Autor Tópico: Sidharta Gautama foi cético?  (Lida 7481 vezes)

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
Sidharta Gautama foi cético?
« Online: 08 de Dezembro de 2008, 00:33:23 »
Bom,estive lendo Sidharta Gautama,no qual acho interessante o budismo,e na leitura encontrei uma parte que tinha essa seguinte reflexão:"Não acrediteis numa coisa, apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições, só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a te-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta."

Acredito que a atitude de Sidharta Gautama foi bem cética,gostaria de saber as opiniões dos foristas nessa questão acima. 8-)
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Sidharta Gautama foi cético?
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2008, 20:21:57 »
Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta.

Experimentar, provar e reconhecer como verdadeiro para ser coisa de quem usa tóchico. :hihi:

"aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros" lembra as "boas" intenções de Hitler (olhe ele aí de novo) antes e durante a guerra. Afinal, o que é bom? O que é mal?

"Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta". Acho leviano demais para se chegar a tal ponto.

Brincadeiras a parte, isso não é ceticismo, é puro bullshit.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2008, 20:24:44 »
Eu já acho uma boa postura.  Não que seja fácil decidir o que isso seria na prática, bem entendido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2008, 20:26:24 »
Além do mais, o conceito de Maya não destroi qualquer iniciativa cética?

Luis Dantas, poderia esclarecer?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:39:10 »
Entenda, os conceitos são apenas ferramentas de prática.  No caso, Maya (ilusão) é um conceito que pode ser abusado, como quando se diz que "o mundo inteiro é ilusão" e portanto não se leva nada a sério.

Acontece porém que uma postura dessas é tola e preguiçosa.  A existência do conceito não é desculpa para se abusar dele.  E um budista, como aliás qualquer outra pessoa, não deveria se esconder atrás de conceitos para justificar atitudes que sabe serem equivocadas.

Realmente é só isso.

Você pode encontrar (não é raro) Senseis, Banthes ou outros instrutores "puxando a orelha" de algum aluno que cai nessa armadilha óbvia.  Mas a idéia toda, pelo menos nas boas escolas, é não precisar chegar nesse ponto com frequência.

Por um motivo um dos três livros do Tipitaka trata da disciplina monástica e comenta coisas que deveriam ser óbvias, como por exemplo que abstinência significa se abster de relações com animais também... :)
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 21:41:23 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2008, 22:55:34 »
Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta[/i]."

Fortalece a evidência anedótica. Popper é bem melhor que sidharta

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2008, 22:58:04 »
Para epistemologia?  Sem dúvida!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2008, 01:00:27 »
Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta[/i]."

Sim, só que Popper veio séculos depois. Não dá pra julgar na mesma moeda, nesse ponto... o que Gautama* falou é bastante sensato se pensar na época dele.

*Existem algumas dúvidas quanto à existência real de Gautama. Não vou entrar no assunto por ser um tanto quanto irrelevante, mesmo aos budistas, eu acho.

Depende.

Não dá pra dicotomizar em ceticismo e credulidade, há tons cinzentos no meio. Mais cético do que o povão da época, menos do que considero necessário.
Latebra optima insania est.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2008, 23:47:22 »
Bom,estive lendo Sidharta Gautama,no qual acho interessante o budismo,e na leitura encontrei uma parte que tinha essa seguinte reflexão:"Não acrediteis numa coisa, apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições, só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a te-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta."

Acredito que a atitude de Sidharta Gautama foi bem cética,gostaria de saber as opiniões dos foristas nessa questão acima. 8-)

Li a mesma coisa 1 mês atrás. Vi coisas bem interessantes. Por isso decidi ler um pouco mais sobre ele e sobre o budismo.

Outra coisa que me chamou atenção foi uma frase de Dalai Lama sobre reencarnação, disse que se houverem provas de que ela é uma fraude, não a aceitará mais. Sei que existe o ônus da prova, que invalida essa visão. Mas, confesso, ainda não vi postura tão racional de um religioso, pois pra maioria o mais importante é a fé, e não as provas.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:09:07 »
Leia mais, Raven.  Você verá que "reencarnação" é um erro de tradução.

O Monge Guenshô aborda o tema aqui (assunto 69).

E eu, aqui.

Ah, esqueci de lembrar antes: O Tathagata não era um cientista, nem um epistemologista; a preocupação dele era, afinal de contas, religiosa, não filosófica ou científica.  É claro que ele não vai ser um autor particularmente bom em um assunto ao qual não se dedicou, ainda mais tendo vivido mais de 2500 anos atrás.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:17:11 »
Luis...está é uma diferença muito grande que que estou vendo entre o budismo e outras religiões, a necessidade de leitura. Não basta ouvir o que alguém prega, é preciso analisar pra entender!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:17:52 »
Outra coisa que me chamou atenção foi uma frase de Dalai Lama sobre reencarnação, disse que se houverem provas de que ela é uma fraude, não a aceitará mais.

De vez em quando esse Dalai Lama me lembra o Lula e continuo achando que ambos não passariam no teste do bafômetro.

:vergonha:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:22:53 »
Outra coisa que me chamou atenção foi uma frase de Dalai Lama sobre reencarnação, disse que se houverem provas de que ela é uma fraude, não a aceitará mais.

De vez em quando esse Dalai Lama me lembra o Lula e continuo achando que ambos não passariam no teste do bafômetro.

Caso leia um livro dele verá que são bastante diferentes. Se o intenção foi ser sarcástico, te garanto uma coisa, o Dalai Lama é extremamente lúcido, e entende muito bem os sentimentos humanos. Só comecei a ler de início por ele ter demonstrado bastante respeito, inclusive por ateus, sem qualquer julgamento.

Pra ele um cético-ateu pode ser tão ético quanto qualquer religioso. Dificilmente verá um lider religioso ou mesmo o nosso presidente com tal visão.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 00:25:11 por Raven »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:27:03 »
Luis...está é uma diferença muito grande que que estou vendo entre o budismo e outras religiões, a necessidade de leitura. Não basta ouvir o que alguém prega, é preciso analisar pra entender!

Um religioso tem de ter suas próprias opiniões para ser um bom praticante, não?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:43:07 »
Um religioso sério sim, mas sabemos que a maioria nunca leu sequer a bíblia que carrega sob os braços!:D

Mas no geral, o que estou aprendendo (nem sei se corretamente), é que muitos ensinamentos do budismo giram em torno de como lidar com os fatos e aceitá-los como parte da vida. Não vejo regras de conduta: faça isso, não faça aquilo. Vejo alternativas para facilitar o auto-conhecimento, aguçar a compaixão. Não sei como alguém pode entender isso como negativo. Podem até ver minha mensagem como proselitismo religioso, mas nem é, não entendo suficientemente pra isso. Apenas é um ponto de vista inicial.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:54:09 »

Caso leia um livro dele verá que são bastante diferentes. Se o intenção foi ser sarcástico, te garanto uma coisa, o Dalai Lama é extremamente lúcido, e entende muito bem os sentimentos humanos. Só comecei a ler de início por ele ter demonstrado bastante respeito, inclusive por ateus, sem qualquer julgamento.

Pra ele um cético-ateu pode ser tão ético quanto qualquer religioso. Dificilmente verá um lider religioso ou mesmo o nosso presidente com tal visão.

1. O Dalai Lama é um político à frente de uma teocracia que cometeu os mesmos absurdos que os comunistas estão cometendo para viver na opulência às custas do povo tibetano.
2. Qual era a relevância do Tibet antes da revolução comunista?
3. O Dalai Lama já começou a questionar a possibilidade do risco de seu futuro sucessor ser simpatizante da China e já deu sinais de que gostaria de indicar o "garoto" que vai sucedê-lo. Isto é, está mandando a religião para as cucuias para garantir poder político.
4. Você acredita mesmo que ele acredita em tudo aquilo que ele diz que acredita?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2008, 01:02:44 »
1. O Dalai Lama é um político à frente de uma teocracia que cometeu os mesmos absurdos que os comunistas estão cometendo para viver na opulência às custas do povo tibetano.

Não diria que "os mesmos".  Em alguns sentidos foram até piores.  E ele admitiu que foram erros e que os reveria hoje.

Você não está desapontado por ele não ser perfeito, está?

2. Qual era a relevância do Tibet antes da revolução comunista?

Que tipo de relevância?

3. O Dalai Lama já começou a questionar a possibilidade do risco de seu futuro sucessor ser simpatizante da China e já deu sinais de que gostaria de indicar o "garoto" que vai sucedê-lo. Isto é, está mandando a religião para as cucuias para garantir poder político.

O cargo de Dalai Lama sempre foi político, e sempre foi determinado por figuras de autoridade (outros Tulkus).  Não é menos religioso por isso.  Você esperava algum tipo de sinal divino?  :hein:

4. Você acredita mesmo que ele acredita em tudo aquilo que ele diz que acredita?

Nos assuntos até aqui mencionados, com certeza eu acredito que sim.  Não teria por que ser diferente.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #17 Online: 11 de Dezembro de 2008, 01:07:35 »
Um governo no exílio deve ser algo bastante desconfortável, não?! E lutar contra a China, será que vale a pena?! Nenhum líder em sã consciência hoje mede forças contra a China, acha que com ele seria diferente por ser um monge?! Tentar um acordo parece ser a melhor solução mesmo.

E sabe, mesmo que ele não acredite no que diz, não posso deixar de achar bastante coerente os posicionamentos dele. Seria interessante que líderes lunáticos e insanos tivessem esse discurso "falso" porém sensato que ele tem.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2008, 16:29:02 »
E sabe, mesmo que ele não acredite no que diz, não posso deixar de achar bastante coerente os posicionamentos dele. Seria interessante que líderes lunáticos e insanos tivessem esse discurso "falso" porém sensato que ele tem.

Se os grandes líderes religiosos adotassem uma postura de respeito para com as outras crenças/descrenças, certamente teríamos um mundo mais pacífico. Quem respeita a postura do outro reconhece o direito desde possuí-la, mesmo que discorde dela em todos os aspectos. O que vemos hoje em dia é uma briga incansável para provar quem é o detentor da verdade ou quem tem a religião mais correta.

Um líder religioso com ampla aceitação popular e reconhecimento internacional que não adota uma postura política de chefe de um povo certamente seria muito burro. Qualquer líder religioso quer manter suas raízes e disseminá-la para os seus - e caso faça parte dos seus valores, para os outros. Dalai Lama certamente não é diferente - e pelo menos não tão tolo e preconceituoso como outros líderes, a exemplo do papa católico.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2008, 18:56:00 »

Você baseia sua conduta ética em Popper?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2008, 19:04:23 »
Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta.

Experimentar, provar e reconhecer como verdadeiro para ser coisa de quem usa tóchico. :hihi:

"aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros" lembra as "boas" intenções de Hitler (olhe ele aí de novo) antes e durante a guerra. Afinal, o que é bom? O que é mal?

"Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta". Acho leviano demais para se chegar a tal ponto.

Isso não é muito diferente de um ateu quando diz que não necessita seguir nenhum mandamento "divino" ou conjunto de regras para ter um comportamento considerado moral, que segue seu próprio código de ética, baseado no seu discernimento, que não tem nada a ver com as religiões. Então isso também é puro bullshit?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2008, 19:40:34 »
Estou lendo um livro recomendado pelo Luiz Dantas, o nome é Budismo sem crenças. É interessante, pois mostra que Sidharta estava há anos-luz de ser um místico e nunca pregou nada relacionado a isso, e inclusive, nunca tentou explicar fatos científicos (o Dalai Lama sempre diz que ciência é pra cientistas, não pra monges).

A postura "budista" é de simplesmente amenizar o sofrimento e aprender a lidar com ele. Qualquer misticismo foi adicionado ao longo dos anos por diferentes culturas (inclusive o mito da reencarnação), mas não faz parte dos príncípios defendidos por Sidharta.

A explicação sobre o famoso Kharma é lindíssimo, e nada tem a ver com reencarnação, mas com as consequências de atitudes nocivas  durante gerações e gerações e uma sociedade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:01:28 »

Você baseia sua conduta ética em Popper?

Você baseia a sua em Buda?

E evidentemente se você não leu o que escrevi, não falei sobre a conduta ética.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:03:38 »

Isso não é muito diferente de um ateu quando diz que não necessita seguir nenhum mandamento "divino" ou conjunto de regras para ter um comportamento considerado moral, que segue seu próprio código de ética, baseado no seu discernimento, que não tem nada a ver com as religiões. Então isso também é puro bullshit?

Não, Bullshit é ter uma religião que fala groselhas e promessas sem nexo. Isso é Bullshit.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #24 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:23:17 »
"Não se satisfaçam com ouvir dizer, ou com a tradição, ou com o conhecimento das lendas, ou com o que nos dizem as escrituras, conjeturas ou inferências lógicas, ou em pensar as evidências, ou com a predileção por um ponto de vista depois de ter ponderado sobre ele, ou com a habilidade de alguma outra pessoa, ou em pensar: "O monge é nosso mestre".

Quando souberem por si próprios: "Tais coisas são sadias, irrepreensíveis, recomendadas pelos sábios, e adotá-las e colocá-las em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade", então vocês deveriam praticá-las e nelas repousar..." O Buda

Vejo bastante sensatez nesse ponto de vista! Alguns poderão dizer: Ahh, isso tudo é baboseira...bullshit. Não acho baboseira quando sei que o objetivo final é tentar amenizar o nosso, e o sofrimento alheio. Pode não funcionar pra muitos, mas afirmo, pra mim toda essa "bullshit" foi bastante eficaz, me proporcionando a tranquilidade que tarjas pretas e psiquiatras não me proporcionaram.

Continuo com Sagan, Darwin e Dawkins, e essa "bullshit" de forma alguma me induz pra não continuar...

E não sigo uma religião, apenas fundamentos que me garantem mais compaixão pelo próximo e me ajudam a refletir sobre os sofrimentos como parte da vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!