Autor Tópico: Aprovada a "Estratégia Nacional de Defesa"!!!  (Lida 4331 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Aprovada a "Estratégia Nacional de Defesa"!!!
« Resposta #50 Online: 23 de Dezembro de 2008, 01:17:59 »
Quer dizer sim, até a internet teve origem militar.

Outro exemplo:

A tecnologia espacial  teve  origem em pesquisas com objetivos bélicos. Lembra da V2 ??

Se você está querendo sugerir que a ênfase bélica é boa para o avanço tecnológico, vou ter de discordar enfaticamente.  Poderíamos estar muito melhor se as prioridades fossem outras.  Além do mais, investimento bélico é uma das atividades de maior desperdício de recursos que o ser humano já concebeu.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 23 de Dezembro de 2008, 01:20:26 »
Concordo, pra mim também é um preço muito alto por tecnologia, mas não consigo negar que a guerra desenvolve a tecnologia.

Eu já acho praticamente auto-evidente que a guerra retarda o avanço tecnológico...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #52 Online: 23 de Dezembro de 2008, 01:32:20 »
Concordo, pra mim também é um preço muito alto por tecnologia, mas não consigo negar que a guerra desenvolve a tecnologia.

Eu já acho praticamente auto-evidente que a guerra retarda o avanço tecnológico...

Não consigo ver isso...... Todo avanço humano é acelerado quando existe competição, e nenhuma competição é maior que a guerra.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 23 de Dezembro de 2008, 01:47:54 »
Não consigo ver isso...... Todo avanço humano é acelerado quando existe competição, e nenhuma competição é maior que a guerra.

Se não houvesse guerras, esse impulso competitivo seria canalizado para rumos menos destrutivos e mais preocupados com resultados.

O avanço tecnológico é inevitável; cada descoberta sugere outras.  Aconteceria espontaneamente em qualquer ambiente que não reprima ativamente a pesquisa.

A atividade militar e bélica tem prestígio e verbas e se vale dessas possibilidades.  Daí não se segue de forma alguma que outras atividades não aproveitariam e motivariam esse avanço melhor, se pelo menos recebessem as mesmas verbas e prioridade que se costuma reservar para as Forças Armadas.  Atividades como agropecuária, engenharia, arte e indústria.

Quem tem verba, consegue fazer os resultados aparecerem, simples assim. Até mesmo (e de forma alguma principalmente) quando se trata de aplicações militares.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2008, 01:57:49 por Luis Dantas »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #54 Online: 23 de Dezembro de 2008, 01:58:01 »

Se não houvesse guerras, esse impulso competitivo seria canalizado para rumos menos destrutivos e mais preocupados com resultados.

Desde que o mundo é mundo existem guerras,a maioria dos saltos tecnológicos foi feita em tempos de guerra,  essa sua idéia de que o impulso criativo seria melhor sem as guerras é baseado em que?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 23 de Dezembro de 2008, 01:59:03 »
Elaborei melhor minha postagem enquanto você respondia.  Espero que tenha esclarecido.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 23 de Dezembro de 2008, 02:05:11 »
Nenhuma área vai receber as mesmas verbas e prioridades das forças armadas, isso é óbvio.
E concordo que sem as guerras as invenções seguiriam seu rumo, mas talvez, e acho isso  mais próvavel, demoraria muuuuuito mais para chegar no nível que estamos hoje, por exemplo, poderíamos estar hoje tendo a descoberta do raio-x .

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 23 de Dezembro de 2008, 02:29:34 »
Nenhuma área vai receber as mesmas verbas e prioridades das forças armadas, isso é óbvio.

Pelo contrário, é algo que tem necessariamente de deixar de ser verdade, e o quanto antes.

Não interessa quão verdadeiro tenha sido até agora.  Nesse sentido cabe até uma comparação com a escravidão, outra instituição que sempre foi socialmente aceita mas é essencialmente imoral e precisa ser reconhecida como tal.

E concordo que sem as guerras as invenções seguiriam seu rumo, mas talvez, e acho isso  mais provável, demoraria muuuuuito mais para chegar no nível que estamos hoje, por exemplo, poderíamos estar hoje tendo a descoberta do raio-x .

Penso exatamente o contrário; se as verbas não fossem dispersadas para fins bélicos com tanta frequência, a pesquisa decolaria muito mais rápido.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #58 Online: 23 de Dezembro de 2008, 02:54:19 »

Pelo contrário, é algo que tem necessariamente de deixar de ser verdade, e o quanto antes.

Não interessa quão verdadeiro tenha sido até agora.  Nesse sentido cabe até uma comparação com a escravidão, outra instituição que sempre foi socialmente aceita mas é essencialmente imoral e precisa ser reconhecida como tal.

A questão nem e se a guerra é aceita ou não, a guerra recebe as verbas que recebe e a prioridade, por ser urgente, por custar vidas imediatas, esse é um trunfo que nenhuma pequisa tem, a pesquisa sempre pode ficar pra amanhã, pesquisa em estado de guerra é pra ontem.

E concordo que sem as guerras as invenções seguiriam seu rumo, mas talvez, e acho isso  mais provável, demoraria muuuuuito mais para chegar no nível que estamos hoje, por exemplo, poderíamos estar hoje tendo a descoberta do raio-x .

Penso exatamente o contrário; se as verbas não fossem dispersadas para fins bélicos com tanta frequência, a pesquisa decolaria muito mais rápido.

A questão não é verbas, o que a guerra gera é a o incentivo para as coisas serem resolvidas rapidamente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 23 de Dezembro de 2008, 06:58:42 »
No fundo é uma simples questão de que quem quer resultados, investe em pesquisa científica.  E quem tem dinheiro para investir é quem recebe essas verbas.

A questão nem e se a guerra é aceita ou não, a guerra recebe as verbas que recebe e a prioridade, por ser urgente, por custar vidas imediatas, esse é um trunfo que nenhuma pequisa tem, a pesquisa sempre pode ficar pra amanhã, pesquisa em estado de guerra é pra ontem.

Vergonhosamente isso tem alguma verdade, sim.  Por enquanto.  Vai necessariamente deixar de ser, no entanto; nenhuma sociedade pode continuar indefinidamente apostando nessa insanidade que é o belicismo.

E certamente não sob a desculpa de que ele incentiva a pesquisa... :)

A questão não é verbas, o que a guerra gera é a o incentivo para as coisas serem resolvidas rapidamente.

Sério?  Você realmente acredita nisso?

Eu diria antes que a guerra expressa certos males sociais, inclusive a ansiedade em massa.  Ela é consequência, e não causa, da pressa.  Pior ainda, da pressa patológica.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #60 Online: 23 de Dezembro de 2008, 14:09:42 »

O avanço tecnológico é inevitável; cada descoberta sugere outras.  Aconteceria espontaneamente em qualquer ambiente que não reprima ativamente a pesquisa.

Esssa afirmação, Dantas, não está nem mesmo errada. Chega a ser ingênua.
Primeiro: o avanço tecnológico não é inevitável. Lembre-se que as pessoas que realizam esse avanço
tem que investir tempo e recursos para isso. Para haver um avanço é preciso antes de mais nada haver
motivação. Séculos se passaram entre a invenção da canoa  e a invenção do leme. As máquinas a
vapor poderiam ter sido inventadas pelos gregos e outras tecnologias, como o arado, apesar de conhecidas
foram abandonadas em alguns lugares. Hoje em dia é que se reconheceu que o investimento em pesquisa pura
vale  a pena, por causa de possíveis avanços inesperados.

Segundo: a pesquisa bélica não significa necessariamente o desenvolvimento direto de máquinas de destruição.
Os primeiros computadores eletrônicos foram criados no contexto da pesquisa bélica (para criptografia),
assim como o radar. Até mesmo a tecnologia de alimentos enlatados surgiu da pesquisa bélica.

A atividade militar e bélica tem prestígio e verbas e se vale dessas possibilidades.  Daí não se segue de forma alguma que outras atividades não aproveitariam e motivariam esse avanço melhor, se pelo menos recebessem as mesmas verbas e prioridade que se costuma reservar para as Forças Armadas.  Atividades como agropecuária, engenharia, arte e indústria.

Quem tem verba, consegue fazer os resultados aparecerem, simples assim. Até mesmo (e de forma alguma principalmente) quando se trata de aplicações militares.

A questão não é de verba, mas de competição e de ganho previsto. Fazendo uma analogia com a química:
pense no custo para o desenvolvimento de uma certa tecnologia como uma "energia de ativação" - você
precisa investir X por um tempo T para obter um produto comercializável. Para muitas teconologias, o
fator X*T é simplesmente grande demais para que qualquer companhia se interesse. Assim, não há competição
e pode não haver avanço. Em alguns casos especiais, o ganho promete ser tão grande que os governos se
juntam para desenvolver esse produto (é o caso da tecnologia de fusão nuclear). Um exemplo de uma
tecnologia que poderia ter sido desenvolvida mas para a qual não existe interesse (dos países ricos, no caso)
é uma vacina contra a malária. Uma ironia é que no século XIX, houve um interesse muito grande das potências
européias em desenvolver um remédio eficaz contra a malária. Particularmente dos ingleses, pois seus soldados
na Índia sofriam muito com essa doença. A propósito: nessa época, uma pesquisa alemã para tentar sintetizar o
quinino acabou resultando na anilina.

Também sou contra o belicismo, mas penso que  a guerra expressa um aspecto mais primitivo e romântico da
humanidade, um tribalismo que, antes de ser uma patologia, representa mais uma característica inata do homem (lembrando, para as raposas do fórum: descrição não é o mesmo que prescrição). Lembre-se que a Primeira Guerra Mundial foi desejada por muitos, como uma forma de realçar o "cavalheirismo e a bravura" dos homens (pausa para vômito).

No final das contas, acho que a redução das guerras é uma tendência natural do fim de uma cultura
aristocrática e do próprio aumento da sua ferocidade - causado pela tecnologia. Essa guerra "industrial", total, automatizada, anonimizada (no sentido de não reconhecer heroísmos), com destruição indiscriminada vai de
encontro ao instinto guerreiro dos homens.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 23 de Dezembro de 2008, 14:15:38 »
A patologia, Manhattan, não é a existência do impulso bélico e do tribalismo; é que se deixe ele voar tão solto e desregrado em uma cultura supostamente civilizada.  É um tanto evidente que o tribalismo tem de ser domado e submetido à autoridade maior do bem comum.

Quanto ao avanço tecnológico, não vejo como se poderia contê-lo a não ser economicamente ou por algum outro mecanismo ainda mais brutal.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #62 Online: 23 de Dezembro de 2008, 14:19:39 »
A patologia é acreditar que a civilização é capaz de enterrar nossos impulsos primitivos.
Um nome: Freud*.

Sobre a contenção do avanço: não precisa ser brutal, ideologias bastam. Ou, dito de outra
forma: Lisenko.

*Nem sempre ele dizia besteiras :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 23 de Dezembro de 2008, 14:21:30 »
Se é possível eu não sei, Manhattan.  Mas com certeza é necessário e inadiável.  Nem me interessa questionar a possibilidade, acaba dando no mesmo... :)

Eu me pergunto se você não está mistificando um tanto essa questão de "enterrar os impulsos primitivos".  Há formas várias de lidar com eles sem glorificá-los ao ponto do belicismo.  Um bom exemplo é a própria mitologia épica (e seu equivalente moderno, os Wolverines da vida), outro é a atividade e torcida esportivas.

Uma cultura que não sabe canalizar seus impulsos agressivos e tribais para algo menos destrutivo está essencialmente cometendo suicídio; é óbvio até.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2008, 14:26:01 por Luis Dantas »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!