"Não se satisfaçam com ouvir dizer, ou com a tradição, ou com o conhecimento das lendas, ou com o que nos dizem as escrituras, conjeturas ou inferências lógicas, ou em pensar as evidências, ou com a predileção por um ponto de vista depois de ter ponderado sobre ele, ou com a habilidade de alguma outra pessoa, ou em pensar: "O monge é nosso mestre".
Quando souberem por si próprios: "Tais coisas são sadias, irrepreensíveis, recomendadas pelos sábios, e adotá-las e colocá-las em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade", então vocês deveriam praticá-las e nelas repousar..." O Buda
Vejo bastante sensatez nesse ponto de vista! Alguns poderão dizer: Ahh, isso tudo é baboseira...bullshit. Não acho baboseira quando sei que o objetivo final é tentar amenizar o nosso, e o sofrimento alheio. Pode não funcionar pra muitos, mas afirmo, pra mim toda essa "bullshit" foi bastante eficaz, me proporcionando a tranquilidade que tarjas pretas e psiquiatras não me proporcionaram.
Continuo com Sagan, Darwin e Dawkins, e essa "bullshit" de forma alguma me induz pra não continuar...
E não sigo uma religião, apenas fundamentos que me garantem mais compaixão pelo próximo e me ajudam a refletir sobre os sofrimentos como parte da vida.