Autor Tópico: O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético  (Lida 7198 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético
« Online: 12 de Dezembro de 2008, 10:57:08 »
O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético

A Evolução não é uma teoria (embora já o tenha sido), muito menos ciência. É antes uma pseudociência, uma vez que não se sustenta cientificamente. Ele não resiste aos critérios do correto método científico de verificação. Senão vejamos:

1 – Não pode ser observada;
2 – Não pode ser reproduzida experimentalmente;
3 – É um postulado mais complicado que o necessário para se explicar;
4 – Hipóteses alternativas devem ser totalmente refutadas para que ela seja suficientemente aceita;

Ao que se soma:

5 – É cheia de hipóteses em círculo, de tal maneira que a hipótese serve para comprová-la e ela comprova a hipótese;
6 – Não há intermediários. O que chamam de fósseis de transicionais caberiam em uma caixa de sapatos. Enquanto que os das extremidades existem aos borbotões;
7 – Está fundamentada na abiogênese, que é outro postulado que se enquadra em uma lista como esta;

Obviamente, cada item acima pode ser detalhado para perfeito entendimento.

Desta forma, fica provado que a evolução é um dogma ou doutrina, pois não sendo sustentável cientificamente, se enquadra nos campos de estudo da filosofia e da teologia, sendo, portanto, necessária uma imensa FÉ para aceitá-la.

Importante dizer que alguns procuram comprová-la através do que outros chamam de micro-evolução. Esta última, com variações na nomenclatura, consiste em coisas como a “evolução” de bactérias frente ao tratamento de antibióticos, mudanças na cor da pele dos homens, alterações de algas e plantas, entre outros exemplos, que nada têm a ver com a macro-evolução, que seria a suposta evolução ao longo de bilhões de anos, que resultou nas miríades hoje existentes a partir de um único organismo unicelular de origem incerta.

Lamenta-se que alguns biologistas se tornaram tão entusiasmados com a teoria que foram muito além dos fatos concretos, vindo a nascer de tal frenesi o movimento ateísta/agnóstico/cético (importante frisar que boa parte, senão a maioria dos cientistas não é ateísta).

Este movimento não perfaz outra coisa senão uma nova opção religiosa. Seria tecnicamente uma seita, mas nesta descrição pode-se fazer a concessão de chamá-lo religião. Veja as evidências:

1 – Possui como elemento fundamental a fé, pois crêem profundamente nas doutrinas da evolução e da abiogênese (esta última, nem todos) sem que seja necessário comprová-las;
3 – Seus integrantes reúnem-se periodicamente para tratar de assuntos relativos à religião dos outros e práticas de ateísmo/agnosticismo/ceticismo. Há encontros rotineiros em bares, restaurantes, etc., promovidos nos fóruns, que por si só já constituem ambiente de encontro e reunião;
4 – Possuem papas, dos quais Richard Dawkins e Sam Harry são destaques. Estes líderes são freqüentemente citados em suas argumentações;
5 – Possuem livros e manuais de orientação, dos quais se destacam: “Deus, um delírio”, “Carta a uma nação cristã” e “lista de falácias”;
6 – Utilizam-se de parábolas na sua didática, tal como Cristo utilizou em seu ministério. Marcadamente, a parábola do rei nu (mas não enxergam que o contexto da doutrina da evolução se encaixe perfeitamente nos ensinamentos desta historinha).
7 -  Possuem jargões. Os crentes dizem “aleluia” e “glorias a Deus”. Os católicos dizem “valha-me Nossa Senhora”. Os umbandistas dizem “Eparrê Yan sã”. Os religiosos deste movimento dizem “isso é ad hoc total” ou “aceitamos sua desistência” ou “Non sense” e por aí vai...

Conclusões inexoráveis desta análise:

Evolução, um delírio!

Movimento ateísta/agnóstico/cético, apenas mais uma opção religiosa como tantas outras existentes no mundo.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 11:24:17 por famado »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O evolucionismo e o movimento ateísta/agnóstico/cético
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:04:31 »
http://www.talkorigins.org

Ou vários tópicos por aí.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:13:05 »
E la vamos nós...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:15:09 »
Dantas está coberto de razão, é claro. Você não cita uma única crítica objetiva à evolução, apenas expõe seu desprezo pela mesma - o que é seu direito, mas não é um argumento válido.

Então ou você traz alguma coisa concreta à mesa, ou receio que este será mais um tópico que não vai nos levar a lugar nenhum.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:23:09 »
Ah, mas tem uma novidade no post. As evidências de que o movimento ateísta/agnóstico/cético é uma religião (na verdade, seria tecnicamente uma seita). Mandei bem nesta não mandei?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:27:07 »
Na minha opinião pessoal, mandou muito mal.  Está bastante desinformado, para começar.  Mas se quer continuar nesse assunto, há um tópico pronto:

../forum/topic=17826.0.html

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:27:25 »
Ah, mas tem uma novidade no post. As evidências de que o movimento ateísta/agnóstico/cético é uma religião (na verdade, seria tecnicamente uma seita). Mandei bem nesta não mandei?

Supimpa!  :ok:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:32:16 »
Velho argumento de sempre, tão surrado coitado, de se querer igualar o pensamento racional à fé religiosa.

E partindo de onde se chegou à conclusão de que evolucionismo é premissa ao ateísmo/agnosticísmo/ceticismo?
Não é você mesmo quem argumenta que a maioria dos evolucionistas são pessoas religiosas?  :stunned:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:39:15 »
Não, vc não entendeu, a doutrina da evolução é doutrina pregada no movimento  ateísta/agnóstica/cética. Eu quero dizer que o movimento ateísta/agnóstico/cético é apenas mais uma opção religiosa.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:39:56 »
Na minha opinião pessoal, mandou muito mal.  Está bastante desinformado, para começar.  Mas se quer continuar nesse assunto, há um tópico pronto:

Surpreender-me-ia se concordasse.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:40:04 »
Não, vc não entendeu, a doutrina da evolução é doutrina pregada no movimento  ateísta/agnóstica/cética. Eu quero dizer que o movimento ateísta/agnóstico/cético é apenas mais uma opção religiosa.

Claro como água.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:40:39 »
Bem...Famado...bater na mesma tecla inúmeras vezes...ai, ai. A Evolução é sim uma Teoria, e já foi sim observada, ou melhor, a especiação, parte crucial da evolução das espécies é observável em várias espécies.

Dar uma olhadinha nos tópicos anteriores pode dar uma ajudinha pra o fazer entender melhor o que seria uma Teoria científica. Ficar repetindo as mesmas coisas infinitamente, realmente não dá.

Trabalho com evolução e garanto, sim, ela é uma Teoria científica. Se as igrejas não a consideram uma Teoria, ai é problema da igreja, a meu ver, ciência é problema de cientistas, não de pastores ou padres. Eu não sou capacitada pra rezar missa, assim como  pastor/padre sem capacitação não pode dizer o que é ou não uma Teoria Científica.

Bem...se quiser mais informações...procure uma série de artigos publicados na revista Evolution. Muitos falam sobre os julgamentos sobre o ensino de criacionismo nas escolas e quais os argumentos usados por cientistas (e mesmo juízes) para explicar a Evolução como uma Teoria.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:42:16 »

Dantas, acho que aquele argumento está errado porque vcs não têm deuses, mas características comuns às religiões. Não concodo com aquele tópico.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:42:28 »

Claro como água.

Claríssimo!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:43:33 »
Bem...Famado...bater na mesma tecla inúmeras vezes...ai, ai. A Evolução é sim uma Teoria, e já foi sim observada, ou melhor, a especiação, parte crucial da evolução das espécies é observável em várias espécies.

Dar uma olhadinha nos tópicos anteriores pode dar uma ajudinha pra o fazer entender melhor o que seria uma Teoria científica. Ficar repetindo as mesmas coisas infinitamente, realmente não dá.

Trabalho com evolução e garanto, sim, ela é uma Teoria científica. Se as igrejas não a consideram uma Teoria, ai é problema da igreja, a meu ver, ciência é problema de cientistas, não de pastores ou padres. Eu não sou capacitada pra rezar missa, assim como  pastor/padre sem capacitação não pode dizer o que é ou não uma Teoria Científica.

Bem...se quiser mais informações...procure uma série de artigos publicados na revista Evolution. Muitos falam sobre os julgamentos sobre o ensino de criacionismo nas escolas e quais os argumentos usados por cientistas (e mesmo juízes) para explicar a Evolução como uma Teoria.

Leu o post todo? Leu o que eu disse sobre a micro-evolução?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:44:55 »

Eu admiro a sua paciência. Sério.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:46:31 »
Outro dia eu estava refletindo sobre o assunto e cheguei à suspeita de que o evolucionismo simplesmente surgiu no momento adequado para ser um alvo atraente para criacionistas inconformados.  Fala-se muito sobre o suposto choque que ele teria causado na fé religiosa, mas quando se vê os fatos e os textos, isso não faz muito sentido: nada na Bíblia ou em outros textos religiosos sugere que o evolucionismo seja falso, e o evolucionismo com certeza nunca teve a intenção de abalar a fé de quem quer que seja.

Ao que me parece, o que aconteceu foi um movimento de questionamento da fé ao longo do século XIX, capitaneado talvez pelo questionamento da escravidão.   Esse questionamento, muito mais do que o evolucionismo jamais conseguiria, foi o que abalou a fé de europeus e americanos nas interpretações literais da Bíblia.  

A Bíblia não fala nada sobre quais meios ou mecanismos Deus teria usado para criar seres vivos, e portanto não é negada pela biologia contemporânea.  Mas a escravidão é algo tacitamente aprovado pela Bíblia, e o amadurecimento da sociedade que levou ao fim da escravidão teve como preço um grau considerável de angústia da parte de cristãos menos maduros, que se deram conta de que não poderiam jamais voltar a confiar cegamente nas orientações da Bíblia.  

Essa ansiedade precisava de uma forma de expressão, e aconteceu que o evolucionismo foi um alvo conveniente.  Ao atacar o evolucionismo, afastam da mente o desconforto de ter de fazer seus próprios juízos em vez de encomendá-los prontos de um livro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:47:15 »
Surpreender-me-ia se concordasse.

E não era para concordar mesmo, era?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:47:22 »
Eu admiro a sua paciência. Sério.

É que ela é nova aqui ;-)

Famado, seu argumento sobre micro-evolução só não é mais surrado do que aquela patacoada sobre Entropia.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:48:03 »
Outro dia eu estava refletindo sobre o assunto e cheguei à suspeita de que o evolucionismo simplesmente surgiu no momento adequado para ser um alvo atraente para criacionistas inconformados.  Fala-se muito sobre o suposto choque que ele teria causado na fé religiosa, mas quando se vê os fatos e os textos, isso não faz muito sentido: nada na Bíblia ou em outros textos religiosos sugere que o evolucionismo seja falso, e o evolucionismo com certeza nunca teve a intenção de abalar a fé de quem quer que seja.

Ao que me parece, o que aconteceu foi um movimento de questionamento da fé ao longo do século XIX, capitaneado talvez pelo questionamento da escravidão.   Esse questionamento, muito mais do que o evolucionismo jamais conseguiria, foi o que abalou a fé de europeus e americanos nas interpretações literais da Bíblia.  

A Bíblia não fala nada sobre quais meios ou mecanismos Deus teria usado para criar seres vivos, e portanto não é negada pela biologia contemporânea.  Mas a escravidão é algo tacitamente aprovado pela Bíblia, e o amadurecimento da sociedade que levou ao fim da escravidão teve como preço um grau considerável de angústia da parte de cristãos menos maduros, que se deram conta de que não poderiam jamais voltar a confiar cegamente nas orientações da Bíblia.  

Essa ansiedade precisava de uma forma de expressão, e aconteceu que o evolucionismo foi um alvo conveniente.  Ao atacar o evolucionismo, afastam da mente o desconforto de ter de fazer seus próprios juízos em vez de encomendá-los prontos de um livro.

Eu já acho que o problema é uma simples confusão entre Evolução e Origem da Vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:48:52 »
Dantas, acho que aquele argumento está errado porque vcs não têm deuses, mas características comuns às religiões. Não concodo com aquele tópico.

Mas não é essa a sua alegação?  Poste lá então.  Explique que "características comuns às religiões" seriam essas.  Até o momento não me convidaram para o culto...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2008, 11:51:27 »
São estas que postei de 1 a 7. As reuniões estão evidenciadas ali.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:02:30 »
E la vamos nós...

Again and again...
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:03:48 »
São estas que postei de 1 a 7. As reuniões estão evidenciadas ali.

Poste no tópico devido.  Não seja preguiçoso.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:04:43 »
http://www.talkorigins.org

Ou vários tópicos por aí.

Nem pra me mandar uma MP sobre a Vernissage deste tópico né?
Com amigos iguais a vocês...
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!