questões no fórum. A equipe tem dispendido um tempo precioso para manter um ambiente sadio. Aqueles que pensam que os moderadores estão exagerando, procurem entender que pode ser também esmero demais, cuidado demais, dedicação demais. E no fim, todos estamos aprendendo. Assim, vamos com calma, devagar e sempre!  :wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 03 de Julho de 2005, 04:59:20 »
o cristão não escrevia em internetês. mas cometia erros ortográficos, como excessão virar essessão. por isso digo, tão pegando pesado!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Re.: Ortografia do Cristão.
« Resposta #77 Online: 03 de Julho de 2005, 05:07:52 »
Citação de: bruno
o cristão não escrevia em internetês. mas cometia erros ortográficos, como excessão virar essessão. por isso digo, tão pegando pesado!

http://www.clubecetico.org/forum/search.php?search_author=Crist%E3o

Será?  :roll:

falow, kuando, kuantas, aki, vcs c... (vocês se...), c vc... (se você...) q (que), entre outros.

:wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Pensador Amazonense

• Nível 10
  • *
« Resposta #78 Online: 03 de Julho de 2005, 05:44:55 »
Citação de: esperto
Citação de: Ricardo Mioto
O usuário cristão escreve assim? Isso não é errado, isso, pra mim, é outra lingua.

Pedir para ele melhorar um pouco até vai, mas ameaçar dar cartão? Puxa!

mas ele não disse que fala em linguas?  :roll:

Hahahahahhahahahahaha!!!!!

Essa foi ótima! :lol:  :lol:  :lol:

Também acho que não deve ser permitido escrever "axim".

Viva o português!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 03 de Julho de 2005, 12:34:23 »
Citação de: Nina
Bom, li o tópico todo e percebi que o problema é que ninguém optou pelo meio termo. Eu acho que a língua portuguesa é muito bonita pra ser assassinada com os "aki's e axu's" do internetês. Não vejo propósito em se escrever dessa forma. Não dá DORT (vulga LER - lesão do esforço repetitivo) escrever "aqui e acho".

Não acharia ofensivo receber um recado dizendo "manera no internetês". Acho que todos sabemos a diferença entre um bate-papo de mirc e um fórum. Mas concordo que cartão seria demais. Sempre é bom resolver na conversa antes de coagir. Mas com certas pessoas diálogo não funciona, e em alguns casos, este hábito pode atrapalhar a comunicação. Então o cartão pode ser um recurso em uma segunda ou terceira tentativa.

E queria salientar que ninguém da moderação usa de seu poder para "criar um clubinho fechado". Todos os conselheiros, inclusive os que ocupam cargo nesta gestão, estão reunidos para o bem do fórum. Se quisessem, já teriam feito um grupinho fechado, não precisariam esperar alguém dar um motivo pra isso. Poderíamos aceitar só membros convidados, por exemplo. Ou realmente perseguir os cristãos, como o Maykon insiste, e não deixá-los abusar das falácias em áreas como "Origens e Evolução". Nesta área me senti ofendida pessoalmente tantas vezes.... mas vejam quantos cartões amarelos dei....

Gostaria de pedir que todos refresquem seus ânimos e procurem analisar as coisas sem rotular as pessoas e sem procurar teorias conspiratórias. Maykon, o comitê votou por eliminar rótulos "teístas, ateus, etc", justamente por vermos os foristas como uma unidade, embora a proposta incial destes grupos não fosse discriminatória. Novas regras estão sendo votadas e com certeza agilizarão várias questões no fórum. A equipe tem dispendido um tempo precioso para manter um ambiente sadio. Aqueles que pensam que os moderadores estão exagerando, procurem entender que pode ser também esmero demais, cuidado demais, dedicação demais. E no fim, todos estamos aprendendo. Assim, vamos com calma, devagar e sempre!  :wink:

Talvez não tenha ficado claro, mas minha opnião desde o começo sempre foi essa em relação aos cartões. Aliás, não me lembro se cheguei a postar aqui ou só na área fechada sobre esse assunto. Eu acho cartão amarelo por isso muito, pode assustar novos possíveis foristas, e por isso, somente por isso, que comentei sobre o 'clubinho fechado'. E acredito que o Mioto também pense assim.

Em relação à assustar novos possíveis foristas, foi por isso que voltei para a STR como Oceanos e não como Petrified Eyes, sendo que sempre tive o cadastro por lá. Assim, digo que essa 'rigidez' vai assustar novos foristas. Como disse na área fechada, se me falassem de um fórum que 'pune membros por escrever mal', eu com certeza não viria, ou pior, viria pra fazer trollismo aqui...

E pelo amor de Zeus, sem ad hominem pra cima de mim só porque falei 'eu' e 'trollismo' na mesma frase...  :wink:

T+

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #80 Online: 04 de Julho de 2005, 00:10:24 »
Citação de: Oceanos
Bom, li o tópico todo e percebi que o problema é que ninguém optou pelo meio termo. Eu acho que a língua portuguesa é muito bonita pra ser assassinada com os "aqui's e acho's" do internetês. Não vejo propósito em se escrever dessa forma. Não dá DORT (vulga LER - lesão do esforço repetitivo) escrever "aqui e acho".

Talvez não tenha ficado claro, mas minha opnião desde o começo sempre foi essa em relação aos cartões. Aliás, não me lembro se cheguei a postar aqui ou só na área fechada sobre esse assunto. Eu acho cartão amarelo por isso muito, pode assustar novos possíveis foristas, e por isso, somente por isso, que comentei sobre o 'clubinho fechado'. E acredito que o Mioto também pense assim.

Em relação à assustar novos possíveis foristas, foi por isso que voltei para a STR como Oceanos e não como Petrified Eyes, sendo que sempre tive o cadastro por lá. Assim, digo que essa 'rigidez' vai assustar novos foristas. Como disse na área fechada, se me falassem de um fórum que 'pune membros por escrever mal', eu com certeza não viria, ou pior, viria pra fazer trollismo aqui...

Acho que ficou claro sim, Oceanos. Eu disse ninguém, mas era só um comentário. Na verdade, quis indicar que a maioria estava nos extremos.

E pelo amor de Zeus, sem ad hominem pra cima de mim só porque falei 'eu' e 'trollismo' na mesma frase...  :wink:

T+

Não entendi.  :oops:

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #81 Online: 04 de Julho de 2005, 00:21:01 »
Acho que não tem nada haver esse negócio de perseguir o cara só porque ele é cristão...
é que de fato, a linguagem de internet e icq é muuiiito chata em um fórum.
"Aki" "blza" "fmza" "axu" "aqilo" e etc. é coisa pra usar em msn icq e cia.
Não em fóruns...
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Tulkas

• Visitante
« Resposta #82 Online: 04 de Julho de 2005, 00:51:23 »
Maikon, de 10 mensagens suas, 11 dão a entender perseguição aos cristãos...

Como assim?  :o  

Aponte um ateu que escreva assim no fórum, e pessoalmente eu envio a mensagem pedindo que evite internetês.  :wink:

Calma meu filho!  8)

Ká, fico triste pq mesmo após todos esses anos, percebo que não me conheces bem, e não percebeu que escrevi a mens. principalmente para botar mais um pogo de lenha na fogueira  :twisted:

Apesar de, sinceramente, achar que se o cara não fosse crente, a reclamação NEM SERIA FEITA.

ps.: tô de mal.  :x

Está atrasada. Eu ainda não fiquei de bem da época que vc sumiu vc esqueceu?

Espero que não ganhe aquela gata horrível que vc quer tbm.  8)

(beijões).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #83 Online: 04 de Julho de 2005, 01:04:34 »
Citação de: Maykon Camargo
Maikon, de 10 mensagens suas, 11 dão a entender perseguição aos cristãos...

Como assim?  :o  

Oras, você só vem aqui pra duvidar da parcialidade da moderação....  :cry:

Aponte um ateu que escreva assim no fórum, e pessoalmente eu envio a mensagem pedindo que evite internetês.  :wink:

Calma meu filho!  8)

Ká, fico triste porque mesmo após todos esses anos, percebo que não me conheces bem, e não percebeu que escrevi a mens. principalmente para botar mais um pogo de lenha na fogueira  :twisted:

Isso que dá confiar nas pessoas.... estou vacinada agora, viu?  :P

Apesar de, sinceramente, achar que se o cara não fosse crente, a reclamação NEM SERIA FEITA.

Eu acho que não, Maykon.
Só falta você dizer que é legal ler textos com internetês!!!!  :chorando:

ps.: tô de mal.  :x

Está atrasada. Eu ainda não fiquei de bem da época que você sumiu você esqueceu?

Espero que não ganhe aquela gata horrível que você quer também.  8)

(beijões).

Então ótimo, pois estamos quites!  :bravo:

Acho que nem vou ganhar a gata mesmo...  :geek-sad:

:P

Tulkas

• Visitante
« Resposta #84 Online: 04 de Julho de 2005, 01:28:23 »

bah, é a primeira vez que reclamei  :?  

Ká, vc deve ser símplice como as pombas e prudente como as serpentes  :D  

Eu acho que não, Maykon.

Não reclamei da advertência pelo internetês, mas apenas pelo cartão amarelo, que achei exagero.

tá bom então  :evil:  

Eu tenho meu amigasso Rubens tá? Não preciso de você.

Bem feito também  :twisted:

(beijoes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 04 de Julho de 2005, 01:31:12 »
Ninguém deu cartão ao Cirstão, e sim um aviso que  ele poderia levar um cartão.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #86 Online: 04 de Julho de 2005, 01:41:26 »
Citação de: Tulkas

bah, é a primeira vez que reclamei  :?  

É nada, você perguntou se tinha teísta entre os moderadores....  :x

Ká, você deve ser símplice como as pombas e prudente como as serpentes  :D

:borboleta:

Eu acho que não, Maykon.

Não reclamei da advertência pelo internetês, mas apenas pelo cartão amarelo, que achei exagero.

:fool:  Não teve cartão, como o Fernando já falou!!

tá bom então  :evil:  

Eu tenho meu amigasso Rubens tá? Não preciso de você.

Bem feito também  :twisted:

(beijoes)

:crianca:

ps.: deixa de ser chato... e que negócio é esse de Tulkas?  :confu:

Tulkas

• Visitante
« Resposta #87 Online: 04 de Julho de 2005, 01:53:05 »

Não pode mais perguntar? Olha a ditadura hein.

:fool:  Não teve cartão, como o Fernando já falou!!

Não sabia...

O que foi? Não posso ser o Tulkas? Não leu o Silmarillion?

Beijos.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #88 Online: 04 de Julho de 2005, 01:56:31 »

Não pode mais perguntar? Olha a ditadura hein.

Pode, não pode é fazer todas as perguntas querendo parecer injustiçado!  :harhar:

O que foi? Não posso ser o Tulkas? Não leu o Silmarillion?

Beijos.

Ah, já sei! É que você percebeu que tá sendo chato e quer se clamufar!!!!  :disfarce3:

:lol:

Beijos!

Tulkas

• Visitante
« Resposta #89 Online: 04 de Julho de 2005, 02:03:57 »
Pode, não pode é fazer todas as perguntas querendo parecer injustiçado!  :harhar:

Interpretação pessoal subjetiva sua filha.

E ainda mais com a resposta: Somos um clube de 16 pessoas que mantemos isso aqui. Modera quem nós queremos e boa, se não estiver curtindo caia fora...

Ou eu entendi errado?  :roll:  

Heheheheh  :twisted:

Ah, já sei! É que você percebeu que tá sendo chato e quer se clamufar!!!!  :disfarce3:

:lol:

É nada, cansei de ser maykon, agora eu sou o Tulkas.

Beijos!

Beijos e a conversa acaba aqui.... senão, pra variar, pode virar uma looonggaaa discusão e mal entendido.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Ortografia do Cristão.
« Resposta #90 Online: 04 de Julho de 2005, 08:49:26 »
Se agente precisar... aí vai um minidicionário...

Portugal
aki - aqui
akilo - aquilo
atam - então
axim - assim
axo ou axu - acho
bgd - obrigado
bjs ou bjx - beijos
cmg, ctg - comigo, contigo
daddy - papá
dixeste - disseste
dsc - desculpa
giru - giro
grd - grande
gxtar - gostar
hj - hoje
idd - idade
jahtah - já está
k - que
kem - quem
kk ou qq - qualquer coisa
kido, kiduxo - querido, queriducho
lammer - otário, totó
mm - mesmo
mor - amor
mto - muito
mummy - mamã
nd - nada
nn ou ng - ninguém
n ou naum - não
perxebs - percebes
pk ou pq - porque
pls - please
qd - quando
res - responde
tds ou tdx - todos
td - tudo
vc - você
vz - vez
xpra ou pera - espera
xtas - estás
xtupido - estúpido

BRASIL

becapear - armazenar arquivos
beijaum, beijins - beijão, beijinhos
blz - beleza
boralá - vamos embora
brigadim kirido - obrigado, querido
chattear - conversar na net
conectar - ligar computador à net
conectividade - interligação de computadores
craro - claro
ctafim - você está a fim?
d+ - demais
dar um clique - pressionar o rato
dar um search - fazer uma busca
debugar - eliminar erros (bugs) de um programa
deletar - apagar
eu lovo u - I love you
escanear - digitalizar imagem ou texto com o sacnner
kd - cadê
ki ki ta contecendo? - o que está acontecendo?
miguim - amiguinho
pq vc naum fk kyeta? - por que você não fica quieta?
printar - imprimir
pru6 - para vocês
qtidd - quantidade
t+ - até mais, adeus
zipar - compactar arquivos
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #91 Online: 04 de Julho de 2005, 17:03:22 »
Ah, que isso? Corretor gramatical na marra agora?  :x

Onde é aquele botão de auto-exclusão mesmo?
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 04 de Julho de 2005, 19:02:31 »
Dá para tirar essa porcaria?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #93 Online: 04 de Julho de 2005, 19:22:18 »
Poderiam implantar um sistema como o do Fórum PCs, que corrige automaticamente o internetês.

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=118484
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #94 Online: 04 de Julho de 2005, 20:08:16 »
Citação de: Snake
Poderiam implantar um sistema como o do Fórum PCs, que corrige automaticamente o internetês.

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=118484

Aparentemente, é o que estão fazendo!

Não me digam que estão usando esta lista:
http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=118484&page=2

A primeira palavra a ser substituída é "ascender" por "acender"!
ascender

do Lat. ascendere
v. int.,

subir;
elevar-se;
ser promovido.

acender

do Lat. accendere
v. tr.,

pôr fogo a;
atear;
incendiar;
inflamar;

fig.,
excitar;
instigar;
acalorar;
entusiasmar.

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Sem contar que estão confundindo escrita coloquial e marcas de oralidade com linguagem típica de internet! Mário de Andrade deve estar revirando no caixão!

Não sei se rio ou se choro...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 04 de Julho de 2005, 20:58:38 »
tô --> estou

|(

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #96 Online: 04 de Julho de 2005, 21:03:07 »
(...)
Sem contar que estão confundindo escrita coloquial e marcas de oralidade com linguagem típica de internet! Mário de Andrade deve estar revirando no caixão!

É, eu vi. Mas é possível implantar o sistema aqui sem esses erros.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #97 Online: 04 de Julho de 2005, 21:11:36 »
Citação de: Snake
(...)

É, eu vi. Mas é possível implantar o sistema aqui sem esses erros.

a questão do ascender deve ser pq normalmente escrevem ascender querendo dizer acender, pq, convenhamos, ascender não deve ser uma palavra muito comum num fórum sobre pcs cheio de técnicos e entusiastas... (apesar de achar que a correção é errada)
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Poindexter

• Visitante
« Resposta #98 Online: 04 de Julho de 2005, 21:20:21 »
Para eu ser favorável à implantação de um negócio desses, ele tem que ser muito bom. Não pode cometer erros básicos como esse do ascender/acender e tem que, entre outras coisas, trocar "bunitinhu" por "bonitinho".

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #99 Online: 04 de Julho de 2005, 21:33:48 »
Citação de: Poindexter
Para eu ser favorável à implantação de um negócio desses, ele tem que ser muito bom. Não pode cometer erros básicos como esse do ascender/acender e tem que, entre outras coisas, trocar "bunitinhu" por "bonitinho".

isso é só uma questão de mudar a tabela de conversão.
e uma coisa é que ele destaca do texto, colocando em vermelho e em itálico, as palavras corrigidas, e isso facilita na hora de saber se a correção é válida ou não.

particurlarmente, não acho necessário aqui, a incidência de pessoas escrevendo assim é pequena, mas se a diretoria aprovar não deixa de ser um recurso interessante
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!