Autor Tópico: Ja foram religiosos? Como se tornaram ceticos? Poste aqui sua historia.  (Lida 6886 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Ja foram religiosos? Como se tornaram ceticos? Poste aqui sua historia.
« Online: 28 de Novembro de 2008, 14:34:45 »
Vim de uma familia que mistura muitos catolicos nao-praticantes com uns poucos catolicos praticantes, alguns espiritas e algumas pessoas sem religiao (nao necessariamente ateias).
Nao ha crentes na familia.

Tive uma educao "catolica-light". Fui batizado e fiz primeira comunhao.
Mas afora casamento, eram poucas as vezes que ia a igreja.

Quanto a DE, foi ha muito tempo atras, quase 20 anos.
Portanto, nao me lembro bem do que sentia. Talvez curiosidade.

Eu aceitava o principal da DE (reencarnacao & karma) sem questionar muito, mas tambem nao pensava muito naquilo, a nao ser ocasionalmente, quando imaginava o que poderia ter sido ou feito em outras vidas. Nao era um fiel daqueles engajados.

De vez em quando eu lia uns poucos livros espiritas, mais na linha do "Matuto".
Os de Kardec nao cheguei a ler nenhum.

Mantive na doutrina enquanto alguns parentes conservaram o habito de frequentar os centros.
Eu costumava acompanha-los a um centro à noite.
As vezes ia em festas e encontros feitos para arrecadar fundos para um hospital de vitimas de paralisia cerebral.

Com o tempo, uns poucos mantiveram-se fiéis na DE e outros largaram-na indo procurar outros rumos.
Por exemplo, minha mãe, que migrou da DE para uma seita hindu (ela tentou, sem sucesso me levar a seita).

Depois disso, fui me desligando gradualmente do espiritismo e ao mesmo tempo desenvolvendo, beeeem
lentamente, um espirito mais critico/cetico.

Curioso é que, mais ou menos por volta desta época, dei-me conta que lia (afora um romance espírita ou um livro de Sci-Fi ocasionais) e estudava muito pouco e comecei a tentar mudar isto.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re: Ja foram religiosos? Como se tornaram ceticos? Poste aqui sua historia.
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2008, 15:19:06 »
Nasci numa familia religiosa...
Aos 18 anos sai da Igreja...
Aos 25 voltei a pesquisar religiões, ceitas etc...
Aos 30 encontrei na Bíblia uma verdade implícita...
Hoje sou Cético. Graças a Deus.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2008, 15:23:15 »
Quando tinha 0 anos era ateu.
Não fui batizado.
Não levava a sério os "momentos de reflexão religosa" nas aulas.
Tive algumas experiências religiosas.
Comecei a me interessar mais por ciência e virei ateu radical.
Hoje estou menos radical.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2008, 15:42:36 »
Fui criado desde pequeno como espírita, frequentando, inclusive, centros espíritas
Por volta dos 12 anos ainda era espírita mas não frequentava mais centros.
Com 16 pra 17 me tornei cético quanto a existência de Deus
Com 17 passei a não crer mais na existência de Deus e, depois de uma visita a uma Igreja crente, comecou a me incomodar qualquer tipo Igreja.
Com 18 passei a repudiar Deus e a religião
E com 19 passei a abominar Deus, e a ter ódio da religião cristã e suas derivadas..

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2008, 17:05:05 »
Nasci em um lar evangelico. Frequentei a igreja regurlamente até os meus 11 anos.
Dos 11 ao 15 ia esporadicamente, mas ja não nutria tanta simpatia pelas igrejas.
Me desliguei aos poucos das igrejas e passei a crer somente em Jesus e Deus (fiz minha propria religiãozinha).
Li o livro do Dan Brown, assim que saiu (ou quase), "Codigo Da Vinci" e aquilo me mostrou uma perspectiva diferente. Nesse momento eu ainda repudiava ateus e os achava burrros. Depois de ler esse livro, me interessei pelo tema e comecei a buscar mais informações, em todos os lugares, e perdi minha fé em jesus, sobrou apenas Javé. Nesse momento, meu interesse pela ciencia aumentou bastante, comecei a ler Sagan, Dawkins, Asimov, e etc., e quando dei por mim Javé não mais me ameaçava com seu mar de fogo eterno. Hoje sou ateu, graças a Deus (acho que eu tinha uns 19 quando o ateismo - essa coisa do capeta - tomou conta de mim).

Por incrivel que pareça, quem despertou meu ceticismo foi o pulha do Dan Brown hauhauahuahuah...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2008, 18:16:29 »
Nasci em uma familia católica, fui batizado, fiz primeira comunhão, mas nunca acreditei em deus, sempre achei ridiculo e etc, só fazia porque pensava que era normal que todos fizessem e tal. Foram pouquissimas as vezes q fui a igreja. Na adolescencia fui do tipo ateu-revoltado, depois descobri que na verdade eu era agnóstico e não ateu, hoje em dia nem me defino, acho besteira, procuro ver as coisas de forma mais transparente possivel sem me prender a nada.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2008, 18:34:28 »
Até os 16 anos eu queria ser padre.

Dos 16 aos 21 comecei a questionar esta minha vocação, inclusive buscando refúgio nas igrejas evangélicas.

Depois desta fase passei um ano muito tumultuado, frequentando toda a reunião que tinha algum popósito religioso: centro espírita, seicho-no-ie, etc.

Aos 23 anos resolvi consolidar o meu ateísmo e me tornei um ferrenho crítico das religiões. Esta fase de confronto durou alguns anos.

Hoje, com o passar dos anos, estou com 38, estou mais maduro e entendo o que as pessoas buscam quando vão atrás de alguma religião. É um exercício de tolerância, o que não deixa de ter uma certa irônia, pois os religiosos não possuem a mesma benevolência para comigo.

Minha família é de um sincretismo ímpar, e isso contribuiu, em grande parte, para que eu me tornasse um cético, pois todas as práticas religiosas que vivenciei junto a meus familiares, eram inimigas mortais quando o assunto era sobre qual delas estava com a razão.

EDIT: editei o texto porque ele estava estranho. Minhas filhas estavam aqui e eu acabei me atrapalhando.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 18:38:47 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2008, 02:12:59 »
Fui batizado numa igreja católica. Expulso da catequese com 12 anos +- :D Sou uma das poucas pessoas que conheço que são ateus desde que se lembram...

Até os 19 anos eu apenas não acreditava em deus, então um colega de serviço virou crente e numa discussão eu notei que não tinha muito conhecimento para debater, então comecei a estudar a bíblia, filosofia, ciência... e cá estou :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2008, 10:07:01 »
É engraçado que, quando lembro da minha história religiosa, parece-me que o ceticismo religioso foi chegando aos poucos, e depois as definições me alcançaram.

Vejamos: pai católico, beato. Mãe panteísta. Participei da ordem rosacruz (a juvenil) desde os 6 ou 7 anos (aos quais meu pai carinhosamente apelidou de "múmias cheiradoras de incenso" - mas ele só fazia isso pra zoar minha mãe.)

10 ou 11 anos, primeiro ano de catequese, fui o aluno exemplar.
11 ou 12 anos, segundo ano... só assisti às duas primeiras aulas e larguei a catequese.

Lá pelos 14, comecei a me auto-declarar panteísta. Era o que mais descrevia minhas crenças (reencarnação, Universo == Deus, etc.), mas eu quase não freqüentava mais a ordem rosacruz

Lá pelos 18, se não me engano, apareceu uma TJ aqui em casa, com aqueles brochurinhas xarope da Watchtower... perguntou se eu tinha religião, e eu disse "sou agnóstico". (Ela não sabia o que é isso O.o)

Depois, pra ateu, foi um pulo, dado enquanto eu participava do fórum antigo do Ateus.net.

Não sei se ainda continuo agnóstico ou não. Plagiando a Courtney Love, não sinto falta de Deus, mas sinto falta de Papai Noel. E é isso.

Pronto, tá aqui meu testemunho de como Dawkins me iluminou para A Verdade Verdadeira! :biglol:
Latebra optima insania est.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2008, 12:22:00 »
Sou de família católica, mas ninguém aqui pisa em igreja a sei lá quantas décadas sem que o motivo seja assistir algum casório de amigo e para falar a verdade quando entro em alguma fico no último banco bem próximo da porta para cair fora o quanto antes.

Tenho uma aversão a entrar em igreja que é tão grande quanto a aversão que sinto por petistas.

Da última vez que fui a um casório eu estava sozinho no fundo da igreja com o resto do pessoal sentado lá na frente e uns trinta bancos nos separando, estava tão longe do altar que só distinguia a noiva por ser a mancha branca perto do padre.

Fiz aquela porcaria toda de primeira (E última..) comunhão e fui batizado (Não por opção minha) mas não chego a ser um ateu.

Estou mais para um "sem-religião" e nunca na minha vida acreditei em qualquer igreja que seja, sempre achei que era tudo um tipo de partido político misturado com comércio da fé e instituição bancária.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2008, 12:57:25 »
Enfiaram na minha cabeça, desde que eu fui capaz de entender as palavras (mas talvez não as idéias...) que eu era católico, que o catolicismo era a única religião verdadeira e que eu tinha que cumprir um monte de mandamentos.

Como eu vivia numa família 100% católica e numa sociedade nominalmente católica (onde havia santos e pecadores, mas não ateus), eu não questionava minha fé. Parecia-me um fato da vida.
Sim, eu tentava entender os pontos obscuros e contraditórios, mas acabava concluindo que era algo que estava além do meu alcance.

Após décadas de debate interno, cedi no primeiro ponto: deixei de acreditar em que alguém fosse para o inferno.
Daí para frente foi uma coisa atrás da outra até que me descobri ateu aos 42 anos.

A religião não me fazia falta antes, não me fez falta depois.
Era algo que eu achava que tinha que cumprir. Descobri que não.

Por algum tempo, pensei que era o único ateu no mundo, mas aí veio a Internet e encontrei muitos outros.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2008, 17:05:40 »
Nasci numa familia católica...meu pai desafiava os macumbeiros pois sua fé era maior....isto me levou a repudiar o sincretismo, a ser purista....e isto me levou a flagrar contradições no cristianismo, e depois em todas as religiões....o que me levou ao ceticismo....hoje me defino como agnóstico.... 
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:05:01 »
Tive algumas experiências religiosas.

Como foram essas "experiências religiosas" que você teve?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:08:34 »
Eu considero o ceticismo um ingrediente necessário da vida religiosa saudável.

Ceticismo, aliás, é necessário para uma vida saudável, ponto.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2008, 22:58:18 »
Sim. Devido a questionamentos que fazia enquanto criança para crentes que tentavam me converter.... Como eles nunca me respondiam, e às vezes eu fazia um contradizer o outro na minha frente, fui pesquisar.... Acho que de qualquer forma iria acabar no mesmo.... A minha curiosidade sempre foi 'excessiva"...  :hihi:

Bom, e cá estou. Ateuzinho da silva...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2008, 23:04:45 »
Nasci em família luterana (se bem que meu pai não ligava muito).
Depois de adulto me afastei de qualquer igreja.
Depois dos 30 voltei a frequentar uma (presbiteriana), onde me sinto bem integrado e onde a razão e o ceticismo são bem vistos e o fundamentalismo é execrado.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2008, 20:50:00 »
Sou de família Luterana. Tenho entre meus amigos pessoais padres e pastores, com quem adoro discutir teologia... É interessante como a teologia fica mais fácil quando se é um ateu., hehehe.
Mas o momento marcante de minha vida contra a religião foi quando aos 6 anos um marista me fez beijar, de joelhos, a imagem da santa. Já ali percebi que existia algo de muito errado nesta história de religião toda. Tentei por muitos anos entender e ter fé em alguma coisa, na religião, ocultismo, paranormalidade... até que descobri que não precisava ter fé em nada, apenas duvidar de tudo. Ser cético me deu um sentido de vida.

Hoje sei que sou poeira de estrelas. Sei que sou a maneira que o universo achou para ser consciente de si mesmo. Não posso desperdiçar esta vida com bobagens. Tenho que aprender a pensar por mim mesmo, buscar as verdades, porque cada ser é o universo vivo, por isso também a importância de se respeitar a vida a todo custo, porque este é um milagre muito maior do que um velhinho no céu decidindo que vai pro inferno.

O universo eu posso ver, posso tentar compreender. Nós somos o universo, somos poeira de estrelas, muito maior do que qualquer deus, e tão pequenos quanto o menor átomo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2008, 23:04:08 »
Sou de família Luterana. Tenho entre meus amigos pessoais padres e pastores, com quem adoro discutir teologia... É interessante como a teologia fica mais fácil quando se é um ateu., hehehe.
Mas o momento marcante de minha vida contra a religião foi quando aos 6 anos um marista me fez beijar, de joelhos, a imagem da santa. Já ali percebi que existia algo de muito errado nesta história de religião toda. Tentei por muitos anos entender e ter fé em alguma coisa, na religião, ocultismo, paranormalidade... até que descobri que não precisava ter fé em nada, apenas duvidar de tudo. Ser cético me deu um sentido de vida.

Hoje sei que sou poeira de estrelas. Sei que sou a maneira que o universo achou para ser consciente de si mesmo. Não posso desperdiçar esta vida com bobagens. Tenho que aprender a pensar por mim mesmo, buscar as verdades, porque cada ser é o universo vivo, por isso também a importância de se respeitar a vida a todo custo, porque este é um milagre muito maior do que um velhinho no céu decidindo que vai pro inferno.

O universo eu posso ver, posso tentar compreender. Nós somos o universo, somos poeira de estrelas, muito maior do que qualquer deus, e tão pequenos quanto o menor átomo.

Gostei. Muito bem escrito. Parabéns.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2008, 23:28:46 »

Gostei. Muito bem escrito. Parabéns.

2...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2008, 01:11:25 »
Fico pensando que Freud falaria deste tópico, uma cartase ateia?
Eu não gosto de falar muito disso não, mas já fui evangélico pois vim de familia que é toda evangélica. Falando nisso meu tio que é pastor, é meu vizinho. Eu fui perdendo a fé com o tempo, uma grande
influência foi um amigo chamado Luiz que fazia cursinho pré vestibular comigo.Agente conversava muito sobre filosofia naquele tempo, talvez alguns podem torcer o nariz , mas umas das obras que mais me influênciou no início foi "O mundo de sofia". Também no inicio da faculdade eu gostava muito de neurologia, e os livros de Olivers sacks e Antônio Damasio foram bem interresantes pra começar a questionar muitas coisas.Um grande divissor de águas foi quando nossa turma da faculdade foi selecionada pra fazer uma jornada academica, falando sobre medicina alternativa, eu estava procurando textos sobre Homeopatia e me deparei com a antiga STR, comecei a frequentar o forum e foi lá que me descobri ateu. e foi ponto final da história.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2008, 02:56:53 »
Eu considero o ceticismo um ingrediente necessário da vida religiosa saudável.

Ceticismo, aliás, é necessário para uma vida saudável, ponto.

2.
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2008, 08:47:24 »
3.

Ceticismo é ecumênico.... :lol: Melhor, serve pra todos.

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2008, 19:05:14 »
Nasci em uma família católica não praticante
Nunca gostei de religião, na escola sempre ignorava e questionava elas.
aos 16 anos me converti (forçado) ao cristianismo, mas não passou de 4 dias, principalmente quando observava os membros da igreja com sua hipocrisia.

Quando fiz 19 anos estava cursando o 3º ano (hoje ensino médio) e a biologia me fez ficar mais questionador e cético.

Hoje sou ateu.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 31 de Março de 2009, 11:20:44 »
Zeichner:

Pensar é estar doente dos Olhos

-------------------------------------------------------------------------------

:idea:  :ok: - Por razões idênticas - achei muitíssima piada ao Panteísmo.

-------------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.

« Última modificação: 31 de Março de 2009, 11:24:03 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
« Resposta #24 Online: 31 de Março de 2009, 15:37:41 »
Sou de uma família presbiteriana que hoje, não é praticante. Frequentei o templo a vida inteira, e com menos intensidade no anos que antecedem esse momento. Com 16 anos comecei a ficar desconfiada, mas por falta de ateus pacientes e quem dirá, sérios, fui sofrendo até os 20 anos cheia de dúvidas, quando no ápice da minha desilusão, encontrei um rapaz que bondosamente respondeu a todos os meus questionamentos.
E voilá, aqui estou eu!
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 18:44:16 por Cynthia Ode »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!