Autor Tópico: O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético  (Lida 7199 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético
« Resposta #25 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:07:58 »
...e não esqueçam da reunião, sábado as 9h.

PS: não esqueçam as vestimentas para o ritual.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #26 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:08:12 »
São estas que postei de 1 a 7. As reuniões estão evidenciadas ali.

Poste no tópico devido.  Não seja preguiçoso.

Pô, mas pelos menos tá com as minhas palavras. Juro que não copiei de lugar nenhum. Então alguém chegou às mesmas conclusões que eu é? interessante.

Aí, acho que o cara me copiou, eu comecei a escrever coisas como estas lá no ReV e os caras me baniram, alegando que eu ofendi a liderança daquela sucursal.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:10:01 »
Já pulou pra segunda página. Uah uah uah uah.

Querem falar sobre entropia? teve um cara aí que me perguntou algo sobre isso.

Uah uah uah uah

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:10:30 »
Cada templo tem seus próprios estatutos, digo, você está imaginando coisas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #29 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:11:54 »
Outro dia eu estava refletindo sobre o assunto e cheguei à suspeita de que o evolucionismo simplesmente surgiu no momento adequado para ser um alvo atraente para criacionistas inconformados.  Fala-se muito sobre o suposto choque que ele teria causado na fé religiosa, mas quando se vê os fatos e os textos, isso não faz muito sentido: nada na Bíblia ou em outros textos religiosos sugere que o evolucionismo seja falso, e o evolucionismo com certeza nunca teve a intenção de abalar a fé de quem quer que seja.

Ao que me parece, o que aconteceu foi um movimento de questionamento da fé ao longo do século XIX, capitaneado talvez pelo questionamento da escravidão.   Esse questionamento, muito mais do que o evolucionismo jamais conseguiria, foi o que abalou a fé de europeus e americanos nas interpretações literais da Bíblia.  

A Bíblia não fala nada sobre quais meios ou mecanismos Deus teria usado para criar seres vivos, e portanto não é negada pela biologia contemporânea.  Mas a escravidão é algo tacitamente aprovado pela Bíblia, e o amadurecimento da sociedade que levou ao fim da escravidão teve como preço um grau considerável de angústia da parte de cristãos menos maduros, que se deram conta de que não poderiam jamais voltar a confiar cegamente nas orientações da Bíblia.  

Essa ansiedade precisava de uma forma de expressão, e aconteceu que o evolucionismo foi um alvo conveniente.  Ao atacar o evolucionismo, afastam da mente o desconforto de ter de fazer seus próprios juízos em vez de encomendá-los prontos de um livro.

Exatamente.

Quando religioso, nunca consederei, por um instante que fosse, qualquer teoria científica como obstáculo a minha fé. Big bang, evolução,... . A bíblia não é um livre de receita de como criar o universo. Pode-se encaixar facilmente qualquer coisa nela, inclusive ciência.

O maior osbtáculo a fé do crente é própria bíblia. Eis a questão.

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:13:35 »
Já viu o filme Repoman a onda Punk? (É assim que se escreve?)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #31 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:14:35 »
Para não dizerem que minhas opiniões são sempre críticas destrutivas, começarei elogiando:
Gostei do título do tópico. Parece sóbrio e abrangente. Indica sensatez e disposição à logica.

Agora darei uma olhada no conteúdo...
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:15:00 »

... A bíblia não é um livre de receita de como criar o universo. Pode-se encaixar facilmente qualquer coisa nela, inclusive ciência...

Concordo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #33 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:15:52 »

Eu não.
De que trata o filme?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #34 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:16:35 »
:roll:

Bem, pelo puro exercício da coisa...

1 – Não pode ser observada;

Pode e foi. Pergunte aos biólogos e eles lhe darão exemplos.

2 – Não pode ser reproduzida experimentalmente;

Pode e foi.

3 – É um postulado mais complicado que o necessário para se explicar;

Não é nada complicado. É uma idéia simples e seu poder de explicação é assombroso; além disso, é uma idéia apoiada por toneladas de evidências em seu favor. A alternativa, por outro lado...

4 – Hipóteses alternativas devem ser totalmente refutadas para que ela seja suficientemente aceita;

Não, não devem! Basta que a hipótese alternativa, tipo, explique alguma coisa. O que não é o caso. O criacionismo e o DI não explicam nada.

Ao que se soma:

5 – É cheia de hipóteses em círculo, de tal maneira que a hipótese serve para comprová-la e ela comprova a hipótese;

Não. O DI é cheio de argumentos circulares, a evolução é apoiada em evidências externas.

6 – Não há intermediários. O que chamam de fósseis de transicionais caberiam em uma caixa de sapatos. Enquanto que os das extremidades existem aos borbotões;

Isso não é verdade, eles existem em bom número. Entretanto, nenhuma quantidade de fósseis transicionais aplacaria a sede dos criacionistas.

7 – Está fundamentada na abiogênese, que é outro postulado que se enquadra em uma lista como esta;

Claro que não! A evolução não faz qualquer hipótese sobre a origem da vida. Mas os criacionistas adoram obscurecer esse ponto.

E só para não perder a viagem:

Fui eu. E vou perguntar de novo: já estudou o assunto como se deve? Porque não é nada daquelas coisas que você dizia ser. É talvez o argumento mais furado de toda a argumentação criacionista.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #35 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:19:14 »
São estas que postei de 1 a 7. As reuniões estão evidenciadas ali.

Poste no tópico devido.  Não seja preguiçoso.

Esse é um dos problemas dos críticos à Teoria evolutiva, não são pacientes na procura de fontes. Pensam que entender evolução depende de manual de instrução. Não, depende de leitura, leitura, e mais leitura. Pra entender evolução e seus princípios é preciso ter determinação pra entender os trabalhos de Darwin/Wallace, Fisher, Wright, Kimura, Mayr, Lewontin, Gould e outros. A evolução não se resume em seleção natural, e na descoberta de fósseis. Depende do conhecimento básico em paleontologia, filogenia, genética, botânica, zoologia, anatomia, fisiologia, etologia.

Ou seja, saber que Darwin descreveu o processo de seleção natural e Lamarck estava errado em falar sobre Lei do uso e desuso não é o conhecimento necessário pra discutir evolução. A única ferramenta pra obter esse conhecimento, é a leitura, não há fórmulas mágicas pra isso.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:19:43 »
:roll:
Fui eu. E vou perguntar de novo: já estudou o assunto como se deve?

:? Se ele não lembrava nem QUEM perguntou o quê...
     Você acha que ele estudou?  ::)
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:21:17 »
Bom ponto :lol:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #38 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:23:04 »
Dbohr, vários exemplos foram colocados nesse fórum. A questão é que realmente dá trabalho...geralmente procuramos artigos científicos, postamos, e depois, os tais criacionistas nem sequer lêem o que foi postado. Sabe, exemplos de especiação observável foram colocados aos montes aqui, por mim, pela Nina e pelo Atheist...

Acho que os criacionistas poderiam se dar ao trabalho de ir na área Pesquisa, e procurarem os temas que têem dúvidas. O problema é que não são dúvidas.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:26:37 »
É esse o ponto. Qualquer tentativa de explicação, por mais bem intencionada que seja, é pura perda de tempo. Eu aprendi isso depois de um tópico com 219 páginas.  :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:28:03 »
Devo concordar, Raven. Isso é frustrante   :-)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:31:57 »

Eu não.
De que trata o filme?

Era sobre um cara (acho que o ator era o Donavan Bayle) que trabalhava em uma empresa de recuperação de carros de caloteiros. O cara era o maior animal (no bom sentido é claro). Referi-me a ele porque gostei da resposta do colega. Ele meio que agiu como o cara. Foi light entendeu?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:33:04 »
Fui eu. E vou perguntar de novo: já estudou o assunto como se deve? Porque não é nada daquelas coisas que você dizia ser. É talvez o argumento mais furado de toda a argumentação criacionista.

Já descobriu porque o livro fala que a entropia do universo é baixa?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:34:29 »

Esse é um dos problemas dos críticos à Teoria evolutiva, não são pacientes na procura de fontes. Pensam que entender evolução depende de manual de instrução. Não, depende de leitura, leitura, e mais leitura. Pra entender evolução e seus princípios é preciso ter determinação pra entender os trabalhos de Darwin/Wallace, Fisher, Wright, Kimura, Mayr, Lewontin, Gould e outros. A evolução não se resume em seleção natural, e na descoberta de fósseis. Depende do conhecimento básico em paleontologia, filogenia, genética, botânica, zoologia, anatomia, fisiologia, etologia.

Ou seja, saber que Darwin descreveu o processo de seleção natural e Lamarck estava errado em falar sobre Lei do uso e desuso não é o conhecimento necessário pra discutir evolução. A única ferramenta pra obter esse conhecimento, é a leitura, não há fórmulas mágicas pra isso.

Não é preciso, o rei está nu!!!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:36:01 »
É esse o ponto. Qualquer tentativa de explicação, por mais bem intencionada que seja, é pura perda de tempo. Eu aprendi isso depois de um tópico com 219 páginas.  :)

Eu não precisaria nem de 2,19 páginas.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:36:35 »

Eu não precisaria nem de 2,19 páginas.

Aparentemente eu tenho muita fé  :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:38:01 »

Já descobriu porque o livro fala que a entropia do universo é baixa?

... já descobriu que a gente disse naquela ocasião que o fato da entropia do Universo ser baixa hoje significa que era mais baixa antes - e que isso não tem nada a ver com origem da vida ou com o sucesso da teoria da evolução?

Não é preciso, o rei está nu!!!

Desculpe, famado, mas isso é fanfarronice. E se continuar com isso, esse tópico será fechado.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:45:36 »
( Linha 1 ) O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético
( Linha 2 )A Evolução não é uma teoria (embora já o tenha sido), muito menos ciência. É ( Linha 3 )antes uma pseudociência, uma vez que não se sustenta cientificamente. Ele não ( Linha 4 )resiste aos critérios do correto método científico de verificação. Senão vejamos:
( Linha 5 )1 – Não pode ser observada;
( Linha 6 )2 – Não pode ser reproduzida experimentalmente;
( Linha 7 )3 – É um postulado mais complicado que o necessário para se explicar;
( Linha 8 )4 – Hipóteses alternativas devem ser totalmente refutadas para que ela seja ( Linha 9 )suficientemente aceita;
( Linha 10 )Ao que se soma:
( Linha 11 )5 – É cheia de hipóteses em círculo, de tal maneira que a hipótese serve para ( Linha 12 )comprová-la e ela comprova a hipótese;
( Linha 13 )6 – Não há intermediários. O que chamam de fósseis de transicionais caberiam ( Linha 14 )em uma caixa de sapatos. Enquanto que os das extremidades existem aos ( Linha 15 )borbotões;
( Linha 16 )7 – Está fundamentada na abiogênese, que é outro postulado que se enquadra ( Linha 17 )em uma lista como esta;
( Linha 18 )Obviamente, cada item acima pode ser detalhado para perfeito entendimento.

Desta forma, fica provado que a evolução é um dogma ou doutrina,

Não entendo, o cara provou que a evolução é um dogma ou doutrina em 18 linhas...
   E vocês ainda tem coragem de discutir?
   Da minha parte estou convencido...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:48:52 »
Ateus não são bons perdedores.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:49:14 »

... já descobriu que a gente disse naquela ocasião que o fato da entropia do Universo ser baixa hoje significa que era mais baixa antes - e que isso não tem nada a ver com origem da vida ou com o sucesso da teoria da evolução?

Tem um cara no ReV que disse "sei lá, não dá pra saber o que o autor quis dizer com isso!!!". Acho que é uma resposta melhor. Dizer que o autor disse que a entropia é baixa e que era mais baixa ainda, não tem sentido. É "non sense" como diria vc.

Desculpe, famado, mas isso é fanfarronice. E se continuar com isso, esse tópico será fechado.

Já? Aprendeu com os caras do ReV? Só falta dizer que vai me banir. Seja paciente meu véio!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!