Autor Tópico: ABSURDO: Acordo com o Vaticano  (Lida 3040 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #25 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:33:27 »
Foi uma pergunta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:45:13 »
Não, foi uma afirmação feita por vc mesmo... :histeria:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:54:10 »
 :o

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Agosto de 2009, 17:40:28 »
Concordo. Deveria ser isso mesmo "história da religião"!

Mudei para uma cidadezinha do interior e pra evitar q o meu filho fosse de ônibus pra escola com apenas 9 anos, decidi colocá-lo em uma escola pública, Um erro. Tirei ele de uma ótima escola. A "economia" sugerida por meu marido também foi um ponto forte na minha decisão.

Ano q vem ele volta pra lá.

Verdade, Anne. Se as aulas fossem acerca da história das religiões e dessem uma visão ampla do assunto, eu até acharia viável - embora ache que uma disciplina voltada para ensinar noções de direitos fundamentais e o papel do cidadão na política seja algo infinitamente mais útil.

E é absurdo que o governo brasileiro tenha assinado um acordo tão retrógrado e a Câmara dos deputados tenha aprovado. É triste perceber que nosso país tem regredido drasticamente em alguns aspectos... Mais uma decepção com o governo e o Legislativo atual, mais uma afronta aos direitos de brasileiros.  :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Agosto de 2009, 18:50:11 »
Concordo. Deveria ser isso mesmo "história da religião"!

Mudei para uma cidadezinha do interior e pra evitar q o meu filho fosse de ônibus pra escola com apenas 9 anos, decidi colocá-lo em uma escola pública, Um erro. Tirei ele de uma ótima escola. A "economia" sugerida por meu marido também foi um ponto forte na minha decisão.

Ano q vem ele volta pra lá.

Verdade, Anne. Se as aulas fossem acerca da história das religiões e dessem uma visão ampla do assunto, eu até acharia viável - embora ache que uma disciplina voltada para ensinar noções de direitos fundamentais e o papel do cidadão na política seja algo infinitamente mais útil.

E é absurdo que o governo brasileiro tenha assinado um acordo tão retrógrado e a Câmara dos deputados tenha aprovado. É triste perceber que nosso país tem regredido drasticamente em alguns aspectos... Mais uma decepção com o governo e o Legislativo atual, mais uma afronta aos direitos de brasileiros.  :no:

Totalmente absurdo.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Agosto de 2009, 18:51:04 »

Em resumo: Esse pais está um lixo!
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Agosto de 2009, 21:37:42 »
Rumo à teocracia.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #32 Online: 31 de Agosto de 2009, 10:49:38 »
O negócio é se converter enquanto há tempo.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 31 de Agosto de 2009, 11:02:28 »
Não, foi uma afirmação feita por vc mesmo... :histeria:

Não, sério, foi uma pergunta. Eu posso ter interpretado errado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #34 Online: 31 de Agosto de 2009, 14:56:48 »
O negócio é fugir para a Europa enquanto há tempo

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Agosto de 2009, 18:17:01 »
(...)o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Eles nao pagam nenhum imposto e, agora, meu imposto vai pagar as reformas deles?

Isso não te incomoda, de acordo com você...

Meu amigo, meus impostos pagam tanta coisa inútil...

Viu, a esta afirmação se fez ref... ::) :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:29:58 »
(...)o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Eles nao pagam nenhum imposto e, agora, meu imposto vai pagar as reformas deles?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 01 de Setembro de 2009, 12:03:59 »

Você estava claramente demonstrando sua indignação com a notícia já que a notícia é auto-explicativa e você não é burro pra não entender a declaração acima. Fez uma pergunta retórica, reforçando o absurdo da notícia. Só se esqueceu que pouco tempo antes tinha dito que não dava a mínima para o que os seus impostos são gastos.

Have a nice day... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 01 de Setembro de 2009, 13:04:37 »
Não, não entendi. Devo ser burro.

Pontos que não ficaram claros:

1) As igrejas, em si, são bens culturais da Igreja? Porque a manutenção é prevista para bens culturais, e um dos exemplos de bens culturais foi "prédios".

2) Já não eram antes pagos pelo governo? Quero dizer, se não era, daonde vai sair o dinheiro? Do Fundo de apoio à cultura (prédios culturais...)?

3) O acordo foi, se não me engano, extendido para TODAS as religiões. Pagaremos por reformas de sinagogas, templos budistas, etc?

E eu não estou indignado, era apenas uma dúvida que eu queria que alguem confirmasse. Talvez uma esperança besta de alguém falar "Nem esquenta, isso não vai ser aprovado por motivo tal, tal e tal".

Talvez seja culpa minha não entender de direito e política. Malz ae.

Ah, e da próxima vez, coloca o que eu falei logo abaixo, sobre o assunto ainda em questão.

não seria muito melhor se você pudesse dispor deste dinheiro para aquilo que você mesmo deseja, e não um burocrata qualquer?
Porque você tem que pagar para a Petrobrás dar dinheiro pro Evo Morales, se a população brasileira não vai ter benefício nenhum ( ao contrário, queimar gás aumentar o efeito estufa ).

Uma cervejinha não seria muito mais proveitosa?

Até uma bala seria mais proveitoso.

O meu ponto é que esse desperdício de gás esta longe de ser o maior dos problemas. Eu fico mais puto por pagar pela nossa saúde pública e ver o tipo de atendimento que as pessoas recebem.

Esta longe de ser um "eu estou pouco fudendo para onde vai meus impostos!! muwahuahuahua!!"

Sabe aqueles religiosos que pegam um trecho de algo e distorcem até não poder mais? Pois é...  ::)
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 13:12:59 por Di »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 01 de Setembro de 2009, 13:15:33 »
Não, não entendi. Devo ser burro.

Pontos que não ficaram claros:

1) As igrejas, em si, são bens culturais da Igreja? Porque a manutenção é prevista para bens culturais, e um dos exemplos de bens culturais foi "prédios".

Os bens culturais da igreja aos quais seriam aplicadas foram descritos, um a um.

2) Já não eram antes pagos pelo governo? Quero dizer, se não era, daonde vai sair o dinheiro? Do Fundo de apoio à cultura (prédios culturais...)?

Sua dúvida é de "se você iria pagar com seus impostos por isso". Se a receita do Estado é basicamente gerada por impostos (que você sabe existirem) e a reportagem deixava claro que os Estado arcaria com as despesas, esse trecho também estava esclarecido. Você não perguntou de qual unidade específica seriam oriundos os recursos e sim se seus impostos pagariam.

Se quisesse uma resposta mais específica, deveria ter perguntado melhor.

3) O acordo foi, se não me engano, extendido para TODAS as religiões. Pagaremos por reformas de sinagogas, templos budistas, etc?

Se é religião e o Estado é teoricamente laico, não podendo demonstrar preferência por nenhuma e o benefício foi estendido a toda religião, logo...

E eu não estou indignado, era apenas uma dúvida que eu queria que alguem confirmasse. Talvez uma esperança besta de alguém falar "Nem esquenta, isso não vai ser aprovado por motivo tal, tal e tal".

Esperança? Por que? A notícia te desagradou de alguma forma? Insisto em dizer que você mesmo disse não ligar pras besteiras que seus impostos pagam...

Talvez seja culpa minha não entender de direito e política. Malz ae.

Talvez, talvez, mas tudo bem. :)
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 13:17:39 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:15:18 »
Esperança? Por que? A notícia te desagradou de alguma forma? Insisto em dizer que você mesmo disse não ligar pras besteiras que seus impostos pagam...

Obvio que me desagradou, mas não a ponto de me deixar revoltado. E eu insisto em mostrar a conversa...

não seria muito melhor se você pudesse dispor deste dinheiro para aquilo que você mesmo deseja, e não um burocrata qualquer?
Porque você tem que pagar para a Petrobrás dar dinheiro pro Evo Morales, se a população brasileira não vai ter benefício nenhum ( ao contrário, queimar gás aumentar o efeito estufa ).

Uma cervejinha não seria muito mais proveitosa?

Até uma bala seria mais proveitoso.

O meu ponto é que esse desperdício de gás esta longe de ser o maior dos problemas. Eu fico mais puto por pagar pela nossa saúde pública e ver o tipo de atendimento que as pessoas recebem.

Vou colocar de um jeito que tu consiga entender. Espero.

O meu ponto de é que esses assaltos aos mercadinhos estão longe de serem o maior dos problemas. Eu fico mais puto pelos crescentes estupros que estão ocorrento de uns tempos pra cá.

O fato de eu achar que assaltos a mercadinhos não sejam tão preocupante quanto estupros não quer dizer que eu acho que eles deixem de serem errados/ruins.

Ah, e obrigado pelas respostas.

Offline Sísifo

• Nível 03
  • *
  • Quidquid agis, prudenter agas et respice finem
« Resposta #41 Online: 01 de Setembro de 2009, 19:06:14 »
Da mesma forma que penso que pessoas que não têm doutrina religiosa não deveriam exigir um estatuto ou uma constituição onde a hegemonia de seu pensamento aja sobre todas as outras formas de expressão ideológica, também não concordo de forma alguma que uma crença, a qual deveria ser de foro íntimo, tenha privilégios sobre todas as demais crenças.

A história demonstra que todos aqueles que têm fé em comum ou que transmitem a sua fé por contágio mental, sempre houve rigorosas supressões e moderação de todas as ações dos indivíduos. Mas temos governantes populistas onde a grande maioria iletrada e burra despreza a história e a importância da pluralidade de crenças. Governos populistas com interesses mesquinhos e visando interesses econômicos ou com força política que contrariam a diversidade de crenças e opiniões estão na contramão da modernidade de um país laico.

É incompatível um estado democrático com um estado que privilegia determinada religião. Isto pra mim é teocracia. Não estamos tão longe assim de algum dia, basearmos nossa constituição com o livro sagrado. Quando chegar este dia, as fogueiras que queimavam carnes vivas de hereges irão se reacender. Irão ser queimados livros e idéias laicas.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 19:08:41 por Aberratio »
Acceptans actum, cum omnibus suis qualitatibus acceptare videtur

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Setembro de 2009, 19:14:32 »
Di, não foi minha intenção alterar "seu ânimo", relaxe, entendi o q quiz dizer no seu post acima. :|

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #43 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:36:22 »
Conselho quer fim de acordo sobre ensino religioso com católicos

Comissão do Conselho Nacional de Educação vai pedir ao Supremo Tribunal Federal que invalide tratado do governo com Vaticano

Uma comissão de representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) vai se reunir, no próximo dia 22, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito para discutir um tema espinhoso e polêmico: o ensino religioso. A oferta de aulas sobre o tema nas escolas públicas do País é obrigatória de acordo com as leis brasileiras. Na teoria, o conteúdo não pode professar dogmas de nenhuma religião e deve ser dado por professores das redes.

Na prática, as escolas não seguem as regras definidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Não há orientações claras sobre como o tema deve ser tratado, tampouco professores preparados para ensiná-lo. Quando a escola oferece ensino religioso, termina por fazer catequese de alguma religião – de modo geral as cristãs. Por conta dessas indefinições, os conselheiros criaram uma comissão que vai elaborar orientações nacionais sobre o assunto.

Depois de algumas reuniões com estudiosos – nenhum representante de religiões foi convidado a participar das discussões para que não ficassem tendenciosas –, os conselheiros decidiram ir além. Vão expor ao ministro Ayres Brito suas preocupações com um acordo estabelecido em 2009 entre o governo brasileiro e o Vaticano, no qual o Brasil concorda que o ensino religioso deve ser dado por representantes da Igreja Católica ou de outras religiões.

O ministro será responsável por analisar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da União contra esse acordo no ano passado. A ação defende que o STF suspenda a “eficácia de qualquer interpretação que autorize a prática do ensino religioso das escolas públicas que não se paute pelo modelo não-confessional” e não permita que representantes de qualquer religião sejam responsáveis por esse conteúdo nas escolas.

César Callegari, presidente da comissão que discute o tema no CNE, concorda com a PGR. “Estamos preocupados com os problemas que o acordo pode trazer. Devemos fazer de tudo para que a laicidade do Estado seja protegida”, afirma o conselheiro. Para ele, o acordo deve ser revisto. “Não se pode aceitar proselitismo no ensino religioso e esse conteúdo só pode ser dado por professores capacitados”, defende.

Segundo o conselheiro, o primeiro documento do CNE com orientações gerais sobre o tema está quase pronto. O texto, porém, só deve ser apresentado à sociedade, em audiência pública a ser marcada no início do ano que vem. Ele acredita que a sociedade ainda não resolveu um conflito que deveria ser a preocupação anterior a essa discussão sobre quem deve se responsabilizar pela educação religiosa das crianças: se a Igreja, as famílias ou as escolas.

“Mas não está na ordem do dia a possibilidade de uma revisão do texto da Constituição Federal, que determina a oferta de ensino religioso nas escolas. O que precisamos é garantir o cumprimento do que está na lei de maneira adequada”, analisa Callegari. Para ele, outro aspecto muito importante a ser definido é a garantia de outras atividades aos alunos que não desejarem assistir a essas aulas – eles não são obrigados a frequentar essas aulas.

Minorias atendidas

No Rio de Janeiro, onde lei municipal aprovada recentemente definiu a oferta de disciplina sobre o tema a partir de 2012, quem não quiser assistir às aulas de ensino religioso – que deverá contemplar as doutrinas católica, evangélica/protestante, afrobrasileiras, espírita, orientais, judaica e islâmica – será matriculado na disciplina Educação para Valores. Inicialmente, a medida valerá apenas para as escolas de turno integral.

Para Antonio Costa Neto, pesquisador do tema na rede pública do Distrito Federal, o mais importante é garantir que as minorias sejam atendidas nessas normas. Antonio diz que a diversidade religiosa afrobrasileira não é contemplada nas aulas, nem na formação dos professores, o que prejudica as ações para combate ao preconceito racial. Durante o mestrado, ele fez um levantamento nas escolas do DF e identificou que, assim como no resto do País, a abordagem do assunto ainda é confessional.

“Atuar com a disciplina ensino religioso no âmbito das relações étnico-raciais para combater o racismo é uma oportunidade muito boa de êxito. No entanto, as religiões afrobrasileiras não têm sido contempladas e os professores não recebem formação adequada”, lamenta. Por conta disso, Antonio abriu uma representação junto à Secretaria de Educação do DF para questionar como o tema está sendo tratado nas escolas da capital federal.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também manifestou interesse no tema e pediu explicações ao governo local. Nenhum dos dois obteve respostas concretas ainda. O MPDFT pediu explicações à Secretaria de Educação no mês passado e aguarda a manifestação do órgão. Na opinião da promotora de Defesa da Educação do DF, Márcia da Rocha, esse é um tema importante, mas cujo debate ainda não foi amadurecido pela população. Ela acredita que a sociedade ainda não sabe se gostaria e que tipo de educação religiosa deve haver no País.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/conselho-quer-fim-de-acordo-sobre-ensino-religioso-com-catolicos/n1597363984111.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:ABSURDO: Acordo com o Vaticano
« Resposta #44 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:46:38 »
Aplausos para a CNE! :clap:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!