Autor Tópico: Aprovada a "Estratégia Nacional de Defesa"!!!  (Lida 4329 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Aprovada a "Estratégia Nacional de Defesa"!!!
« Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:21:12 »

Conselho de Defesa Nacional aprova por unanimidade proposta da Estratégia Nacional de Defesa

Brasília, 11/12/2008 - O Conselho de Defesa Nacional, órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, aprovou nesta quinta-feira (11/12), por unanimidade, a proposta da Estratégia Nacional de Defesa, elaborada por um comitê interministerial criado em setembro de 2007. Foi a primeira reunião do Conselho desde 2003.

A proposta foi apresentada ao Conselho pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que presidiu o comitê, e teve uma explanação complementar feita pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, coordenador do trabalho.

A proposta, que tem como eixos principais a reestruturação das Forças Armadas, o complexo industrial de Defesa e o serviço militar, deverá ser lançada oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 18 de dezembro, em cerimônia no Palácio do Planalto. “O Brasil vai ter um plano de Defesa de acordo com o seu tamanho e a sua necessidade”, disse o presidente, ao encerrar a reunião de duas horas na qual a proposta foi discutida e aprovada.

O texto, com mais de 90 páginas, prevê que as diretrizes da Estratégia serão implementadas por meio de 23 atos legais e administrativos a serem apresentados até o fim do próximo ano. Dez deles deverão ser apresentados até março de 2009. Entre as propostas, estão os projetos de lei que alterarão a legislação tributária e a Lei de Licitações para privilegiar a indústria nacional de defesa, de modo a permitir a consolidação desse setor industrial estratégico para o país.

Segundo o ministro Jobim, essa interligação entre a Defesa e a atividade industrial e de tecnologia, é fundamental para o Brasil. “A defesa é o escudo do desenvolvimento, pois permite que o país tenha capacidade de dizer não e de defender os seus interesses. E além disso, o desenvolvimento e a defesa são inseparáveis, pois os avanços tecnológicos de um beneficiam o outro, e quem ganha é todo o país”, disse Jobim.

Participaram da reunião, além do presidente Lula, os demais integrantes do Conselho de Defesa Nacional conforme constam na Constituição, a saber: o vice-presidente da República, José Alencar; o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o Presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves; o Ministro da Justiça, Tarso Genro; o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o secretário-geral do ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães; o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Félix; os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio de Moura Neto; do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Também participaram, como convidados do presidente, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Francisco Franco.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

http://www.defesanet.com.br/md1/jobim_9.htm

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Aprovada a "Estratégia Nacional de Defesa"!!!
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:45:39 »
Hmmmm... interessante. Me pergunto o que eles têm em mente para a energia nuclear.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:55:11 »
Li em algum lugar que a marinha estava querendo desenvolver um submarino nuclear com tecnologia própria. (incluindo fazer um reator com tecnologia nacional).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:56:54 »
É, essa conversa já tem algum tempo. Por isso queria saber o que mais foi decidido nesta área.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2008, 15:12:18 »
A defesa é o escudo do desenvolvimento, pois permite que o país tenha capacidade de dizer não e de defender os seus interesses. E além disso, o desenvolvimento e a defesa são inseparáveis, pois os avanços tecnológicos de um beneficiam o outro, e quem ganha é todo o país.

Eu tento, mas não consigo simpatizar com esse tipo de discurso.

Ainda bem!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2008, 15:15:19 »
É justamente isso que me preocupa... acho mesmo, por exemplo, que precisamos construir mais centrais nucleares para gerar energia. Tenho vários argumentos - ambientais, inclusive - sobre porque isso seria uma boa idéia.

Mas submarinos nucleares ou outras armas estratégicas? Eu não conseguiria trabalhar com isso sem sacrificar a consciência.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2008, 15:34:23 »
Veja pelo lado bom, Dbohr: Ao menos será nacional, o que acabará levando a um bom desenvolvimento da indústria bélica nacional (se é que isso pode ser chamado de bom) e um desenvolvimento industrial satisfatório..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2008, 15:36:20 »
Ser nacional não me diz absolutamente nada... e desenvolvimento da indústria bélica é bem menos do que nada.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2008, 16:15:27 »
Luis, quais são os seus receios?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2008, 16:26:48 »
Exacerbação do nacionalismo e priorização da indústria bélica.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2008, 16:54:02 »
A defesa é o escudo do desenvolvimento, pois permite que o país tenha capacidade de dizer não e de defender os seus interesses. E além disso, o desenvolvimento e a defesa são inseparáveis, pois os avanços tecnológicos de um beneficiam o outro, e quem ganha é todo o país.

Ainda bem!
Apoiado!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2008, 16:55:02 »
É justamente isso que me preocupa... acho mesmo, por exemplo, que precisamos construir mais centrais nucleares para gerar energia. Tenho vários argumentos - ambientais, inclusive - sobre porque isso seria uma boa idéia.

Mas submarinos nucleares ou outras armas estratégicas? Eu não conseguiria trabalhar com isso sem sacrificar a consciência.

Já eu acho que os submarinos são mais necessários que as usinas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:50:16 »

Ainda bem!

3

"A defesa é o escudo do desenvolvimento, pois permite que o país tenha capacidade de dizer não e de defender os seus interesses. "

É exatamente o mesmo discurso usado pelo Chapolim Colorado.

Para defender nossos interesses, basta que não fiquem alisando a cabecinha dos "cumpanherus" e falando que são coitadinhos.

Essa coisa de precisar de armas para recusar algo  cheira a politicagem de comuna.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2008, 22:20:36 »
É exatamente o tipo de mentalidade que levou à Segunda Guerra Mundial... e que deveria ter acabado junto com ela.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2008, 22:23:53 »
É exatamente o tipo de mentalidade que levou à Segunda Guerra Mundial... e que deveria ter acabado junto com ela.

E é exatamente o motivo pelo qual acho que haverá uma guerra de grandes proporções na A.L.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2008, 22:48:58 »
Infelizmente isso não é tão improvável.  Há suficientes tensões sócio-econômicas e suficiente falta de juízo. :(

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2008, 22:53:37 »
É só ver o tipo de armamento que o Chapolim está comprando e os valores gastos.

Submarinos, aviões caça, veículos blindados de transporte de tropas que são usados só na linha de frente, está montando uma fábrica de munições e bancando do próprio bolso 4 bases militares na Bolívia ....

Não são armas de defesa, o cara está armando algo grande.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2008, 02:30:50 »
Li em algum lugar que a marinha estava querendo desenvolver um submarino nuclear com tecnologia própria. (incluindo fazer um reator com tecnologia nacional).

A última notícia que tive a este respeito foi quando o Collor jogou uma pá de cal em cima e encerrou definitivamente(?) o projeto.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2008, 02:45:05 »

E é exatamente o motivo pelo qual acho que haverá uma guerra de grandes proporções na A.L.

Vejo revoltas e não guerras, principalmente a hora que essa crise bater forte..

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2008, 07:08:33 »

Vejo revoltas e não guerras, principalmente a hora que essa crise bater forte..

Vamos ver, o cara só pode ficar legalmente no cargo até 2013 mas fala que ficará até 2019 pelo menos e está forçando a barra em um novo referendo por eleição ilimitada que será realizado em 30 dias.

Seja lá o que for que aconteça, terá início entre 2010 e 2013.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:55:06 »
Eu vejo mais como uma revolta pelos direitos populares generalizada (não essencialmente comunista, mas sim com forte caráter popular), principalmente em paises com governos de direita e possívelmente no governo do Serra se ele subir a presidência e essa crise ainda estiver batendo forte. Acho que vai ser assim pelo mundo todo.. A hora que o cinto começar a apertar e o governo não conseguir mais resolver e vai começar a cair a casa.. Já aconteceu na Grécia e a França, pelo seu passado, tem tendências a ser uma delas.

Tem uma matéria muito boa no site do Carta Maior sobre isso.
Quem quiser pode dar uma olhada aqui: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15411

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Dezembro de 2008, 17:18:41 »
Pois eu acho que ele quer fechar as fronteiras e fazer da Venezuela um tipo de Cuba onde poderá reinar e viver feliz para sempre como em um conto de fadas onde a população se F*para banca-lo.

É assim em Cuba onde o idolo Fudeu mora.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2008, 18:50:57 »
- Usinas nuclear na Bahia do rio de São Francisco.
- Submarinos nucleares.
- Fronteiras vigiadas.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #23 Online: 19 de Dezembro de 2008, 13:55:58 »
Documento na integra, curiosamente algumas das propostas sao iguais as aquelas feitas pelo pessoal do site Defesabr  há muito tempo

Mas duvido que saia do papel

http://www.exercito.gov.br/05notic/paineis/2008/12dez/img/defesa.pdf

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 19 de Dezembro de 2008, 16:28:32 »

Ainda bem!

Para mim, ele está apenas reafirmando um fato: um país incapaz de defender seus interesses pode, em tese, ser subjugado por
outro e assim comprometer seu desenvolvimento (Coréia no início do século XX que o diga). Se isso se restringir a um contexto de autodefesa, entao nao vejo problema. A segunda frase é mais questionável, mas nao se pode negar que a pesquisa bélica já levou a avanços que se traduziram em desenvolvimento.
econômico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!