Autor Tópico: ABSURDO: Acordo com o Vaticano  (Lida 3039 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mUKA

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
    • muka.org
ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Online: 01 de Dezembro de 2008, 23:52:50 »
Segue aqui ou logo abaixo o link do Abaixo-Assinado contra a ratificação no Congresso da concordata entre Brasil e Vaticano assinada em 13/11/2008

http://www.petitiononline.com/BrasVat/petition.html

Pra quem não ficou sabendo:

...a presença de elementos religiosos – de qualquer confissão – torna vulneráveis os direitos fundamentais de liberdade e igualdade religiosa e põe em risco a neutralidade e o laicismo previstos na Constituição do país...

Omissão da mídia sobre o acordo com o Vaticano

Notícia (convenientemente) ignorada

Também um vídeo pra ilustrar melhor o problema que é gravíssimo aos olhos de quem tem um pouco de senso!

Programa Observatório da Imprensa sobre o acordo com o Vaticano: omissão da mídia e do governo (playlist completo)

Ou assista abaixo cada um dos videos:

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 23:59:43 por mUKA »
mUKA

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:27:43 »
Citar
Acordo do Brasil com Vaticano gera polêmica e pode ser questionado

Renata Mariz

Publicação: 12/08/2009 18:09 Atualização: 12/08/2009 20:06

Com a aprovação maciça do acordo entre Brasil e Vaticano na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12/8), a bancada evangélica estuda a elaboração da uma ação de inconstitucionalidade (Adin) para questionar o texto. A ideia é ajuizar a Adin assim que o plenário da Casa, e posteriormente o do Senado, referendar a matéria, já assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal argumento será o de que o acordo fere o artigo 19 da Constituição Federal, segundo o qual é vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios fazer qualquer tipo de aliança com igrejas ou seus representantes. "A discussão não tem caráter religioso, mas jurídico. Se fosse um acordo com os evangélicos, eu também seria contra", destaca Rubem Assis, advogado e pastor, membro da comissão de mobilização dos evangélicos sobre o acordo.

Para o deputado Takayama (PSC-PR), que junto com nove parlamentares votaram contra a matéria, a principal preocupação diz respeito a eventuais desvantagens que o acordo pode trazer para a Igreja Católica em relação a outras denominações. "Veja que no artigo sobre ensino religioso, fica determinado que as aulas nas escolas deverão ser católicas e de outras confissões, porque não e/ou outras confissões?", questiona Takayama. Assim como deputado, manifestaram-se contrários à aprovação da matéria o pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE), André Zacharow (PMDB-PR), Dr. Rosinha (PT-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Jefferson Campos (PTB-SP), George Hilton (PP-MG) e bispo Gê Tenuta (DEM-SP). Um acordo entre o PSDB foi fechado com antecedência para garantir que o acordo passasse. O DEM também orientou sua base, durante a sessão de ontem, a não dificultar a aprovação.

O relator da matéria, deputado Bonifácio Andrada, cujo parecer foi pela aprovação (PSDB-MG), ficou satisfeito com a vitória esmagadora dos favoráveis ao texto. "Esse acordo não exclui de forma nenhuma as demais religiões existentes no Brasil. Acho que procura realmente criar um convívio efetivo de todas as religiões. Não tem inconstitucionalidade. Ele [o acordo] repete a Constituição e a legislação brasileira de modo que está totalmente integrado no sistema jurídico brasileiro e não atinge nenhuma lei ou norma jurídica", afirmou o relator. Para o advogado e pastor Rubem Assis, entretanto, é a partir da ratificação desse acordo que pode surgir alguma intolerância religiosa no país. "Nós, que somos vitrine para o mundo em relação ao convívio pacífico, poderemos ter problemas na medida em que uma religião tem vantagens em relação às demais", destaca.

Com cartazes de protesto, um grupo contrário ao acordo, formado na maioria por integrantes de igrejas evangélicas, lotou o plenário da Comissão de Relações Exteriores ontem. Muito diferente das manifestações tímidas, quase imperceptíveis, nas outras reuniões do colegiado, inclusive quando foram realizadas duas audiências públicas sobre o tema.

Durante um dos debates, surgiu outra questão polêmica presente no texto do acordo que, segundo Takayama, poderá ser questionado também por meio de uma Adin. Trata-se da menção de outro acordo, fechado em outubro de 1989, sobre a assistência religiosa às Forças Armadas.

"Fomos informados que este acordo não passou sequer pelo Congresso Nacional à época, mesmo dizendo respeito à atividade dos capelães, que são pagos com dinheiro público", critica Takayama.

Pontos mais polêmicos do acordo
Ensino religioso
O acordo estabelece que o ensino religioso, "católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa", constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Essa redação, na avaliação dos não-católicos, abre espaço ao proselitismo em sala de aula.

Imunidade tributária
Pessoas jurídicas eclesiásticas (arquidioceses, prelazias etc), assim como suas rendas, patrimônios e serviços, terão isenção fiscal, segundo o acordo. Se exercerem atividade social, poderão ser equiparadas a entidades filantrópicas. Embora os defensores do acordo afirmem que na prática já é isso o que ocorre no Brasil, os contrários ao texto temem ampliação na imunidade no país.

Ajustes adicionais
O antepenúltimo artigo do texto diz que o acordo "poderá ser complementado por ajustes concluídos entre as partes" e determina que Brasil e Vaticano "poderão celebrar convênio sobre matérias específicas". O temor é que, daqui para frente, acordos entre Estado e Igreja Católica sejam feitos à revelia dos trâmites oficiais.
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/08/12/brasil,i=134402/ACORDO+DO+BRASIL+COM+VATICANO+GERA+POLEMICA+E+PODE+SER+QUESTIONADO.shtml

 :susto:

Isso não existe! Ensinar religiões, quaisquer que sejam, não significa que há respeito ao princípio da liberdade de crença. E a liberdade de descrer? Se pais querem que seus filhos recebam uma educação religiosa, que os coloquem em escolas religiosas. E  o governo realmente não tem o que fazer... poderiam estar pensando em implantar uma disciplina focada em ensinar aos jovens o que é cidadania, direitos e deveres de um cidadão, etc. Algo que tivesse relevância de fato. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:38:42 »
Ai como eu odiava Ensino Religioso na escola.

Hoje, se eu tivesse um filho na escola, não permitiria que o mesmo assistisse à essas baboseiras.

Offline mUKA

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
    • muka.org
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 16:25:03 »
Citar
Acordo do Brasil com Vaticano gera polêmica e pode ser questionado

Renata Mariz

Publicação: 12/08/2009 18:09 Atualização: 12/08/2009 20:06

Com a aprovação maciça do acordo entre Brasil e Vaticano na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12/8), a bancada evangélica estuda a elaboração da uma ação de inconstitucionalidade (Adin) para questionar o texto. A ideia é ajuizar a Adin assim que o plenário da Casa, e posteriormente o do Senado, referendar a matéria, já assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal argumento será o de que o acordo ....

...Fonte: ttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/08/12/brasil,i=134402/ACORDO+DO+BRASIL+COM+VATICANO+GERA+POLEMICA+E+PODE+SER+QUESTIONADO.shtml

 :susto:

Isso não existe! Ensinar religiões, quaisquer que sejam, não significa que há respeito ao princípio da liberdade de crença. E a liberdade de descrer? Se pais querem que seus filhos recebam uma educação religiosa, que os coloquem em escolas religiosas. E  o governo realmente não tem o que fazer... poderiam estar pensando em implantar uma disciplina focada em ensinar aos jovens o que é cidadania, direitos e deveres de um cidadão, etc. Algo que tivesse relevância de fato. :no:

Exato, e como argumentação usam o fato de que será facultativo, ora, e como ficam os pais e principalmente alunos de pais que optam por não matricular o filho nessa(s) disciplina(s)? Obviamente estigmatizados e ridicularizados nas escolas, como consequência haverá danos sociais e psicológicos em muitos casos.

E essa será apenas uma das muitas consequências graves que esse acordo trará, lesando não apenas descrentes como também religiosos de todas as outras religiões que não a Católica, de certa forma causará impacto até em católicos que não concordam com certos dogmas ou atitudes da ICAR.

Recomendo a todos os incomodados que enviem e-mails para os Deputados numa tentativa de sensibilizá-los da besteira que estão fazendo. O acordo foi aprovado por uma Comissão, se nada for feito tudo indica que será aprovado pois a maioria dos "nossos representantes" estão a favor, ainda será votado, existe a possibilidade de impedir isso, mas somente com a voz do povo.

E mesmo que não houvesse nada de ruim no centeúdo do acordo, que fosse o desenho do Mickey no papel escrito Concordata no título, trata-se de um acordo entre um Estado laico e uma religião, na melhor das hipóteses um acordo entre um Estado laico e um Estado teocrático com consequências benéficas para esse Estado teocrático, o que é inconstitucional:

Constituição
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.


Estamos trabalhando para impedir esse absurdo, colocamos vários vídeos e audios sobre esse tema no YouTube:

http://www.youtube.com/user/ATEAorgBR

Para ficar por dentro: http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=138356

E-mails dos deputados, etc: http://acordovaticano.blogspot.com/2009/07/emails-dos-membros-da-credn.html

Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; antes de ser votada em plenário. Já há, no entanto, pedido de urgência para matéria, o que pode permitir a votação direta pelo Plenário

« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 17:06:24 por mUKA »
mUKA

Offline Anne

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2009, 21:44:37 »
Ai como eu odiava Ensino Religioso na escola.

Hoje, se eu tivesse um filho na escola, não permitiria que o mesmo assistisse à essas baboseiras.

Estou "travando" uma verdadeira batalha na escola em q o meu filho estuda desde q ele me contou q o professor pediu q cada aluno se levantasse e dissece a q religião pertencia, quando chegou a vez dele, ele disse: Acho q sou ateu!

Segundo ele, o professor arregalou os olhos, dividiu a sala de aula pra um "debate": de um lado ele e do outro os demais alunos, pois todos são teístas. Pelo q ele m contou não se sentiu constrangido, muito pelo contrário, e o professor de ensino religioso confirmou, dizendo q ele parecia muito "seguro" enquanto fazia perguntas aos outros alunos tipo: Quem fez deus? De onde ele vem? Porque não podemos ver se existe?


O pior é q o infeliz não tem curso superior, é um ascendente a pastor da igreja batista...

Afff...

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2009, 23:07:25 »
Ou seja ela é aspirante de lavagem cerebral, e está fazendo experimentos com o seu filho hehe
Não deseje.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2009, 09:46:33 »
Pô, o filho da Anne se saiu muito bem!

Quantos anos ele tem?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gilson

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
    • Céticos
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2009, 16:50:19 »
Citar
19/08/2009 - 06h57
Para especialistas em educação, acordo entre Brasil e Vaticano é "retrógrado"
Karina Yamamoto
Editora de UOL Educação

Quatro dos cinco debatedores definiram como retrógrado o acordo assinado pelo Brasil e pelo Vaticano, em novembro do ano passado. No que se refere à educação, os especialistas consideram inserir o ensino religioso em escolas públicas um retrocesso na independência que Estados laicos adquiriram. Na opinião deles, o documento vai garantir uma espécie de reserva de mercado aos católicos, que teriam preferência no ensino religioso das escolas públicas.

Reunidos na noite da última segunda (17), o grupo deixou claro seu objetivo de "abrir o debate" e "pedir audiências públicas" ao relator da matéria na Câmara dos Deputados, Chico Abreu (PR-GO), que era o quinto elemento da mesa.

"Temos uma preocupação com a laicidade do Estado brasileiro. Falo aqui como feminista e católica." Assim começou a defesa de Dulcelina Vasconcelos Xavier, da ONG Católicas Pelo Direito de Decidir. Em seus minutos de microfone, ela atacou mais o posicionamento da Igreja Católica que o acordo em si. "A gente tem visto articulação no sentido de suprimir direitos conquistados", disse Dulce ponderando sobre a "volta do ensino religioso à grade curricular" e citando ainda que "até o planejamento familiar" estaria sendo colocado em discussão.

Contra o ensino religioso
Na opinião do presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, o acordo "é um retrocesso". A CNTE é contra o ensino religioso nas escolas. "Justamente porque temos respeito às várias religiões", explicou Leão dizendo ser impossível conseguir contemplar todas elas. Além disso, ele ainda pondera ser muito difícil que o ensino religioso se afaste do proselitismo, da pregação das crenças. "Colocar catecismo dentro da sala de aula é complicado", disse.

Já a professora titular da Faculdade de Educação da USP, Roseli Fischmann, atacou outro ponto. "Existem leis que foram vetadas ao Congresso porque não cabem a eles [deputados] definir disciplinas [na grade curricular]. Existe a autonomia da escola em fazer seu plano político pedagógico", disse. Para ela, existe ainda um outro problema: "o Estado pode criar dissidência onde não existe, muitas pessoas dizem que quem luta pelo Estado laico é contra a religião, contra os católicos [e isso criaria uma antipatia entre os grupos]".

Na sequência, o palestrante foi o deputado Ivan Valente (PT-SP) que pediu a análise do acordo pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. "Esse é um assunto que não é reafirmação do que já existe", afirmou Valente. O Itamaraty já afirmou que o acordo é apenas uma formalização das relações entre o Brasil e a Santa Sé. Ele ainda aponta outra nuance da questão: "a escola é lugar do público e a religião é privada".

Catecismo
O moderador do debate, Salomão Ximenes, da ONG Ação Educativa, também emitiu opinião. "Difícil pensar em ensino para crianças de cinco ou seis anos que não seja confessional, catequético", disse.

O deputado Chico Abreu (PR-GO) ponderou, após ouvir as considerações que é preciso "enfrentar a matéria" e que ele está, sim, disposto a promover audiências públicas para discutir o tema. No entanto, ele não deu boas perspectivas de que haja possibilidade de impedir a aprovação do acordo. "Não vamos tapar o sol com a peneira, o acordo vai passar", afirmou após sugerir que existe maioria católica na Câmara.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/08/19/ult105u8570.jhtm
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)
____________________________________________________

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:01:49 »
O acordo pode até passar, mas se for inconstitucional vai parar na CCJ ou ainda no STF, o problema é todo o tempo que se vai com esses mitos milenares, e continua o país desgovernado e com educação de baixíssimo nível.

Offline Anne

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2009, 17:57:02 »
Ou seja ela é aspirante de lavagem cerebral, e está fazendo experimentos com o seu filho hehe

Imagina :!:
Eu jamais faria tal coisa :!: ::)

Offline Anne

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2009, 18:33:35 »
Pô, o filho da Anne se saiu muito bem!

Quantos anos ele tem?

Fez onze em maio, um prodígio, cursa o 7º ano do primário, puxou a mãe :P

Offline Skeptical...

  • Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 226
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2009, 20:12:48 »
A imagem não deixa dúvidas, quanto as intenções do infeliz (o da esquerda)...


Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2009, 00:10:14 »
Ou seja ela é aspirante de lavagem cerebral, e está fazendo experimentos com o seu filho hehe

Imagina :!:
Eu jamais faria tal coisa :!: ::)

kkkk ELE*
Não deseje.

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2009, 01:36:20 »
Estou "travando" uma verdadeira batalha na escola em q o meu filho estuda desde q ele me contou q o professor pediu q cada aluno se levantasse e dissece a q religião pertencia, quando chegou a vez dele, ele disse: Acho q sou ateu!

Segundo ele, o professor arregalou os olhos, dividiu a sala de aula pra um "debate": de um lado ele e do outro os demais alunos, pois todos são teístas. Pelo q ele m contou não se sentiu constrangido, muito pelo contrário, e o professor de ensino religioso confirmou, dizendo q ele parecia muito "seguro" enquanto fazia perguntas aos outros alunos tipo: Quem fez deus? De onde ele vem? Porque não podemos ver se existe?


O pior é q o infeliz não tem curso superior, é um ascendente a pastor da igreja batista...

Afff...

Que mal lhe pergunte: era aula de religião? É uma escola de orientação religiosa?
8-)

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2009, 23:27:02 »
A imagem não deixa dúvidas, quanto as intenções do infeliz (o da esquerda)...



:?:

Que uso da foto tendensioso. E esse acordo vai justamente contra o Edir, por se tratar de enfatizar o ponto de vista estritamente da ICAR. Não viu que os evangélicos estão protestando contra?

Offline Anne

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #15 Online: 26 de Agosto de 2009, 18:42:26 »
Estou "travando" uma verdadeira batalha na escola em q o meu filho estuda desde q ele me contou q o professor pediu q cada aluno se levantasse e dissece a q religião pertencia, quando chegou a vez dele, ele disse: Acho q sou ateu!

Segundo ele, o professor arregalou os olhos, dividiu a sala de aula pra um "debate": de um lado ele e do outro os demais alunos, pois todos são teístas. Pelo q ele m contou não se sentiu constrangido, muito pelo contrário, e o professor de ensino religioso confirmou, dizendo q ele parecia muito "seguro" enquanto fazia perguntas aos outros alunos tipo: Quem fez deus? De onde ele vem? Porque não podemos ver se existe?


O pior é q o infeliz não tem curso superior, é um ascendente a pastor da igreja batista...

Afff...

Que mal lhe pergunte: era aula de religião? É uma escola de orientação religiosa?

É uma escola pública, aula de "Ensino Religioso". Sinceramente, não seria contra tal procedimento na escola se realmente ensinassem sobre religiões, o q me deixa furiosa é q o meu filho tenha q saber "o pai nosso" e a "ave maria" pra passar de ano, pois a merda toda vale nota. |(

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #16 Online: 27 de Agosto de 2009, 07:44:44 »
27/08/2009 - 00h14
Câmara aprova Estatuto da Igreja Católica e regulamenta o direito à liberdade religiosa

da Agência Câmara
da Folha Online
Atualizado às 00h36.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta quarta-feira o texto do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) sobre o acordo entre Brasil e Vaticano que cria o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país.

O plenário também aprovou o projeto de lei que regulamenta o direito constitucional de livre exercício de crença e cultos religiosos.

O acordo entre Brasil e Vaticano foi assinado em 2008. O texto estabelece normas, entre outros assuntos, sobre o ensino religioso, o casamento, a imunidade tributária para as entidades eclesiásticas, a prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais, a garantia do sigilo de ofício dos sacerdotes, visto para estrangeiros que venham ao Brasil realizar atividade pastoral.

O acordo também reforça o vínculo não-empregatício entre religiosos e instituições católicas, ratificando regras já existentes.

O projeto será enviado agora para o Senado. Leia a íntegra da proposta.

Crítica

Em voto em separado contra o projeto, o deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) apontou o que seriam inconstitucionalidades da proposta. Segundo ele, ao ser aprovado o acordo ganha status de lei ordinária, mas seu texto entraria em conflito com outras leis já existentes.

Oliveira criticou, por exemplo, a determinação de que os municípios reservem espaços em seus territórios para fins religiosos. O tratado estabelece que esses espaços serão previstos "nos instrumentos de planejamento urbano a serem estabelecidos no respectivo plano diretor" - o que seria, portanto, uma interferência nas leis dos municípios.

Antes de ir a plenário, o acordo já havia sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com parecer favorável do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Manifesto

Na terça-feira, a Associação Vitória em Cristo e o Cimeb (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil) divulgaram um manifesto contra o acordo.

Segundo o manifesto, o acordo dará à Santa Sé, por meio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), "plenas condições de fechar acordos com o governo brasileiro, sem que jamais tenham de passar pelo Congresso Nacional'. 'É um verdadeiro "cheque em branco" para a Igreja Católica. Isto é uma vergonha!", diz a nota.

Na semana passada, a CNBB defendeu o acordo e diz ele não viola a Constituição nem concede privilégios à Igreja Católica.

Em nota, a CNBB chamou de "desinformados" os que criticam o convênio, e disse que, "longe de ferir a Constituição, [o acordo] ratifica uma relação que sempre existiu e, inclusive, abre perspectivas para outras religiões no país".

Liberdade religiosa

A Câmara também aprovou o substitutivo do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o Projeto de Lei 5598/09, do deputado George Hilton (PP-MG), que regulamenta o direito constitucional de livre exercício de crença e cultos religiosos.

A votação foi simbólica, mas não houve consenso entre as bancadas. O PSOL encaminhou a votação contra o projeto. O PDT, PV, PR e o PSDB liberaram suas bancadas.

O texto segue agora para o Senado.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u615507.shtml
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline André T.

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 494
  • Sexo: Masculino
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #17 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:44:04 »
Citar
É uma escola pública, aula de "Ensino Religioso". Sinceramente, não seria contra tal procedimento na escola se realmente ensinassem sobre religiões, o q me deixa furiosa é q o meu filho tenha q saber "o pai nosso" e a "ave maria" pra passar de ano, pois a merda toda vale nota.

A aula é de ensino religioso, mas devia ser de história da religião. Mesmo assim, não acho que se justifique uma aula só pra isso.

Vou fazer de tudo pra colocar meu filho em escolas particulares não-confessionais.

Mas o pior, o pior mesmo desse acordo, é a possibilidade de imunidade tributária para pessoas jurídicas eclesiásticas. Se a igreja tiver um banco, o banco dela não pagaria imposto. Ridículo.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #18 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:59:55 »
A imagem não deixa dúvidas, quanto as intenções do infeliz (o da esquerda)...



:?:

Que uso da foto tendensioso. E esse acordo vai justamente contra o Edir, por se tratar de enfatizar o ponto de vista estritamente da ICAR. Não viu que os evangélicos estão protestando contra?

A foto é referente à estréia da Record News. E como o Dr. falou, o acordo foi firmado com o Vaticano para aplicação do ensino religioso de base católica. A luta dos evangélicos agora é contra a regulamentação e aplicação desse acordo.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline André T.

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 494
  • Sexo: Masculino
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #19 Online: 27 de Agosto de 2009, 10:01:43 »
Lua, as coisas mudaram um pouco. Os benefícios foram ampliados para as outras religiões, e os deputados evangélicos aparentemente gostaram:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/08/27/ult4469u45281.jhtm

Citar
Criticado por amplos setores da sociedade, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o texto acabou aprovado em votação simbólica após a costura de uma negociação com a bancada evangélica, muito forte no Congresso, para estender os privilégios às demais religiões. O acordo seguirá agora para apreciação do Senado.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #20 Online: 27 de Agosto de 2009, 10:07:45 »
Citar
27/08/2009 - 00h20
Acordo entre Brasil e Vaticano passa na Câmara


Sob protestos do PSOL e do PPS, o plenário da Câmara aprovou esta noite a ratificação de acordo entre o Brasil e o Vaticano, que prevê a instituição do ensino religioso em escolas públicas, isenções fiscais e imunidade das instituições religiosas perante as leis trabalhistas.

Assinado no final do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Bento XVI, o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Criticado por amplos setores da sociedade, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o texto acabou aprovado em votação simbólica após a costura de uma negociação com a bancada evangélica, muito forte no Congresso, para estender os privilégios às demais religiões. O acordo seguirá agora para apreciação do Senado.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/08/27/ult4469u45281.jhtm

 :no: :no: :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #21 Online: 27 de Agosto de 2009, 10:08:41 »
Lua, as coisas mudaram um pouco. Os benefícios foram ampliados para as outras religiões, e os deputados evangélicos aparentemente gostaram:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/08/27/ult4469u45281.jhtm

Citar
Criticado por amplos setores da sociedade, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o texto acabou aprovado em votação simbólica após a costura de uma negociação com a bancada evangélica, muito forte no Congresso, para estender os privilégios às demais religiões. O acordo seguirá agora para apreciação do Senado.

 :lol:

Eita menino ágil!
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Anne

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Feminino
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2009, 15:29:39 »
Ou seja, o ensino no Brasil vai piorar ainda mais.

Citar
É uma escola pública, aula de "Ensino Religioso". Sinceramente, não seria contra tal procedimento na escola se realmente ensinassem sobre religiões, o q me deixa furiosa é q o meu filho tenha q saber "o pai nosso" e a "ave maria" pra passar de ano, pois a merda toda vale nota.

A aula é de ensino religioso, mas devia ser de história da religião. Mesmo assim, não acho que se justifique uma aula só pra isso.

Vou fazer de tudo pra colocar meu filho em escolas particulares não-confessionais.

Mas o pior, o pior mesmo desse acordo, é a possibilidade de imunidade tributária para pessoas jurídicas eclesiásticas. Se a igreja tiver um banco, o banco dela não pagaria imposto. Ridículo.

Concordo. Deveria ser isso mesmo "história da religião"!

Mudei para uma cidadezinha do interior e pra evitar q o meu filho fosse de ônibus pra escola com apenas 9 anos, decidi colocá-lo em uma escola pública, Um erro. Tirei ele de uma ótima escola. A "economia" sugerida por meu marido também foi um ponto forte na minha decisão.

 Ano q vem ele volta pra lá.


Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:08:38 »
Citar
(...)o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Eles nao pagam nenhum imposto e, agora, meu imposto vai pagar as reformas deles?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:18:54 »
Citar
(...)o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Eles nao pagam nenhum imposto e, agora, meu imposto vai pagar as reformas deles?

Isso não te incomoda, de acordo com você...

Meu amigo, meus impostos pagam tanta coisa inútil...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!