Autor Tópico: Sidharta Gautama foi cético?  (Lida 7483 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Sidharta Gautama foi cético?
« Resposta #50 Online: 31 de Dezembro de 2008, 01:03:46 »
não, quem parece o erivelton é você. É você que tem a religião, não eu.

btw. ele e o famado acham a crença deles lógica também.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 31 de Dezembro de 2008, 01:09:57 »
Pois então.  Cada um é responsável por definir e defender o que respectivamente entende por religião.

Eu sei de mim.  E acho tola, infantil até, essa sua insistência em se esconder atrás de uma palavra, como o Erivelton também faz.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 31 de Dezembro de 2008, 01:14:30 »
Pois é. Eu acho tolo ter uma religião, ver que ela tem elementos comuns a todas as outras, bullshitagens o tempo todo, achar que a sua religião é diferente, saber que todos os crentes do mundo pensam o mesmo.... e não achar nada de estranho nisso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 31 de Dezembro de 2008, 01:55:09 »
Óbvio o caramba, Agnóstico; parte da obrigação de qualquer religioso é exatamente questionar a validade de suas crenças.

Isso é evidente, até.

Por que razão um religioso questionaria a validade de sua crença se ele tem fé naquilo que escolheu para acreditar?
Se ele não tem fé naquilo que escolheu para acreditar, por que motivo se consideraria religioso?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 31 de Dezembro de 2008, 02:00:15 »
Por que razão um religioso questionaria a validade de sua crença se ele tem fé naquilo que escolheu para acreditar?

Ora, porque não convém a um religioso, como a qualquer outra pessoa, acreditar em qualquer coisa.

Pelo menos no meu entendimento, fé não é oposta ao questionamento ou ao discernimento.  Pelo contrário, precisa de ambos para ter alguma qualidade.

Se ele não tem fé naquilo que escolheu para acreditar, por que motivo se consideraria religioso?

Acontece que fé cega não é o que caracteriza religião.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2008, 02:02:40 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 31 de Dezembro de 2008, 02:25:47 »
Ora, porque não convém a um religioso, como a qualquer outra pessoa, acreditar em qualquer coisa.

A estrutura de uma religião impõem crenças inquestionáveis em verdadeiros absurdos através da fé, como no caso dos dogmas, por exemplo.

O que caracteriza a religião é o controle sobre a fé. Todos podem questionar, desde que as perguntas não sejam inconvenientes ou perturbadoras.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 31 de Dezembro de 2008, 10:41:31 »

A estrutura de uma religião impõem crenças inquestionáveis em verdadeiros absurdos através da fé, como no caso dos dogmas, por exemplo.

Sim.  Quando essa religião cai nessa armadilha específica, não por alguma necessidade inerente à própria idéia de religião.  Acontece com frequência, mas também se consegue evitar ou corrigir com igual frequência.

É bem verdade que muitos religiosos, inclusive supostos líderes, caem alegremente nesse erro.  Não deixa por isso de ser uma distorção em vez da proposta em si.

Como ilustração, a corrupção é muito comum na política.  Nem por isso é o que a define, ou motivo para se condenar a política como um todo com alguma generalização sumária.

O que caracteriza a religião é o controle sobre a fé. Todos podem questionar, desde que as perguntas não sejam inconvenientes ou perturbadoras.

Essa é uma definição de religião ótima para certos fins.  Só que não é acurada, nem realista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #57 Online: 31 de Dezembro de 2008, 11:02:24 »
:)
Pois é. Eu acho tolo ter uma religião, ver que ela tem elementos comuns a todas as outras, bullshitagens o tempo todo, achar que a sua religião é diferente, saber que todos os crentes do mundo pensam o mesmo.... e não achar nada de estranho nisso.

Minha crença é melhor que a sua. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #58 Online: 31 de Dezembro de 2008, 11:35:14 »
Agnóstico, acho que essa discussão não terá fim ou fundamento! Realmente tô me sentindo como nas discussões sobre Evolução com Erivelton! E interessante, assim como nesse tópico, sempre digo a ele: Não simplesmente aceite os fatos, entenda!

Não sigo religiões, apenas uso condutas que acho coerentes a serem seguidas. Se Jesus disse algo coerente, não me negarei a seguir, por não ser cristã, ou por birra infantil. Se no velho testamento diz: Não matarás! Não matarei por ser atéia, sei as consequências.

O que me atrai do budismo são os fundamentos humanistas, mas seguindo um caminho onde posso encontrar e questionar sobre minhas próprias verdades! (Espero que nenhum chato venha com o papo filosófico: Verdades não existem! Em ciência, sabemos que não, são relativas, mas em nossas vidas, precisamos fazer escolhas com base no que acreditamos ser a verdade)!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 31 de Dezembro de 2008, 12:55:46 »
Raven, você pode seguir o que quiser. E eu não disse que o budismo é apenas imprestável.

Ele, como toda a religião tem sua parte util, e como toda a religião tem o pacote nefasto que você leva junto. O budismo nada mais é do que uma religião como qualquer outra.

E utilizar uma retoricazinha como no caso do Dantas, que se coloca como fiador da pretensa superioridade do budismo frente as outras religiões é um equívoco bizarro, pois os elementos religiosos perniciosos do budismo estão escancarados para quem quer ver.

Bullshit is bullshit. E o budismo é apenas isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 31 de Dezembro de 2008, 13:38:58 »
Raven, você pode seguir o que quiser. E eu não disse que o budismo é apenas imprestável.

Ele, como toda a religião tem sua parte util, e como toda a religião tem o pacote nefasto que você leva junto. O budismo nada mais é do que uma religião como qualquer outra.

E utilizar uma retoricazinha como no caso do Dantas, que se coloca como fiador da pretensa superioridade do budismo frente as outras religiões é um equívoco bizarro, pois os elementos religiosos perniciosos do budismo estão escancarados para quem quer ver.

Bullshit is bullshit. E o budismo é apenas isso.

Deixa eu ver se entendi: o Budismo é religião, por isso automaticamente é "bullshit"?

Ah, fala sério.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 31 de Dezembro de 2008, 15:34:43 »
Religião não é bullshit porque é religião.

É bullshit porque apresenta conceitos inúteis e alienantes.

Coincidentemente, toda a religião é bullshit.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #62 Online: 31 de Dezembro de 2008, 15:41:44 »
Religião não é bullshit porque é religião.

É bullshit porque apresenta conceitos inúteis e alienantes.

Coincidentemente, toda a religião é bullshit.

Ok, não vou mais tentar falar sério contigo sobre o assunto então.  Percebi o padrão.

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #63 Online: 02 de Janeiro de 2009, 17:03:28 »
Gigaview

Bom,concordo com você parcialmente,você está falando de religião,no sentido ''religare'' a D'us,e torna isso inquestionável.

Porém como você diz da questão do budismo,positivismo(Chamado por Comte de Religião)?

O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #64 Online: 02 de Janeiro de 2009, 17:07:59 »
Luis Dantas

Estou vendo sua discussão...heheheheheheheeeeeh 8-)

Desculpe,talvez eles não estão lhe entendo,mas o que religião para você?

Até porque fiz essa indagação,porque Comte,entendia religião em outro sentido,isso causava até confusão em geral,ou seja Comte não entendia a religião como uma crença cega,protegida para não ser ''questionável'',como algumas crenças religiosas tem como base isso.

O profundo

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 03 de Janeiro de 2009, 23:18:33 »
Gigaview

Bom,concordo com você parcialmente,você está falando de religião,no sentido ''religare'' a D'us,e torna isso inquestionável.

Porém como você diz da questão do budismo,positivismo(Chamado por Comte de Religião)?

Não entendí. Poderia explicar?

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #66 Online: 04 de Janeiro de 2009, 01:16:33 »
Gigaview

Bom,assim,a religião é denominada atualmente como  ligada à relação com Deus,antigamente como religare(Religar) a D'us.

Porém existem outras denominações de religião,designada por alguns filósofos e pensadores,um exemplo é Augusto Comte,com sua ''igreja positivista'',na qual também em seu dogma,era contra a qualquer teologia.
Ou seja a concepção dele de religião,é distinta do entendimento da maioria.
O profundo

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #67 Online: 04 de Janeiro de 2009, 01:19:22 »
Bom,vou colocar o site abaixo,a religião da humanidade,na qual me referi neste tópico,ou seja longe da denominação,na qual a maioria conhece.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_da_Humanidade
O profundo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 04 de Janeiro de 2009, 02:17:28 »
O Positivismo de Comte é uma crença, sem dúvida.  Não chegaria a chamá-lo de religião; na minha opinião ele não é suficientemente lúcido para chegar a tanto.

Indo direto ao ponto, Comte era doido... :)  é triste, mas é o fato.

o que religião para você?

Religião é a atividade que busca o cultivo da virtude moral e comportamental.  Para tal, vale-se do discurso, da contemplação e da reflexão.  Muitas, mas nem todas, valem-se também da devoção.  E dessas, uma parcela (bem menor do que se costuma admitir) usa o conceito de divindade.

Mas o conceito de divindade sempre foi acessório às religiões.  De fato, em muitas ele nem se formou direito, e o que se tem são espíritos de natureza muito vaga.  Outras nem o usam. 

Uma das grandes inovações de Abraão parece ter sido exatamente a concepção de um conceito mais ambicioso de divindade, que foi adotado pelo Judaísmo, Cristianismo e Islã.  Ironicamente, na época essa pode ter sido uma inovação revolucionária e pacificadora.  Hoje, porém...

Até porque fiz essa indagação,porque Comte,entendia religião em outro sentido,isso causava até confusão em geral,ou seja Comte não entendia a religião como uma crença cega,protegida para não ser ''questionável'',como algumas crenças religiosas tem como base isso.

O que é irônico, considerando o quão dogmático ele era. 

Comte aparentemente confundia o questionamento das religiões que ele conhecia mais de perto com o ceticismo.

Infelizmente, não foi a única coisa em que ele se confundia. Muito pelo contrário :(

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 04 de Janeiro de 2009, 02:36:14 »
O Positivismo de Comte é uma crença, sem dúvida.  Não chegaria a chamá-lo de religião; na minha opinião ele não é suficientemente lúcido para chegar a tanto.

Só pode ser piada, claro.

Indo direto ao ponto, Comte era doido... :)  é triste, mas é o fato.

Tipo doido como aqueles religiosos que promentem virar super-homens e conhecer a vida pregressa das pessoas como no budismo?

Religião é a atividade que busca o cultivo da virtude moral e comportamental.  Para tal, vale-se do discurso, da contemplação e da reflexão.  Muitas, mas nem todas, valem-se também da devoção.  E dessas, uma parcela (bem menor do que se costuma admitir) usa o conceito de divindade.

Errado. A esmagadora maioria usa o conceito de divindade. E todas usam conceitos alienantes.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 04 de Janeiro de 2009, 03:20:58 »
Agnóstico, estou falando bastante sério.

E se você quer me ofender, talvez seja melhor fazer isso em algum lugar mais adequado.  Ou simplesmente se cale.  Não acho que te dei motivo para falar comigo dessa forma.

Acredite você ou não, eu sei do que estou falando; estudei os assuntos aqui abordados.  E não tenho intenção de baixar o nível da forma que você está me convidando a fazer.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2009, 03:24:26 por Luis Dantas »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 04 de Janeiro de 2009, 03:29:12 »
Um chama Comte de doido, outro chama budista de doido. Empatou. Parem por aqui.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 04 de Janeiro de 2009, 20:43:00 »
Tipo doido como aqueles religiosos que promentem virar super-homens e conhecer a vida pregressa das pessoas como no budismo?

Isso claramente não foi para você, foi para Buda.
Tenho o maior respeito por você Luis. Eu acho que você faz do budismo algo melhor do que ele é, mas é algo pessoal seu.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 04 de Janeiro de 2009, 21:21:32 »
Curiosa maneira de mostrar respeito, tenho de dizer.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #74 Online: 05 de Janeiro de 2009, 16:27:33 »
Não sei porque as pessoas tem a mania de achar que só o que elas conhecem é verdadeiro. É triste.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!