Autor Tópico: Ja foram religiosos? Como se tornaram ceticos? Poste aqui sua historia.  (Lida 6887 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Ja foram religiosos? Como se tornaram ceticos? Poste aqui sua historia.
« Resposta #25 Online: 31 de Março de 2009, 15:52:22 »
Fui religioso apenas na infancia, aquela coisa infantil de papai do ceu, hoje tenho até dificuldade de lidar com religiosos

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #26 Online: 31 de Março de 2009, 16:19:37 »
A maior inspiração para me tornar ateu foi o meu pai. E ele não sabe disso...

Certa vez, lá pelos os meus 8 ou 9 anos perguntei para ele como era o diabo. Ele me respondeu que o diabo não existia. Pronto. Acabara ali a minha crença em deus. 
A questão era lógica. Se, quem era incubido de fazer o mal simplesmente não existia, então, deus era responsável pelo bem e pelo....... mal.  Deus morrera ali, bem na minha frente, e pela mãos do meu próprio pai. Acho até que ele era de carne e osso. Foi muito fácil..............

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Março de 2009, 16:29:03 »
Na verdade, se Deus permite que o Diabo exista, então ele também é mau... ::)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Março de 2009, 16:53:45 »
Renato T

γνῶθι σεαυτόν

--------------------------------------------------------------------------
Na verdade, se Deus permite que o Diabo exista, então ele também é mau... 

Há quem acredita - que o diabo, é apenas um humilde executor da omnipotente vontade divina. :!:  :?:  :!:  :idea:

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Março de 2009, 18:01:14 »
Bem, bem... Eu nasci atéia (não fui batizada, crismada, etc). Meu pai é ateu, por isso disse que me daria escolha de credo. Mas o cabeção me colocou dois anos em colégio de freira (terceira e quarta séries) e tive dúvidas até meus 19 anos, tempo em que fui a todas as religiões ao meu alcance e não me achei. Assim resolvi voltar as minhas origens, atéia.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #30 Online: 31 de Março de 2009, 20:28:45 »
Sou de família católica e, quando pequeno, achava o catolicismo algo natural. Só conhecia protestantismo de ouvir falar e o ateísmo idem. E fui coroinha, quis até ser padre, e não conseguia nem imaginar como seria a vida fora do catolicismo. Foi na época da crisma que eu comecei a achar algumas coisas erradas na igreja, mas só fui deixar de ser católico depois de crismado. Mas ainda acreditava em Deus e me parecia inconcebível a idéia de Deus não existir. Até que, em um dia que estava na sala de computadores da universidade, vi o cara do lado abrir uma página da internet com um layout que me chamou a atenção e me pareceu bem curioso. Depois que ele saiu, resolvi abrir no meu próprio micro para saber do que se tratava. Era o site da STR. Comecei a ler alguns textos, que me pareceram muito bem elaborados e honestos. Com isso, continuei lendo por alguns dias, pois eles mostravam um ponto de vista que eu nunca tinha imaginado, até que resolvi participar do fórum. Me senti tão identificado com os participantes e percebi muita sensatez vinda deles que resolvi passar para o lado deles. E aqui estou até hoje.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #31 Online: 31 de Março de 2009, 23:33:44 »
Minha desconversão foi graças ao Kentaro Mori e a este fórum aqui... Cheguei ainda com aquela pulga atrás da orelha e este lugar aqui foi o baygon da minha credulidade.

Offline zack

• Nível 01
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Abril de 2009, 09:45:47 »
  Sou de família evangélica, sempre muito atuante, a tal ponto que resolvi tornar-me pastor. Porém, o curso de teologia que frequentei apresentava uma visão tão crítica da bíblia, que acabei me distanciando da religião. Embora muitos consigam conciliar essa visão crítica com a fé, não foi o meu caso. Então, no terceiro ano de estudos já havia decidido não ser mais pastor e no quarto ano abandonei a igreja. Foi uma decisão difícil porque sei que chateei muita gente, mas eu tinha de fazê-lo. Curioso que, apesar dos componentes lógicos da minha decisão, no fundo foi uma mudança natural, eu não disse: a partir de hoje não sou mais crente. A religiosidade foi me deixando aos poucos, espontaneamente. Outra curiosidade: dentre os textos de teologia que li, um dos que mais me ajudou nessa decisão foi um do Rubem Alves, um prefácio que ele escreveu para a tradução de sua tese de doutorado, vinte anos depois da publicação da mesma. Em um determinado momento, relatando uma experiência parecida com a minha, ele diz:"Agora me sinto em paz com algo que já se anunciava no meu texto, mas eu não tinha coragem de dizer, sequer para mim mesmo: acho que consigo viver sem Deus." A partir daí, descobri que não estava sozinho em minha decisão e tudo ficou mais fácil(obrigado, Rubem  :)).E isso.
'... vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vii o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens conhecem mas que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo." Jorge Luis Borges

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2009, 20:19:37 »
Foi assim: mãe evangélica, madrinha macumbeira, tia católica, irmão espírita. Flertei com todas as religiões, mas achava sentido mesmo era no espiritismo. Li tudo do Chico Xavier, Divaldo Franco, Gaspareto, e outros "escritorores". Como todo nordestino mergulhei fundo na religião. Mas sempre me sentia agoniado, não satisfeito comigo mesmo, cheio de angustia por não ser perfeito como Jesus. Um belo dia caiu nas minhas mãos o livro do Carl Sagan, "mundo assombrado pelo demônio" e tudo mudou.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2009, 22:02:40 »
Minha mãe teve formação luterana e meu pai católica, se casaram na igreja católica (motivo de desgosto pros meus avós maternos...). Fui batizada, fiz primeira comunhão e crisma, mas mais por formalidade do que por decisão espontânea. Na época da crisma morava com minha avó paterna e "eu tinha que fazer crisma, onde já se viu não fazer a crisma...".

Só que desde meus 8 anos estudei a literatura kardecista, pois meus pais se refugiaram nesta religião devido a uma enxurrada de problemas que tiveram quando eu era criança (financeiros, principalmente). Cresci acreditando em reencarnação, limbo, karma, etc. André Luiz era "o cara"!

Quando estava com uns 16 anos conheci uma evangélica e me tornei muito amiga dela. Comecei a frequentar a igreja batista então, onde participei até quase os 18 anos. Para mim era muito forçado acreditar que meus pais iriam pro inferno por serem kardecistas. Mesmo assim cheguei a "aceitar Jesus", acabei sucumbindo à pressão dos amigos.

Na época em que ia na igreja batista meus pais me obrigaram a frequentar também o centro espírita. Só que eu já tinha lido de tudo, então me tiraram do grupo juvenil (eram fraquinhos, fraquinhos) e me largaram na turma dos véios... :P Minha avó (a mesma que dizia que eu tinha que fazer crisma) estava na mesma turma de estudos que eu!  :o 

O detalhe é que ela sempre foi kardecista (das mais sincretistas que há), mas escondida porque tinha medo de represália, afinal era filha de médium, e na época dela isso era sinônimo de macumbeiro.

Eu gostava de fazer exercícios mentais sobre as incosistências do kardecismo e normalmente coloca os dirigentes e palestrantes em situações embaraçosas. Então pediram que eu saísse do grupo de estudos.  ::)

E antes desse rolo todo, os dirigentes do centro espírita me cumprimentaram (na primeira vez que me viram) dizendo "que bom rever-te, estávamos anciosos pelo seu retorno"...  :o Diziam eles que eu dirigiria o centro em futuro breve...  :enjoo:

Ao mesmo tempo, fui morar na casa de um tio evangélico de "denominação livre", tipo as "comunidades evangélicas" que tem por aí e que não tem pastores ou professam uma religião estabelecida. Também tive contato com os Rosa Cruz, algumas religiões orientais, li sobre candomblé e umbanda.

Por incrível que pareça, o contato com a igreja batista me ajudou muito a me tornar cética. Era tanta groselha e eles apontavam tanta groselha das outras religiões, que minha história só podia terminar do jeito que terminou.

Então entrei na faculdade de Ciências Biológicas e todo aquele sentimento de " a coisa tem que ser maior que isso tudo, que essa visão estreita, cheia de falhas lógicas" me tomou. Meu ceticismo foi nascendo dos estudos, das dicussões com meu namorado (hoje marido), das consultas na internet (principalmente os textos da STR). Me descobri cética, depois agnóstica, e por fim, percebi que a hipótese mais provável é a da inexistência de deuses. Então tinha chegado à reta final, era enfim, atéia.

Mas se for escolher um culto para assistir (não gosto de ir em igrejas, exceto para casamentos ou visitando as igrejas históricas de MG...), eu escolho o da igreja luterana dos meus avós, onde o culto é em alemão e o pastor se veste de Lutero.

E hoje deixo claro para todos que sou atéia depois de estudo e contato com diversas religiões, nunca com revolta, mas com ponderação (na minha fase de revolta fui crente!!!  :stunned:). E muitos religiosos respeitam minha posição, e até dizem que admiram que eu tenha uma posição pessoal, crítica mas sem afrontar ninguém.

Acho que consegui um equilíbrio que ainda não tinha alcançado quando religiosa. Religião não me faz falta, sei que a vida é muito mais bela do que professam as mais diferentes religiões. Apenas lamento que nem todos percebam a gradeza que é o universo e da vida terem surgido e como é especial sermos do jeito que somos, devido à probabilidades que existiam.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Abril de 2009, 02:21:30 »
Mas se for escolher um culto para assistir (não gosto de ir em igrejas, exceto para casamentos ou visitando as igrejas históricas de MG...), eu escolho o da igreja luterana dos meus avós, onde o culto é em alemão e o pastor se veste de Lutero.

Está errado!

Tem que escrever assim: Se for escolher um culto para assistir, eu escolho o do meu amigo Maykon!  :P
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Abril de 2009, 02:22:45 »
Respodam amiguinhos.

Tem como ser cético e religioso ao mesmo tempo?

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Abril de 2009, 07:49:08 »
Tem sim. Claro que a pessoa vai ter várias dificuldades em ser cética em relação a própria crença. C'est la vie.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Abril de 2009, 10:06:52 »
Respodam amiguinhos.

Tem como ser cético e religioso ao mesmo tempo?

Abraços.

Todo mundo (ou melhor, quase todo mundo) é cético em relação a alguma coisa.
É claro que não é um ceticismo sistemático, e até me parece que a pessoa "escolhe" em que aspectos ela vai exercer seu ceticismo, como em relação às demais crenças, que não seja a sua própria, como o Humberto citou.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #39 Online: 25 de Abril de 2009, 12:33:08 »

Está errado!

Tem que escrever assim: Se for escolher um culto para assistir, eu escolho o do meu amigo Maykon!  :P

Só quem já infiltrou ateus em uma formatura de seminário poderia mesmo pedir isso!!! :biglol:

Mas me diga Maykon, você se vestiria de Lutero?!!  :nea:

:twisted:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #40 Online: 25 de Abril de 2009, 13:34:23 »
Meus pais nunca falavam de deus para mim, ainda bem não me fizeram lavagem cerebral.

As famílias dos meu amigos eram religiosos e ficavam falando de deus, eu ficava bravo e falava que para mim deus vinha em ultimo lugar.

O povo ficava fulo comigo e convenceram minha mãe a me colocar na catequese junto com a mulecada do bairro... Fiz alguns meses e logo sai.

Conheci a internet depois o ateus.net e depois vivi infeliz para sempre, como eu sempre quis!

Não deseje.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Abril de 2009, 14:15:34 »
Só quem já infiltrou ateus em uma formatura de seminário poderia mesmo pedir isso!!! :biglol:

Ia até preferir!

Sabe quanto custa manter e comprar aquele monte de terno?

De Lutero é só vestir aquela capa de bujão de gás preta e já era!

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 25 de Abril de 2009, 14:17:30 »
É claro que não é um ceticismo sistemático

Para ser ateu é necessário um ceticismo sistemático é isso?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #43 Online: 25 de Abril de 2009, 14:19:27 »

Ia até preferir!

Sabe quanto custa manter e comprar aquele monte de terno?

De Lutero é só vestir aquela capa de bujão de gás preta e já era!

Sem contar que o figurino pra peça de teatro do natal tá garantido também! :P

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Abril de 2009, 14:36:30 »

Quando passei em Lavras de mudança para a Bahia me lembrei de vocês...  :'(

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #45 Online: 25 de Abril de 2009, 14:37:22 »
Hmmm...
Não deseje.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #46 Online: 25 de Abril de 2009, 14:39:04 »

Quando passei em Lavras de mudança para a Bahia me lembrei de vocês...  :'(

O Alto Paranaíba nem é tão longe...

Por que não fez um desviozinho de uns 400 km?   :tarado:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Abril de 2009, 14:45:12 »
O Alto Paranaíba nem é tão longe...

Por que não fez um desviozinho de uns 400 km?   :tarado:

Ah é! O Rubens tá na Uni Fed. de Lavras mas não fica em Lavras é isso?  :P

Tinha me esquecido! heheheheh

Nossa, fica 400km de lá?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #48 Online: 25 de Abril de 2009, 14:50:23 »
Na verdade é Federal de Viçosa, mas não fica em Viçosa... :P

De Viçosa até aqui dá uns 500km...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Abril de 2009, 14:58:12 »
Putz viajei.

Lavras é meu outro amigo Dr em Biologia de Rio Claro que quer ir.

Nossa, tô cheio de amigos biólogos. Acho que vou estudar logo a matéria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!